quarta-feira, 8 de junho de 2011

DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES, DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS E DOS CIDADÃOS DOS CÉUS.


“Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para Sua herança. O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens.” Salmo 33:12 e 13

O dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas, celebrado a 10 de Junho, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580. É também um feriado nacional de Portugal.

Luís de Camões representava o gênio da pátria na sua dimensão mais esplendorosa, significado que os republicanos atribuíam ao 10 de Junho, apesar de nos primeiros anos da república ser um feriado exclusivamente municipal. Com o 10 de Junho, os republicanos de Lisboa tentaram invocar a glória das comemorações camonianas de 1880, uma das primeiras manifestações das massas republicanas em plena monarquia. Hoje é um feriado nacional.


Os Lusíadas foi o seu maior poema épico já escrito em língua portuguesa. É a epopéia de um povo. Neste poema Vasco da Gama encerna o herói individual e através dele todo um povo é cantado. E hoje passados mais de 500 anos, comemora-se o Portugal espalhado um pouco pelo mundo das comunidades portuguesas.
Assim, o clímax da narrativa de Os Lusíadas, a chegada à Índia, foi colocada no ponto que divide a obra na proporção áurea (início do canto VII).

A estrutura interna relaciona-se com o conteúdo do texto. Esta obra mostra ser uma epopéia clássica ao dividir-se em cinco partes:
Proposição - introdução, apresentação do assunto e dos heróis (estrofes 1 a 3 do canto);
Invocação - o poeta invoca as ninfas do Tejo e pede-lhes a inspiração para escrever (estrofes 4 e 5 do canto I;
Dedicatória - o poeta dedica a obra ao rei Dom Sebastião(estrofes 6 a 18 do Canto I
Narração - a narrativa da viagem, in média res partindo do meio da acção para voltar atrás no tempo e explicar o que aconteceu até ao momento na viagem de Vasco da Gama história de Portugal e depois prosseguir na linha temporal.
Epílogo - Por fim, há um epílogo a concluir a obra (estrofes 145 a 156 do Canto X)

Os planos temáticos da obra são: a) Plano da Viagem - onde se trata da viagem da descoberta do caminho marítimo para a Índia de Vasco da Gama e dos seus marinheiros. b) Plano da História de Portugal - são relatados episódios da história dos portugueses. c) Plano do Poeta. Camões refere-se a si mesmo enquanto poeta admirador do povo e dos heróis portugueses.

Portugal hoje, embora pertença a União Européia, e com isso desfruta algum prestígio mundial, passa por sérios problemas estruturais na sua economia. Atualmente o país está recebendo ajuda financeira do F.M.I, da União Européia e do Banco Central Europeu, e por alguns anos estará enfrentando uma crise financeira.

Como cidadão português que sou, lembro-me de que também sou cidadão do Céu. Desejo ver esta linda nação abençoada e tendo um povo feliz e voltado para Deus e Seu amor.

Assim como Luís de Camões escreveu Lusíadas que faz esta linda descrição das viagens marítimas de Vasco da Gama nas conquistas  que representa o povo português; a Bíblia descreve, através dos escritores inspirados,  a história do povo de Deus; salvo e restaurado, que deve se preparar para a viagem à eternidade.

Tenho orado em favor dos governantes para que tenham sabedoria para dirigirem este lindo povo. Assim a Bíblia nos pede: “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador.” I Timóteo 2:1-3.

Tenha um feriado tranquilo e com as bênçãos de Deus.

Luís Carlos Fonseca.

2 comentários:

  1. Desejamos a todos os Portugueses um Feliz Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Nós também celebramos este dia no blogue da “Associazione Culturale Luís de Camões” – Un ponte fra Italia e Portogallo (Milão – Itália): ”10 Giugno: Giorno del Portogallo, di Camões e delle Comunità Portoghesi - 10 de Junho: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”.
    Estamos também no Facebook!.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado por vossa participação.Tenham um bom dia de comemorações. Abraços

    ResponderEliminar