segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Fidelidade na Observância do Sábado


Fidelidade na Observância do Sábado

Introdução
1.     A observância do sábado é de origem divina – Gên. 2:1 e 2; Êxo. 20:8-11.
a)     Foi instituído no Éden e deverá continuar na Nova Terra – Isaías 66:22 e23.

b)     “Grande júbilo presidiu a instituição do sábado.” Ao instruí-lo, Deus o declarou “muito bom” (Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 16).

c)     O sábado, além de proporcionar descanso físico, proporciona descanso espiritual, alegria, deleite e gozo no coração. (Ler Isaías 58:13).


d)     É um dia de adoração e de comunhão uns com os outros, quando são fortalecidos os laços fraternais dos irmãos na fé. (Ler Isaías 56:5-7; Luc. 4:16; Atos 13:14 e 15; 17:13; e Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 27.

I.     Sinal de lealdade entre Deus e o homem
1.     “Tu, pois, falarás aos filhos de Israel, e lhes dirás: Certamente, guardareis osMeus sábados; pois é sinal entre Mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos santifica” (Êxo. 31:13). Ler também Ezeq. 20:12 e 20.

2.     “Assim como o sábado foi o sinal que distinguiu Israel quando saiu do Egito para entrar em Canaã, é, também, o sinal que deve distinguir o povo de Deusque saiu do mundo para entrar no repouso celestial” (Testemunhos Seletos,vol. 3, pág. 16.

a)     “O sábado é um sinal de que Deus os reconhece como Seu povo eleito” (Ibidem, pág. 17).

3.     “A questão do sábado será o ponto controverso no grande conflito final em que o mundo inteiro há de ser envolvido” (Ibidem, pág. 19). “É o distintivo entre os fiéis súditos de Deus e os transgressores” (Ibidem, pág. 17).
a)     O verdadeiro crente terá que fazer sua escolha entre a submissão à Palavra de Deus ou à autoridade humana (ler Apoc. 14:7 e 12).

II.     Os limites do Sábado e Procedimentos
1.     O sábado começa no pôr-do-sol da sexta-feira e termina no pôr-do-sol do sábado. Ler Gen. 1:31; Lev. 23:22; e Nee. 13:19.

2.     Sexta-feira é o dia da “preparação”. “Embora a preparação para o sábadodeva prosseguir durante toda a semana, a sexta-feira é o dia por excelência da preparação” (Testemunhos Seletosvol. 3, pág. 21).
a)     “Na sexta-feira deverá ficar terminada a preparação para o sábado.” O que inclui: toda roupa em ordem, o alimento preparado, casa limpa, etc. (ver págs. 22 e 23).

3.     O que não se deve fazer no sábado:
a)     “O sábado não deve ser usado... em divertimentos” (pág. 22).

b)     “ponde de parte todo trabalho secular” (pág. 22).

c)     “O labor que constitui o ganha-pão deve cessar” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 207).

d)     “Devemos observar cuidadosamente os limites do sábado.” (Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 22).
4.     Como podemos tirar proveito espiritual do dia de sábado?
a)     O sábado é santo, seu tempo e seu propósito são santos, por isso devemos evitar viagens neste dia. “...evitar que o dia de chegada ao destino coincida com o sábado” (Ibidem, pág. 26).

b)     “No sábado a família deve levantar-se cedo” (Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 23).

c)     O tempo do sábado deve ser usado para ir às reuniões de adoração da igreja, passear pela natureza, visitar os doentes, os pobres e os aflitos; fazer trabalho missionário e todo bem compatível com a santidade do sábado.

d)     Participar de festas de aniversários, casamentos e outras festas não está em harmonia com o espírito do sábado, nem tampouco assistir TV, ouvir rádio ou ir ao colégio.

e)     Precisamos fazer o possível para estar, no sábado, em comunhão com Deus e com os crentes, além, é claro, com a própria família.

III.     Necessidade de Reforma na Observância do Sábado
1.     No dias do rei Josias e de Neemias houve ampla reforma do sábado (Neemias 13:15-21).

2.     Hoje, também, precisamos de uma reforma na observância do sábado, porque “o preceito do sábado tem sido violado. O dia santificado por Deus temsido profanado” (Testemunhos Seletosvol. 3, pág. 18).

a)     “O verdadeiro sábado tem que ser restituído à sua legítima condição dedivino Dia de Repouso. No capítulo 58 de Isaías está esboçada a obra que o povo de Deus deve executar” (Ibidem, pág. 19).

b)     “Devem os pastores dar instruções cabais quanto à maneira correta de observar o sábado ... os costumes frouxos ... não sejam adotados ... A fronteira de demarcação ... deve ser traçada de modo claro e inequívoco” (Ibidem, págs. 19 e 20).

c)     Leia Isaías 58:12-14 e note a obra chamada de “reparador das roturas, restaurador de veredas para morar”.

Conclusão
1.     Concluímos com algumas promessas de bênçãos ao fiel observador do sábado, mas nunca devemos esquecer: só pela graça de Deus é possível guardar o sábado.
a)     Não temas, porque Eu Sou contigo; não te assombres, porque Eu Sou o teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com Minha destra fiel” (Isaías 41:10).

b)     “Então, te deleitarás no Senhor ... e te sustentarei ... porque a boca do Senhor o disse” (Isa. 58:14).

c)     Não to mandei Eu? Sê forte e corajoso... O Senhor teu Deus é contigo” (Josué 1:9).
 Pr. Ranieri Sales Revista do Ancião -  abr – jun 2006. Of. Depto de Comunicações da UCB.

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário