COMENTÁRIOS
DA LIÇÃO 10 (III trimestre/2017) OS DOIS CONCERTOS
OBJETIVOS
DA LIÇÃO: Comparar o velho e o novo concertos com os filhos de Agar
e de Sara; Ismael e Isaque respectivamente, e o relacionamento que
tinham com Abraão. Sentir atitudes de gratidão, fé e amor para com
Deus por Ele nos libertar do pecado. Continuar confiando nas
promessas de Deus para conosco.
VERSO
ÁUREO:“Mas a Jerusalém que é de cima é livre, a qual é mãe de
todos nós.” Gálatas 4:26
INTRODUÇÃO
(sábado 26 de agosto) - É curioso como Paulo, no verso áureo,
chama a atenção de todos para a eternidade. O novo céu e a nova
terra estão acima dos dois concertos. Aceitar Jesus como o Salvador
pessoal e seguir os Seus caminhos nos levará à conquista desta tão
sonhada bênção: A vida eterna. A lição desta semana procura
mostrar que Ismael representa o velho concerto e Isaque o novo.
Carl
P. Cosaert, autor das lições deste trimestre, faz uma comparação
interessante a respeito da atitude de Abraão em relação a Ismael e
Isaque. Para com Ismael, o patriarca assumiu uma atitude de falta de
fé e desprezo para com as promessas de Deus, quando juntou-se com a
serva Agar para ter o filho; e como resultado teve que despedir os
dois no deserto. Hoje os descendentes de Ismael são os árabes que
não aceitam o “Filho da Promessa” que é Cristo. Por outro lado
Abraão, no cume do monte Moriá demonstrou a verdadeira fé quando
resolveu dedicar o seu filho Isaque em sacrifício, e teria feito;
não fosse a intervenção de Deus. Abraão, rendido a Deus estava em
plenas condições de viver a experiência de graça com Deus. De
Isaque nasceu o “Descendente da promessa”, e todos os cristão
são descendentes espirituais de Abraão. E, assim somos descendentes
de Abraão, espiritualmente e herdeiros da salvação, de acordo com
a promessa de Gálatas 3:28 e 29.
Esta
promessa não tem como base raça, mas no chamado de Deus e no
arrependimento individual, não dependendo de raça ou origem
nacional: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem
livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo
Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e
herdeiros conforme a promessa.”
Gálatas 3:28-29
Os
dois concertos são semelhantes em alguns aspectos Ambos são
chamados concertos. Ambos foram ratificados com sangue. Ambos foram
feitos com base na Lei de Deus. Ambos foram feitos com o povo de Deus
e ambos foram estabelecidos sobre promessas. O antigo
concerto
levava benefícios ao povo que obedecia. Aos desobedientes eram
aplicadas as maldições. Ver Deut. 27:11-26. O novo
concerto,
ratificado com o sangue de Jesus, também traz benefícios somente
pata todos os que o aceitam e cumprem os acordos do Concerto.
Hoje,
os cristãos que tomam atitudes auto-dependentes, ignorando as claras
orientações de Deus, representam a atitude de Abraão do velho concerto.
Aqueles que se submetem totalmente a Cristo, fazem parte do novo concerto.
“Se
bem que este concerto houvesse sido feito com Adão e renovado a
Abraão, não poderia ser ratificado antes da morte de Cristo.
Existira pela promessa de Deus desde que se fez a primeira indicação
de redenção; fora aceito pela fé; contudo, ao ser ratificado por
Cristo, é chamado um novo concerto. A lei de Deus foi a base deste
concerto, que era simplesmente uma disposição destinada a levar os
homens de novo à harmonia com a vontade divina, colocando-os onde
poderiam obedecer à lei de Deus...
“Outro pacto, chamado nas Escrituras o ‘velho’ concerto, foi formado entre Deus e Israel no Sinai, e foi então ratificado pelo sangue de um sacrifício. O concerto abraâmico foi ratificado pelo sangue de Cristo, e é chamado o ‘segundo’, ou o ‘novo’ concerto, porque o sangue pelo qual foi selado foi vertido depois do sangue do primeiro concerto. Que o novo concerto era válido nos dias de Abraão, evidencia-se do fato de que foi então confirmado tanto pela promessa como pelo juramento de Deus, ‘duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta’. Hb 6:18...
“Mas, se o concerto abraâmico continha a promessa da redenção, por que se formou outro concerto no Sinai? - Em seu cativeiro, o povo em grande parte perdera o conhecimento de Deus e os princípios do concerto abraâmico. Libertando-os do Egito, Deus procurou revelar-lhes Seu poder e misericórdia, a fim de que fossem levados a amá-Lo e confiar nEle. Trouxe-os ao Mar Vermelho - onde, perseguidos pelos egípcios, parecia impossível escaparem - a fim de que se compenetrassem de seu completo desamparo, e da necessidade de auxílio divino; e então lhes operou o livramento. Assim eles se encheram de amor e gratidão para com Deus, e de confiança em Seu poder para os ajudar. Ele os ligara a Si na qualidade de seu Libertador do cativeiro temporal.” Patriarcas e profetas, 370, 371.
“Outro pacto, chamado nas Escrituras o ‘velho’ concerto, foi formado entre Deus e Israel no Sinai, e foi então ratificado pelo sangue de um sacrifício. O concerto abraâmico foi ratificado pelo sangue de Cristo, e é chamado o ‘segundo’, ou o ‘novo’ concerto, porque o sangue pelo qual foi selado foi vertido depois do sangue do primeiro concerto. Que o novo concerto era válido nos dias de Abraão, evidencia-se do fato de que foi então confirmado tanto pela promessa como pelo juramento de Deus, ‘duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta’. Hb 6:18...
“Mas, se o concerto abraâmico continha a promessa da redenção, por que se formou outro concerto no Sinai? - Em seu cativeiro, o povo em grande parte perdera o conhecimento de Deus e os princípios do concerto abraâmico. Libertando-os do Egito, Deus procurou revelar-lhes Seu poder e misericórdia, a fim de que fossem levados a amá-Lo e confiar nEle. Trouxe-os ao Mar Vermelho - onde, perseguidos pelos egípcios, parecia impossível escaparem - a fim de que se compenetrassem de seu completo desamparo, e da necessidade de auxílio divino; e então lhes operou o livramento. Assim eles se encheram de amor e gratidão para com Deus, e de confiança em Seu poder para os ajudar. Ele os ligara a Si na qualidade de seu Libertador do cativeiro temporal.” Patriarcas e profetas, 370, 371.
Apenas
lembrando que nas promessas que Deus fez com o povo de Israel, no
passado, Ele sempre abriu o leque da salvação para todas as nações
e não à um povo apenas. Veja estes textos: “Agora, pois,
se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança,
então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos,
porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e
o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de
Israel.” Êxodo 19:5-6
DOMINGO
(27 de agosto)
OS
ELEMENTOS BÁSICOS DO
CONCERTO – Qual
foi a base do concerto que Deus fez com Adão e Eva? Veja
os textos abaixo: “Mas
do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não
comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.” Gênesis
3:3 – Aqui o
concerto foi: “Obedeçam e vivam.”
“E
havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no
sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o
dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra
que Deus criara e fizera.” Gênesis 2:2-3 – Aqui
o concerto foi: “Obedeçam e vivam.”
“E
porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua
semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E
à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua
conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para
o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste
ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei,
dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com
dor comerás dela todos os dias da tua vida.” Gênesis 3:15-17 Aqui
a base do concerto foi: porque desobedeceram, irão morrer por um
tempo; mas depois irão viver, porque Jesus virá para salvá-los.
É
curioso como os concertos que antigamente eram feitos , no Oriente
Médio antigo, envolvia sangue: era necessário se abater animais
como parte do processo de um concerto.Sangue! interessante não é,
o sangue de Cristo ser necessário para a validação do novo concerto!!!
Como
foi ratificado o novo concerto e em qual lei estava baseado? “Por
isso também o primeiro não foi consagrado sem sangue; porque,
havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo
a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã
purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo,
dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado.”
Hebreus 9:18-20
É
bom lembrarmos que as
leis rituais, que também foram dadas por Deus, para
além da lei dos 10 mandamentos, exigiam
fé dos cumpridores. Sem fé elas não passavam de liturgias ocas.
Havia a forma, sim, mas essa devia direcionar para a fé. O problema
está em tornar as leis salvadoras em leis
de escravatura.
Foi
isso o que os judaizantes fizeram e criaram grave crise na igreja da
Galácia.
Os gálatas, que haviam sido enganados pelos judaizantes e se tornaram prosélitos do judaísmo ritual, por certo conheciam as histórias do Antigo Testamento, e Paulo aproveitou-se desse conhecimento prévio para, mediante as alegorias de personagens bíblicos, ensinar acerca da loucura de tentar substituir a fé por rudimentos cerimoniais.
“A
lei cerimonial existiu para atender a um propósito particular no
plano de Cristo para a salvação da humanidade. O sistema típico de
sacrifícios e ofertas fora estabelecido para que através dele o
pecador pudesse discernir a grande oferta: Cristo... A lei cerimonial
era gloriosa; era a provisão feita por Jesus Cristo em conselho com
Seu Pai, para auxiliar na salvação da raça. Todos os dispositivos
do sistema típico foram baseados em Cristo. Adão vira Cristo
prefigurado no inocente animal que sofria, a penalidade da sua
própria transgressão à lei de Jeová.” SDA Bible Commentary,
vol. 6, pág. 1.094.
SEGUNDA-FEIRA (28
de agosto)
O CONCERTO ABRAÂMICO – No
que consistiu o concerto de Deus com Abraão? Veja
o texto para hoje: “Ora,
o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da
casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma
grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu
serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e
amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas
as famílias da terra. Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha
dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco
anos quando saiu de Harã. E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a
Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as
almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de
Canaã; e chegaram à terra de Canaã.” Gênesis 12:1-5
Fantástico!
Deus nunca falha. Ele cumpriu literalmente a promessa acima. Se
analisarmos bem, vamos ver que quase toda a população do mundo é
descendente de Abraão. Um aspecto lindo desta promessa é que o
patriarca não tinha feito nada para merecer esta bênção. Deus o
escolheu, e pronto! Deus também nos escolheu para sermos Seus
filhos, “antes da fundação do mundo”. Agora vivemos a
promessa da segunda volta de Jesus, e se continuarmos na fé seremos
recebidos no reino da glória! Amém?
Para
Abraão não foi fácil aguardar a promessa de Deus. Como
descenderia de Abraão uma grande nação sem filhos? Ver as
preocupações de Abraão em Gênesis 15:1-6. O que você faz
quando não recebe, de imediato, as promessas de Deus em sua vida?
Por
que Deus escolheu Abraão para fazer o concerto? A ação divina
em Ganesis 12 foi uma escolha de Deus. Ele escolheu um homem para
fazer um contrato de alcance universal com ele. Nada havia, a rigor,
em Abraão que merecesse a atração do interesse divino. Por certo
havia muitos homens justos contemporâneos. A preferência foi
unicamente por graciosa manifestação.
O
concerto mosaico foi uma derivação do concerto com Adão e com
Abraão e a finalidade do concerto consistia na promessa de perdão,
desde que a fé no Redentor vindouro fosse manifesta pelo ofertante
do sacrifício ritual. No concerto abraâmico também havia
sacrifícios rituais, embora não houvesse um sacerdócio mediador.
Melquisedeque é mencionado como sacerdote do Deus Altíssimo a quem
Abraão devolveu o dízimo, mas não há qualquer evidência de que
ele ministrasse nalgum templo ou que houvesse rituais a
observar.
“A
vida altruísta de Abraão tornou-o realmente um "espetáculo ao
mundo, aos anjos, e aos homens". I Co 4:9. E o Senhor declarou que
abençoaria os que bendissessem a Abraão, e puniria os que o
maltratassem ou prejudicassem. Por meio da experiência de Abraão em
sua vida religiosa, tem sido transmitido um correto conhecimento de
Jeová a milhares de pessoas; e a sua luz lançará seus raios ao
longo do caminho dos que praticam a piedade, a fé, a devoção e a
obediência de Abraão.” Meditação Matinal E Recebereis Poder,
257.
As
promessas dos contratos feitos com o povo, no passado, já tiveram o
seu prazo de validade vencido. Hoje restam-nos apenas três promessas
válidas: O sinal do arco-íris no céu, a Lei dos 10 Mandamentos
escrita pelo dedo de Deus e a promessa da salvação, unicamente
através de Cristo. O concerto que Deus fez com Abraão e Moisés, no
passado, continua para cada crente que aceita Cristo como Salvador
pessoal. Amém?
TERÇA-FEIRA
(29 de agosto)
ABRAÃO, SARA E AGAR – Por
que Paulo tem uma opinião tão depreciativa de Agar? Agar,
a serva egípcia, serviu de ponto de fracasso para Abraão. Pois foi
quando ele aceitou a sugestão de Sara para tomar Agar para ter um
filho, que ele demonstrou fracasso. O
triângulo
amoroso nunca
dá certo. Por
quê? Por
que Deus fez um homem para uma mulher e uma
mulher para um homem. Jesus falou sobre isso em Sua autoridade, ver
Mat
19:4-6. A partir de Lameque, tetraneto de Caim, a determinação
divina foi desrespeitada e a configuração do casamento passou a ter
um homem e várias mulheres, poligamia. No tempo de Abraão, era
costume arraigado de há muito um
homem ter duas ou mais companheiras. Deu
tudo errado!
O
concerto fora feito com base nas promessas de Deus, aceitas
unicamente pela fé. Isso queria dizer que o Senhor faria Sua parte
em dar descendência a Abraão. Ele, contudo, requeria continuidade
ou firmeza de fé. Abraão fracassou e foi pena!
Encontre
no texto para hoje as diferenças entre Agar e Sara:
“Porque
está escrito que Abraão teve dois filhos, um da
escrava,
e outro da
livre.
Todavia, o que era da escrava
nasceu segundo a carne,
mas, o que era da
livre, por promessa.
O que se entende por alegoria; porque estas são as duas
alianças;
uma, do monte Sinai, gerando filhos
para a servidão, que é Agar.
Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde a
Jerusalém
que agora existe, pois é escrava com
seus filhos. Mas
a Jerusalém que é de cima é livre;
a qual é mãe de todos nós. Porque está escrito: Alegra-te,
estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não
estás de parto; Porque
os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque. Mas, como
então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era
segundo o Espírito, assim é também agora. Mas que diz a Escritura?
Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da
escrava herdará com o filho da livre. De maneira que, irmãos, somos
filhos, não da escrava, mas da livre.” Gálatas 4:22-31.
Interessante estas
comparações não é?
O
objetivo de Paulo não é enaltecer Sara e depreciar Agar. Ele usa
estes exemplos apenas para ilustrar dois pontos: 1) Quando não
sabemos esperar em Deus e nem aceitamos a Sua vontade para conosco,
estamos vivendo na carne. Foi o que aconteceu com os judaizantes que
analteciam a lei acima de Cristo que já havia chegado, e trazido a
libertação da punição da lei moral e obrigações que a lei
cerimonial impunha. 2) Quando aceitamos Jesus e vivemos de acordo com
a Sua Palavra, passamos a viver no Espírito e deixamos de viver na
carne. Abraão viveu na carne quando permitiu que Sara o deixasse
influenciar para ter um filho com Agar. Temos vivido na carne ou
no Espírito?
Hagar
representa o pacto da escravidão no sentido de que a Lei que Deus
revelou no Sinai não pode libertar os homens; pelo contrário, os
torna escravos da iniquidade e do pecado. Sua função é mostrar o
pecado em todas as suas cores a apontar para Cristo que pode salvar.
O povo prometeu guardar a lei sem compreender o que ela realmente
significava. Colocaram-se sob compromisso de fazer algo impossível
sem a justiça do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Sara
representa Jerusalém que é de cima, a cidade de Deus para onde
estão destinados todos aqueles que seguem o Caminho, a Verdade e a
Vida, Jesus Cristo. Sara gerou Isaque de Abraão. Em Isaque se
cumpriram as promessas da santa descendência, da descendência da
fé. O Salvador do mundo veio da linha genealógica de Isaque. Ver
Mateus 1:2-16. O novo concerto nada mais é do que o cumprimento da
promessa feita primeiramente a Adão, depois a Noé, a Abraão e a
Davi, de cuja descendência real viria o Messias.
Quais
são os benefícios do concerto? O novo concerto oferece
garantias plenas ao homem, pecador como é em sua natureza, de viver
como se já estivesse no céu. Esta experiência que já podemos ter
aqui na terra é o selo de garantia de que a morte de Cristo faz
sentido na vida das pessoas que O aceitam. Veja estes outros
versos: “Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas
promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza
divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há
no mundo.” II Pedro 1:4
“Por
isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se
corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a
nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno
de glória mui excelente; não atentando nós nas coisas que se vêem,
mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e
as que se não vêem são eternas.” II Coríntios 4:16-18. Amém?
QUARTA-FEIRA (30 de agosto) AGAR E O MONTE SINAI – Qual é a relação que Paulo faz entre Agar e o Sinai, e entre Abraão e a promessa? Deus desejava que o povo do Sinai tivesse a mesma experiência com Ele como Abraão teve ao receber a promessa de ser uma grande nação. Como Sara é figura de Jerusalém celestial, o filho de Agar vai herdar a Jerusalém terrena, e o filho de Sara, a Jerusalém celestial. São portanto, duas heranças: uma terrena e outra celestial. Gál. 4:25-26. O concerto do Sinai visava apontar para a pecaminosidade da humanidade e mostrar a abundante graça salvadora de Deus através do sistema de sacrifícios que apontavam para o “Cordeiro de Deus”.
Não
há nenhuma ligação histórica entre Hagar e o Monte Sinai. Ela era
egípcia e viveu com Abraão em Betel e depois em Berseba. Ele nem
sequer conhecia o Monte Sinai. Por que Paulo usou Hagar e o
Sinai como alegoria da escravidão, da servidão? Leia Deut.
33:2-4: “Disse, pois: O Senhor veio do Sinai e lhes alvoreceu de
Seir, resplandeceu desde o monte Parã; e veio das miríades de
santos; à Sua direita havia para eles o fogo da lei. Na verdade,
amas os povos; todos os Teus santos estão na Tua mão; eles se
colocam a Teus pés e aprendem das Tuas palavras. Moisés nos
prescreveu a lei por herança da congregação de Jacó.”
Note
que os gálatas escolheram entre o puro evangelho de Paulo e o
“evangelho judaizante caduco”. Assim se puseram em escravidão a
exemplo do que os israelitas fizeram no Sinai: “Então, o povo
respondeu à uma: Tudo o que o Senhor falou faremos.” Exodo 24:3.
Deste modo obrigaram-se pela palavra perante Deus, fazendo um voto de
obediência. Mas não demorou muito e adoraram o bezerro de ouro
anulando o voto. Caiu sobre eles o desagrado divino: “Quando a Deus
fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada
de tolos. Cumpre o voto que fazes.” Ecles 5:4. Igualmente, o
problema do Sinai foi a desobediência e não a Lei.
Tendo
Paulo comparado o concerto do Sinai com Agar, não estava dizendo que
era inferior ao concerto feito com Abraão? Paulo comparou o
concerto do Sinai com Agar para mostrar que a lei é inferior a
Cristo. Sempre foi e sempre será. O que estava acontecendo era que
os judaizantes queriam enaltecer a lei moral acima do próprio Jesus.
Quando as normas e tradições são colocadas acima dos princípios e
da fé acontece sempre o fanatismo cego. Os judaizantes não
aceitavam a função da lei que devia conduzi-los até Cristo. Na
verdade eles achavam que a lei tinha poder em si para salvar.
Se
o concerto abraâmico continha a promessa da redenção, porque se
estabeleceu outro concerto no Sinai? Deus levou-os ao Sinai,
manifestou-lhes a Sua glória; deu-lhe a Sua lei, com a promessa de
grandes bênçãos sob condição de obediência conforme o texto que
se segue: “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e
guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade
peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós
me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras
que falarás aos filhos de Israel.” Êxodo 19:5-6.
Porque
o povo se esqueceu da promessa com Abraão, Deus em Seu amor e
misericórdia revalidou o concerto no Sinai. “E o povo vendo a
sua índole pecaminosa e a necessidade do perdão, foi levado a
sentir que necessitavam do Salvador revelado no concerto feito com
Abraão e prefigurado nas ofertas de sacrifícios. Agora, pela fé e
amor, uniram-se a Deus como seu libertador do cativeiro do pecado.
Estavam então preparados para apreciar as bênçãos do novo
concerto.”Patriarcas e Profetas, 329
“Os
próprios discípulos de Cristo não estavam libertos, inteiramente,
do jugo sobre eles posto pelos preconceitos herdados e pela
autoridade dos rabinos. Manifestando agora o verdadeiro espírito
desses rabis, buscava Cristo livrar da escravidão da tradição
todos quantos na verdade desejassem servir a Deus.” D.T.N,
397.
Não incorramos na psicose de Esaú ao considerar a lei de Deus um fardo. “A lei de Deus, que era a condição do concerto divino com Abraão, era considerada por Esaú como um jugo de escravidão.” Patriarcas e Profetas,178.
“Necessitamos diariamente de iluminação divina; devemos orar como Davi: ‘Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da Tua lei.’ Sal. 119:18. Deus terá um povo sobre a Terra que vindicará Sua honra dando valor a todos os Seus mandamentos; e Seus mandamentos não são penosos, nem um jugo de servidão.” Fé e Obras, 42.
Não incorramos na psicose de Esaú ao considerar a lei de Deus um fardo. “A lei de Deus, que era a condição do concerto divino com Abraão, era considerada por Esaú como um jugo de escravidão.” Patriarcas e Profetas,178.
“Necessitamos diariamente de iluminação divina; devemos orar como Davi: ‘Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da Tua lei.’ Sal. 119:18. Deus terá um povo sobre a Terra que vindicará Sua honra dando valor a todos os Seus mandamentos; e Seus mandamentos não são penosos, nem um jugo de servidão.” Fé e Obras, 42.
QUINTA-FEIRA (31 de agosto) ISMAEL E ISAQUE HOJE – “Mas nós, irmãos, somos
filhos da promessa como Isaque. Mas, como então aquele que era
gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito,
assim é também agora. Mas que diz a Escritura? Lança fora a
escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará
com o filho da livre.” Gálatas 4:28-30.
O
que Paulo queria dizer com este texto? Paulo queria contrariar os
seus opositores, os judaizantes, que afirmavam serem eles os
verdadeiros descendentes de Abraão, e que Jerusalém , o centro do
cristianismo-judaico era a sua mãe. Os judaizantes diziam que se os
gentios quisessem tornar-se nos verdadeiros seguidores de Cristo,
eles deviam ser circuncidados, além de fazer outras coisas. Na
verdade Paulo afirmou que era bem o contrário. Paulo disse que estes
legalistas fanáticos não eram descendentes espirituais de Abraão.
Ao eles deporem a confiança nos ritos, eles se tornavam carnais e
não espirituais.
A
lição para hoje traz o texto de Gênesis 21 onde menciona que
Ismael foi mandado embora para viver no deserto com dificuldades. E
Deus prometeu o abençoar de forma muito rica e especial. Dentro do
Islamismo existem pessoas muito lindas e que merecem a salvação que
Deus prometeu à todos. Como povo de Deus, devemos encarar todas as
religiões com profundo respeito e consideração. Todos os esforços
evangelísticos e testemunho pessoal devem ser envidados para que o
Espírito Santo possa salvar o máximo de pessoas. Devemos também
cuidar para não enaltecermos as tradições, muitas vezes criadas
por nós, acima da Palavra de Deus.
Dentro
do contexto que o autor quis mencionar na lição de hoje; ele diz
que Ismael riu-se de Isaque quando este foi desmamado. Retaliações
e perseguições, no decorrer dos anos tem sido visto entre cristãos
e muçulmanos. Devemos respeitar a liberdade religiosa de cada um assim como gostamos de merecer respeito.
O
que temos feito para promovermos a paz em face das perseguições?
Que cuidado temos tomado para evitarmos conflitos e mesmo assim pregarmos o evangelho de Cristo?
Ismael
era da idade de 14 anos, foi circuncidado aos 13, quando Isaque
nasceu. Na cabeça de Abraão, Ismael até então era o filho da
promessa. Abraão passou quase uma década e meia pensando que Ismael era o herdeiro
e que dele viria a descendência que seria uma bênção à toda a
humanidade. Deus abençoou, de fato, a Ismael dando-lhe tantos
descendentes que formariam uma grande nação, os ismaelitas, ver
Gên. 17:20, que viveram ao norte da Arábia e a leste da Síria.
Porém, o Senhor não se agradou de Ismael para torná-lo antecessor
do vitorioso Messias. Dele foi profetizado: “Esse filho será como
um jumento selvagem; ele lutará contra todos, e todos lutarão
contra ele. E ele viverá longe de todos os seus parentes.” Gên
16:12 Ellen White menciona que ele possuía uma disposição
turbulenta, desrespeitosa.
Os
Ismaéis de hoje são os contenciosos da igreja, cuja mão é contra
todos e a mão de todos contra eles. Estão interessados em
contender, dividir, destruir e duvidar. São escravos de suas
próprias paixões e orgulho cego. Perseguem os que querem viver de acordo com as
Escrituras e os Testemunhos, taxando-os de estreitos, frouxos e
apóstatas. Criam sites e usam as redes sociais para investir contra
a igreja de Deus e seus líderes que, apesar de ter suas fraquezas, procuram a
santidade em Cristo e obedecer as doutrinas bíblicas.
Os
Isaques são aqueles que, apesar de suas deficiências, temem a Deus
e procuram fazer firme sua vocação em Cristo Jesus. São filhos da
promessa, sendo verdadeiros descendentes de Abraão, ver Gál 3:29,
herdeiros da Nova Terra, possuidores de todos os bens do Pai.
“O
caso de Isaque está registrado como um exemplo a ser imitado pelos
filhos das gerações posteriores, especialmente aqueles que
professam temer a Deus. O caminho que Abraão seguiu na educação de
Isaque, e que o levou a amar uma vida de nobre obediência, foi
relatado para benefício dos pais, e deve levá-los a ordenar sua
casa após eles. Devem instruir os filhos a se renderem a sua
autoridade e respeitá-la. Devem sentir a responsabilidade que sobre
eles repousa, de guiar as afeições dos filhos, de modo que elas
sejam postas sobre pessoas a quem o seu discernimento indique
tratar-se de companheiros dignos para seus filhos e filhas.”
História da Redenção, 86.
SEXTA-FEIRA
(1º
de setembro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 10 (III
trimestre/2017)
OS DOIS CONCERTOS - Os concertos
fundamentam-se em promessas. Quando se faz um contrato ou acordo,
espera-se que ambas as partes cumpram as promessas estabelecidas no
acordo. As promessas do Concerto podiam ser de homem para homem ou do
homem para Deus. Quando era feito de homem para homem o acordo devia
durar até que ambas as partes vivessem, mas as promessas feitas para
com Deus deviam durar para sempre ou até que o homem quebrasse
voluntariamente as promessas do concerto, pois Deus nunca quebra.
No
passado Deus deixou algumas condições para quem recusasse
desobedecer o concerto do Sinai, por exemplo. O povo não podia fazer
imagem de escultura, não podia desprezar o pai e a mãe, não podia
avançar na divisa das terras do próximo, não podia fazer o cego
errar o caminho, não devia desprezar o estrangeiro o órfão e a
viúva, não podia cometer adultério, prostituição, etc.. Ver em
Deuteronômio 27:11-26. Veja que o pacto do Sinai está relacionado
com a Lei dos 10 mandamentos.
O
Evangelho de Cristo não nos isenta de praticarmos a justiça do
concerto
do Sinai. A grande diferença está em que Cristo morreu por nós e
recebemos dele forças para cumprirmos o novo concerto. No passado a lei
apontava para Cristo, agora o próprio Jesus coloca-Se como o nosso
Mediador. Jesus é poderoso para salvar.
Veja este texto maravilhoso sobre a capacidade que só Jesus tem em nos salvar: “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.” I Pedro 2:21-25
Veja este texto maravilhoso sobre a capacidade que só Jesus tem em nos salvar: “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.” I Pedro 2:21-25
“Os
que fazem ousadas pretensões de santidade demonstram com isso que
eles não vêem a si mesmos à luz da lei; não são iluminados
espiritualmente e não sentem aversão a toda espécie de egoísmo e
orgulho. De seus lábios manchados pelo pecado saem as expressões
contraditórias: ‘Sou santo, sou sem pecado. Jesus me ensina que se
eu guardar a lei, cairei da graça. A lei é um jugo de servidão.’
Diz o Senhor: ‘Bem-aventurados aqueles que guardam os Seus
mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam
entrar na cidade pelas portas.’ Devemos estudar diligentemente a
Palavra de Deus para que cheguemos a decisões corretas e procedamos
de acordo com elas; pois então obedeceremos à Palavra e estaremos
em harmonia com a santa lei de Deus.” Fé e
Obras, 95.
No velho concerto as pessoas tinham que recorrer aquilo que estava
escrito em tábuas de pedras e no sangue de animais, em forma das
ceromônias, para resolverem os assuntos espirituais. Depois que
Cristo veio, e morreu para nos salvar, vivemos no nível do Espírito
Santo e, por vivemos com Jesus, a lei não tem do que
acusar-nos. Veja este texto: “Porque já é manifesto
que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não
com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de
pedra, mas nas tábuas de carne do coração.” II Coríntios 3:3.
Já alcançamos este nível espiritual?
“Outro
pacto, chamado nas Escrituras o “Velho” Concerto, foi formado
entre Deus e Israel no Sinai, e foi então ratificado pelo sangue de
um sacrifício. O concerto abraâmico foi ratificado pelo sangue de
Cristo, e é chamado o “segundo”, ou o “Novo” Concerto,
porque o sangue pelo qual foi selado foi vertido depois do sangue do
primeiro concerto. Que o Novo Concerto era válido nos dias de
Abraão, evidencia-se do fato de que foi então confirmado tanto pela
promessa como pelo juramento de Deus, “duas coisas imutáveis, nas
quais é impossível que Deus minta”. Hebreus 6:18” Patriarcas e
Profetas, 266.
Luís
Carlos Fonseca
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