quinta-feira, 16 de novembro de 2017

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (4º trimestre de 2017) VIDA CRISTÃ

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (4º trimestre de 2017) VIDA CRISTÃ

VERSO ÁUREO: “Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.” Romanos 14:10

INTRODUÇÃO (sábado 24 de dezembro) – A lição desta semana vai estudar Romanos capítulos 14-16 e mostra-nos sobre alguns pontos da vida cotidiana e outros, muito importantes para o nosso crescimento espiritual. Estudamos até aqui, na Epístola aos Romanos, a teologia paulina da justificação pela fé sem as obras da lei, centrada em Romanos 1:17 e 3:28. No estudo desta semana estudaremos a parte prática, começando com a consagração a Deus e depois com o nosso compromisso com as pessoas. De romanos 14:1 a 15:6 o apóstolo discorre sobre a tolerância. O cristão não deve julgar e nem criticar o outro, este é um dos temas da lição.

A ética judaica pedia aos judeus um alto padrão de conduta e um modus vivendi exemplar porque isso eles aprendiam nas sinagogas todos os sábados. Ver At 15:21. Os judaizantes achavam que o padrão judaico devia ser vivido pelos gentios e não somente isso, que tal procedimento era condição para salvação. Os pontos básicos eram a circuncisão, ver Atos 15:1-5 e outras leis já caducas. Aplicar essa conduta judaica aos gentios era o mesmo que afirmar que a graça do Senhor não era suficiente. A lei do Velho Testamento seria o complemento para a salvação. Isso reduziria o cristianismo a uma mera seita do judaísmo. Era contra isso que Paulo foi contundente.

O título da lição desta semana envolve o bom relacionamento com Deus e com as pessoas. O crente deve ser um bom mordomo das coisas que recebe de Deus. Mordomo é aquele que é incumbido da direção da casa, o administrador. Ele não é dono, mas o dono da casa lhe confia tudo o que tem para ser cuidado e desenvolvido: terras, dinheiro, jóias, esposa, filhos, alimentação da família e administração de suas riquezas. Quando o mordomo sente-se o dono dos bens do seu senhor, ele trai o seu senhor. Quando o mordomo deixa de cuidar com zelo e fidelidade dos bens do seu senhor, ele torna-se infiel.

Disse Rick Warren: “Se você quer saber por que está aqui neste planeta, você tem que começar com Deus. Você nasceu por Seu propósito e para Seu propósito”. João Calvino começa as suas Institutas mostrando que o conhecimento do homem, sua origem e propósito só pode ser compreendido quando conhecemos primeiro a Deus. Ninguém descobre o significado da vida, como muitos livros de auto-ajuda dizem, olhando para dentro, mas olhando para o alto, para Deus. A a vida cristã envolve compromisso com Deus e com as pessoas.

Em João 17:14-18 menciona que o cristão está neste mundo mas não pertence a ele, e sim ele é cidadão do reino dos céus. Por isso, a nossa conduta deve ser de tal maneira que exalemos o bom perfume dos salvos. O cristão é um membro da comunidade a que pertence, portanto, ele precisa tornar-se alguém que contribui para o bem de sua comunidade. O cristão deve passar a imagem de alguém alegre e que está pronto para ajudar, pois Cristo assim era e fazia.

Romanos 15 dá continuidade aos pensamentos de Romanos 14. Aqueles que são fortes devem “suportar as fraquezas dos fracos”, em vez de agradar a si mesmos. Devemos procurar edificar nossos irmãos e irmãs e não fazer nada que possa confundir a sua fé. Cristo não agradou a Si mesmo, e de bom grado levou sobre Si as nossas culpas. Somos advertidos que as Escrituras foram escritas para a nossa paciência e aprendizado para que nos tornemos de um só pensamento para a união do corpo de Cristo, levando glória ao Pai e a Jesus Cristo. Ver Romanos 15:3-7.

Em Romanos 16 Paulo deu início a uma série de saudações e aprendemos muitas coisas interessantes, que muitas das vezes nos passam despercebidas, como por exemplo; ele chamar de apóstolos algumas pessoas que não estamos acostumados com seus nomes. Ele encerrou essa carta tocando de modo breve em seis assuntos, os quais formaram as divisões propostas para este final: a) Os planos para o ministério Rom. 15:14-22. b) O plano para visitar Roma. Rom. 15:23-33. c) As saudações aos romanos Rom. 16.1-16 . d) Advertências contra os rebeldes. Rom16:17-20. e) As saudações dos companheiros. 16:21-24. f) A doxologia apostólica. Rom.16:25-27.

DOMINGO (24 de dezembro) FRACO NA FÉ - Este é o texto para o estudo de hoje: “Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.
Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.” Rom. 14:1-3.

Quem era o irmão fraco na expressão de Paulo? A questão aqui está relacionada com comer carnes que tinham sido oferecidas aos ídolos pagãos e que depois eram colocadas no mercado para serem vendidas. Aqui não está a falar a respeito de carne de porco e outras carnes proibidas por Deus e muito menos do vegetarianismo. O Concílio de Jerusalém já havia decidido a respeito deste assunto. A resolução foi de que, estando certos que tal carne foi sacrificada a um ídolo, não deviam comprar e comer; mas, se não sabiam da procedência podiam comer. Era isso!

O crente não tinha necessidade de perguntar se as carnes limpas vendidas no mercado tinham sido oferecidas ou não aos deuses pagãos. Os primeiros crentes “não precisavam manter esses escrúpulos, porque, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, disse Paulo; “sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só”, capítulo 8:4. Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os ídolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso verso 30 e I Timóteo 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era: “aquele que tem dúvidas, se come está condenado”. Romanos 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos ídolos, então ele, por amor à consciência, daquele o advertia, não devia comer.

Hoje temos produtos fabricados por entidades que o Adventistas do 7º Dia estão em desacordo, como; a nova era, maçonaria e fábricas de pessoas espíritas. Se a consciência pesar, não devemos avançar, mas não podemos julgar aqueles que usarem tais produtos. Dentro da luz que temos, alguns podem criar problemas sobre as declarações de Ellen White sobre o uso do leite, ovos e carnes. O verso áureo é claro em mencionar que não podemos julgar nosso irmão. Os vegetarianos e os que comem proteína animal devem respeitarem-se e não acusarem ou diminuírem o próximo. O mais fraco é aquele que julga ou critica o seu irmão. O mais forte é aquele que ora em favor do seu irmão e promove o bem estar entre todos. Promover o bem-estar também envolve desenvolver programas de orientação na área de saúde, família e relacionamentos.

Não devemos servir de consciência para ninguém. Devemos ter como base o estudo da Palavra de Deus para a nossa orientação. Deus tem uma ordem muito clara ao nosso coração. A primeira ordem é justamente esta: “não julgar”. Nenhum de nós tem o direito de julgar os outros, e todo julgamento é uma ação precipitada, e está envolto em fantasias, em incertezas e na nossa própria subjetividade que olha, analisa e vê as coisas de acordo com os nossos próprios critérios e não como é a verdade. O juízo e o julgamento pertencem a Deus, é Ele quem vê do alto, quem vê a situação completa.

SEGUNDA-FEIRA (25 de dezembro) PERANTE O TRIBUNAL - Este é o texto para hoje: “Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Porque está escrito:Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, e toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.” Romanos 14:10-14

Quem somos nós para julgar, sendo que precisamos de perdão e um dia seremos julgados? A Palavra é clara: “Não julgueis para que não sejais julgados.” Mat. 7:7 O juízo pertence somente a Deus. O ser humano gosta de brincar de Deus quando emite juízo sobre o seu próximo. Nada que venha influenciar negativamente a vida do nosso irmão devemos fazer. Devemos viver de forma humilde e respeitosa. O assunto das carnes sacrificadas aos ídolos continua. “...nenhuma coisa é em si mesma imunda, a não ser aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.” Rom 14:14. Paulo mesmo mencionou que o ídolo não é nada para aquele que não crê nele. Ver I Cor 8:4.

Este é o texto para hoje: “Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.” Tiago 4:11. Jesus disse: "Não julgueis, para que não sejais julgados". Mateus 7:1. Como devemos entender essas palavras de Jesus? Jesus condena o julgamento hipócrita. Quem faz o julgamento hipócrita coloca-se acima da lei. Jesus emprega uma imagem interessante para ilustrar o assunto. Uma pessoa está sofrendo por causa de um cisco no olho, quando outra pessoa vem oferecendo-se para tirá-lo. Só que a outra; o juiz hipócrita, tem uma trave de madeira no seu olho. Jesus disse que temos que tirar nossas próprias vigas antes de remover os ciscos dos outros.

Como somos, naturalmente, filhos da ira e condenados à destruição, devemos manter as nossas mãos segurando as mãos de Jesus para não voltarmos à prática dos pecados da vida anterior. E uma das coisas que não podemos fazer é julgar as pessoas, pois o julgamento pertence somente a Jesus, pois; “ o Pai a ninguém julga, mas confiou o julgamento ao Filho”. Alguns confundem julgamento com discernimento espiritual. Embora somos proibidos de julgar, podemos e devemos buscar o dom do discernimento para ajudar irmãos que, porventura, estejam em erros.

Cuidado! Muito cuidado! Uma coisa é você sair por aí apontando o dedo e criticando as pessoas, dizendo que já estão condenadas; e, outra, totalmente diferente, é você procurar a pessoa, a sós, conforme Jesus determinou em Mateus capítulo 18, e mostrar-lhes os seus erros, com muita misericórdia e amor. O propósito do discernimento espiritual, e não julgamento, que Deus exige de nós; não é para condenar ninguém ao castigo, mas para evitar o pecado e ajudar outros, também, ficarem livres do mal. Esse é um ministério muito importante que poucas pessoas gostam de realizar e, por isso, alguns acham mais fácil atirar pedras. Algumas pessoas vivem para criticar, sempre procurando e destacando as falhas dos outros. Isso acontece no nível pessoal, e alguns são mais ousados e colocam críticas abertas até em redes sociais. Os judaizantes faziam exatamente isso em relação aos cristãos ex-gentios. A reconciliação só é possível se houver humildade, mansidão, perdão e misericórdia nas palavras e gestos. Foi isso que Paulo fez quando escreveu o tema de hoje. Sejamos promotores da paz, sempre obedecendo a palavra de Deus!

TERÇA-FEIRA (26 de dezembro) NENHUMA OFENSA - Como podemos não escandalizar ou ofender os outros? Através do vestir, do comer, do beber, do falar, do relacionar-se e cumprir os compromissos e lugares que frequentamos. Veja alguns textos destacados para o estudo de hoje: “Se por causa da comida se contrista o seu irmão, já não andas conforme o amor.” Rom 14:15. “Sigamos, pois, as coisas que serve para a paz e para a edificação de uns para com os outros.” Rom 14:19. “Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas que o teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.” Rom. 14:21.

Nada que venha influenciar negativamente a vida de um irmão devemos fazer; mesmo porque somos fracos e podemos praticar os mesmos erros dos outros. “Ai daquele homem por quem o escândalo vem:” Mateus 18:7. O caminho seguro para não causarmos escândalo é estarmos escondidos na cruz de Cristo, e em íntima comunhão com Ele.

Jesus disse: “Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem. Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno." Mateus 18:7,8.

Um poeta escreveu:“Uma palavra descuidada pode instigar a contenda; uma palavra cruel pode arruinar uma vida; uma palavra graciosa pode amenizar o caminho; uma palavra alegre pode iluminar o dia; uma palavra oportuna pode aliviar o estresse; uma palavra amorosa pode curar e abençoar.”

Portanto, que as suas palavras edifiquem a fé de outra pessoa, pois elas lutam contra a duvida e o medo. Que ela seja consoladora, pois temos feridas que os outros não vêm. Que sejam animadoras, pois as pessoas têm sido derrotadas pela critica e desânimo. Para além das palavras estão os nossos atos que devem ser de respeito para com todos.

Quando for fazer algo em sua vida, avalie sempre a repercussão que isso pode trazer e avalie se vale a pena fazer. Avalie se tal ação resultará em um mau testemunho, mesmo que seja um direito seu. Deve perguntar: Alguém será impactado negativamente com isso que vou fazer? Poderei afastar da fé pessoas iniciantes, que ainda não tem um sólido fundamento em sua vida?

Paulo enxergava situações como estas de uma forma muito profunda. O apóstolo via o bom uso da liberdade cristã como algo essencial. Ele disse: “Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos.” I Cor 8:9. Paulo chega a afirmar que a liberdade o levava até a rejeitar, se necessário, os seus direitos mais dignos e básicos, em prol do bem estar e do crescimento do próximo: “E, por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo.” I rCo 8:13

Infelizmente, uma grande quantidade de crentes querem mesmo é exercer seus direitos, sua liberdade. Isso é muito triste, pois o nosso maior exemplo de abnegação, Jesus Cristo, não tem sido seguido quando a questão é abnegação e amor pelo próximo. O cristão que não é capaz de abdicar de seus direitos, da sua liberdade em favor do próximo, precisa rever seus conceitos! Quando for fazer algo em sua vida, avalie sempre a repercussão que isso pode trazer e avalie se vale à pena fazer!

QUARTA-FEIRA (27 de dezembro) OBSERVÂNCIA DE DIASEste é o texto para hoje: “Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.” Romanos 14:4-6.

Acrescentamos este outro texto para explicar o primeiro: “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.” Col. 2.14-17

Que dias eram esses? Eram os feriados nacionais dos Judeus.
7 FESTAS DATA LEV 23:
1ª Páscoa
14 de Nisan
5
2ª Pães Asmos
15 a 21 de Nisan
6-8
3ª Primícias
16 de Nisan
10-14
4ª Pentecostes
6 de Sivan
15-21
5ªTrombetas
1º de Tishri
24, 25
6ª Expiação
10 de Tishri
27-32
7ª Tabernáculos
15 a 21 de Tishri
34, 35; 39, 40






Por serem feriados, esses dias eram considerados de descanso. Estes são os sábados referidos em Colossenses 2:14-16. O dia em que Jesus passou na sepultura foi chamado de “sábado grande” João 19:31, porque nesse dia três sábados coincidiram: a Páscoa, o semanal e o cerimonial por ser o primeiro dia dos asmos, 15 de Nisan. Aqui Paulo não está a falar do sábado semanal, mas sim das festas nacionais dos Judeus. O próprio Paulo enalteceu o dia do mandamento como sagrado. Ver Atos 18:4 e16:13.

A lei cerimonial diz respeito especificamente à adoração por parte de Israel. Ver Levítico capítulos 1, 2 e 3. Seu propósito primário era apontar adiante, para Cristo, portanto, não seria mais necessária depois da morte e ressurreição de Jesus. Como vemos em Mateus: “E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto abaixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras.” Mateus 27:51.

Em Levítico capítulos 16 e 23, e Números capítulos 28 e 29, estão enumerados os vários dias de festa para os israelitas, conforme quadro acima. Cada um desses dias festivos constituía uma santa convocação e era um dia de descanso, palavra que no hebraico é a mesma de sábado “Shabbat.” Contudo, eram dias móveis dentro da semana. Estes feriados eram os sábados de descanso, mas que podiam cair em qualquer dia da semana. E quando coincidia de cair em um dia de sábado semanal, era chamado de sábado grande, por comemorar o sábado da festa e o semanal do mandamento.

A Lei Moral, os dez mandamentos constituem-se na essência da responsabilidade moral humana para com o seu Criador. Os primeiros quatro mandamentos referem-se às nossas obrigações para com Deus, e os outros seis para com o nosso próximo. Os dez mandamentos foram escritos pelo próprio dedo de Deus, conforme Êxodo 31:18 e entregues à Moisés. Ver os dez mandamentos em Êxodo 20:1-17. É curioso que, entre as leis citadas, encontramos a referência sobre a lei Moral dos dez mandamentos que são perpétuas. Qualquer estudioso da bíblia sincero, vai notar que os sábados referidos nos texto de hoje referem-se as festas judaicas que foram abolidas e nunca ao sábado semanal do mandamento.

Estamos presos a tradições como os judeus ou à Palavra de Deus?

QUINTA-FEIRA (28 de dezembro) PALAVRAS FINAISVeja as bênçãos requeridas dos santos: 1) “Ora o Deus da paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento, uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. Para que, concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e pai do Nosso Senhor Jesus Cristo” Rom 15:5 e 6 29. 2)“Ora o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz, em crença, para que abundeis em esperança, pela virtude do Espírito Santo.” Rom 15:13. 3) “E o Deus da paz esteja com todos vós. Amém.” Rom 15:33.

Depois de várias saudações pessoais, Paulo termina sua carta rendendo louvores a Deus. Veja o texto: “Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé; ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.” Rom 16:25-27.

Não reconhecer Deus e deixar de render-lhe glória significa não reconhecer que tudo vem dele. O homem e a mulher que confiam no seu próprio potencial, que gostam de impressionar com seus títulos e seus feitos estão nesta categoria. O cristão reconhece o poder de Deus em tudo. Se canto bem, minha voz veio de Deus, se prego bem, a sabedoria veio dele e se consigo fazer algo que valha a pena, é porque primeiro Ele fez algo por mim. Amém?

Na ressurreição de Lázaro, relatada em João 11, Jesus fez o mesmo que na multiplicação dos pães. Ele apenas agradeceu a Deus e depois chamou a Lázaro da morte para a vida. Primeiro Jesus agradeceu, depois chamou ele para fora. Eu creio que Jesus deu ações de graças para ensinar-nos que ações de graças dão sabor à uma vida morta. A gratidão coloca alegria e motivação em nossas vidas. Por que Deus interessa-Se tanto pela nossa gratidão? Porque ações de graças mudam a nossa atitude diante da vida. Amém?

A conversão é uma obra que a maioria das pessoas não aprecia. Não é coisa pequena transformar um espírito terreno, amante do pecado, e levá-lo a compreender o inexprimível amor de Cristo, os encantos de Sua graça, e a excelência de Deus, de maneira que a alma seja possuída de amor divino, e fique cativa dos mistérios celestes. Quando a pessoa compreende estas coisas, sua vida anterior parece desagradável e odiosa. Aborrece o pecado; e, quebrantando o coração diante de Deus, abraça a Cristo como a vida e alegria da alma. Renuncia a seus antigos prazeres. Tem mente nova, novas afeições, interesses novos e nova vontade; suas dores e desejos e amor, são todos novos.” A Fé Pela Qual eu Vivo, MM, 1959, 139.

SEXTA-FEIRA ( 29 de dezembro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 13 (4º trimestre de 2017) VIDA CRISTÃ - Há pontos essenciais relacionados com à salvação, como: A morte de Jesus, Sua intercessão, Seu perdão, Sua volta, o juízo, o amor, a graça, a fé, os mandamentos de Deus, etc... Há outros assuntos que não constituem pontos de salvação, mas são necessários para o crescimento espiritual, como: O lavar das mãos, o comprar e comer carnes sacrificadas aos ídolos, o trajar-se, o consumir alguns alimentos, etc... Paulo nesta semana mostrou-nos pontos periféricos da doutrina da justificação pela fé, mas de grande importância para nós.

A vida cristã consiste em darmos atenção a Deus, em apoiarmos o nosso próximo em suas necessidades, não causarmos escândalos a ninguém e nem julgarmos as pessoas. As pessoas quando olham para nós devem associar as palavras que dizemos e escrevemos com o nosso viver. Jesus deve ser conhecido pelas pessoas por meio das nossas atitudes e nosso exemplo. Todos devem olhar para nós e ver novas criaturas transformadas pelo poder de Deus: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” II Cor 5:17

O apóstolo Paulo também disse aos membros da igreja de Corinto que além de serem cartas eles deveriam ser textos possíveis de serem lidos: “Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.” II Cor 3:2. O mundo precisa conhecer o Deus que nos salvou e libertou, o mundo deve conseguir ler o evangelho que nós vivemos e ver em cada passo, expressão e palavra que sai de nossos lábios o Senhor Jesus! Amém?

Tem havido sempre na igreja os que estão constantemente inclinados à independência individual. Parecem incapazes de compreender que a independência de espírito é susceptível de levar o instrumento humano a ter demasiada confiança em si mesmo e em seu próprio discernimento, de preferência a respeitar o conselho e estimar altamente a maneira de julgar de seus irmãos...” Atos dos Apóstolos,163.

Luís Fonseca 

Sem comentários:

Enviar um comentário