sexta-feira, 12 de agosto de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 – CONFORMIDADE, TRANSIGÊNCIA E CRISE NA ADORAÇÃO.


VERSO ÁUREO: “Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.” Heb. 5:14

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Compreender que seguir os nossos próprios pensamentos  e caminhos pode comprometer a verdadeira adoração ao Senhor Deus. Cuidar para as emoções não estarem acima da razão na adoração. Seguir o apelo da bíblia para desenvolvermos a verdadeira adoração.

INTRODUÇÃO: É pena que muita gente boa e antiga na igreja insiste em adorar a Deus do seu jeito. A melhor maneira de ler a Bíblia é fazer uma oração antes da leitura pedindo a orientação do Espírito Santo para compreender o estudo da Palavra. Temos orientações claras sobre o tipo de roupa que o adorador deve usar na igreja. Sabemos que na hora dos cânticos e louvor, todos devem estar concentrados no ato da adoração. É sabido também que antes de apresentarmos diante de Deus uma oferta, quer seja financeira ou o nosso coração, devemos perdoar o nosso irmão, pois o sacrifício oferecido à Deus, com a cara feita e coração magoado reflete uma adoração mutilada, que Deus não aceita. Todos também  sabem que há muitos adoradores de final de semana quando vão à igreja apenas aos sábados, mas que as suas prioridades estão vincadamente colocadas em si,  em seus queridos e bens, e que quando solicitados para colaborar de alguma forma, não aceitam. Então o que fazer? Vencer o orgulho e o egoísmo. Estes dois males se opõem à verdadeira adoração. A adoração é o esvasiamento do “eu”, como Ana, mãe de Samuel fez. Em seu coração só cabia a presença de Deus para dar-lhe o que ela precisava; a paz e o seu pedido atendido.

Como é com você? Quanto a música por exemplo; devemos cantar aquelas que agradam a Deus e não a nós. Quanto ao lugar para sentarmos na igreja, não devemos ter cadeiras cativas. Devemos estar prontos para sentarmos onde tiver lugar, e sem fazwermos reclamações. Fazemos parte de um grupo de crentes que irá para o céu. Em relação ao vestuário, tenho visto pessoas indo de bermudas na igreja e com os ombros  e outras partes do corpo descobertas. Alguns vão melhores arranjados para o trabalho do que para adorar o Criador!


Qual é o pior empecilho em relação a adoração à Deus? São os pecados secretos ou declarados do filho de Deus. A melhor proposta desta lição é estarmos livres dos pecados para oferecermos a Deus a melhor adoração, e todo o filho de Deus sincero consegue quando vai em comunhão, em humildade, à Jesus.

DOMINGO: COM OLHOS DIFERENTES – Ninguém precisa da Bíblia para perceber que o coração do homem é mau e corrupto. Basta ligarmos a TV ou vermos na internet ou abrirmos o jornal, e vemos as maldades dos homens diante de nós.  A lição de hoje mostra a maldade do homem nas várias gerações bíblicas. Basta lermos alguns versos na bíblia para conferirmos esta realidade:

“E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.”Gen. 6:5

“Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!” Jer. 17:5

“Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; e não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem.” João 2: 24 e 25. Ver também Romanos 3:9-12.

Deus olha para a humanidade com olhos de amor e misericórdia, e sempre aguarda que os homens voltem os olhos para Ele. Deus disse: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Jer. 29:11. Deus sai à procura dos Seus filhos errantes pelos caminhos da vida, e Seu convite é sempre o mesmo:  “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mat. 11:28. Mas com que olhos geralmente os homens olham para Deus? Aí é que reside toda a diferença! Alguns cristãos acham que Deus é traiçoeiro porque Ele promete estar presente na angústia e nas tribulações e, quando precisam de Deus, dizem: Ele Se esconde! Outros filhos de Deus metem-se em boas encrencas na vida, por fazerem péssimas escolhas, e depois jogam a culpa em Deus, que não respondeu as suas orações. Há muitas visões sobre Deus. O Ateu diz que Deus não exise. O panteísta diz que Deus está em todos os lugares. O deísta diz que Deus até existe, que criou o mundo, mas o abandonou à mercê da sorte e do caos. O Agnóstico diz que entender Deus é tão complicado que desistiu de Deus. Qual é a sua visão de Deus?
A lição de hoje traz os seguintes versos para serem analisados e debatidos: “Não fareis conforme a tudo o que hoje fazemos aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus olhos.”  Deut. 12:9 e “Não consentirás com ele, nem o ouvirás; nem o teu olho o poupará, nem terás piedade dele, nem o esconderás.” Deut. 13:8. A sociedade não condena cultos idolátricos e nem cultos à outros deuses. Mas a bíblia condena!  Alias, Deus condena muitas coisas que infelizmente a sociedade aceita.

SEGUNDA-FEIRA – A ARTE (E O MAL) DA TRANSIGÊNCIA O que significa a palavra transigência? Siginifica tolerância, contemporização ou  condescendência. No contexto da adoração, a transigência torna-se uma manifestação do mal quando as pessaos que sabem fazer o que é certo, acabam por fazer ou permitir que os outros façam o que é errado. A lição de hoje traz o exemplo negativo  de Salomão que, como rei caiu em apostasia e permitiu uma falsa adoração no reino unido de Israel. Veja a apostasia de Salomão no seguinte texto: 
“E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor. E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai. Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas. Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai. Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom. E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras; as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses. Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do Senhor Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera. E acerca deste assunto lhe tinha dado ordem que não seguisse a outros deuses; porém não guardou o que o Senhor lhe ordenara. Assim disse o Senhor a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo.” I Reis 11:1-11

O crente que está com um pé na igreja e outro no mundo tem mais chances de permanecer com Deus do que aquele que está longe dos caminhos do Senhor. A apostasia não acontece do dia para a noite. O texto grifado acima mostra que as mulheres perverteram o coração de Salomão para seguir outros deuses. Salomão que era fiel e temente a Deus, não se afastou repentinamente. Foi uma transigência aqui, uma cedência ali que o conduziu à apostasia. Quero fazer-lhe uma pergunta para uma resposta particular: Como está a sua situação espiritual, você tem temporizado com algum pecado?

A permissividade de Salomão para com o pecado levou sérias consequências para o povo de Israel. A adoração no reino ficou quase anulada por algum tempo, o reino foi dividido, e muitos do povo também caiu em apostasia. O impacto negativo teve uma repercussão negativa que perdurou por várias gerações. Devemos cuidar para não sermos nós a iniciarmos a apostasia no nosso lar ou na igreja.

Espírito de profecia: “Depois de haver sido um dos maiores reis que já empunharam um cetro, Salomão tornou-se um libertino, instrumento e escravo de outros. Seu caráter, outrora nobre e viril, tornou-se debilitado e efeminado. Sua fé no Deus vivo foi suplantada por dúvidas ateístas. A incredulidade mareou sua felicidade, enfraqueceu-lhe os princípios e degradou-lhe a vida. A justiça e magnanimidade dos primórdios de seu reinado, transmudara-se em despotismo e tirania. Pobre, frágil natureza humana Pouco pode Deus fazer por homens que perdem o senso de dependência dEle. “ Prof e Reis, 58

TERÇA-FEIRA – O CULTO FALSO – A lição de hoje menciona o caso de Jeroboão que era o comandante de guerra de Salomão. Ele ficou como rei das dez tribos do Norte por ocasião da divisão do reino, e após a morte de Salomão. E Roboão, filho de Salomão ficou com o reino do Sul que compreendia as tribos de Judá e Benjamim. O reino do Sul era o mais poderoso e rico, e tinha Jerusalém como sede, além de ter o templo que era o símbolo das bênção de Jeová.

Em I Reis 11 menciona Aias levando uma mensagem à Jeroboão dizendo que após tomar as 10 tribos, ele devia colocar Deus como centro da adoração e que deviam adotar o templo de Jerusalém como local principal de adoração. Aías mencionou também que o sucesso de Jeroboão dependia da obediência aos dez mandamentos da lei de Deus. Qual foi a reação de Jeroboão com a notícia do profeta Aías? De início ele disse: “Tudo bem”; mas depois impediu os seus súditos de ir à Jerusalém para adorar. Além de impedir o povo de adorar o verdadeiro Deus, veja o que ele fez:
“E Jeroboão edificou a Siquém, no monte de Efraim, e habitou ali; e saiu dali, e edificou a Penuel. E disse Jeroboão no seu coração: Agora tornará o reino à casa de Davi. Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do Senhor, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão, e tornarão a Roboão, rei de Judá. Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito. E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã. E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro. Também fez casa nos altos; e constituiu sacerdotes dos mais baixos do povo, que não eram dos filhos de Levi.” I Reis 12. 25-31. A adoração falsa criada por Jeroboão foi algo muito terrível.  
Qual motivo levou Jeroboão proibir o povo de ir à Jerusalém? Conforme a bíblia, foi o medo do povo ganhar simpatia para com o rei do sul e desejar ficar por lá, conforme o verso 27 acima grifado.

Este homem fez uma imitação barata do verdadeiro culto. O que ele fez? 1) Ordenou sacerdotes não levitas e ofereceu sacrifícios. I Reis 12 Vs 31-33. 2) Fabricou bezerros de ouro para o povo adorar. V. 28. 3) Fez de Betel e Dan lugares de culto. V. 29. 4) Instituiu uma festa parecida com a festa dos tabernáculos. V. 32. 5)Edificou santuários pagãos nos lugares altos. V 31. Nosso culto ao Deus criador é verdadeiro? Nosso coração é mesmo enganoso. Veja este texto: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Jer. 17:9. Jeroboão, depois que iniciou a apostasia introduzindo o falso culto, não conseguiu mais travar a sua queda. O povo foi levado cativo à Assíria em 722 a.C , depois de algumas gerações. Devemos cuidar para não deixarmos a comunhão diária com Deus, para não introduzirmos uma adoração egoísta e para não corrermos o risco de cairmos em apostasia. Não temos condições de renovar a nossa vida espiritual. Só mesmo Jesus!

QUARTA-FEIRA – ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL – A lição de hoje está baseada em I Reis 18, e menciona a história de Elias que desafiou 850 falsos profetas; sendo 450 profetas de Baal e 400 de Aserá, que eram sustentados pela esposa do rei, a enfrentá-lo no Monte Carmelo. Eles aceitaram o desafio, e o povo de Israel foi testemunhar a grande disputa. Este era o mesmo povo que Elias procurava converter. Ele queria mostrar-lhes a grande diferença entre o Deus verdadeiro e os falsos deuses que o rei deles adorava. "Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: "Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o"  I Reis 18:21.

Depois de ter reunido o povo de Israel e os falsos profetas no monte Carmelo, o que Elias perguntou ao povo? I Reis 18:21 “Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.” Muitos dos pagãos estavam adorando Baal sem mesmo tomar sentido naquilo que faziam.

O que aconteceu quando os falsos profetas invocaram a Baal? I Reis 18:29 “Passado o meio-dia, profetizaram eles, até que a oferta de manjares se oferecesse; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.”

O que aconteceu quando Elias orou ao Pai Celestial? I Reis 18:36-38 “No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas. Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles. Então, caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego.”

O que o povo fez depois daquela prova? I Reis 18:39 “O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!”

É muito chato você dar estudos bíblicos para as pessoas,  e muitas não aceitarem Jesus como o Salvador. Alguns só aceitam quando a vida está por um fio, através de um acidente ou doença aguda. Uma das mais importante lições do relato do texto de hoje é que a adoração verdadeira deve estar focada no Senhor Deus, o Criador, pois só Ele é capaz de responder com fogo no altar do sacrifício. Os deuses falsos não conseguem preencher o vazio que vai na alma do ser humano. O diabo sempre quis estar acima de Deus. Foi assim desde o céu quando Lúcifer se rebelou solicitando adoração dos outros anjos. Ele disse: “Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono...” Isaías 14:13. Esta vontade de exaltar o “eu”, e de sentar no trono do conforto e conveniências pessoal não era típico de Jesus. Ele soube desempenhar o seu papel em humilhar-Se não só para salvar a humanidade, mas esse sentimento é típico do Seu caráter. Nos nossos serviços de culto devemos sempre apresentar a pergunta: “ Até quando coxearei entre dois pensamentos?” I Reis 18: 21

Como são os nossos cultos? Não podemos ofercer à Deus cultos parecidos com funerais, mas também não devemos tentar adorar Deus como os profetas de baal fizeram, com barulho, ruídos e com altas músicas e agitação emocional. Em relação a música, por exemplo, muitos gostam de oferecer no altar do Senhor fogo estranho, músicas que agradem mais as suas emoções do que a Deus.

Espírito de profecia: “Trazendo à lembrança do povo a longa e continuada apostasia que havia despertado a ira de Jeová, Elias convida-os a humilhar seus corações e tornar para o Deus de seus pais, para que fosse removida a maldição de sobre a terra de Israel. Então inclinando-se reverente ante o invisível Deus, ele ergue as mãos para o céu, e oferece uma singela oração. Os sacerdotes de Baal haviam gritado e espumado e dado saltos desde a manhã até à tarde; mas com a oração de Elias,  nenhum clamor insensato ecoa nas alturas do Carmelo. Ele ora como se soubesse que Jeová está ali, testemunhando a cena, atento a seu apelo. Os profetas de Baal haviam orado selvagemente, incoerentemente. Elias ora com simplicidade e fervor, pedindo que Deus mostre Sua superioridade sobre Baal, para que Israel pudesse ser reconduzido a Ele.” Prof. e Reis, 152

QUINTA-FEIRA – A MENSAGEM DE ELIASQual é a mensagem de Elias para este tempo?
“Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.” Mal. 4:5 e 6

Como adventistas, conhecíamos muito bem a expressão, A Mensagem de Elias . Cresci ouvindo essa expressão. Os pioneiros desta mensagem a pregavamm fervor , mas hoje em dia não a ouvimos muito. O que é a mensagem de Elias? Se você conhece os antecedentes e sua historia profética, compreenderá quão importante e fundamental é essa mensagem para a igreja:
Em primeiro lugar, a mensagem de Elias é uma mensagem profética. É a mensagem para um tempo específico. É a mensagem de advertência destinada a ser proclamada exatamente antes da vinda do Senhor, a mensagem de que Jesus está para voltar e que juízos estão para cair. Destina-se a edificar e unir a igreja. Esta é a mensagem de esperança e de advertência que precisa ser apresentada. É o mesmo evangelho eterno de Apocalipse 14.

Em segundo lugar, é uma mensagem completa. Não é parcial. É integral. Restaurará as verdades de Deus. Doutrinas como a justificação pela fé, o Sábado, o estado de inconsciência dos dos mortos, o Santuário, o Batismo, a Expiação e o Juízo. Estes são temas que pertencem ao Evangelho Eterno. São mensagens que podemos pregar com confiança. Muitas outras coisas, entretanto, incluem-se na mensagem de Elias. Esta proclamação também abranger a mensagem de saúde.
Você sabe: se aceitar a mensagem de Elias, simplesmente não poderá subtrair uma parte dela. Você precisa tomar esta mensagem e pregá-la em sua totalidade, ou então estará fazendo injustiça com a verdade de Deus.

Em terceiro lugar, para ser uma mensagem completa e exercer seu legitimo efeito, ela deve também ser uma mensagem para os jovens. Exatamente aqui, nos próprios versículos de onde vem a expressão a Mensagem de Elias, está escrito: "Ele converterá" . O Senhor, Ele mesmo, converterá o coração dos pais aos filhos a seus pais.

A mensagem da Elias é para toda a igreja assim como é para todas as famílias; que envolve preparar as crianças e jovens para o céu. Os pais e líderes de igreja não devem ter receios de apresentar as doutrinas para os nossos filhos, pois a salvação é para eles também. Especialmente nestes dias críticos em que a moral e a religião tem pouco valor aos olhos seculares, é necessário aumentarmos a vigilância à estas almas maravilhosas que temos sob a nossa responsabilidade. 

Assim como foi com Elias no Carmelo, todos tem que fazer a mais importante escolha na vida que é servir Deus aqui  e estarmos preparados para a Sua segunda vinda.

Desejo bênçãos e paz à você e à sua querida família.

Luís Carlos Fonseca



4 comentários:

  1. Meus queridos,
    sobre a lição de domingo, não existe duvidas, o Homem simplesmente tem um coração com tendências para o mal e o fazer se poder ganhar algo em troca, Deus é diferente Deus da sem pedir nada, Ele só quer ver ser filhos muito felizes. para mim Deus é o meu Pai, um Pai de amor, que nunca mas nunca me abandona apesar das mas escolhas que muitas vezes eu teimo em fazer.para mim Deus, é mais presente do que qualquer pessoa que se diz meu amigo, o velo para mim não tem importância, pois que eu realmente o vejo, nas obras maravilhosas que Ele faz renascer a cada dia.é muito reconfortante ter um Deus assim cada vez fico mais feliz por isso, e sempre que preciso é só conversar com E e por vezes a conversa é tão pessoal tão sincera que parece que sinto Sua pretensa do meu lado.
    Obrigados por colocarem os estudos a disposição de um click. abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá Paula!Concordo com vc. Desejo as mais ricas bênçãos de Deus na sua vida e família.

    ResponderEliminar
  3. pois li e muito importante pra min essas palvras pois vou lutar i vou c.omsequir andar nos caminhos du nosso senhor ore por min pastor .bom dia

    ResponderEliminar
  4. Oi Eliane. Que bom que foi beneficiada com esta mensagem. É sempre bom e importante dedicarmos tempo diário para o estudo da bíblia através da lição. Muita paz e bênçãos de Deus.

    ResponderEliminar