segunda-feira, 15 de junho de 2015

Limpeza Completa da Alma

Limpeza Completa

É tão bom estar em um ambiente limpo! Sempre que posso ajudo na limpeza de casa, e todas as sextas-feiras dedico uns minutos para limpar o meu carro, pois passo muito tempo dentro dele e gosto de o ter sempre em boas condições. Carlos Dumont de Andrade escreveu vários poemas, um deles tem o título. “Faxina na Alma”. Procurei adaptar parte do poema. Ei-lo:

“Não importa onde você parou…Em que momento da vida você cansou…Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…É renovar as esperanças na vida, e o mais importante…Acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado…Chorou muito? Foi limpeza da alma…Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia…Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechou a porta até para os anjos…Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da sua melhora…
Pois é… Agora é hora de reiniciar… De pensar na luz…De encontrar prazer nas coisas simples de novo. Um corte de cabelo arrojado… Diferente? Um novo curso… Ou aquele velho desejo de aprender pintar…Desenhar… Dominar o computador… ou qualquer outra coisa…Olha quanto desafio…quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus lhe esperando!

Está se sentindo sozinho? Besteira…Tem tanta gente que você afastou com o seu “período de isolamento”…Tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para “chegar” perto de você. Quando nos trancamos na tristeza… Nem nós mesmos nos suportamos… Ficamos horríveis…O mal humor vai comendo nosso fígado… Até a boca fica amarga.

Recomeçar… Hoje é um bom dia para começar novos desafios. Onde você quer chegar? Ir alto… Sonhe alto… Queira o melhor do melhor… Queira coisas boas para a vida…Pensando assim trazemos para nós aquilo que desejamos…Se pensamos pequeno…Coisas pequenas teremos…Já, se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor… O melhor vai se instalar na nossa vida.

 É hoje o dia da faxina mental… Joga fora tudo que lhe prende ao passado… Ao mundinho de coisas tristes…Fotos… Peças de roupas, Papel de bala… Ingressos de cinema… Bilhetes de viagens… E toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados…Jogue tudo fora…Mas, principalmente… esvazie o seu coração…Fique pronto para a vida… Lembre-se, somos apaixonáveis…somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes…Afinal de contas…Nós somos o “Amor”…Porque somos do tamanho daquilo que vemos, e não do tamanho da nossa altura. Sempre vai existir um Ser além de nós, e confia nele agora, que Ele guiará os Seus passos.” Lindo não é?

Sueli da Silva Santos escreveu uma meditação Bíblica muito linda com o título: “Limpeza Completa” Eis a meditação:

“Perguntei a Deus o que havia de errado comigo. Por que não O escutava mais? A vontade de me comunicar com Ele havia desaparecido totalmente. O vazio e a ansiedade me consumiam. Tentava resolver comprando roupas, sapatos, assistindo a vídeos de moda, passando tempo nas redes sociais e adquirindo coisas e mais coisas. Entretanto, a ansiedade só aumentava. Comia tanto que sentia não apenas o estômago estufado, mas também a mente entulhada de maus pensamentos. A angústia aumentava e os quilos indesejados também. Sentia-me gorda, feia e deprimida. Você já se sentiu assim?

Limpe sua casa. Limpe sua mente. Assustada e arrepiada, fiquei em silêncio. Senti uma alegria tão grande ao notar que Deus estava falando comigo, que o coração parecia que explodiria. Pedi-Lhe que me ajudasse a aproximar-me dEle e Ele repetiu: Limpe sua casa. Limpe sua mente.
Fiquei em silêncio por uns instantes, e então decidi me desfazer de tudo o que me afastava dEle. Joguei no lixo tudo o que impedia a entrada de Deus em minha casa. Papéis velhos, que entulhavam as gavetas; roupas e sapatos, que não usava fazia anos; propagandas, que só me faziam sentir o desejo de gastar o pouco que eu tinha ou, às vezes, o que eu nem tinha, para comprar coisas das quais nem precisava.

Desfiz-me de todo entulho que roubava espaço não só em minha casa, mas em minha vida. Joguei no lixo todos os pensamentos negativos, as atitudes que me afastavam de Deus. Programas de TV, que não me edificavam nem me ajudavam a ficar mais perto dEle.

Decidi doar mais sorrisos, ler bons livros, pedir perdão, reconciliar-me, ouvir músicas que me fizessem pensar no Céu, desenterrar meus dons. Decidi mudar meu estilo de vida, dormir mais cedo, exercitar-me, ter uma alimentação saudável, desintoxicar não só o corpo e a mente, mas desintoxicar a alma das culpas e traumas.

Isso tem sido um desafio, mas agora passo mais tempo a sós com Deus. Decidi não fazer uma leitura superficial da Bíblia, mas estudá-la e entender que cada palavra tem como objetivo curar e salvar.
Decidi orar, não mais como desencargo de consciência, mas, sim, para desenvolver um diálogo sincero com Deus. Tenho pedido que Ele me ajude a ocupar a mente com coisas eternas, a cuidar do templo do Espírito Santo, para que Ele habite em mim.

Limpe o corpo, a casa e a mente. Ore para que Deus a purifique e para que você também possa glorificar e engrandecer o nome dele”.

Deixo esta oração para fazer a Deus: “Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei…. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto”. Salmo 51:7 e 10


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário