sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 – AUTO-ESTIMA


O que é Auto-Estima?

É a capacidade que uma pessoa tem de confiar em si mesma, e de ser capaz de enfrentar os problemas da vida, e de saber expressar de forma adequada para si e para os outros, suas necessidades e desejos. Quem tem auto-estima equilibrada  é feliz, mesmo em face aos problemas que surgem.

Enquanto que a psicologia convencional olha a auto-estima apenas como uma avaliação feita pelos outros, e o comportamento das pessoas; a bíblia acrescenta, pelo menos mais dois componentes: a) O que os seres humanos são por sua origem, “Criados à imagem de Deus” Gênesis 1:26 e 27.  E, b) As perspectivas de Deus para com Seus filhos. “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu filho unigênito” João 3:16.

Não podemos confundir auto-estima com egoísmo. Geralmente o egoísta tem sua auto-estima baixa. Quem tem a auto-estima normal, “ama o próximo como a si mesmo.” Mateus 22:39

Quais algumas características das pessoas com baixa auto-estima?

São pessoas com tendência a serem perfeccionistas; tendem a controlar as situações e pessoas; revelam negativismo; apoiam-se em vícios pessoais como horas a fio diante de aparelhos eletrônicos, tabaco ou álcool; Falta-lhes a concentração, preocupam-se demasiadamente com o que os outros vão dizer, etc...

VERSO ÁUREO: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz.” I Pedro 2:9

De acordo com este texto, Deus espera mais dos Seus filhos do que das pessoas que ainda não tem um relacionamento com o Senhor Jesus

DOMINGO: ORIGENS – Há dois pontos sobre as orígens da vida e do ser humano.

1) Um pensamento menciona que o ser humano, assim como os outros seres vivos, são fruto de um acidente cósmico que provocou a evolução das espécies, e que viemos à existência de forma casual. Charlles Darwin tornou suas ideias populares, e com isso reforçou esta teoria. Mas, nem sempre foi assim.  Por muitos séculos e milênios as pessoas pensavam que o homem tinha sido criado por Deus, mas, depois se propagou a idéia de que nós somos fruto do romance de macacos na selva. Esta teoria é ensinada nas escolas, e, infelizmente tem o apoio da igreja Católica;  que, prega que viemos das mãos de Deus , mas que apoia esta teoria.

2) O outro pensamento é que fomos criados por Deus no sexto dia da criação. Esta teoria é mais fácil das pessoas aceitarem, pois pelo menos está escrito na Bíblia, um documento fiável, além, é claro de ser a Palavra de Deus. A teoria da evolução não tem onde se apoiar, a nao ser em alguns experimentos de laboratórios, e numa tentativa sem muito sucesso de medir os artefatos encontrados através de alguns métodos. Como por exemplo o carbono 14.

O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus em 3 aspectos:

1) Aspecto Físico – Fomos criados com uma face contendo dois olhos, duas orelhas, uma boca e um nariz; com dois braços, duas pernas e, em um conjunto de cabeça, tronco e membros. De acordo com Gênesis 1:26 e 27 Deus também tem este aspecto.




2) Aspecto Emocional – Deus é amor e colocou no coração humano a semente do amor. “O amor é uma planta de origem celeste” diz Ellen White. E vemos na Bíblia que Deus é amor. I João 4:8, e isto é refletido na vida do ser humano. Vemos muitas desgraças causadas no planeta pela ação desordenada dos homens maus, pois Satanás tem procurado estragar e anular o amor de Deus.

3) Aspecto Espiritual – O ser humano é a única criatura que tem vida espiritual. Jesus veio para salvar o homem que caiu em pecados. A imagem de Deus, que foi perdida por causa do pecado,  pode ser restaurada  a medida que o ser humano aceita Jesus como seu salvador pessoal.

Aqueles que aceitam Jesus, e aprendem a nEle confiar,  vivem felizes" Vejam esta citação:  “A cruz fala de vida e não de morte, àquele que crê em Jesus. Dêem as boas- vindas aos preciosos raios doadores de vida que resplandecem da cruz do calvário. Estendam as mãos à procura dessa bênção. Não andem à sombra da cruz. Não dêem expressão de lágrimas, lamentos e tristezas, mas animem o vosso espírito de modo a terem esperança ...e alegria." Nos Lugares Celestiais. M.M 2011

SEGUNDA-FEIRA: AUTOCONSCIÊNCIA – Aquilo que eu vejo em mim mesmo, geralmente não é o mesmo que as outras pessoas vêem  em mim. Um exemplo disso é a pessoa que sofre de anorexia nervosa. Ela pode ter um lindo corpo e estar dentro do peso ideal, mas ao olhar no espelho, pode ver  uma pessoa gorda.

Cuidado com o julgamento. A Bíblia menciona. “Não julgueis para que não sejais julgados.” Mateus 7:1 Menciona em outra parte:  “Porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro.” Romanos 2:1. Quando julgamos os outros estamos nos colocando no lugar de Deus, e isso é um problema espiritual muito sério. Lúcifer tentou se colocar no lugar de Deus e foi lançado fora do paraíso celestial.

E quanto a julgar a nós mesmos, não tem problema? Ah tem sim!!! Há uma grande dose de erros quando nos julgamos a nós mesmos em termos de capacidade, aspecto físico, caráter e autoridade e outras coisas mais.

Devemos sentir orgulho de nós mesmos? “E o segundo semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 22:39. Veja que este verso autoriza-nos a, antes de dispensarmos amor ao próximo é necessário dispensarmos amor e respeito à nós próprios. As coisas boas que fazemos devem nos alegrar, desde que atribiamos a Deus os méritos e créditos.

Como os dons espirituais podem ser prejudiciais para o cristão que os recebe? Em Romanos 12:3 Paulo mostra o ponto de equilíbrio desejável que deve haver entre uma auto-estima baixa e arrogância. E o apóstolo nos adverte contra a arrogância. 

Os dons espirituais devem ser desenvolvidos de modo a enaltecer o Doador, sem as pessoas se engrandecer por possuir vários dons; e, nem se sentir diminuidas por ter sua auto-estima baixa. Ex. Alguém acha que por receber vários cargos ou por saber desenvolver várias coisas, é superior aos demais. Isso é arrogância. Outros podem achar que não tem capacidades para desenvolver ao menos, um cargo. Isto é baixa auto-estima.

TERÇA-FEIRA: O QUE OS OUTROS VÊEM. Qual é a diferença entre caráter e reputação? Caráter é aquilo que eu sou de fato e de verdade; e reputação é aquilo que os outros  pensam que eu sou. Um bom cristão pode ser visto dentro de um bar com um propósito nobre até,  e pode ser mal interpretado, mas isso não muda o que ele realmente é. Nós olhamos muito para as aparências, enquanto Deus vê o coração. Por isso, muitas pessoas vão estar salvas, mesmo os homens achando que estarão perdidas. “Porém o Senhor disse para Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura...porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” I Samuel 16:7

O que os outros pensam a meu respeito é importante? Vivemos em uma sociedade que cobra-nos  atitudes, decisões e relacionamentos; e, isto é saudável para o nosso crescimento; mas quando esta cobrança entra em conflito com a Palavra de Deus, o filho de Deus deve saber priorizar as coisas sagradas. “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” Atos 5:29. 

Os lugares que frequentamos, os alimentos que comemos e bebemos, as amizades que fazemos, a crença que temos, os programas de Tv que assistimos, etc... tudo isso passa pelo crivo dos olhares atentos das pessoas do nosso convívio ou fora dele. Devemos cuidar para não servirmos de tropeço para as pessoas.

A lição traz o tema do preconceito. Até que ponto isso pode afetar a nossa auto-estima? “Nisto não há judeu nem grego, não há servo e nem livre, não há masculino nem feminino, porque todos vós sois um, em Cristo Jesus.” Gálatas 3:28. 

Os resultados do preconceito são terríveis para a auto-estima. Por exemplo:  Um imigrante que é desprezado no país que se encontra, sofre muito e corre o risco de achar que é inferior ao nacional. A lição traz o exemplo de Mefibosete, filho de Saul que podia ter sofrido retaliação por parte de Davi. Mefibosete tinha baixa auto-estima. Ele se considerava um “cão morto”, mas Davi o considerou em grande! Ver II Samuel 9:6 e 8

Cada um de nós exerce uma grande influência sobre a auto-estima dos outros. Por isso, muito cuidado devemos tomar para promover a felicidade das pessoas, e nunca em colocá-las para baixo. Pensemos nos nossos relacionamentos mais próximos, e em como devemos ajudar as pessoas do nosso convívio a manterem sua auto-estima boa.

QUARTA-FEIRA: O QUE DEUS VÊ – A lição de hoje traz-nos dois pontos muito importantes:

1) O grande amor de Deus para a humanidade. Há vários versos Bíblicos que enaltecem o amor de Deus para com a raça humana:

“Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: pois com amor eterno te amei, também com amorável benignidade te atrai.” Jeremias 31:3 Esta declaração brota do coração Divino, olhando para um povo errante e desobediente. Vejam estes outros textos:

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” Romanos 5:8

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu a seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pareça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

“E da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Aquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados.” Apocalipse 1:5

Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.”  João 15:13.

Se alguém é tentado a pensar que está perdido, e que é inferior e desprezado, é bom lembrar que toda a divindade e hostes angelicais tem interesse em nós. Quando alguém que estava perdido é encontrado há grande alegria nos céus.

2) A resposta do homem ao amor de Deus. Lucas 15 sugerido pela lição, é um lindo texto que mostra a resposta do ser humano ao amor de Deus.

a) A parábola da moeda perdida. Ela estava perdida, não sabia que estava perdida, e não sabia voltar. Infelizmente hoje a maioria das pessoas professando suas filosofias e religiões não cristãs ou cristãs, não conhecem o Único que pode salvar. Jesus Cristo, nosso Senhor.

b) A parábola da ovelha perdida. A ovelha estava perdida, sabia que estava perdida, mas não sabia voltar. Hoje há muitas pessoas nesta situação. Estão perdidas, sabem que estão perdidas, mas não conhecem o caminho de retorno. Ou se conhecem, estão tão mergulhadas no pecado que não tem forças para voltar.

c) A Palavra apresenta por último a parábola do filho pródigo. Ele estava perdido, Ele sabia que estava perdido, e ele sabia como retornar para casa. E, ele retornou, e foi recebido pelo Pai. Assim deve ser com todos os que vivem longe de Deus, ou que;  tendo vivido com Deus, por algum motivo se distanciou DEle. Deve voltar para o lar de amor.

Quem vive com Jesus como é sugerido em João 15:3-7, leva vantagem sobre aqueles que não seguem ou não acreditam no Senhor?

QUINTA-FEIRA:  UM NOVO EU – O conhecimento humano tem falado do “Eu superior” e do “Eu inferior”. O superior é aquele que é notado nas pessoas; as boas qualidades e virtudes, adquiridas e herdades de seus antecessores. O inferior são os defeitos de caráter desenvolvidos e notados na sociedade levando desgraça às pessoas. Estes lados ruins já foram notados no pai da mentira que tem influenciado as pessoas para desenvolverem falsas filosofias. 

Satanás disse: “Eu subirei ao céu e, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” Isaías 14.13,14.

Todas as pessoas que desenvolvem a  sua auto-dependência, excluem Deus da vida, e seu Eu sobressai.

O que Deus propõe para as suas criaturas? Um novo homem. “E vos revistais do novo homem , que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.” Efésios 4.24. Este texto sugere uma mudança no interior, e não no exterior. 

As pessoas tendem a cuidar com a sua aparência, a mudar o estilo de penteado, a comprar roupas novas e em acompanhar a moda. Alguns até fazem operações plásticas, enquando o “Eu” básico não muda.

O novo “eu” sugerido por Paulo revela os frutos para a salvação: “Pelo que deixai a mentira...Irai-vos e não pequeis...Aquele que furtava não furte mais...Não sai da vossa boca neunhuma palavra torpe...eliminai toda a amargura, a ira, a colera e a gritaria, a blasfêmia, e toda a malícia...Sede uns para com os outros misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros.” Efésios 4:25-32

Deus precisa de pessoas que estejam dispostas a erguer as pesssoas em vez de as destruir. Encontramos estes lindos textos:

“É dever de toda a família e de cada cristão individual obstar o curso da linguagem corrompida. Quando em companhia de quem se deleita em palestras tolas, é nosso dever mudar o assunto da conversação, se possível.” Parábolas de Jesus, 337

“Se Deus se preocupa com um pardal... até que ponto Se preocupará Ele com o que foi adquirido com o sangue de Cristo? Uma alma tem mais valor do que todo o mundo. Por uma alma Jesus teria passado pela agonia do Calvário para que essa pessoa pudesse estar salva no Seu reino. Mais valeis vós do que muito passarinhos.” R. H. 03/05/1892

Bom Estudo

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário