quinta-feira, 2 de junho de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 15 – O QUE ACONTECE COM AS PESSOAS DEPOIS DA MORTE?


Os que morrem vão para o céu,  para o inferno, para o purgatório, reencarnam-se; ou simplesmente ficam a dormir aguardando a ressurreição? Muitas são as tentativas para explicar o estado do homem após a morte. Todas as religiões e filosofias; cristãs e não cristãs tentam dar suas explicações sobre este tema. Alguns dizem terem conversado com pessoas que retornaram do além; outros defendem a existência do paraíso celestial, imediatamente após a morte, com muitas regalias e privilégios; e outros dizem que a morte é um estado de inconsciência, como se fosse um sono.

Este estudo tem como objetivo apresentar aquilo que a Bíblia menciona a respeito do estado do homem após a morte:

1) Quem Somente pode dar a resposta sobre o estado do ser humano após a morte?

“...Fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e da sepultura.” Apoc. 1:18.

Jesus Cristo deixou-nos esta declaração de autoridade sobre o assunto. Muitos artigos, revistas e  livros foram, e são escritos para defender o ponto de vista de quem os escreve. Sobre este tema,  a bíblia é a única fonte fiável; portanto, beber em outras fontes que não seja a Bíblia é perigoso.

 
2) Como fomos nós criados? 

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gén. 2:7

Corpo+fôlego(espírito)=alma vivente. Dentro desta declaração bíblica somos uma alma, e não temos uma alma que é separado do corpo. Logo, quando morremos a alma deixa de existir. Voltará a existir com a ressurreição.

3) No momento da morte o que acontece?

“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito(fôlego)volte a Deus que o deu.” Ecles. 12.7

“Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” Tiago 2.26

O fôlego que volta para Deus, será devolvido no momento da  ressurreição. Quando alguém morre, o corpo vai para a terra e o espírito, que é o fôlego, volta para Deus. Não existe uma separação do corpo e da alma, como a grande maioria acredita e ensina. Se a alma é a junção do corpo + espírito, ( fôlego); concluímos que após a morte, a alma simplesmente deixa de existir. “A alma que pecar essa morrerá”. Continue o estudo.

4) O que disse Deus aconteceria com Adão e Eva caso pecassem?   

“E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gén 2.16 e 17. Ver também  Ezequiel 18:4. Outro texto: Rom. 6:23.

5) O que disse a serpente(Diabo) aconteceria após o pecado?

“Então a serpente disse à mulher: certamente não morrereis.” Gén. 3:4. Hoje esta mesma voz é ouvida entre muitas religiões cristãs e não cristãs. Veja que de um lado Deus apresenta a verdade sobre este tema, e o diabo apresenta a mentira.

6) Quem somente tem a imortalidade?

“Aquele que tem, Ele só, a imortalidade e habita na luz inascecível...” I Tim. 6.16. Embora o homem tenha sido criado para a imortalidade, com a introdução do pecado na terra, tornamos mortais. Mas os fiéis filhos de Deus reconquistarão a imortalidade.

7) Quando os filhos de Deus receberão a imortalidade?

“...Soará a trombeta, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.” I Coríntios 15:52 e 53. Receberemos a imortalidade somente quando Jesus retornar nas nuvens. Até lá somos mortais. Ver estes outros textos: I Tess. 4:13-17; S. João 14:1-3; II Tess. 1:7-9; II S.Pedro 3:9-14.

8) Enquanto Jesus não vem, onde estão e o que fazem os mortos?  Estão na  sepultura e  inconscientes; conforme os textos a seguir:

“Sai-lhes o espírito(fôlego), e eles tornam para a sua terra, naquele mesmo dia perecem todos os seus pensamentos.” Salmo 146:4

“Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio.” Salmo 115:17

“Porque na morte não há lembrança de Ti; no sepulcro quem Te louvará? Salmo 6:5

“Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.”Jo 6:9

“Porque não pode louvar-te a sepultura, nem a morte glorificar-te; nem esperarão em Tua verdade os que descem à cova.” Isaias 38:18

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma,...mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento.” Eclesiastes 9:5 

Os mortos ficam na sepultura inconscientes a aguardar a ressurreição. Ver outros textos: Daniel 12:2; Job 14:14; Actos 2:34; Isaias 26:19; I Cor. 15:16-18; Job 3.17; Job 17.13


9) Os salvos não vão para o céu logo  após a morte.

“Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura... Porque Davi não subiu aos céus,  ” Atos 2:29 e 34. Os filhos de Deus na época de Davi, dos apóstolos, e em todas as épocas acreditavam e acreditam, que a pessoa que foi boa não vai para o céu logo após a morte. É assim que a bíblia ensina.

10) E o bom ladrão, que a tradição dá-lhe o nome de Dimas, subiu ao céu logo após a morte?

“E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” Lucas 23: 42 e 43. É assim que está traduzido este texto na bíblia. Como explicar essa aparente contradição? Muitos se valem deste verso para defenderem a ideia dos mortos bons irem imediatamente para céu. leia a explicação abaixo:
 
A Bíblia na sua origem foi escrita sem separação de palavras por pontuação e vírgulas.
Ninguém pode contestar que a pontuação é de grande utilidade, pois sem ela teríamos que reler algumas vezes para captar o verdadeiro sentido da frase. Os sinais de pontuação muito contribuíram para esclarecer o exato sentido de um texto.
Rui Barbosa, na Réplica, Vol. II, página 195, demonstrou com muita propriedade este fato, ao declarar:
"Bom é que saiba o nosso tempo quanto bastará, para falsificar uma Escritura. Bastará mudar um nome? Bastará mudar uma cifra? Digo que muito menos nos basta. Não é necessário para falsificar uma escritura mudar nomes, nem palavras, nem cifras, nem ainda letras; basta mudar um ponto ou uma vírgula.
" 'Ressuscitou; não está aqui'. Com estas palavras diz o evangelista que Cristo ressuscitou, e com as mesmas se mudar a pontuação, pode dizer um herege que Cristo não ressuscitou. 'Ressuscitou? Não; está aqui.' De maneira que com trocar pontos e vírgulas, com as mesmas palavras se diz que Cristo ressuscitou: e é de fé; e com as mesmas palavras diz que Cristo não ressuscitou: e é de heresia. O livro Arte de Pontuar de Alexandre Passos, página 22, nos afirma que estudando a história da pontuação através dos séculos, vemos que no V ou VI séculos os textos dos Evangelhos não apresentam nem ponto nem vírgula. Afirma ainda, este mesmo autor, que a separação das palavras na Bíblia torna-se mais frequente no VII século.
Urias Smith afirmou :"Apareceu no tempo de Manutius, sábio impressor de Veneza, que a inventou no ano 1490."
Observe o controvertido versículo de Lucas 23:43, que na Tradução de Almeida, revisada no Brasil, aparece assim: "Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso." Sabemos que Jesus não foi ao paraíso no dia da crucifixão, pois Ele mesmo declarou a Maria Madalena, após a ressurreição: Não me detenhas, porque ainda não subi para Meu Pai." (S. João 20:17).
Observe este sentido colocando a vírgula no lugar próprio. "E Jesus lhe disse: em verdade te digo hoje, comigo estarás no paraíso." O ex- ladrão irá para o paraíso após a ressurreição dos santos, aquando da volta de Jesus.

11) A que a Bíblia compara a morte?

“Assim falou e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono...Mas Jesus dizia isso da sua morte.” S. João 11.11 e 13. 

“Assim o homem se deita e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará,  nem se erguerá de seu sono.” Job 14:12

Jesus comparou a morte ao sono. No estado do sono ninguém se lembra de nada. Assim aquele que morre não vai nem para o céu, nem para o inferno imediatamente. Está a aguardar a ressurreição, e de forma inconsciente. Se estivesse em algum desses lugares, dispensaria a ressurreição. Já estaria a viver a recompensa. Jesus voltará para dar a recompensa. Apenas relembrando: a alma está morta, pois é a união do corpo e do fôlego. Na morte o folego, que é uma espécia de bilhete de identidade está com Deus de forma inanimada a alma deixou de existir. Simples de entender não é?

12) Que promessas temos de Jesus de que seremos ressuscitados?

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a resurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá.” S. João 11:25

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu filho unigénito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” S. João 3:16

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23

Os mortos que não forem salvos, ressuscitarão 1000 anos após a ressurreição dos salvos. Ver Apoc 20: 5  Portanto, haverá duas ressurreições. 

Muitas bênçãos de Deus na sua vida.

Luís Carlos Fonseca


6 comentários:

  1. Foi de grande valia para mim este estudo. Obrigada, Pastor, por se permitir ser usado pelo Espírito Santo! Luzes!!!

    ResponderEliminar
  2. Oi Angel! Fico feliz. Que Deus nos ilumine para compreendermos a Palavra.Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Excelente artigo. Bastante fundamentado na Palavra!
    vou indicar esse link em meu Blog.

    ResponderEliminar
  4. Que bom Sonia! Que Deus abençoe o seu ministério da escrita e da palavra.

    ResponderEliminar
  5. Que benção homem de Deus, muito profundo.

    ResponderEliminar