segunda-feira, 19 de novembro de 2012

"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra."


"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra."

Para se ter uma melhor compreensão desta bem-aventurança é bom ler o Salmo 37:1-11 onde encontramos como manter a mansidão diante das perseguições que os ímpios impingem contra os santos.

A mensagem de Jesus, com certeza, causou um impacto na mente dos Seus ouvintes; pois Moisés, o homem mais manso da terra não conseguiu herdar a terra da Canaã. Os discípulos e judeus tinham Moisés em grande consideração!

Como herdar a terra se os ouvintes não se consideravam maiores que Moisés? "E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra." Núm. 12:3.


Se Moisés, considerado um dos homens mais manso da terra, não conseguiu herdar a terra, qual era a intenção de Jesus ao declarar que os mansos são felizes e herdarão a terra?
Mas a pergunta persiste: Quem são os mansos? Qual é a terra a se herdar?

Geralmente não eram os soldados mansos que conquistavam terras. Era em grande barulho e violência que se conquistava povos e territórios.

Jesus mostrou o verdadeiro reino para o qual Ele havia vindo. Certa vez Tiago e João queriam pedir para Deus enviar fogo do céu e destruir os samaritanos: “E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia.” Lucas 9:54-56.

O que diz o Velho testamento sobre a mansidão? "E os mansos terão gozo sobre gozo no Senhor; e os necessitados entre os homens se alegrarão no Santo de Israel.” Isaías 29:19

"Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao Senhor os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente.” Sal. 22:26.

"Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz." Sal. 37:11

Como alcançar tamanha alegria e ainda herdar a terra? Jesus é a resposta: Assim como a justiça é uma pessoa, a mansidão também o é: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." Mat 11:29 

“Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O Senhor justiça nossa.” Jeremias 23:5-6

A mansidão que Jesus faz referência não é apenas comportamental, antes é antes a mansidão vinculada ao coração, ou a nova natureza do homem. Após o homem aprender de Jesus, haverá uma transformação na natureza do homem, e estes receberão a plenitude de Cristo, e serão semelhantes a Ele: mansos e humildes de coração.

Quem mata alguém é manso? Moisés foi considerado o homem mais manso da terra, mas antes ele matou um homem e o enterrou na areia. Onde estava o problema?

O apóstolo Pedro ao referir-se aos mansos de coração, não fala do homem natural, mas daquele homem que não conseguimos visualizar. Pedro fala daquele homem espiritual e regenerado, que possui um incorruptível traje de um espírito manso e quieto:

"Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.” I Ped. 3:4.

Através da regeneração, o homem adquire a natureza de Cristo e produz o fruto do Espírito Santo, como vemos em Gálatas 5:22: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gálatas 5:22.

Moisés teve três fases na sua vida. Foi na fase número dois que ele desenvolveu a mansidão. Você é manso de espírito?

O que significa ser manso conforme Jesus? Não é apenas possuir um temperamento calmo ou tranquilo. Há pessoas que são calmas por natureza, mas não é a respeito de temperamentos que Jesus se refere na terceira bem-aventurança. Cada qual no seu temperamento pode e deve desenvolver a mansidão de Cristo. Alguém calmo pode ser mal-educado nas suas respostas; e alguém dinâmico e agitado pode revelar o fruto do Espírito Santo.

Ser manso não significa ter falta de firmeza e propósito no caráter. Existem pessoas que chegam até mesmo a abrir mão de suas convicções para não criar problemas ou conflitos com outras pessoas. Ter um caráter frágil não significa ser manso.

Ser manso é uma atitude de plena confiança em Deus por parte do crente em meio às injustiças e opressões que ele sofre nas mãos dos ímpios. Os ímpios são capazes de cometer toda sorte de iniquidades para alcançarem seus objetivos perversos, e os justos são prejudicados. Os mansos podem ser atingidos pela perversidade dos homens maus. Isso é inevitável.

Como os filhos de Deus devem reagir nessa situação? Pagar na mesma moeda? Oprimir quando oprimido? Cometer injustiça em troca da injustiça sofrida? Deve entregar para Deus julgar. Jesus tomou como base o salmo 37 para falar da mansidão: "Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz." Sal. 37:11.

De que reino Jesus falava? Jesus mostrou que o reino que Ele veio fundar era o reino dos céus.
“Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” Mateus 3:2.

“O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.” João 18:36

Os homens não entenderam: “Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo. Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte.” João 6:14-15.

Os discípulos também não entenderam: “Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu,(mãe de Tiago e João) com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido. E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.” Mateus 20:20-21.

Jesus falou da terra. Como será a nova terra? Conta-se a história de uma menina que sempre viveu em uma grande cidade. Com todas aquelas luzes da cidade, ela nunca teve a oportunidade de ver as estrelas. Certo verão, sua mãe levou-a para passar as férias no campo. Durante a noite, após o pôr-do-sol, as estrelas brilhavam como diamantes no céu. A menininha olhou para cima, espantada. Estava encantada com a beleza daquele céu cheio de estrelas. Então, exclamou: Ah, mamãe, se o céu é tão bonito do lado avesso, que maravilha deve ser do lado certo!

E é verdade! A Bíblia mostra a beleza de como será a eternidade. Ela está cheia de detalhes sobre a nova Jerusalém. Mas, algumas pessoas não acreditam no céu. Há ainda outros, que dizem que o céu não é um lugar real, mas um estado de espírito. Deus quer que nós saibamos como é o céu, para que desejemos estar lá. O céu não é um lugar secreto, que Deus está escondendo de nós, antes Ele revelou com detalhes:

1) Que promessa Jesus fez aos Seus discípulos e a nós? - “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:2 e 3

2) O que diz Paulo, Deus preparou para os Seus filhos? - “Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.” Hebreus 11:16.

3) Onde encontra-se a cidade e como é chamada? - “Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.” Gálatas 4.26

4) Quais são as medidas da nova Jerusalém? A cidade mede 600 km de cada lado. Sendo 360 mil km quadrados. Tendo a capacidade de comportar todos os salvos durante os mil anos. Pois depois dos 1000 os salvos habitarão toda a terra que será renovada. - “E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.” Apoc. 21:16

5) Qual é a altura do muro da Nova Jerusalém? - “E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo.” Apoc. 21:17. Essa medida equivale a 65 metros de altura.

6) Com que estão adornados os doze fundamentos? - “E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedónia; o quarto, esmeralda; o quinto, sardónica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.” Apoc. 21:19 e 20

7) De que são feitas as doze portas e o que está escrito nas portas? - “E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente.” Apoc. 21:21

“E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.” Apoc. 21:12

8) Com é a praça da cidade? - “E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente.” Apoc 21:21

9) Por que esta cidade não precisará do sol e da lua? - “E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.” Apoc. 21:23 e 24.

10) O que há no meio da praça da cidade? A árvore de vida que Adão e Eva perderam por causa do pecado, será restabelecida para os salvos. A árvore do conhecimento do bem e do mal já não existirá.
“No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.” Apoc. 22:2.

11) Qual será o maior privilégio dos salvos? - “E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.” Apoc. 22. 3 e 4

12) A quem é permitida a entrada nesta cidade? - “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.” Apoc. 22: 14 e 15

“E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” Apoc. 21.27

13) Após os mil anos o que vai acontecer com a nova Jerusalém? - “E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.” Apoc. 21:2 e 3

14) Onde vai ser estabelecida a nova Jerusalém? Será na terra renovada. A nova Jerusalém será a capital da terra. O trono de Deus será estabelecido na terra. A terra será a capital do universo. Toda a terra será habitada pelos salvos. - “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.” Apoc 21.1 e 2.

“Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.” II Pedro 3:13

“Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.” Isaías 65:17.

15) Como será a vida dos remidos? - “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apoc. 21:4

16) Por quanto tempo reinarão os remidos do Senhor? - “E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.” Apo. 22:5

Eu quero estar lá e você? Então temos que desenvolver a mansidão.

Que Deus nos ajude a alcançarmos as bênçãos da mansidão e da nova terra!

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário