quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 (1º trimestre 2016) OS ENSINOS DE JESUS E O GRANDE CONFLITO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 (1º trimestre 2016) OS ENSINOS DE JESUS E O GRANDE CONFLITO

VERSO ÁUREO: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28

INTRODUÇÃO (sábado 6 de fevereiro) – O grande conflito causado pela desobediência de Lúcifer e de Adão e Eva, levaram a efeito a degradação da raça humana. Na época de Cristo era comum ver na rua pessoas aleijadas, leprosas, enfermas e endemoninhadas. A imundície era generalizada, pois lixo e dejetos eram jogados na rua. Havia latrinas públicas em algumas cidades, mas eram evitadas pelas condições repulsivas. Os moradores tinham penicos, que despejavam pela janela. Com isso as doenças proliferavam e a média de vida era baixa. 

No império Romano, a prostituição era disseminada. Chegava a ser exercida em cabines portáteis instaladas nas ruas. As várias menções a meretrizes no Novo Testamento indicam que Jesus estava familiarizado com esta triste realidade e evangelizava as prostitutas. Não havia preocupação com doenças sexualmente transmissíveis. Sem contar as viúvas e órfãos que dependiam do favor das pessoas bondosas para oferecer-lhes alimentos e abrigo. A mulher não participava da vida na sociedade; era considerada inferior ao homem em todas as coisas e os judeus viviam revoltados pela opressão dos romanos.

Jesus apareceu no contexto deste grande conflito para oferecer alívio em meio a tanta dor. A simplicidade de Jesus em Se revelar aos humildes ofusca a visão dos sábios. As pessoas que tentam diagnosticar Deus, ficam perdidas. Foi Ele que Se revelou e não o homem que descobriu sua existência. Jesus disse: “Tudo me foi entregue”. Ele tinha e tem nas mãos todo o poder. Jesus é o único capaz de revelar Deus, e não existe outra fonte de informação ou revelação mais precisa sobre o Pai do que Jesus. Ele é o único que pode fazer o convite: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28. E cada palavra que surge dos lábios de Cristo, chegam até nós cheias de exclusividade. Esse é um convite único!

Nos dias de Cristo, as pessoas que procuravam Jesus, com fé e sinceridade, eram beneficiadas com o Seu perdão e cura física. Hoje não é diferente conosco; embora, passando pelo grande conflito que trava-se dentro de cada um, pelas escolhas que temos que fazer a cada dia, temos a promessa e a certeza de que não precisamos enfrentar os problemas sozinhos, pois Jesus está conosco para nos aliviar e conceder-nos o repouso que necessitamos.

Ir a Jesus é como encontrar um refúgio no meio de uma tempestade. É muito mais do que encontrar descanso, é um refrigério e um bálsamo que alivia as dores mais profundas de nossa alma. Muitos tentam encontrar a resposta para o anseio da alma, tristezas e frustrações em coisas passageiras como o consumo das coisas. Muitos arrumam dívidas, gastam o que não tem por conta de uma falsa sensação de alívio momentâneo, mas que no mesmo dia, percebem que a dor não foi embora. De fato, a alma não ficou aliviada. Outros usam as diversas distrações, como drogas, bebidas alcoólicas e divertimentos excitantes para a alma deixar de sofrer. Esses disfarces são apenas fuga de uma realidade que não irá mudar, e que cedo ou tarde virá a tona novamente. E virá com mais intensidade. Essas coisas são apenas paliativo superficiais para a dor iminente, que nunca deixou de estar presente, mas que foi mascarada. Depois, a culpa, a dor e o medo voltam.

Deus não Se cansa de chamar os Seus filhos para a salvação que nos é oferecida pela graça mediante a fé. Ele diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28

Deus nunca deixa o ser humano desamparado. No processo da salvação e santificação do homem Deus sempre toma a iniciativa. Adão e Eva pecaram e separam-se de Deus. Deus revelou-lhes o plano da salvação por meio de Sua graça, e para ensinar-lhes o processo da graça; Deus usou um método simples, mas dramático; que foi matar o primeiro cordeiro diante dos seus olhos. Imagine a cena! A maior demonstração de amor foi através da morte de Cristo na cruz. Deus planificou a salvação desde a eternidade. Caso o homem caísse em pecados, Jesus viria para morrer e oferecer salvação aos que aceitassem. A Palavra menciona o plano de amor já estabelecido desde a eternidade. 

Deus não deixaria o planeta terra à mercê da sorte ou abandonado: “Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.” Jeremias 31:3. O que me impressiona, no plano da salvação, é que é Deus que vai atrás do pecador. Isso está inerente no carácter da Divindade. A reconciliação do homem com Deus não acontece por que o homem vai a Deus e suplica perdão e uma segunda oportunidade, mas porque “quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com Ele mediante a morte de seu Filho.”

Como Deus tem Se manifestado na nossa vida para impressionar-nos dos pecados e salvar-nos? Como fomos criados à imagem e semelhança de Deus, não só no aspecto físico mas também no espiritual, Deus quer criar em nós um novo coração e mente. Ele coloca diante de nós a possibilidade de aceitá-Lo de forma espontânea e livre, mas quando isso não é possível, Deus utiliza-Se do sofrimento para impressionar e salvar alguns dos Seus filhos, que, depois do sofrimento, desejem a salvação.

DOMINGO (7 de fevereiro) – MUITOS TIPOS DE REPOUSO - A lição de hoje menciona sobre dois tipos de descanso; o descanso que as pessoas sem Deus buscam e esperam alcançar e o repouso que os verdadeiros filhos de Deus usufruem.

1) O descanso dos ímpios. Os desobedientes à Palavra de Deus buscam descanso nas coisas passageiras deste mundo; nos prazeres, nas diversas distrações, como; drogas, bebidas alcoólicas e divertimentos excitantes para a alma. Mas sabemos que o único descanso para estas pessoas será a sepultura. Veja este texto: “Ou como aborto oculto, não existiria; como as crianças que não viram a luz. Ali os maus cessam de perturbar; e ali repousam os cansados. Ali os presos juntamente repousam, e não ouvem a voz do exator.” Jó 3:16-18. Os ímpios vivem como o mar revolto com suas grandes ondas. Veja este outro texto: “Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si lama e lodo. Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus.” Isaías 57:20,21

O livre arbítrio sempre foi e sempre será um ponto determinante do carácter de Deus. Infelizmente, Lúcifer, seus anjos, Adão e Eva desobedeceram e o planeta ficou arruinado. No céu, por toda eternidade, exerceremos a capacidade da livre escolha, com a grande diferença de que “a angústia não se levantará pela segunda vez.” Naum 1:9. Enquanto isso as pessoas podem escolher obedecer ou não a Deus.

2) O descanso dos filhos de Deus. Os filhos de Deus, no decorrer dos tempos, foram e são convidados à usufruírem alguns tipos de descanso. Logo na criação, receberam o convite para descansar no sábado. Ver Gên. 2:1-3. Deus instituiu para o Seu povo sete sábados cerimoniais a fim de poderem descansar. A terra também devia descansar a cada sete anos. Ver Exo 23:11. A cada cinquenta anos, quando os escravos eram libertados e as dívidas perdoadas, a terra também descansava. Ver Lev. 25:10. Na ideia do descanso dos filhos de Deus está implícita a ideia dos servos de Cristo estarem na presença de Deus, ver Êxodo 33:14 e, livres dos inimigos de guerra. Ver I Reis 5:4 e Deut. 25:19.

No Novo Testamento destaco dois exemplos de descanso, muito interessantes, que Jesus ofereceu aos seus discípulos e a nós. 1) O primeiro exemplo é quando os discípulos estavam casados de tanto auxiliarem Jesus no ministério diário, que Jesus os chamou para descansar um pouco. Eis os textos inspirados: “E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer.” Marcos 6:31 

“Cristo é cheio de ternura e compaixão para com todos os que se acham ao Seu serviço. Queria mostrar aos discípulos que Deus não exige sacrifício, mas misericórdia. Eles haviam posto toda a alma no trabalho em favor do povo, e isso lhes estava esgotando as energias físicas e mentais. Cumpria-lhes descansar.” D. T. Nações, 360. Este é o descanso físico!

2) O segundo exemplo é o de Maria e Marta quando receberam a visita de Jesus em sua casa. Eis os textos: “E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; e tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” Lucas 10:38-42 – 

“A “uma coisa” que Marta necessitava era um espírito de calma e devoção, uma preocupação mais profunda pelo conhecimento da vida futura e imortal, e as graças necessárias para o progresso espiritual. Necessitava de menos preocupação pelas coisas passageiras e mais pelas coisas que duram para sempre. Jesus quer ensinar-nos a aproveitar toda a oportunidade para obter conhecimento que nos fará sábios para a salvação. A causa de Cristo necessita de pessoas que trabalhem com cuidado e energia. Há um amplo campo para as Martas com seu zelo pela obra religiosa Ativa. Mas devem sentar-se primeiro como Maria aos pés de Cristo. Com a diligência, a presteza e energia santificados pela graça de Cristo, então a vida será um irresistível poder para o bem.” O Desejado de Todas as Nações , 483. Este é o descanso espiritual.

A observância do sábado traz consigo as bênçãos do descanso físico, mental, emocional e espiritual e  é o sinal entre Deus e Seu povo. Não devemos nos envergonhar de usar o sinal que nos distingue do mundo. Veja estes textos inspirados: “O sábado é sempre o sinal que distingue os obedientes dos desobedientes. Com magistral poder tem Satanás procurado tornar nulo e inútil o quarto mandamento, a fim de que o sinal de Deus seja perdido de vista. O mundo cristão tem calcado sob os pés o sábado do Senhor e observado o sábado instituído pelo inimigo. Deus, porém, tem um povo leal a Ele. Esta obra deve ser levada avante da maneira devida. O povo que leva o Seu sinal deve estabelecer igrejas e instituições como monumentos a Ele. Esses monumentos, conquanto humildes na aparência, testificarão constantemente contra o falso sábado instituído por Satanás, e em favor do sábado instituído pelo Senhor no Éden, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam e todos os filhos de Deus rejubilavam.” Test para a igreja vol 7, 105

O sábado é um sinal do descanso espiritual dos filhos de Deus aqui e na eternidade. Veja este texto: “Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. E outra vez neste lugar:Não entrarão no meu repouso. Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência….Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. Hebreus 4:4-6 e 9

O céu será um lugar de eterno descanso: Alguns são os motivos porque o pecado não será reintroduzido na eternidade: A experiência desastrosa do pecado no planeta por alguns milênios, a observação atenta dos seres criados que não caíram em pecados sobre o amor de Deus, o juízo Divino dividido em três fases distintas, o tempo dilatado do juízo e a maneira carinhosa que Deus terá tratado do caso de cada pessoa e anjos caídos; serão motivos suficientes para os redimidos desejaram viver eternamente do lado de Deus, sem sentir o desejo de deixar o colo amoroso de Jesus. Viverão em um eterno descanso.

SEGUNDA-FEIRA (8 de fevereiro) PLANTAÇÃO E COLHEITA - A lição de hoje sugere que estudemos Mateus 13:1-23, onde menciona a parábola da semente e do semeador. Como a maioria dos ouvintes de Cristo trabalhava na agricultura, Ele utilizou-Se de muitas ilustrações relacionadas com este tema. Jesus contou a parábola e Ele mesmo deu a explicação.

Semeando na beira do caminho: A palavra semeada à beira do caminho, conta sobre alguém que ao mesmo tempo que estava semeando, vieram aves e comeram a semente. Estamos aqui  claramente num nível de batalha espiritual. A parábola do semeador quer também mostrar os passos do cristão. Então nesse nível, o nosso coração, a terra onde é plantada a semente, é rasa, não tendo profundidade e facilmente os ouvintes desviam a atenção.

Semeando em meio as pedras: No terreno cheio de pedras, aprendemos que aquele que recebe a semente que cai entre pedregais, ouve a Palavra, se alegra, mas não tem profundidade e chegada a provação deixa-se levar, abandonando a fé. De novo vemos aqui alguém com o coração raso para as coisas de Deus. Esse não tem profundidade de comunhão com Deus. E não deseja abandonar os pecados.

Semeando em terreno cheio de espinhos: A semente jogada em terreno espinhoso, na explicação de Jesus, é aquele que ouve a Palavra, mas os cuidados do mundo e a sedução das riquezas sufocam a Palavra fazendo-a infrutífera. Temos aqui um crente carnal. O mundo ainda exerce sobre ele fascínio. Seu coração, ainda não é bom. Este coração está em um nível acima em relação ao que foi lançado em pedras, mas por amar as coisas deste mundo, despreza Deus.

Semeando em boa terra: A semente que cai, no que é descrito como boa terra, é o que ouve, compreende e dá fruto; cem, sessenta ou trinta frutos. Os três tipos de coração anteriores podem ser fases, ou não. Seria bom se todos nós pertencêssemos a boa terra, sem fases. Seria muito bom se ouvíssemos de início, compreendêssemos e déssemos fruto imediatamente. Mas sabemos que o relógio biológico cristão de cada um é diferente. Existem pessoas que já compreendem tudo de início e já saem fazendo, mas a maioria precisa ser educada até que aprenda. Graças a Deus por Sua paciência e misericórdia!

Aplicando-se espiritualmente; nós; os seguidores de Cristo devemos estar ensinando a Palavra às pessoas para obtermos uma colheita farta de pessoas para o reino de Deus. A Palavra de Deus é a semente que produz fruto para o Seu reino no coração sincero. Cada conversão é o resultado da atuação do evangelho, através do Espírito Santo, dentro de um coração sincero e humilde.

O que produz a Palavra (semente)? A palavra gera nova vida, ver Tiago 1:18; salva, ver Tiago 1:21; regenera, ver I Pedro 1:23; liberta, ver João 8:32, produz fé, ver Rom. 10:17; santifica, ver João 17:17, e nos atrai à Deus. Ver João 6:44-45.

Veja este texto inspirado: “Pela parábola do semeador, ilustra Cristo as coisas do reino dos Céus e a obra do grande Lavrador para o Seu povo. Como um semeador no campo, assim veio Ele também para espalhar a semente celestial da verdade. E Seu ensino por parábolas era a semente, com a qual as mais preciosas verdades de Sua graça foram disseminadas. Por sua simplicidade, a parábola do semeador não tem sido apreciada como devia. Da semente natural que é lançada na terra, Cristo deseja dirigir-nos o espírito para a semente do evangelho, cuja semeadura resulta em reconduzir o homem à lealdade para com Deus. Ele, que deu a parábola da pequena semente, é o Soberano do Céu, e as mesmas leis que regem o semear da semente terrena, regem o semear das sementes da verdade.” Parábolas de Jesus, 7

TERÇA-FEIRA (9 de fevereiro) – CONSTRUINDO SOBRE A ROCHAEste é o texto sugerido para hoje: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” Mateus 7:21-27

Aqui o Senhor Jesus separa as pessoas em dois grupos distintos; os que obedecem Deus e Sua palavra, são comparados àqueles que edificam as suas casa sobre a rocha, e os que ouvem, mas não obedecem, são comparados aqueles que edificam a casa sobre a areia. Vemos aqui pessoas prudentes e insensatas, as vezes estando na mesma igreja. O homem prudente edifica a sua casa sobre a Rocha e quando vêm a tempestade, as turbulências e as enchentes, a casa permanece firme. O homem insensato edifica sua casa sobre a areia e quando os ventos sopram, a tempestade vem e a noite escura chega, a casa cai em pedaços porque foi construída sobre a areia.

Temos aqui bem clara a necessidade de obedecermos a Palavra de Deus. "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha." Mateus 7:24. O grupo que construiu a casa sobre a areia não fez a vontade do Pai, reclamam e não aceitam a ordem de Deus. Eles dizem: Fazemos a vontade do Pai sim pois até fazemos milagres, expulsamos demônios e profetizamos. Este é um assunto muito delicado! Jesus está tentando nos dizer que; fazer a vontade do Pai não é somente portar-se bem ou mal, como não matar, não roubar, não fumar, não usar drogas, não fazer isso ou aquilo. Fazer a vontade do Pai não é somente expulsar demônios, fazer milagres ou profetizar. Se apenas isso fosse fazer a vontade do Pai, essas pessoas estariam salvas. Mas elas estão se perdendo. Não nos salvaremos porque somos ou fomos bons membros de igreja, nem sequer porque fomos bons pais, ou bons cônjuges. Não será porque cumprimos todos os mandamentos de Deus que vamos nos salvar. Não! Tudo isso é areia. O ser humano não pode depositar a confiança da sua salvação na areia. Tem que colocar seus olhos em Cristo e edificar sua fé na Rocha que é Jesus. Amém?

O tema de hoje tem a ver com a obediência à palavra de Deus e questão da obediência é muito séria! O cristão ou obedece a Deus ou não O obedece. Existem apenas duas opções: Obedecer ao pecado; ou obedecer, de todo o coração, a Deus e às sua doutrinas, passando a ser um servidor da justiça. Dito com outras palavras: É impossível uma pessoa obedecer honestamente a Deus se o seu coração não estiver renovado. Não importa quão ativos somos em atos religiosos, o que importa é quão obedientes somos à Ele, porque é a nossa obediência, e a quem nós obedecemos, que determina a quem servimos na realidade. Uma vez renovados espiritualmente, a nossa obediência será verdadeira, genuína e plena.

Uma questão muito importante, em relação a receber o Espírito Santo, é a obediência. Muitos procuram sentir um estado de êxtase emocional para terem a certeza de que estão sendo guiados pelo Espírito Santo. Mas nem sempre esse é um sinal seguro e de equilíbrio. Por exemplo: as pessoas que estão dopadas, com drogas, fazem coisas que fogem do seu controle mental. No aspecto religioso também acontece isso. Pessoas, de religiões onde a ênfase está na música ritmada, com o pretexto de que o Espírito Santo está a guiá-las, podem fazer coisas horríveis. Quantas mortes aconteceram lideradas por pessoas fanáticas que incentivaram ações, agindo apenas por sentimentos emocionais que estavam descontrolados. Nossa mente deve ser regida primeiro pela razão e depois, também, pelas emoções. O que temos visto em muitas igrejas cristãs é um sentimentalismo exagerado que envolve barulho, músicas altas e com ritmos de dança, e depois quando você apresenta a necessidade de obedecer os 10 mandamentos e, também o 4º mandamento que requer a observância do sábado, dizem que o sábado foi abolido. Ou se você tenta explicar o verdadeiro significado do dom de línguas de Atos 2, não aceitam e ainda dizem estar sendo guiados pelo Espírito. O Espírito Santo é dado somente àqueles que obedecem Deus. Veja como este texto é claro: “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:32. Se não obedecem a Palavra de Deus, de forma completa, e dizem ter o Espírito, certamente é um outro espírito, mas não o Espírito Santo.

Em que base você está construindo a sua casa espiritual?

QUARTA-FEIRA (10 de fevereiro) – NÃO JULGUEISEstes são os textos principais para hoje: “Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.” Tiago 4:11.

Jesus disse: "Não julgueis, para que não sejais julgados". Mateus 7:1. 

Como devemos entender essas palavras de Jesus? Jesus condena o julgamento hipócrita. Quem faz o julgamento hipócrita coloca-se acima da lei. Jesus emprega uma imagem interessante para ilustrar o assunto. Uma pessoa está sofrendo por causa de um cisco no olho, quando outra pessoa vem oferecendo-se para tirá-lo. Só que a outra; o juiz hipócrita, tem uma trave de madeira no seu olho. 

Jesus disse que temos que tirar nossas próprias vigas antes de remover os ciscos dos olhos dos outros. E, como somos, naturalmente, filhos da ira e condenados à destruição, devemos manter as nossas mãos segurando as mãos de Jesus para não voltarmos à prática dos pecados da vida anterior. E uma das coisas que não podemos fazer é julgar as pessoas, pois o julgamento pertence somente a Jesus, pois “o Pai a ninguém julga, mas confiou o julgamento ao Filho”. Alguns confundem julgamento com discernimento espiritual. Embora somos proibidos de julgar, podemos e devemos buscar o dom do discernimento para ajudar e não julgar, criticar e condenar os irmãos, que, porventura, estejam em erros.

Mas, cuidado! Muito cuidado! Uma coisa é você sair por aí apontando o dedo e criticando as pessoas e igreja e dizendo que já estão condenadas; e, outra, totalmente diferente, é você procurar a pessoa ou liderança da igreja, a sós, conforme Jesus determinou em Mateus capítulo 18, e mostrar-lhes os seus erros, com muita misericórdia e amor, não com tom de crítica e arrogância. O propósito do discernimento espiritual, e não julgamento, que Deus exige de nós; não é para condenar ninguém ao castigo, mas para evitar o pecado e ajudar outros a também ficarem livres do mal. Esse é um ministério muito importante que poucas pessoas gostam de realizar e, por isso, alguns acham mais fácil atirar pedras nos irmãos. Algumas pessoas vivem para criticar, sempre procurando e destacando as falhas dos outros. Isso acontece no nível pessoal, e alguns, crentes e não crentes, são mais ousados colocando críticas abertas nas redes sociais. Que feio! Fazem o trabalho do diabo, e alguns pensam que estão trabalhando para Jesus! Tais pessoas convidam outros a serem críticos como elas são.

Quando condenamos as falhas dos outros, eles terão motivo para nos condenar também. Lembrando que o servo de Cristo pode ajudar as pessoas, e nunca julgar e condenar. O discípulo de Jesus tem o dever de ajudar o irmão que erra, mas sempre em espírito de amor e nunca apontando o dedo! Às vezes, alguém na igreja terá que ajudar outros irmãos a resolver problemas da sua vida, mas que façam com muita paciência e amor! Precisamos, sim, discernir entre o bem e o mal. Em geral, todos nós temos que avaliar todas as coisas, retendo o bem e rejeitando o mal. Ver Tessalonicenses 5:21-22. Para discernir entre essas coisas, é necessário crescer espiritualmente. Ver Hebreus 5:12-14. As pessoas incapazes de discernir e ajudar, continuam como crianças, como pessoas carnais. Ver I Coríntios 3:1.

Para eu poder ajudar o meu irmão que erra, necessito ter uma rica experiência de relacionamento com Jesus, só assim estarei em condições de contribuir para o crescimento espiritual de um irmão, que está a viver na prática de algum pecado. Repito! Deus não nos confiou o ministério do julgamento e sim o da reconciliação.

O que é reconciliação cristã? É restaurar a amizade ou harmonia. Quando velhos amigos resolvem suas diferenças e restauram seu relacionamento, a reconciliação acontece. Em II Coríntios 5:18-19 declara: “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.”

A reconciliação só é possível se houver humildade, mansidão, perdão e misericórdia nas palavras e gestos. Concorda? Se você é crítico e juiz do seu irmão, deixe de fazer o trabalho do inimigo e torne-se em um conciliador, filho de Deus! Em João 7:24 Jesus ordenou que devemos exercer o juízo, que é o julgamento baseado na Palavra de Deus. Se o julgamento é feito sobre qualquer outra base que não a Palavra de Deus, é uma violação de Mateus 7:1. Esse julgamento não é crítica e nem condenação, é sim, reconciliação! Ninguém tem o direito de dizer que as pessoas estarão salvas ou perdidas. Só Deus pode fazer isso, e Ele tem os seus critérios para isso. Ele pode, Ele é Deus! . O máximo que podemos fazer é mostrar o caminho certo tendo como base a Palavra de Deus. 

Somente Cristo pode julgar: “Cristo condescendeu em colocar-Se à frente da humanidade para sofrer tentações e suportar as provas que a humanidade tem que sofrer e suportar. Tinha de conhecer o que a humanidade tem que sofrer da parte do inimigo caído, a fim de saber como socorrer os que são tentados. E Cristo foi feito nosso juiz. O Pai não é o juiz. Tampouco o são os anjos. Aquele que Se revestiu da humanidade e viveu neste mundo vida perfeita, será quem nos há de julgar. Só Ele pode ser nosso Juiz. Lembrar-nos-emos disso, irmãos? Lembrar-se-ão disso os pastores? E os pais e mães, se lembrarão? Cristo assumiu a humanidade para poder ser nosso Juiz. Nenhum de nós foi designado para julgar a outrem. Tudo o que podemos fazer é corrigir-nos. Exorto-lhes, em nome de Cristo, a obedecer à ordem que lhes dá, de nunca assumirem a atitude de juízes.” Conselhos para a Igreja, 264.

“Uma vez que somos incapazes de determinar os motivos, somos incapazes de julgar os outros. Ao criticá-los, estamos a sentenciar-nos a nós mesmos, pois mostramos estar com Satanás, o acusador dos irmãos. O Senhor diz: Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos.” II Cor. 13:5. Este é o vosso trabalho.” O Desejado de todas as Nações, 258

QUINTA-FEIRA (11 de fevereiro) ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS – A lição desta semana começa e termina mostrando o grande amor de Deus para conosco. Este é o texto para hoje: “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:20.

Jesus é chamado de Emanuel, que significa: Deus Conosco. Através de sua ressurreição, Jesus  está realmente conosco, junto de todos nós, através do Espírito Santo. E, já que Jesus está vivo entre nós, as Palavras que Ele disse aos discípulos não são somente a maravilhosa lembrança de uma personalidade do passado; são Palavras que agora são dirigidas para mim. É para nós que Ele traz conforto e salvação; é para nós que continua servindo, especialmente se somos pobres, solitários, se estamos sendo provados; é a nós que Jesus ajuda nos fracassos e que encoraja nas dificuldades.

Jesus sempre Se preocupou com os Seus discípulos, e quando enviou-lhes, disse: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Mateus 28:20. Literalmente, as palavras “todos os dias” significam “sempre”. Jesus não disse simplesmente “sempre”, mas “todos os dias”. Tal afirmação inclui; nossas diversas atividades, as circunstâncias boas e más que nos cercam, as várias responsabilidades que temos no decorrer dos nossos dias, as nuvens tempestuosas e o brilho do sol. 

Nosso Senhor está conosco, não importa o que cada dia traz. Pode ser um dia de alegria ou tristeza, de doença ou saúde, de sucesso ou fracasso. Não importa o que nos acontecerá hoje, Jesus estará caminhando ao nosso lado, dando-nos forças, amando-nos, enchendo-nos de fé, esperança e amor. Ao estarmos envolvidos nos braços de Jesus, nossos inimigos se afastam, nossos temores, aflições e dúvidas começam a diminuir. Nós podemos suportar qualquer situação e circunstâncias, porque sabemos que o Senhor está perto, "Portanto Eu estou contigo". Amém?

Deus fez várias promessas: “Estarei convosco”. Para Isaque: “E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo.” Gênesis 26:24. Ver outras promessas também. Para Jacó, Gên, 28:15. Para Jeremias, Jerem. 1: 8 e 19. Para os filhos de Israel, Isaias 41:10 e 43:5.

Eis um texto inspirado: “Eis aí nosso poder, nosso conforto. De nós mesmos não temos força alguma. Mas Ele diz: “Estou convosco todos os dias”, ajudando-vos a cumprir vosso dever, guiando, confortando, santificando e amparando-vos, dando-vos êxito em proferir palavras que atraiam a atenção dos outros para Cristo, e despertando em sua mente o desejo de compreender a esperança e o significado da verdade, volvendo-os das trevas para a luz e do poder do pecado para Deus.” Este dia com Deus, 345

SEXTA-FEIRA (12 de fevereiro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 7: OS ENSINOS DE JESUS E O GRANDE CONFLITO – No grande conflito entre o bem e o mal temos a certeza de que Jesus está conosco. Veja este texto inspirador: “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.” Hebreus 13:5

Em quem e em que coisas estamos procurando repousar a nossa alma e concentrando as atenções? Vivemos em um mundo de pecados e o germe do pecado está dentro de nós. Como toda doença, a inveja, o ódio e o pecado, em todas as suas formas, tem remédio. Só Jesus pode nos curar. Sendo, uma enfermidade da alma, sua cura, mais do que emocional ou mental, é espiritual. Quando você vai a Jesus e abre o seu coração à Ele, o Senhor abre os seus olhos para uma nova dimensão da vida. Você vê desafios, metas, montanhas altas para escalar. Não perde o tempo olhando para os lados. A sua luta não é contra os outros. É consigo mesmo. O sucesso dos outros, não lhe dói mais. Está pronto para voar pelo azul infinito da felicidade!

Você e eu temos uma longa jornada de crescimento interior, mas não estamos sós. Não se atreva a iniciar o processo de recuperação espiritual sozinho. Se o fizer corre o risco de parar no deserto do cinismo espiritual. Levemos os nossos problemas e pecados à Jesus, e Ele cuidará de nós. Davi disse: “Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. Salmo 32:3-5

A Bíblia menciona Jesus como o único que pode julgar, e O enaltece como Juiz. Por isso devemos estar preocupados em viver de acordo com a vontade de Deus. “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.” João 5:30

Veja os ensinos de Jesus sobre o juízo:

1.Há um só legislador e um só juiz. Tiago 4:12
2.Todos comparecerão diante do tribunal de Cristo. II Co 5:10 e II Pedro 3:7
3.Os perdidos serão julgados e excluídos do reino de Deus. Ap 22:15
4.Diante do trono branco abrem-se os livros. Ap 20:11-12
5.Os salvos têm seus nomes escritos no livro da vida. Ap  3:5
6.A Palavra de Cristo julgará o mundo. João 12:47-48
7.Ouvir a lei é diferente de praticá-la. Rm. 2:13

A lei de Deus será a base do julgamento: “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.” Tiago 2:10-13.

Hoje Jesus é o nosso Salvador e Intercessor; e, está à nossa inteira disposição, no santuário celestial, mas chegará o dia que Ele será o nosso Juiz. Jesus declara-Se a Si mesmo, Juiz Soberano, conforme João: “O Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento(juízo), a fim de que todos honrem o Filho, como honram ao Pai…Quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entrará em juízo, mas passou da morte para a vida” João 5:22-24.

Jesus é o único Juiz credenciado pelo Pai para julgar este mundo. Portanto, aqueles que já aceitaram a Jesus Cristo como seu único Salvador e Senhor, de verdade, têm seus nomes escritos no livro da vida e não serão lançados dentro do lago de fogo, após os mil anos. Porque foram obedientes a lei de Deus, pela graça de Cristo, durante a sua vida. E para os que agiram assim, a Bíblia diz que “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” Romanos 8:1. Jesus disse: “quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado” João 3:18. Por isso devemos falar às pessoas que Jesus é Salvador e Senhor; mas que também é o poderoso e soberano Juiz.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário