sexta-feira, 19 de agosto de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 –“NÃO CONFIES EM PALAVRAS ENGANOSAS”: OS PROFETAS E A ADORAÇÃO



VERSO ÁUREO: “ E quem proclamará como eu, e anunciará isto, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? E anuncie-lhes as coisas vindouras, e as que ainda hão de vir.” Isaias 44:7

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Redescobrir que antes da nossa adoração, Deus requer de nós um coração preparado para O servir. O anseio que Isaías sentiu por purificação, deve caracterizar todos os adoradores de Deus em todos os tempos e lugares. Devemos agir com justiça, amar a misericórdia e andar humildemente perante o Criador, pois esta é a verdadeira religião.

INTRODUÇÃO – Nesta semana vamos estudar a respeito do profeta Isaías e o seu chamado, sobre  outros profetas; e como eles  se relacionaram com a mensagem que deviam transmitir. Vamos ver a reação que alguns adoradores demonstraram diante da necessidade de adorar a Deus no templo e no sábado; Alguns adoravam só no sábado e no templo, e durante a semana levavam a vida longe de Deus.  Na bíblia tem exemplos de profetas falsos e verdadeiros, assim como temos adoradores das mesmas categorias. Os anúncios dos profetas de Deus no Velho testamento não eram uma brincadeira. Era uma questão de vida ou morte, mas o povo de Deus podia escolher morrer ou viver. Quase sempre quando Deus  aponta os nossos pecados recusamos aceitar,  pelo menos de imediato. Deus procura adoradores que O adorem tanto em espírito como em verdade. Até que ponto o arrependimento, o reavivamento e a reforma nos ajudam a adorar Deus em verdade?


DOMINGO: UM MILHAR DE CARNEIROS –  Veja o contexto da lição de hoje: “Ouvi agora o que diz o Senhor: Levanta-te, contende com os montes, e ouçam os outeiros a tua voz. Ouvi, montes, a demanda do Senhor, e vós, fortes fundamentos da terra; porque o Senhor tem uma demanda com o seu povo, e com Israel entrará em juízo. O povo meu; que te tenho feito? E com que te enfadei? Testifica contra mim. Pois te fiz subir da terra do Egito, e da casa da servidão te remi; e enviei adiante de ti a Moisés, Arão e Miriã. Povo meu, agora do que consultou Balaque, rei de Moabe, e o que lhe respondeu Balaão, filho de Beor, e do que aconteceu desde Sitim até Gilgal, para que conheças. Com que me apresentarei ao Senhor, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano?” Miquéias 6:1-6. 

O povo que estava longe de seguir os caminhos do Senhor, foi confrontado pelo profeta Miquéias com a necessidade de reconhecer Deus como soberano e de voltar a seguir os Seus caminhos.

O povo fazia muito bem uma coisa. O que era? Oferecia sacrifícios. Veja este texto:  “Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma?” Miquéias 6:7

Veja o que Deus esperava do Seu povo: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a misericórdia e andes humildemente com o teu Deus?” Miquéias 6:8. Neste verso encontramos a essência da verdadira religião.
Aqueles que dizem ser filhos de Deus e são incapazes de mostrar misericórdia e justiça para com os outros, não agem segundo a vontade de Deus. Por mais perfeitos que sejam em adorar a Deus na igreja com cânticos, ofertas e de outras formas, Deus diz: "do que valem os vossos sacrifícios?"

A autora da lição faz uma pergunta muito interessante: O que é que todas as orações certinhas, todos os estilos de culto certinhos e toda a teologia certinha significam se a pessoa for rude, arrogante, injusta e impiedosa para com os outros?

Com a graça de Deus, precisamos coadunar a teologia e as doutrinas certinhas com uma vida cheia de amor e bondade para com os outros, e respeito e obediência para com a Palavra de Deus. Todas as vezes que o homem tentou a salvação através dos seus próprios esforços, as coisas não correram bem. Caim tentou oferecer à Deus, como sacrifício, os frutos da terra que eram o produto dos seus esforços. Nababe e Abiú, filhos de Arão ascenderam o fogo estranho perante o Senhor. Saul desejou resolver os assuntos do reino através da sua sabedoria e acabou por buscar a feitiçaria, e morreu. É bom lembrarmos que os pagãos fizeram uma cópia barata dos sacrifícios que eram oferecidos à Deus, quando ofereciam humanos aos seus deuses. A salvação é única e exclusivamente pela graça, e hoje não usamos o sangue de animais para entendermos este ponto. Usamos sim o arrependimento e a confissão dos pecados para aproximarmo-nos da graça de Deus. E uma vez salvos, vamos viver com o poder da graça de Deus atuando em nós, pelo Espírito Santo. A comunhão com Deus é o combustível para recebermos a graça de Deus, diarimente em nós.

SEGUNDA – FEIRA – O CHAMADO DE ISAÍAS –  O chamado de Isaías iniciou no ano em que morreu o rei Uzias. Ver Isaías 6:1. Era um momento de tristeza para Judá, porque Uzias fez o que era reto aos olhos do Senhor. Ver II Crônicas 26:4, ele também preparou um exército para guerrear contra todos inimigos de Judá Ver II Crônicas 26:6-15, era muito querido, porque estabeleceu a paz e a segurança em Judá. Isaias registrou os efeitos de Uzias, tanto os primeiros como os últimos. Ver II Crônicas 26:22. O profeta Isaías era íntimo do rei Uzias, a morte do rei era um momento muito triste para Isaías. E é neste contexto de tristeza e desânimo, que Isaías entrou no templo e teve uma nova percepção do seu chamado. Todo cristão para executar o seu chamado com eficiência precisa perceber alguns pontos:

Deus é soberano: "Eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo" v. 1. Isaías, em sua visão, viu Deus como um Monarca Soberano que tem o direito sobre tudo e sobre todos. A soberania de Deus é ilimitada, ele tem o controle de tudo, nada foge das suas mãos. Todo crente deve perceber que Deus tem todo direito e nós temos apenas o dever de obedecer.

Deus é digno de adoração: "Serafins estavam por cima dela, cada um tinha seis asas: Com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava" V.2. A atitude dos Serafins mostra o respeito que eles tinha para com Deus. Todo cristão deve honrar a Deus.

Deus é santo: "E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é O SENHOR dos Exércitos, toda a terra está cheia da sua glória" V.3. Deus é 100% Santo, Ele é totalmente justo, não há nenhuma possibilidade dEle errar. Ele abomina o pecado.

O homem é pecador: "Então disse eu: Ai de mim! Estou perdido! Por sou homem de lábios impuros, habito no meio dum povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, O Senhor dos Exércitos!" V.5.
À medida que Isaías ia conhecendo o caráter de Deus, mais percebia a sua natureza pecadora que o incapacitava de proclamar para um povo também pecador. Ele e povo tinham pecado e careciam da glória de Deus, eles precisavam de perdão de Deus.

O homem necessita de purificação: "Então um Serafim voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou os meus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado". (Vs. 6-7). Isaías precisava do perdão de Deus para executar a sua missão de profeta. Ele precisa perceber o caráter de Deus em toda sua grandeza para que a sua natureza pecaminosa pudesse ficar em evidência. Somente, depois que Isaías percebeu o perdão divino, pode responder o chamado de Deus: "Depois disto ouvi a voz do Senhor que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim" V.8. 
Isaias fez a lição de casa direitinho, e como tem sido conosco? Somente quando reconhecemos a grandiosidade de Deus é que percebemos os nossos pecados e dependência de Deus; e será somente com o perdão dos pecados que poderemos prestar um culto aceitável à Deus. É claro que na condição de pecadores sempre estaremos galgando na escalada cristã; e nesta jornada sempre vamos descobrir novas falhas e pecados, e cabe a cada um confessar a Deus para a justificação e consequante santificação.

TERÇA-FEIRA – NÃO MAIS OFERTAS VÃS Veja o texto que traz o título da lição de hoje: “De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.” Isaias 1: 11-15.  

Se foi Deus que instituiu todas estas cerimonias, porque Ele agora estava reclamando do Seu povo?
O que faltava o povo de Israel fazer? Faltava atender as necessidades das pessoas. Veja os versos seguintes: “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” Vs 16-18.

Hoje é muito fácil ser religioso e ser cristão. Basta ter o nome registrado na igreja, e já está. Depois do batismo alguns assumem a postura pós moderna.  Hoje vemos um grande número de cristãos, extremamente arraigados e edificados no mundo presente, estabelecendo solidamente,  tanto quanto seus esforços lhes permitirem, o máximo de fundamentos neste mundo; diariamente ansiando preocupadamente por buscar as riquezas e os benefícios do mundo, baseados em promessas bíblicas deturpadas, tais como "devo ser rico como Abraão"; "não terei doença como o povo de Israel", "devo ser cabeça e não cauda". Mas, quando tem que sair do seu nível de conforto pessoal, ou quando tem que dividir a sua carteira com as necessidades do próximo, já não é com ele, isso é com o conselho da igreja ou com as instituições de caridade estabelecidas.   
O que Jesus disse em Mateus 25? “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.” Mateus 25.35 e 36.

Eu gosto muito de fazer visitas, de dar estudos bíblicos e de ajudar atender as pessoas carenciadas com alimentos e outros artigos de primeiras necessidades, mas não gosto de visitar doentes nos hospitais e nem em prisões. Em hospitais tenho ido, mas nas cadeias, até aqui, tenho negligenciado, e isso tem me incomodado muito. Que Deus me ajude a quebrar  essa minha resistência!  
Tendo em conta que o jejum é a negação das nossas vontades carnais, qual é o verdadeiro jejum? . Ler Isaías 58:1-10

“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” Lucas 9:23

QUARTA-FEIRA – DE NENHUM PRÉSTIMO? A lição de hoje fala das imagens de fundição e escultura, e está baseada em Isaías 44. Este tema tem causado alguma discussão em torno da verdadeira adoração.

Para que possamos desenvolver uma vida de verdadeiros adoradores, não é necessário incluirmos santos e ídolos como intermediários, mas é preciso desenvolvermos  alguns pontos na nossa vida:  

1. Entender que somos propriedade de Deus. vs. 2 e 5 "Assim diz o Senhor, aquele que o fez que o formou no ventre, e que o ajudará: Não tenha medo, ó Jacó, meu servo, Jesurum, a quem escolhi." v. 5 nos diz: "pertenço ao Senhor".
Paulo nos diz na sua segunda carta aos Coríntios: "nos selou como sua propriedade e pôs o seu espírito em nossos corações como garantia do que está por vir" II Co. 1:22.  

2. Crer na unção do Espírito Santo na nossa vida. v. 3 "Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole e a minha bênção sobre os seus descentes."  

3. Praticar uma vida de submissão a Deus. v. 6 "Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro e o último; além de mim não há outro Deus."  

4. Desenvolver uma vida de serviço. v. 8 "Vocês são minhas testemunhas"
Deus não precisa de advogados, Deus precisa de testemunhas! Não esteja preocupado em defender Deus, esteja preocupado em O servir .

Apesar de Isaías escrever para aquela época, cultura e pessoas, os princípios aplicam-se perfeitamente à nós. O Senhor Deus é o único que deve ser adorado, pois é o único que nos criou, mantém, protege e restaura. Gosto da descrição de Salmo 115 para descrever a total incapacidade dos santos de barro e metal: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus? Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou. Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.” Salmo 115:1-8.

Conhecemos bem a doutrina da intercessão. A Bíblia declara que só Jesus é nosso  Mediador, Intercessor e Advogado junto ao Pai . Vamos à alguns textos: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” I Timóteo 2:5

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” I João 2:1

“Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:25

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6

A quem devem as pessoas  confessar os pecados? Hoje temos o livre acesso ao trono da graça para confessarmos os nossos pecados sem a necessidade de intercessores humanos, pois Jesus é o nosso único Mediador, Advogado e Intercessor: “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.” Apoc. 1:5 e 6.

“ Se confessarmos os nossos pecados, Jesus é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” I João 1:9.

Até que ponto podemos fazer ídolos a partir do dinheiro, do poder, do prestígio e outros pontos materiais?

QUINTA-FEIRA – “TEMPLO DO SENHOR, TEMPLO DO SENHOR...” –  Ir à igreja não nos põe em segurança e nem nos garante a salvação. É necessário algo mais. O povo de Israel quando em apostasia se fiava no templo do Senhor como base de sua fé negando as boas obras, e logicamente pregando uma coisa e vivendo outra bem diferente. Se fiavam em sua própria religião,  como base de proteção mesmo sendo infiéis, idólatras, adúlteros e assassinos, como vemos no verso a seguir: “Porventura furtareis, e matareis, e adulterareis, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes.” Jer. 7:9. O povo se apoiva no templo por suas tradições religiosas para cometer os seus pecados grotescos: “E então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominações?” Jer. 7:10

Qual era o desejo de Deus para o Seu povo? “Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Emendai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor são estes. Mas, se deveras emendardes os vossos caminhos e as vossas obras; se deveras executardes a justiça entre um homem e o seu próximo; se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, então eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais desde os tempos antigos e para sempre. Ou seja uma inteireza de coração, uma fé pura, um obedecer a palavra de Deus, executar justiça e andar em caminhos retos.” Jer. 7:3-8

Vamos interpretar estas palavras para os nossos dias: O que vocês pensam que estão fazendo? Andam longe da igreja, Me abominam com idolatria ao consumismo, ao dinheiro, ao egoísmo, mentem ao vosso irmão, negam ajuda ao próximo, são infiéis em obedecer a Palavra e são povo rebelde que não ouve a Minha voz. Ou seja não adianta dar uma de bom crente, de ir ao culto no “santo” sábado, devolver o dízimo, dar ofertas, apertar a mão do irmão na igreja, e se fiar nestas coisas com ações e palavras, se elas negarem sua essência de cristão, é muito fácil falar sou “cristão”, “crente”, e dizer: “ vou à igreja , estou sempre lá”,  e não produzir frutos de arrependimento.

O povo de Isral colheu o que plantou, uma falsa fé, falsas palavras diante do Senhor querendo convencer a Deus, aos outros e a eles mesmos que sendo judeus e religiosos seriam livres das consequências de seus próprios atos pecaminosos, e sua colheita foi a destruição.
 
Atualmente muitos dentro de nossas igrejas continuam se fiando em palavras falsas e obras falsas. O Senhor lança fora os tais, ninguém engana a Deus. A nós mesmos podemos enganar, mas uma hora ou outra somos surpreendidos negativamente, a mascara cai e nos damos conta do nosso erro. Devemos ter um reflexo claro de nossos atos errados quando o praticarmos para que haja salvação, cura da alma e arrependimento,  e só assim haverá uma esperança e as bênçãos de Deus na nossa vida. Toda obstinação é pecado e nos distancia de Deus.

Que Deus nos cubra com Seu amor e misericórdias

Luís Carlos Fonseca 






Sem comentários:

Enviar um comentário