sábado, 12 de fevereiro de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 – RESILIÊNCIA OU PODER DA RECUPERAÇÃO


VERSO ÁUREO: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.” Salmo 46:1-3

OBJETIVO DA LIÇÃO:  Mostrar que em meio ao sofrimento e pressões da vida, as pessoas reagem de formas variadas, e que Deus está sempre presente para sustentar a fé daqueles que nEle confiam.

O que significa resiliência? Este termo foi tomado emprestado da física para referir-se a resistência que alguns materiais acumulam quando severamente provados, e sua capacidade  de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação. Ex. Ferro e  aço

No aspecto humano e físico, resiliência significa; alguém que, após passar por uma situação difícil, é capaz de ser ou fazer o que fazia antes, sem perder a alegria de viver, e sem perder o foco das suas atividades e relacionamentos.

Nos anos 60, Victor e Mildred Goertzel escreveram o livro: “Berços de excelência.” Eles apresentam biografias de mais de 700 pessoas que passaram por problemas sérios na infância, como; lares desfeitos, dificuldades financeiras, fome, agressões físicas e psicológicas, e assim mesmo alcançaram sucesso na vida.

Vamos ver, a cada dia desta semana, personagens bíblicos que ao depositarem confiança em Deus, saíram vitoriosos das situações difíceis que se encontravam.

DOMINGO – A PACIÊNCIA DE JÓ. As literaturas são craques em citar o personagem Jó quando vão falar sobre paciência. Até os profetas que viveram depois de Jó o citaram: “Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que Deus lhe deu; porque o senhor é muito misericordioso e piedoso.” Tiago 5: 10 e 11

Qual o segredo para se ter paciência?


1) É manter a esperança de dias melhores. Não há mal que dure para sempre. Depois da tempestade vem a bonança. No final do túnel sempre se enxerga uma luz brilhante e cheia de esperança.
Certa mulher buscou a ajuda de um conselheiro, e este disse-lhe que “o seu sofrimento e circunstâncias penosas um dia teriam um fim.” E a mulher disse: “Este pensamento me ajudou a viver com esperança e a ganhar resiliência.”

Há pessoas que vivem apoiando-se em um pequeno fio de esperança, se este lhe for tirado, a vida perde o sentido. Cabe ao filho de Deus incentivar, e nunca levar a pessoa desistir dos seus objetivos lícitos.

2) É passar por tribulações. Certo jovem procurou o pastor George Goodman, pregador inglês em seu gabinete, e o pedido do jovem era: “Sr. Goodman, venho pedir para que ore por mim para que eu tenha paciência” o pregador falou: “Ok! vou pedir então para que tenhas tribulações na vida” O jovem interrompeu rapidamente e disse: “Não, não, eu pedi paciência e não tribulações”  O pregador leu Romanos 5:3 ao surpreendido jovem: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência.”

O exemplo de Jó é muito lindo, pois mostra a fase 1 e a fase 2 da sua vida, mas neste hiato de tempo, Jó soube desenvolver a resiliência necessária, e soube aguardar em Deus.

Quantas pessoas não conseguem esperar e cometem muitas burradas na sua vida! Muitas voltam a cometer as mesmas bobagens que cometiam antes de conhecerem e viverem com Jesus, só porque aparentemente suas orações não foram atendidas! Muitas se arrependem, e não conseguem mais retornar para os caminhos do Senhor.

SEGUNDA-FEIRA – JOSÉ EM CATIVEIRO. José é o meu personagem bíblico preferido. Quando leio sobre a sua vida, fico impressionado com a sua fidelidade, e procuro me comparar com ele, depois desisto, porque talvez não suportaria as provas que ele passou. Vamos procurar lembrar sua vida, e como ele desenvolveu a resiliência:

1) José foi desprezado e vendido por seus irmãos. Ver Gênesis 37:19-28. Ele podia ter desenvolvido sentimentos de amargura e de vingança, mas soube esperar.

2) Ele foi mal interpretado pela mulher de Potifar. Ver Gênesis 39: 12-20. Pensemos no desânimo que José sentiu quando foi lançado na prisão, sem perspectivas de sair de lá um dia!

3) Quando na prisão, ele teve a chance de sair de lá quando interpretou os sonhos do padeiro e do copeiro. Ver Gênesis 40.  

Quanto tempo José foi escravo no Egito e ficou preso? 

Desde de que foi vendido  como escravo, até virar governador no Egito. José ficou cativo 17 anos.  Isso mesmo! Foram dezessete anos, sendo 15 anos como escravo, e dois anos na prisão.

Será que hoje você suportaria passar dezessete anos na luta? Pare e pense!  As vezes não conseguimos entender o que está se passando conosco, e nem enxergar, mas  na hora certa vai ser revelado. Não desistamos, não blasfememos contra Deus.  Abraão e Sara também são outro exemplo de que devemos ter paciência;  depois que Deus disse que faria deles uma grande nação, demorou mais 15 anos para nascer o filho da promessa. E hoje você e eu somos descendentes espirituais de Abraão. Deus é incrível não é?

José passou por tudo isso por dois motivos.

A) Para auxiliar o povo de Israel na fome que veio sobre a terra.

B) E para converter-se  totalmente ao Senhor Deus. “José tinha tido conhecimento das promessas do Senhor a Jacó e como elas tinham cumprido... Agora, todas estas valiosas lições vinham intensamente à sua memória. José acreditava que o Deus dos seus pais seria o seu Deus. Então, ali mesmo, entregou-se completamente ao Senhor.” P. Prof. 181,182.

Muito provavelmente, não fossem os problemas que surgem no nosso caminho,  ainda não seríamos convertidos a Jesus.

TERÇA-FEIRA – NOEMI. O que aconteceu com Noemi para ela desenvolver a resiliência?

Em Rute capítulo 1 mostra que havia uma grande fome em Israel, o que obrigou a imigração de vários judeus para terras estrangeiras. “E aconteceu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e a sua mulher, e os seus dois filhos.” Rute 1:1.

Exceto o povo judeu, os demais povos vizinhos eram idólatras. Ver Juízes 10:6. Ser imigrante e em um país idólatra, significa passar por uma dupla provação. Acrescente a isto a fome, que leva miséria e sofrimento às pessoas. Elimeleque, Noemi e seus filhos; Malon e Quilion foram para Moabe. O resto da história está registrada no decorrer do livro. Dos 4, só Noemi sobrou, os demais faleceram. Imagine a dor de Noemi! Noemi estava longe da sua casa e parentes, e tendo os filhos e o marido mortos, não conseguia vislumbrar dias maravilhosos diante de si.

Você já passou por situação semelhante? Qual foi o ponto da virada na vida de Noemi?

Foi quando apareceu Rute. Que lindo! Quando as esperanças de Noemi tinham se acabado, a semente do evangelho floresceu no coração de Rute, e ela fez esta linda declaração: “Disse Rute: “Não me instes para que te deixe, e me afaste de ao pé de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu, e onde quer que pousares, à noite, ali pousarei eu, o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.” Rute 1: 16.

Esta história me faz lembrar da promessa que Deus fez à Jacó: "Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; pois não te deixarei até que haja cumprido aquilo de que te tenho falado." Gênesis 28:15.

Aqui está outra promessa: "Ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem."Hebreus 13:5,6

A história de Noemi termina de uma forma muito feliz. Deus abençoou grandemente Rute; e Noemi pôde viver feliz por muito tempo e na sua terra.

Mesmo tendo a necessidade de confiar em Deus e entregar todas as coisas em Suas mãos; por vezes, também precisamos do auxílio humano. Deus sempre resolve os nossos problemas, basta sabermos esperar nEle.

QUARTA-FEIRA – OS DIAS DE STRESSE DE ESTER. Estes dias li uma frase interessante sobre a resposta de nossas orações, ela diz mais ou menos assim: “Devemos orar, não até que Deus nos possa ouvir, mas até quando possamos ouvir a Deus.” Foi o que Ester fez. No meio de tantos problemas, e com risco de todo o povo judeu ser eliminado, o que ela fez foi colocar-se nas mãos de Deus com o seu povo, e clamar a Deus.

Mordecai e Ester, ou Hadassa, foram capturados da Judéia e levados pelo poder do Império Babilônico para o exílio. Ester ficou órfã dos pais, e seu tio Mordecai a adotou, e continuou educando a sobrinha nos caminhos do Senhor.

O livro de Ester conta como esta jovem judia entre os deportados, se tornou a rainha da Pérsia, e como seu primo e tutor Mordekai/Mardoqueu descobriu um complô contra a vida do rei; como o Grão-vizir Haman(Amã) procurou liquidar os judeus; como Ester interveio, arriscando a própria vida; como Haman foi enforcado e os judeus autorizados a fazer um contra-Pogrom cujo aniversário celebram com a festa dos Purim.

 Pogron é um ataque violento maciço a pessoas, com a destruição simultânea do seu ambiente envolvendo casas, negócios, centros religiosos. Historicamente, o termo tem sido usado para denominar atos em massa de violência, espontânea ou premeditada, contra judeus, protestantes, eslavos e outras minorias étnicas da Europa, porém é aplicável a outros casos, a envolver países e povos do mundo inteiro.

O feitiço virou contra o feiticeiro. Pare e pense: quantos erros Hamã cometeu, um após o outro, e quantos acertos fizeram Mordecai e Ester, um após o outro! Com satanás as coisas dão errado, com Deus dão certo. A forca que Hamã preparou para Mordecai foi utilizada para enforcá-lo, publicamente.

A história de Ester e do povo judeu leva-me para a profecia do decreto de morte que o povo de Deus terá que passar, já momentos antes da volta de Jesus. Este decreto sairá após a 1º praga cair sobre a terra, e os ímpios pensarão em executar após a sexta praga. Mas, a semelhança do povo judeu, o povo de Deus será liberto com a segunda volta de Jesus. Ver no livro O Grande Conflito, 615

“Saiu um decreto para se matarem os santos, o que fez com que estes clamassem dia e noite por livramento.” Primeiros Escritos, 37.

“O decreto que finalmente sairá contra o remanescente povo de Deus será muito semelhante ao que Assuero promulgou contra os judeus. Hoje os inimigos da verdadeira igreja vêem no pequeno grupo de guardadores do sábado, um Mardoqueu à porta. A reverência do povo de Deus por Sua lei, é uma constante repreensão aos que têm deixado o temor do Senhor, e estão pisando o Seu sábado.” Profetas e Reis, pág. 605. 

Há que se destacar a educação que Ester recebeu, e que a levou a ser firme nos princípios. Ela disse. “Se perecer, pereci.” 

Temos nós esta coragem?

QUINTA FEIRA - O SEGREDO DO CONTENTAMENTO. Charlie Chaplin disse: "Para poder rir verdadeiramente, devemos estar disponíveis para apanhar a nossa dor e brincar com ela."

A revista Mente e Cérebro de julho de 2009, trouxe uma matéria super interessante intitulada: “Rir é o melhor remédio!”. Segundo a matéria, encarar a vida com bom humor fortalece a mente e o corpo, tornando-nos mais aptos a enfrentar situações de crise. "A alegria não apenas nos protege contra doenças físicas e psíquicas, mas também pode curá-las” Diz o autor. A matéria ainda cita vários filósofos como Kant e Aristóteles para reforçar a ideia do uso terapêutico do riso. Segundo Immanuel Kant (1724-1804), apenas três coisas podem realmente fortalecer o homem contra as tribulações da vida: a espernça, o sono e o riso.

A lição de hoje fala do apóstolo Paulo, este grande Dr., servo de Deus e pregador, que sofreu muito e suportou as agruras da vida sem perder a fé e a capacidade de ver a vida com bons olhos. 

O contentamento é um grande componente da felicidade e do bem estar psicológico. Estar feliz com o que se tem é algo que acontece àqueles que vêem a vida de forma positiva.

Quais foram as expressões de impacto deste homem?  “Cinco vezes recebi dos judeus 39 açoites.” II Cor. 11:24. “Três vezes fui açoitado com varas” V. 25 . Ler os versos 26 a 28

Em Filipenses 4.11-13 encontramos: “Não digo isto por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas, estou instruido, tanto a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.”

A capacidade de Paulo não era um traço hereditário. Ele mesmo disse: “Aprendi” Sem contar que ele estava preso quando escreveu sobre a alegria. Grande homem de Deus foi Paulo!

Aprendamos em primeiro lugar aos pés de Jesus, e depois, interiorizando a experiência destes lindos personagens da Bíblia.

Que Deus nos capacite a conseguirmos resistência aos sofrimentos e dificuldades e a estarmos preparados para a Sua segunda vinda.

Luís Carlos Fonseca

2 comentários:

  1. Gosto deste portal. Que DEUS seja misericordioso conosco para conseguirmos todos os atributos necessários para a vida eterna, a SUA segunda vinda.

    ResponderEliminar
  2. Que bom Angela que gosta deste blog. Ele foi feito para honrar a Deus. Ajude a divulgá-lo. Boa semana.

    ResponderEliminar