quinta-feira, 2 de novembro de 2017

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 (4º trimestre 2017) NENHUMA CONDENAÇÃO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 (4º trimestre 2017) NENHUMA CONDENAÇÃO
VERSO ÁUREO: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Rom. 8:1

INTRODUÇÃO (sábado 25 de novembro) – O OBJETIVO DA LIÇÃO É COMPREENDER QUE:
1) A liberdade plena só vem através de Jesus Cristo. 2) A lei não pode salvar, quem salva é Jesus. 3) Viver no Espírito é possível para aqueles que mantém comunhão plena com Cristo. 4) Viver praticando as obras da carne é prova que ainda não experimentamos a conversão.

O tema de Romanos 8 é a segurança eterna do filho de Deus em Cristo. Romanos começa com "nenhuma condenação" e termina com "nenhuma separação". Não há condenação em Cristo nem separação de Cristo; portanto, o crente é salvo e seguro para todo o sempre, desde que se mantenha ligado a Videira. Esta é uma sentença muitíssimo importante. “Não há condenação em Cristo!” O crente deve exclamar em sua alma cada vez que a ler. Amém?

Existe um quadro, em algum lugar, chamado "esperando o veredicto". É a cena de um julgamento. Cada rosto no quadro fica aguardando o veredicto. Há medo aproximando à angústia no rosto do prisioneiro, de pé no banco dos réus. Há uma ansiedade e suspense horríveis por parte da esposa e amigos a seu redor. É um quadro triste. Mas, como Spurgeon sugere, deveria ser pintado outro quadro intitulado "o veredicto favorável recebido". O prisioneiro é absolvido! A sala do julgamento se enche de alegria! Há apertos de mão e abraços! O acusado é agora um homem justificado e recebe parabéns de todos os lados. De prisioneiro ele sai à desfrutar a liberdade, pois não há condenação. Seria um quadro muito alegre! Este quadro é real quando pensamos no tema desta semana! 

DOMINGO (26 de novembro) EM JESUS CRISTODe acordo com o verso áureo o que significa nenhuma condenação? Em alguns países, o presidente da república tem autoridade para conceder indultos; liberdade para alguém que esteja preso por ter cometido algum delito. O fato do presidente dar tal liberdade, não quer dizer que o condenado tenha pago a pena. Ele apenas recebe o ato de bondade isolado do Sr. presidente. Aquilo que Jesus Cristo fez por nós é igual. Merecíamos morrer, mas nosso Senhor morreu em nosso lugar.“Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Rom 8:1.

Não temos nenhuma condenação até o momento em que andamos na esfera do Espírito e não caímos em pecados. Condenação é uma palavra muito forte, especialmente, para aquele que é condenado. Dependendo da situação, condenação significa perder tudo. Assim, também, o é no caso espiritual, porque quem for condenado perderá a vida eterna.

O próprio Jesus perguntou: “De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” Marcos 8:36. Felizmente a salvação tem como base os méritos de Cristo e não os nossos. A Bíblia ensina que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Romanos 3:23, e que “o salário do pecado é a morte”. Romanos 6:23. Em contrapartida Deus nos diz que Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em Seu Filho. “Quem tem o Filho tem a vida.” I João 5:11-12. Quando, pela misericórdia de Deus, nos apropriamos da graça da salvação em Jesus, passamos da morte para vida, da condenação para a salvação. O apóstolo Paulo conhecia muito bem essa realidade, por isso escreveu: “Agora pois, já, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” Romanos 8:1. Amém?

Para quem tem a vida escondida com Cristo, a condenação não tem lugar. Parece até que as palavras do Salmista soam em nossos ouvidos dizendo: “Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” Salmo 46:1. A condenação não é porque somos maus, mas porque não aceitamos os oferecimentos da graça em Jesus. Por outro lado, quando aceitamos o plano de Deus, o Senhor Jesus, com Sua vida perfeita, credita a nós os Seus méritos. Assim, não somos condenados, mas passamos da morte para vida. Quando Jesus falava com Nicodemos, Ele disse isso nas seguintes palavras: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o Seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem nEle crê não é condenado.” João 3:16-18. Louvado seja o Senhor, pois estando em Jesus, jamais, seremos condenados!

Não espere sentir que você está curado, mas diga: “Eu creio, e assim é, não porque eu o sinta, mas porque Deus prometeu.” Jesus diz: “Tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.” Há uma condição para o cumprimento dessa promessa — que oremos de acordo com a vontade de Deus. E a vontade de Deus é nos purificar do pecado, tornar-nos Seus filhos e capacitar-nos para viver uma vida de santidade. Podemos, então, pedir essas bênçãos, crer que as recebemos e agradecer por tê-las recebido. É nosso privilégio ir a Jesus, ser purificados e apresentar-nos diante da lei sem qualquer vergonha ou remorso. “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Rom. 8:1. Daqui por diante, você já não pertence a si mesmo; você foi comprado por um preço. “Não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, [...] mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo”. I ped. 1:18 e 19. Por meio desse ato simples de crer em Deus, o Espírito Santo gerou uma nova vida em seu coração. Agora você é uma criança.” Caminho a Cristo, 34.
SEGUNDA-FEIRA (27 de novembro) O QUE A LEI NÃO PODIA FAZER - O que era impossível à lei? Não podia salvar. Até antes de Jesus morrer na cruz, as pessoas confiavam no sistema judaico de salvação; que envolvia o sistema sacrifical, a Toráh, que envolvia as leis civis, da saúde e também os 10 mandamentos.
Quando Jesus apareceu, e foi o Cordeiro pascal, todo aquele sistema encontrou o antítipo. “Portanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus enviando o Seu filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne.” Rom 8:3. A lei é santa, justa e boa, mas ela não salva. Só Jesus pode salvar a humanidade. Cuidado para nos dias de hoje você não desejar ser salvo pela lei. A lei nos põe restrições, ela nos mostra o pecado e aponta a solução para o pecado que é Cristo.
É necessário entendermos que a obediência à Lei de Deus é uma consequência da salvação efetuada por Cristo na vida do crente, é um fruto da graça. Obviamente que isso não significa impecabilidade, pois carregamos em nosso corpo a natureza pecaminosa, o pecado. A experiência da salvação nos conduz ao constante crescimento na graça. A obediência é fruto dessa graça, fruto da fé, não meritória para se obter a salvação, mas como resultado da salvação já realizada no coração do crente. Disso não temos duvidas!
Jesus prestou perfeita obediência a todos os requerimentos de Sua lei, e agora o pecador que depõe sua fé unicamente nos méritos salvíficos de Cristo, pode receber pela fé a Sua perfeita justiça que lhe é imputada ou creditada em seu favor. O fato de sermos justificados pela fé não nos libera para vivermos uma vida de transgressão aos mandamentos da santa lei de Deus. Portanto, longe de abolir a lei, Paulo estava destacando uma das funções da lei: mostrar a nossa necessidade de um Salvador e fazer parte da vida daquele que aceita a Jesus, como resultado do processo de santificação. Amém?
Embora a lei não nos possa salvar, o que seria de nós, se vivêssemos em plena desobediência? Alguns judeus pensavam que a lei podia dar vida espiritual como vemos no verso para hoje. Esses religiosos interpretaram mal algumas promessas de Deus, onde a lei apenas nos mostra o caminho para alcançarmos a fé e a promessa. A lei apenas regula a vida do crente, mas quem dá vida é Deus, e a atuação do Espírito Santo na nossa vida.
A lei expõe e revela nossa incapacidade de atender às exigências divinas, pois ela nos confronta com o padrão de Deus. Ela nos mostra a verdadeira maneira de adorá-lo, estabelece as diretrizes segundo as quais devemos viver e regulamenta nossas relações com nosso próximo. Além disso, a lei é o fundamento que um dia norteará a sentença que receberemos quando nossa vida for julgada por Deus. Pela lei, reconhecemos quem é Deus e como nós devemos ser e nos portar. Mas, existe uma coisa que a lei não pode: ela não consegue nos salvar. Ela nos expõe diante de Deus e mostra que somos pecadores culpados. Essa é sua função. As pessoas que viveram antes de Cristo, estavam debaixo dos rudimentos da lei, Pois se Cristo não tivesse vindo, todos estariam perdidos para sempre. Já não estamos sob a lei neste sentido. Amém?
TERÇA-FEIRA (28 de novembro) A CARNE OU O ESPÍRITO? Quem vencerá a luta? As inclinações da carne significa seguir os hábitos que formamos, que se originam do mundo, e que não estão em harmonia com o reino de Deus. Ver filmes de origem satânica como o Harry Potter e outros filmes espiritualistas, de terror, etc...Ver novelas, que a maioria delas estão contaminadas com dramas desonestos, beber bebidas com alcool, cometer impurezas sexuais, praticar a glutonaria, tudo isso é evidência de que a pessoa ainda vive na esfera da carne.
Dizer que vai só dar uma pequena olhada e que isso não vai contaminar, é como dizer que vai conseguir separar os 5% de veneno colocado nos alimentos ou nas bebidas. Este é o texto para hoje: “O pendor da carne é inimizade contra Deus.” “Porque, os que são segundo a carne, inclinam-se para as coisas da carne, mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte, mas a inclinação do espírito é vida e paz.” Rom 8:5 e 6. O melhor negócio é viver no nível espiritual.
Podemos saber se estamos andando no Espírito se a nossa vida mostra o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.” Gálatas 5:22-23 . Estar cheio, andar no Espírito é o mesmo que permitir que a Palavra de Cristo, a Bíblia, habite em nós ricamente. Ver Colossenses 3:16.

O resultado de andar no Espírito é sentir e expressar gratidão, cânticos de louvor e gozo. Ver Efésios 5:18-20; Colossenses 3:16. Quando os cristãos escolhem não andar no Espírito, assim pecando e O entristecendo, Deus já providenciou uma forma de restauração através da confissão do pecado. Ver Efésios 4:30 e I João 1:9. “Andar no Espírito significa seguir a liderança do Espírito. É essencialmente andar com o Espírito, permitindo-lhe que guie nossos caminhos e conforme a Sua mente.
Quem vive na esfera da carne não é reconhecido por Deus e não pode chamá-lo de um amigo íntimo pois certamente tal pessoa não busca à Deus. Vivendo dessa maneira não tem como agradar à Deus: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” Romanos 8:9
Mas, aqueles que seguem Cristo é diferente, não vivem pela carne e sim pelo Espírito de Deus, ”E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” Romanos 8:11 Quem vive nEle é forte, quem anda com Deus tem autoridade, tem uma verdadeira vida. O filho de Deus tem problemas? Sim, mas Deus dá esperança e perseverança para continuar e lutar. Amém?
Praticamos as obras da carne ou do Espírito?
QUARTA-FEIRA (29 de novembro) CRISTO EM VÓS - O que acontece com aqueles que se entregam totalmente a Cristo? Ou estamos em Jesus, ou estamos com o diabo. Não há lugar para a neutralidade. O Espírito Santo é divino, e Ele tem a função de atender toda a humanidade. Ele pode estar atuando na vida de muitas pessoas ao mesmo tempo; a isto chamamos de Omnipresença. O Espírito Santo é Deus. Imagine! O mundo já passa, potencialmente, de 7 bilhões de habitantes. Imagine se o Espírito atuasse na vida das pessoas, uma de cada vez. Ele não jamais terminaria a obra, e mostraria que ele não é Deus.
Veja o texto para hoje e como Paulo faz uma íntima relação entre o Espírito Santo, Deus e Jesus: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus." Romanos 8:9-14. Em Ezequiel 37:14 lemos: “E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o Senhor, disse isto, e o fiz, diz o Senhor.” Em Efésios 5:18 encontramos: “ Não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.” Como alguém fica cheio do Espírito? Tanto Satanás como Cristo desejam controlar nossa vida. A quem vamos atender?
"Cristo vive em nós quando O buscamos com profunda humildade e, sentimos o desejo da transformação de caráter: “Quem não reconhece a própria pecaminosidade não consegue desenvolver um amor mais profundo por Jesus. A pessoa que é transformada pela graça de Cristo passará a admirar Seu caráter divino; mas o fato de não enxergar a própria deformidade moral é uma inequívoca evidência de que não tivemos uma visão da beleza e da excelência de Cristo. Quanto menos enxergarmos as próprias qualidades, tanto mais veremos a infinita pureza e a bondade do nosso Salvador. A percepção de nossa pecaminosidade nos conduz Àquele que pode, de fato, perdoar. E quando uma pessoa, ao perceber o seu desamparo, busca a Cristo, Ele revela-Se de maneira poderosa. Quanto mais percebermos nossa necessidade de chegar-nos a Ele e à Sua palavra, mais elevada será a visão que teremos de Seu caráter, e mais plenamente refletiremos Sua imagem.” Caminho a Cristo, 41. Amém?
QUINTA-FEIRA (30 de novembro) O ESPÍRITO DE ADOÇÃOEste é o texto de hoje: “Porque não recebemos o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos pelo qual clamamos. Aba, Pai. E o mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Rom 8:15 e 16.
O filho quando é legitimamente adotado passa a ter direito à herança. Assim é com o filho de Deus. O escravo serve de forma forçada. O livre serve voluntariamente. “O espírito de escravidão é gerado pela tentativa de viver de acordo com a religião legal, através do esforço para cumprir os requisitos da lei pela nossa própria força...Só há esperança para nós...no concerto da graça pela fé em Cristo.” SDABC vol 6. P.1077. Ao conhecermos e vivermos na esfera do Espírito Santo, somos livres. Com Deus somos livres, pois Deus não nos força a vontade.
A lição de hoje promove os filhos de Deus de escravos à filhos, com todos os privilégios inerentes. O escravo não tem direito à herança; o filho tem. E essa mudança de status é concedida gratuitamente por Deus, basta aceitarmos. O que somos como cristãos, como filhos e herdeiros de Deus, não é por nossos próprios méritos, nem através de nosso próprio esforço, mas "por Deus", através de Sua iniciativa de graça, que primeiro enviou o Seu Filho para morrer por nós e, então, enviou o Seu Espírito para viver em nós.
Assim, a presença do Espírito Santo que habita em nós, dando testemunho de nossa filiação e inspirando nossas orações, é privilégio precioso de todos os filhos de Deus. E, porque nós somos filhos, Deus enviou o Espírito Santo aos nossos corações. Não há necessidade de outra qualificação. Não é preciso recitar alguma fórmula, buscar alguma experiência ou preencher alguma condição extra. Paulo nos diz claramente que se nós somos filhos de Deus, e porque somos filhos de Deus, Ele enviou o Seu Espírito aos nossos corações. E o caminho que Ele nos garante para a nossa filiação não é através de algum dom ou sinal espetacular, mas pelo calmo testemunho interior do Espírito quando oramos. Bendito seja o Deus Espírito Santo!
Somente através da fé é que podemos receber a herança espiritual, ver Hebreus 11:7 . A partir do momento que cremos em Jesus recebemos a herança de suas promessas, ver Gálatas 3.29. A recompensa que recebemos de Deus é a herança. Ver Gálatas 3.24.Quando cremos em Jesus nos tornamos filhos de Deus, ver João 1:12 e por isso passamos a ser co-herdeiros com Cristo, ver Gálatas 4.7, que conquistou por nós esta herança eterna, ver Hebreus 1:2. Quem rejeita Jesus não pode receber Sua herança, ver Efésios 5:5. O pecado é o maior empecilho para ser herdeiro, ver I Coríntios 6:9,10. Precisamos nos santificar, preparando-nos para a herança, ver Atos 20.32.
Qual é a nossa maior herança? “Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.” Tito 3:7. A maior riqueza que recebemos é a salvação que nos garante a vida eterna. Ver Tiago 2:5 Todos que ouvem e aceitam o evangelho recebem esta herança. Deixamos muitas coisas neste mundo porque acreditamos numa “herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus.” I Pedro 1:4 . Jesus conquistou a eternidade por nós. Ver Hebreus 9.15. Amém?
No lar dos remidos, não haverá lágrimas, nenhum cortejo fúnebre, nenhuma exteriorização de luto. “E morador nenhum dirá: Enfermo estou; porque o povo que habitar nela será absolvido da sua iniqüidade" Isaías 33:24. Uma rica maré de felicidade fluirá e aprofundar-se-á ao avançar a eternidade. ...Consideremos com todo o empenho o bendito porvir. Atravesse a nossa fé toda nuvem de escuridão, e contemplemos Aquele que morreu pelos pecados do mundo. Ele abriu os portais do Paraíso para todos quantos O recebem e nEle crêem. A esses dá Ele o poder de se tornarem filhos e filhas de Deus. Que as aflições que nos angustiam de maneira tão cruel, se transformem em lições instrutivas, ensinando-nos a prosseguir para o alvo pelo prêmio da soberana vocação em Cristo. Sejamos animados pelo pensamento de que o Senhor logo virá. Alegre-nos o coração essa esperança. ...Estamos em caminho para casa. Aquele que nos amou de tal maneira que morreu por nós, construiu para nós uma cidade. A Nova Jerusalém é o nosso lugar de repouso. Não haverá tristeza na cidade de Deus. Nenhum véu de infortúnio, nenhuma lamentação de esperanças frustradas e afeições sepultadas serão jamais ouvidas.” Meditações Matinais de Ellen White – Maranata, O Senhor Logo Vem, 358
SEXTA-FEIRA (1º de dezembro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 9 (4º trimestre 2017) NENHUMA CONDENAÇÃO - Condenação é uma coisa triste. Ela nos faz lembrar de uma sala de julgamento onde se relatam acusações e se faz a defesa. Há uma forca mais adiante. Foi erguida para um homem condenado. Vêem o homem sendo levado, quase carregado até a plataforma? Ele fica sobre um pequeno alçapão. O ministro ora; o carrasco aperta o nó do laço ao redor do pescoço e ajeita o capuz preto; o delegado solta o alçapão; o coitado cai pela porta aberta, pendurado pelo pescoço e morre em poucos minutos. Porque se fez coisa tão horrível? O homem foi condenado pela lei humana. Estava pagando a pena pelo seu crime.
Em alguns lugares os prisioneiros são obrigados a fazer trabalhos forçados. Eles não falam com ninguém, por causa da vergonha que sentem. São homens marcados. Não recebem salário nenhum. Trabalham sob a mira de um revólver e são vigiados como bichos de presa. Porque são tratados tão cruelmente? Foram condenados pela lei humana e agora servem a sentença pelo crime cometido.

Embora sabemos que salvação é conseguida pela fé e graça, e a  maior parte dos cristãos sustenta que Jesus veio ao mundo para salvar-nos, e estão certos na afirmativa, mas temos algo a dizer neste processo, pois devemos aceitar a salvação e a humanidade ainda parece distante de ser salva porque rejeita a salvação que é de graça. A ideia de que Jesus nos salva é muito cómoda, pois dá-nos a impressão de que não precisamos fazer nada para sermos salvos. Basta, de acordo com a corrente cristã de pensamento, submeter-se a determinados dogmas, sacramentos, devolver o dízimo, ou “aceitar Jesus” e está tudo resolvido: estamos salvos! Mas, não é assim. Cada um de nós é responsável pela sua própria salvação. O que Jesus fez foi nos ensinar o Caminho que conduz à salvação. Mas compete a cada um de nós trilhar esse Caminho, com o seu próprio esforço. Temos uma parte a fazer!
Quando recebemos Jesus em nossa vida a Sua justiça atua em nós e transforma-nos. Uma vida é tomada pelas trevas enquanto está dominada pelo pecado. Infelizmente há muitas pessoas, crentes e descrentes, que preferem continuar nas trevas porque não querem abandonar os seus pecados. Muitos preferem os vícios do tabaco, álcool e outras drogas, do sexo não autorizado por Deus, e muitos outros. Jesus deixa isso claro em João 3:19-21: “Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus”.
Quem vive em pecado vive no reino das trevas. Tal reino consiste numa religião de tristeza, vícios, sofrimentos, doença e morte. A Bíblia chama a este estado: “região da sombra da morte”. O apóstolo Paulo ensinou em Colossenses 1:13, que Jesus nos resgatou do império das trevas. O verdadeiro jovem cristão já não vive nas trevas! Em Mateus 4:16 lemos que Jesus é a Luz que veio livrar-te destas trevas terríveis! Lê na  tua bíblia o texto de João 8:10 -11. Se ainda vives nas trevas de alguns pecados, Jesus dirige-te as mesmas palavras que disse à mulher pecadora: “ ... onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.”.
Jesus tem Luz própria e incomoda o reino das trevas. Tu tens a luz que vem de Jesus e deves preparar-te, pois o Espírito Santo, agindo em ti e através de ti, irá abençoar todas as pessoas à tua volta. Isso envolve algum sacrifício da tua parte e talvez recebas alguma oposição, quem sabe até da tua família. No entanto, se decidires servir Cristo, custe o que custar, ouvirás do Senhor Deus as lindas palavras: “Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda…então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia” Isaías 58:8 e 10. Amém?

Luís Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário