quinta-feira, 8 de novembro de 2012

“Bem-aventurados os Humildes de Espírito…”


“Bem-aventurados os Humildes de Espírito…”

Não foi em vão que Jesus começou o Sermão do Monte dizendo: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” Mateus 5:3

Estar naquele monte e ter aquela visão dá uma sensação de grandeza! Quando lá estive subimos o monte, e lá de cima dá para contemplar o mar da Galiléia, as aldeias e as cidades ao redor com uma visão extraordinária! O Monte fica em uma cordilheira onde a parte mais baixa tem 700 metros e a parte mais alta 1350 metros de altitude.

As pessoas que hoje tem uma excelente saúde, emprego, bens materiais, família e amigos é muito difícil de manter-se humilde, se não estiver a viver com Deus.


É muito difícil manter a humidade diante de várias situações da vida. Cito um exemplo: o seu carro está estacionado próximo da sua casa, e um menino a andar de bicicleta encosta no carro causando algumas avarias. Qual seria a sua reação? Você consegue manter-se humilde?

Quando moramos em Viseu, o nosso cãozinho ficou um sábado inteiro no apartamento e quando chegamos em casa já à noitinha, o administrador que morava no prédio bateu na nossa porta para nos dar um raspanete porque não podia ter cão naquele prédio.

Há poucos dias onde moro, o nosso cão saiu na rua e fez xixi na roda da carro de um vizinho e o vizinho mesmo me vendo deu um grande grito com o cão e procurou o enxotar para longe.

Conheci uma irmã da igreja que queria ver o seu assunto particular resolvido. Ela procurou-me e perguntou o que fazer naquela situação. Eu disse que a melhor coisa a fazer era orar à Deus para que o seu assunto fosse resolvido. Ela disse que fez um plano com Deus de levantar por 30 madrugadas seguidas e orar pelo assunto. No vigésimo dia o seu assunto ficou resolvido. Ela disse que nos outros 10 dias, continuou a levantou de madrugada, agora para agradecer. Quanta humildade!

Conheci um casal que não mais podia ter filhos, e ambos eram cristãos. A mulher desejava adotar uma filha, mas o marido não. Eles resolveram buscar a resposta em Deus. O marido orou muito a respeito, mas a mulher não cumpriu o combinado. O marido além de orar, também buscou a opinião do pastor. Porque a mulher tanto insistiu com o marido, eles acabaram por adotar uma menina. Foram muito infelizes com a moça. Ela só levou problemas para aquele casal!

Em todos os tempos Deus teve que tratar com o coração orgulhoso do ser humano. Foi dito sobre o rei Uzias: "Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso." II Crônicas 26:16

Salomão disse assim: “O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido.” Provérbios 12:1

“O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.” Provérbios 15:33.

O exemplo mais claro de orgulho está em Daniel: “Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência? Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino. E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pelo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves.” Daniel 4:30-33

Jesus em uma outra ocasião disse: "Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” Mateus 18:3-4.

"Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Tiago 4:6

"Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.” Tiago 4:10.

Quem eram os ouvintes de Jesus no Sermão do monte? Os discípulos, os moradores das aldeias, os judeus eruditos, os romanos, os curiosos e os desconfiados pagãos.

Os pagãos da época dominavam o mundo, e não eram humildes. Os judeus eram os escribas e fariseus que eram considerados os mais favorecidos por Deus. Os discípulos também eram orgulhosos.

Quando Jesus falou: “Bem-aventurados os humildes de espírito , estava atingindo as fibras do coração dos Seus ouvintes.

a) Para os pagãos era como se Jesus estivesse dizendo: os vossos impostos caríssimos, os vossos salários elevados à custa do povo, os vossos bens, um dia tudo isso será destruído.

b) Para os judeus Jesus estava como que dizendo: o sinédrio, a formação do exército de 7 mil soldados dos fariseus e o conhecimento dos escribas, não tem muito valor se não for desenvolvido com humildade.

c) Para os discípulos, Jesus estava como que dizendo: Sejam humildes diante da opressão romana com os seus caros impostos. Sejam humildes diante das perseguições que vos serão impostas.

A humildade de que Jesus falou refere-se a dependência de Deus para a direção da vida. A literatura bíblica e evangélica fornece nutrientes suficientes para a nossa alma.

Hoje os descrentes dizem que para se ter conhecimento de verdade é necessário beber em fontes de filosofias humanas como; Paulo Coelho, Allen Kardec. Dalai Lama, Dan Braw, Steven Spilberg, etc…

Em Lucas encontramos este texto. “Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada.” Lucas 1:48.

Temos na bíblia este exemplo de Maria, mãe de Jesus que foi extremamente humilde por ocasião da sua gravides. Naquele tempo algumas virgens ficavam grávidas dos sacerdotes e eles obrigavam elas dizerem que a gravides era do Espírito Santo.

Maria certamente foi difamada. Lembra-se que José quando soube da gravides de Maria queria deixá-la? Mas Maria foi humilde o suficiente para vencer este preconceito. Ela resolveu entregar a sua vida para o sacerdócio de cuidar do Senhor Jesus.

Em Atos temos o exemplo de Paulo que resolveu servir a igreja mesmo em face das provações: “Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram; como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.” Atos 20:19-21.

Em Filipenses encontramos o exemplo de Cristo: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Filipenses 2:3-8

Imagine você sendo insultado por pessoas do seu círculo de amizades. Qual seria a sua reação? Jesus foi insultado e crucificado, e o que ele disse: “E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.” Lucas 23:34

A bíblia também fala da falsa humildade: “Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão.” Colossenses 2:18

“As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.”Colossenses 2:23.

Como devem viver os filhos de Deus?

a) O verdadeiro filho de Deus deve buscar uma humildade sem precedentes: “E, achado na forma de homem, humilhou-se a Si mesmo…” Filp. 2:8

b) O verdadeiro filho de Deus deve ter uma humildade ao ponto de sacrificar-se: “..Sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Filipenses 2:8.

c) O verdadeiro filho de Deus será exaltado pelo senhor: “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.” Filipenses 2:9-10

O que humildade não é?

Falta de dinheiro: As pessoas quando querem comumente falar que alguém é desprovido de riquezas dizem que ela é “humilde.

O mesmo que covardia: Uma pessoa humilde não pode ser confundida com alguém covarde. Muitos quando estão diante de uma pessoa humilde tentam aproveitar-se dela, achando que a mesma não tomará atitudes devidas em momentos de ofensa.

O mesmo que auto-anulação: Muitos em nome de uma suposta humildade mutilam suas próprias vontades e personalidade para transmitir ao mundo que é alguém humilde.

O mesmo que ser alienado: Alguém que seja realmente humilde tem plenas convicções de suas habilidades e potencialidades, porém sabe que a glória por cada uma delas deve ser dada à Deus.

O que humildade é?

Um estado de espírito: Tem a ver com espiritualidade. “Humildes de espírito.”

Esvaziar-se de si: Para ser cheio de Deus.

Ter maturidade: Para receber os créditos, mas dar toda a glória a Deus.

Não sentir inveja: De quem tem, e não esconder de quem não tem.

É não guardar mágoas: Não achar ruim e nem ficar ressentido se for repreendido por alguém.

Lúcifer foi reduzido a condição de demônio por conta do pecado do orgulho que o levou a rebelião, essa foi a síndrome de Lúcifer. Isaías 14:12-15.

Para você e eu herdarmos o reino dos Céus temos que ser humildes como o Senhor Jesus foi; ao ponto de se esvaziar de sua glória, descer à terra, tornar-se servo de todos, e morrer na cruz do calvário para realizar a vontade de Seu Pai e nos salvar.

Podemos pensar que somos humildes e sermos orgulhosos. Veja este último texto: “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.” Apocalipse 3:17-18

Que Deus nos conserve ou nos conceda a verdadeira humildade.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário