terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Esboço de Sermão: Como Tornar Atrativo o Culto Familiar

Como Tornar Atrativo o Culto Familiar

Introdução
A natureza humana é composta de três aspectos: o físico, o mental e o espiritual. Sendo que os três estão interligados, quando um deles não está bem, os outros, automaticamente, sofrem.

Em nossos dias muita atenção é dada ao físico. Igualmente, muitos estão buscando conselhos e orientações para seus problemas psicológicos.


Porém, regra geral, não se pensa muito no aspecto espiritual do ser humano, que é sobremaneira importante.

Os três aspectos precisam ser nutridos. O tipo de alimento assimilado vai determinar o grau de saúde ou enfermidade de uma pessoa, em cada aspecto da personalidade.

I. Nutrição
Muito já se tem falado ou escrito sobre como nutrir o corpo para mantê-lo saudável. Da mesma forma, surgem frequentemente novos trabalhos e pesquisas alertando as pessoas em como nutrir a mente, visando um melhor estilo de vida, mais equilíbrio e mais saúde mental.

Contudo, quem está se preocupando com o espiritual? Ou melhor, quem está buscando um alimento saudável para nutrir a saúde espiritual?

Em Deut. 8:3, última parte, lemos: “Não só de pão vive o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor, viverá o homem”.

Este texto foi citado pelo Senhor Jesus, quando tentado por Satanás no deserto (Mat. 4:4).

II. O mundo em que vivemos
Em nossos dias parece que se torna cada vez mais difícil conseguir esse tempo para alimentar o espírito, e, acima de tudo, os meios de comunicação de massa, muitas vezes estão ofuscando a verdadeira luz. As informações são transmitidas de maneira dinâmica, brilhante, convidativa, e deixamos de lado o alimento espiritual.
Se não tomarmos cuidado, as coisas de real valor perdem a primazia em nosso lar, na vida da nossa família.

Como são interligados os três aspectos da natureza do homem (físico, mental e espiritual), quando um deles não é alimentado, os outros sofrem.

A natureza espiritual precisa ser nutrida para que haja vigor e equilíbrio na vida.

III. Um tempo especial para Deus, com minha família
Como igreja, repetidas vezes temos sido alertados para a necessidade de reunirmos nossa família diariamente, a fim de buscarmos ao Senhor. Alguns não conseguem encontrar um tempo para isso. Se esse é o caso, é preciso refletirmos em termos de prioridade. O que é mais importante? Para as coisas mais importantes o tempo aparece.

Porventura haveria algo mais precioso para cada pessoa do que estar reunido com a família, a fim de ter um tempo especial com Deus? O Senhor Jesus em Mateus 6:33 adverte: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas”.

Eu sei que nós cremos nisso. Todavia, os filhos nem sempre apreciam esses momentos de adoração. Quantas vezes assistem por força da circunstância! Por outro lado, os pais quase nada fazem para que o Culto Familiar se torne atrativo, agradável para sua família. É preciso planejar com oração. É preciso tempo para isso. O Senhor Deus inspira, orienta e ajuda.

IV - O culto familiar pode ser atrativo
Em primeiro lugar, pense em reunir sua família sempre no mesmo lugar para adoração ao Senhor.

Pode-se chamar esse lugar de “Nossa Câmara de Oração”. O importante é ter um lugar determinado.

Antes da reunião verifique se o ambiente está limpo e em ordem. Nada de sandálias largadas, brinquedos espalhados. Enfim, nada fora do lugar. O espírito de alegria e tranquilidade deve reinar. Chegou o momento da adoração. Todos os outros assuntos devem ficar para depois.

Momento de louvor. Cante belos hinos do nosso hinário. Há ali belos hinos para as crianças também. Que todos participem alegremente dos cânticos. Essa é a hora mais alegre.

E a mensagem central do culto? É possível variar. Por exemplo: poderia ser preparado um pequeno caderno com o título: “Minhas Promessas Bíblicas Prediletas”. Para os filhos que já sabem ler, esse é um valioso recurso a ser usado. Cada um dele, antecipadamente, copiar da Bíblia a sua promessa predileta e, na hora do culto, ler, comentando porque é assim tão especial para si.

Um outro jeito é apresentar fatos bíblicos em histórias. As lições espirituais ficam gravadas por mais tempo.

Muito aproveitável é, vez por outra, usar os momentos de culto para relembrar as bênçãos. Cada membro da família deveria estar atento para aquilo que o Senhor tem operado em sua vida. O testemunho pessoal fortifica a fé e, ao mesmo tempo, aproxima de Deus.

Acontecimentos da atualidade que prenunciam o fim da história do pecado poderiam ser relembrados. Não para assustar, nem para deixar ansiosos os corações, mas para refletir. Em II Pedro 3:11 o apóstolo diz: “Sabendo que tudo isto vai ser destruído assim, então que tipo de gente vocês precisam ser? Suas vidas devem ser santas e dedicadas a Deus. ” (BLH)

Mas atenção! Se você tem em casa os pequeninos, cuide que o culto não seja longo.

Termine com uma oração. A oração do culto familiar não deve ser longa.

Existem alguns hinos que são verdadeiras adorações. Existem alguns hinos que são verdadeiras orações. Use um deles para depois do amém, ainda ajoelhados.

É muito bom orar de mãos dadas, em família, E, ao levantar, um carinhoso cumprimento anuncia o fim de um tempo agradável em que a família esteve unida na oração.

Conclusão
Não insista que as lutas, dificuldades ou mesmo a “corrida” de cada dia, roube de seu lar esse sagrado hábito. Um tempo dedicado ao Senhor com toda a família. É bom lembrar a advertência de Paulo que está em I Coríntios 5:8: “Ora, se alguém não tem cuidado de sua própria casa, tem negado a fé, e é pior do que o descrente”.

A família precisa ser nutrida espiritualmente. Quando esse alimento é “bem dosado”, haverá saúde e crescimento espiritual, assim como bem-estar físico e mental.

Que o Senhor abençoe o lar de cada filho Seu aqui presente.

Amém. Ofercido por Depto de Comunicação da Associação Paulista Sudoeste.

Luís Carlos Fonseca

1 comentário: