quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ESBOÇO DE SERMÃO: VÁ PESCAR


Mateus 4:18-22


                                                                               Introdução
   
          1. Mateus 4:18-20: “Caminhando junto ao mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após Mim, e Eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e O seguiram.”

2.    Uma das perguntas que eu gostaria de fazer ao Grande Médico é: Por que nosso cristianismo não é mais contagiante? Por que não conquistamos mais amigos, parentes e colegas de trabalho para Jesus? Por que não somos melhores testemunhas?

De acordo com as pesquisas de George Barna, uma das maiores autoridades do mundo no estudo de crescimento de igrejas, somente 53% dos cristãos renascidos sentem a responsabilidade de testemunhar de sua fé. Em outras palavras, quase metade de nós não pensamos sobre nossa responsabilidade pessoal de partilhar nossas crenças com aqueles que não conhecem a Cristo.


3.    Certo dia, quando Jesus caminhava às margens do lago, Ele pensou sobre o simbolismo do mar da Galiléia. É um lago amplo, agradável, rodeado de vilarejos, localizado entre colinas, mas Jesus viu mais que água azul e barcos boiando. Para Sua mente perceptiva, o lago representava o mundo. Observando os barcos flutuando na água, pensou na igreja e nas congregações que Ele iria estabelecer no mundo. Quando viu um pescador, pensou em Seus seguidores. As redes representavam Seu apelo evangelístico, chamando pessoas para a vida eterna. Ao encontrar alguns pescadores naquele dia, Jesus fez um convite: “Sigam-Me e farei de vocês pescadores de homens.”

I -  Somos seguidores de Cristo 

1) Jesus falou muito sobre sermos seus seguidores. A palavra “seguir” aparece 92 vezes nos Evangelhos.

a)    “Quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de Mim” (Mt. 10:38).

b)    “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-Me” (Mt. 19:21).

c)    Ele evangelizou Levi Mateus, o cobrador de impostos, com apenas duas palavras: “Segue-Me” (Lc. 5:27).

d)    “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8:12).

e)    “As minhas ovelhas ouvem a Minha voz; Eu as conheço, e elas Me seguem (Jo 10:27).

f)     As últimas palavras do Mestre a Pedro são parecidas com Suas primeiras palavras: “Se Eu quero que ele permaneça até que Eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-Me” (Jo 21:22).

2) Seguir a Cristo significa fazer dEle o Senhor de nossa vida diária, buscando e reivindicando Suas promessas, seguindo e obedecendo Suas orientações, e oferecendo a Ele nós mesmos como sacrifício vivo. (Rm 12:1,2).

II -  Somos moldados por Cristo

1.    O relato paralelo de Mateus 20:18-20 está em Marcos 1:17 “Disse-lhes Jesus: Vinde após Mim, e eu vos farei pecadores de homens.” Como seguidor de Cristo, somos transformados. Ele nos molda à Sua semelhança.

2.    Ilustração: Uma professora que não tinha recebido promoção foi ao administrador e reclamou:
- Tenho 20 anos de experiência e você promoveu alguém que só tem cinco anos de magistério.

O administrador replicou:
- Não, você não tem 20 anos de experiência. Você tem um ano de experiência vinte vezes. Você continua ensinando as mesmas coisas e da mesma maneira desde o primeiro ano. Você não cresceu profissionalmente.

3.    Cristo deseja que cresçamos, que nos desenvolvamos, e nos tornemos eficientes representantes dEle.

III - Somos pescadores a serviço de Cristo
1.     
       “Eu farei de vocês pescadores de homens”, disse o Mestre.

2.    Ilustração: Há alguns anos, o Departamento de Bombeiros de Nova York participou de um grande desfile. Incluíram ônibus lotados com pessoas de todos os níveis sociais. Os cartazes fixados nos ônibus diziam: “Todos nós fomos salvos de prédios em chamas pelos bombeiros desta cidade.”


3.    Em suas cartas, Paulo declarou que todas as pessoas que ele conduziu a Cristo eram sua coroa e alegria, seus troféus da graça.

Conclusão

1.    Como podemos ser testemunhas mais eficientes para Cristo?

a)    Peça a Deus que lhe dê capacidade para ajudar as pessoas que precisam ser salvas, e comece orando por elas.

b)    Viva uma vida cristã coerente, permitindo que outros vejam a esperança dentro de você.

c)    Esteja preparado para responder quando lhe perguntarem a razão de sua esperança (1 Pe 3:15).

d)    Aproveite as oportunidades e convide seus amigos para a igreja. Se você convidar muitas pessoas, algumas aceitarão o convite. E, se muitas forem, algumas serão salvas.

 Revista do Ancião / jul – set 2008 - Dpto de Comunicações da UCB

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário