quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A EXCELÊNCIA DO CRISTÃO


A EXCELÊNCIA DO CRISTÃO

INTRODUÇÃO - Hoje vivemos em um mundo muito competitivo, onde as pessoas buscam ser as melhores e obter os melhores resultados; pensando assim alcançarem o tão desejado sucesso e a felicidade. Mas para isso gastam horas de treino; estudo, suor e muita dedicação, seja em qualquer âmbito.

Por exemplo: nos esportes; um dos melhores goleiros que o Brasil já teve chama-se Rogério Ceni. Ele conta que até aperfeiçoar sua técnica de cobrança de faltas, era o primeiro a chegar aos treinos e o ultimo a sair. Conta também que chegou a treinar em torno de 2.500 a 3.000 cobranças de faltas por mês; e que antes de sua primeira cobrança oficial, treinou mais de 15.000 vezes. Hoje é o goleiro com mais gols marcados no mundo. São mais de 100 gols.


Alguém já ouviu falar de Airton Sena? Um dos maiores pilotos de fórmula 1, talvez o melhor que o mundo já conheceu. Ele percorria a pé cada circuito um dia antes da corrida para conhecer cada centímetro da pista, que um dia depois passaria quase voando. Morreu precocemente em um acidente com seu carro de corrida em 1994, na pista de Ímola na Itália. Mas ainda deu tempo de ser tricampeão mundial da maior categoria de automobilismo.

Eis uma frase desse vencedor: “no que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, a dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita, ou não faz.”

I – EXEMPLOS BÍBLICOS DE FÉ - Por que quando se trata de nossa vida espiritual, aceitamos viver de forma tão leiga, ociosa, negligente e até leviana? Na bíblia encontramos vários exemplos de pessoas semelhantes a nós, e que decidiram ser excelentes em adoração ao DEUS verdadeiro, cito alguns exemplos: José, Noé, Moisés, Abraão e João Batista.

Enoque amava DEUS. Ele se importava com as coisas de DEUS, passava horas e horas em oração, sua proximidade com as coisas divinas foi tanta, que DEUS o levou para o céu sem passar pela morte. Que excelência!

Daniel é outro personagem bíblico que eu gosto muito, foi levado cativo e desde as primeiras oportunidades que teve, testemunhou de seu profundo amor e respeito pelos preceitos divinos, não comendo as finas iguarias do rei como encontramos em Daniel 1:8: “E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.” Daniel 1:8. Decorei este verso quando ainda era criança e ficou bem gravado na minha mente. Agradeço a Deus as oportunidades que tive de ser educado nos Seus caminhos.

O império babilônico caiu, e os medos e persas eram os poderosos, mas Daniel permaneceu, e permaneceu entre os grandes, sendo um dos governadores do reino. Quão hábil era Daniel em seus afazeres profissionais? Mas ele era mais do que isso. Na bíblia diz que ele orava 3 vezes ao dia, ele se encontrava com seu DEUS, ele se demorava nos assuntos divinos, e não se envergonhava disso: “Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.” Daniel 6:10. A continuação da história já sabemos, foi feito o decreto que não se adorasse nenhum outro deus se não Dario; e Daniel permaneceu firme, e saiu vivo da cova dos leões, sendo um instrumento nas mãos de DEUS para que o homem mais poderoso do mundo da época, o rei Dario, declarasse que o DEUS de Daniel era o DEUS verdadeiro.

Tenho notado que, hoje em dia, a vida de alguns cristãos é morna, não é viva. Falar do amor de JESUS não queima mais o coração dessas pessoas, como no início da vida cristã. Ouço muitos dizendo assim: “não importa a religião, o que importa é acreditar em alguma coisa.” Que heresia essa frase! Mas se ao menos acreditassem de todo o coração, mas nem isso as pessoas fazem. Muitos hoje são Adventistas no sétimo dia, e não do Sétimo Dia. São poucos os que hoje estariam aptos a defender sua fé para seus amigos, seus chefes e às autoridades.

II - MINHA VERDADEIRA FÉ - Em que nós acreditamos? A quem nós servimos? O que nosso DEUS espera de nós? E se não sabemos essa resposta; faço-vos outra: Onde conseguiremos estas respostas?  Muitos hoje têm buscado respostas onde nunca encontrarão. Em força interior, em cartas, em necromantes e em magia negra, e em horas perdidas em divertimentos impróprios; e a cada vez mais as pessoas tem se acorrentado ao pecado e as suas consequências. O pecado tem aprisionado alguns filhos de Deus como laço: “Quanto ao ímpio, as suas iniquidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido. Ele morrerá, porque desavisadamente andou, e pelo excesso da sua loucura se perderá.” Provérbios 5:22-23

A Bíblia em João 8:32 diz: ”E conhecerei a verdade, e a verdade vos libertará.”   O que é essa verdade? A mesma bíblia explica: “santifica-os na verdade a tua palavra é a verdade.” João 17:17

A palavra de DEUS é a verdade. Jesus é a verdade. Ele mesmo disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6

Existe um modo com o qual Ele quer nos ensinar e nos instruir. Ele nos deixou uma apostila completa com tudo o que precisamos para que possamos estudar e nos aprofundar, e assim sermos servos fiéis em Sua causa.

Abramos nossas bíblias em II Timóteo 3: 16 e 17: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça. Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” 

O que Jesus veio ensinar aqui na terra era o que Ele já estava ensinando desde a criação do mundo; o AMOR.

III . MEU COMPROMETIMENTO COM DEUS - Mas como posso amar alguém que eu não conheço? Como eu quero estar no céu e viver eternamente com DEUS se eu mal tenho contato com esse DEUS? Existe lógica nesse raciocínio? Encontramos este lindo texto na Palavra de Deus: “E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.” II Pedro 1:5-7

Aqui nesse texto vemos que antes de desenvolvermos o amor, passamos por várias etapas de amadurecimento. O amor não é instantâneo, não é fulminante; é um sentimento que vai se desenvolvendo aos poucos de uma forma crescente e constante. E percebam que no texto que acabamos de ler, o conhecimento é um dos primeiros elementos para o desenvolvimento do amor à DEUS. Temos uma responsabilidade muito grande. Muito conhecimento está hoje a nossa disposição, e talvez temos negligenciado essas oportunidades. Haverá um dia que não teremos mais as bíblias em mãos, e a única coisa que teremos serão os versos em nossa mente. Hoje é a hora de nos demorarmos no estudo, de conhecermos esse DEUS que nos ama tanto. Necessitamos também de passar momentos em oração particular para conhecermos melhor Deus. Outra coisa que ajuda a amarmos mais a Deus é falar do Seu amor às pessoas. Encontre uma actividade missionária e a realize, por mais simples que seja, isso dará sentido à sua vida.

Uma vez que aceitamos a morte de Jesus na cruz, nossa responsabilidade é desenvolvermos uma excelência moral, a fim de sermos luz para as pessoas que não conhecem a DEUS.

Em face dos pecados e da idolatria do povo de Israel no deserto, o fato de Moisés ter batido na rocha desobedecendo uma ordem divina, poderia ser encarado como um pecado sem relevância. Mas não o foi!

Encontramos este texto sobre Moisés: “Moisés havia sido altamente favorecido com especiais visões da majestade de Deus. A luz e a glória de Deus tinham sido concedidas a ele em rica abundância. Sua face havia refletido sobre o povo a glória que o Senhor fizera brilhar sobre ele. Todos serão julgados de acordo com os privilégios que tiveram, e a luz e os benefícios que lhe foram outorgados.” História da Redenção, 168

Quantas oportunidades temos tido para nos achegarmos a DEUS? Quanta luz nos é posta á frente? Quanta literatura de boa qualidade está a nossa disposição? Quantas advertências através de sermões temos recebido? Encontramos em Colossenses este texto: “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.” Colossenses 3:23-24

Se eu sou o presidente, que eu seja o melhor presidente, se eu sou um fisioterapeuta, que eu seja o melhor que eu possa ser. Que eu seja um bom profissional naquilo que eu me propus a ser. Na vida espiritual não é diferente; se eu sou um cristão que eu seja o melhor cristão, sempre com a graça de Jesus atuando em mim.
DEUS faz alguns convites importantes para você e para mim:

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33. Busque a Deus em primeiro lugar, leia a sua bíblia, a sua lição da escola sabatina, conheça quem foi Ellen White, a profetiza de nossa época, se dedique às coisas de Deus e Ele o abençoará ricamente.

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.” Salmos 37:5. Esse é um grande convite, entregar nossos caminhos ao senhor, nossas atitudes, nossas escolhas, nossos desejos, nossas decisões. A promessa de DEUS não falha, “Ele tudo fará.”

“Invoca-me, e te responderei, anunciarte-ei coisas grande e ocultas que não sabes.” Jeremias 33.3
Invocar, é pedir com fé, com ousadia, é confiar totalmente em Cristo em todos os aspectos de nossa vida. Mas existe um tipo especial de pedido. Não é um tipo de pedido que estamos acostumados a pedir, infelizmente. Mas é o que Jesus mais quer que nós peçamos, e para esse tipo de pedido a resposta é sempre SIM. São os pedidos espirituais. Pedidos por fé, paciência, amor, coragem, sabedoria, pedidos de perdão dos pecados e de uma vida transformada. Pedidos que nos darão a vida eterna. Para os outros pedidos Deus pode ter outras respostas, mas para os espirituais, a resposta é sempre SIM.

CONCLUSÃO - Por que pedimos tão pouco? Será que confiamos realmente no poder supremo DESTE que tudo fez? E o convite que eu quero ouvir e quero que todos os que estão aqui ouçam naquele grande dia está em Mateus 25:34: “Vinde benditos de meu pai, possui por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.”

Irmãos! Estando você salvo ou não, naquele dia DEUS conversará com você. O que Ele dirá de nós? “Vinde benditos, ou apartai-vos de mim?” Deus o convida hoje a se comprometer com Ele, Jesus foi vitorioso na cruz. Ele venceu e está intercedendo em seu favor. Aliar-se a Jesus é ganhar a causa. Diz a bíblia: “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” I Coríntios 15:57.

Cada filho que crê, aceita e recebe a Jesus já tem uma coroa preparada: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” Apocalipse 2:10.

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” II Timóteo 4:7-8

Ele te convida a ser um cristão excelente. Ele não quer que você seja bom, nem ótimo, Deus quer de você e de mim a excelência, o nosso melhor!

Quer você hoje ser um cristão comprometido? Um cristão 100%? “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. Mateus 7:7-8

Amém.

Autor: Igor Raniel Bastos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário