terça-feira, 3 de abril de 2018

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 (2º trimestre 2018) SALVAÇÃO E O TEMPO DO FIM


COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 (2º trimestre 2018) SALVAÇÃO E O TEMPO DO FIM

VERSO ÁUREO: "Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.” I João 4:10.

INTRODUÇÃO (sábado 21 de abril) - A salvação que Deus oferece é para todas as pessoas e em todos os tempos. Deus providenciou a salvação em todos os tempos. No Antigo Testamento era através de sacrifícios de animais e outras ofertas cerimoniais que apontavam para Cristo, e a partir do Novo Testamento é através de Cristo. Assim como no passado surgiram os pagãos querendo vender a salvação através de obras meritórias, hoje aparecem religiões e pessoas filiadas a várias confissões religiosas tentando a salvação pelas obras, e, pior; dizendo que o homem tem algum mérito em sua própria salvação. O ser humano não tem mérito algum em sua salvação. Tudo vem de Deus: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” Efésios 2:8

O carcereiro de Filipos é um bom exemplo disso.  Desesperado, no momento do terremoto, ele perguntou aos servos de Deus: “Senhores, que devo fazer para que seja salvo?” Atos 16:30. Note que ele expressou a mentalidade pagã, isto é, quis fazer alguma coisa para merecer o favor de Deus, pois no paganismo é assim: o pecador oferece o sacrifício para acalmar o seu deus; o pecador realiza uma obra para merecer o agrado do seu deus. Paulo e Silas responderam: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo” Atos 16:31

Qual é a nossa parte no processo da salvação? A nossa parte é operar a nossa salvação: “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor.” Filipenses 2:12. O que significa operar a salvação? É fazer a nossa parte neste processo. A nossa parte é aceitar o sacrifício de Cristo, oferecido por nós, arrepender dos nossos pecados, confessá-los e viver em santidade com Deus. Isso requer um esforço de nossa parte. Este esforço não é no sentido horizontal, e sim no sentido vertical. O sentido vertical significa mantermos íntima e constante comunhão com Deus. Eu não tenho santidade inerente em mim e nem realizo atos de bondade fora de Deus. “Deus é que opera em mim o querer e o realizar.”

Todos recebem o mesmo convite e advertência: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30

“Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram.” Hebreus 2:3

A Salvação traz consigo certeza e obediência: essas três expressões são interdependentes. A salvação só pode ser desfrutada quando temos certeza, e é isso que leva à obediência expontânea. Salvação sem certeza é angústia. Salvação sem obediência é presunção. Obediência sem certeza e sem salvação é legalismo. Deus quer que Seus filhos tenham a certeza da salvação e desfrutem prazer na obediência. Um cristão assim não cai em apostasia. Deus nos dá a certeza da Salvação. Romanos 8:1 diz: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”.

Veja que textos maravilhosos: “Se nos entregarmos a Ele e O aceitarmos como nosso Salvador, seremos feitos justos nEle, por mais pecaminosa que tenha sido nossa vida. O caráter de Cristo substituirá o nosso caráter e seremos aceitos diante de Deus como se nunca houvéssemos pecado.” Caminho a Cristo, 62.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós. Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo.” I Pedro 1:3-5

É o Espírito Santo que impressiona o coração, “convencendo do pecado”, o pecador está irremediavelmente perdido sem Cristo, “da justiça”, ele não tem caráter para apresentar-se diante de Deus e “do juízo”, um dia todos compareceremos diante do Seu trono para julgamento. O juízo já caiu sobre o Senhor Jesus. Portanto, Ele é a nossa única solução para não entrarmos em juízo condenatório.

Ellen White menciona: “Quando o pecador, arrependido diante de Deus, discerne a expiação de Cristo por ele, e aceita esse sacrifício como sua única esperança nesta vida e na vindoura, seus pecados são perdoados. Isto é justificação pela fé. … O perdão e a justificação são uma e a mesma coisa.” Comentário Bíblico Adventista, vol 06, 1070.

DOMINGO (22 de abril) O AMOR DO PAI - O amor de Deus pela humanidade será matéria nas escolas do céu, e o conhecimento absorvido nesta matéria não terá fim. Este amor inigualável é um assombro mesmo para os anjos que estão a Sua volta. Os seres do universo contemplam com espanto e admiração a dimensão e amplitude do profundo amor do onipotente. Quão bom seria se fosse possível contemplar com mais clareza este nobre princípio que faz parte da essência da Divindade!

Encontramos no Velho Testamento que a salvação é pela fé e graça. Veja estes textos: “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Gên. 12:1-3.

“Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.” Lev. 17:11.

Embora a lei fosse confirmada, a salvação continuava a ser ensinada e entendida por Paulo como sendo, somente pela fé e graça. E ainda bem que assim é. Em Romanos 4:1-8 é confirmado que a salvação, no Antigo Testamento, assim como no Novo, era pela fé. “Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai, segundo a carne? Porque se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.” Rom 4:1 e 2

Era como se Paulo estivesse a dizer: “Se alguns estão dizendo que a salvação é pelas obras, isso não vem de Deus Pai, pois Ele não pensa assim.” Em Romanos 4:3 diz: “...Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.” Nos versos 6 e 7 Paulo cita David e citou o Salmo 32:1 onde diz: “Bem-aventurados aquelas cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o senhor não imputa o pecado.” A Salvação é pela fé, mas é necessário guardar a lei como forma de gratidão e obediência a Deus.

É interessante observar que em Hebreus 11 encontramos a justificação pela fé relatada no Velho Testamento: “Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.” Heb. 11:4 e 5 e a lista continua…

Paulo, e outros escritores bíblicos, inúmeras vezes se reportaram ao Antigo Testamento para referir-se à salvação pela fé, especialmente quando fez uso das experiências de Abraão dizendo que fora “justificado pela fé” e não por obras. Ver Rom 4:1-6, 8-11, 22-24.

Em Gálatas, ele retoma o assunto teológico da salvação e novamente faz a afirmação que “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça” Gál 3:6. A própria natureza da aliança que fez com Abraão evidencia que foi feita pela fé somente e não na base da troca, por obras humanas. Ver Gên. 12:1-3.

O amor do pai está revelado em toda a Bíblia, portanto; Jesus veio revelar o amor do Pai. Veja o que respondeu à pergunta de Filipe:  Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” João 14:9. Amém?

“Este mesmo concerto foi renovado a Abraão, na promessa: "Em tua semente serão benditas todas as nações da Terra." Gên. 22:18. Esta promessa apontava para Cristo. Assim Abraão a compreendeu (Gál. 3:8 e 16), e confiou em Cristo para o perdão dos pecados. Foi esta fé que lhe foi atribuída como justiça. O concerto com Abraão mantinha também a autoridade da lei de Deus. O Senhor apareceu a Abraão e disse: "Eu sou o Deus todo-poderoso, anda em Minha presença e sê perfeito." Gên. 17:1. O testemunho de Deus concernente a Seu fiel servo foi: "Abraão obedeceu à Minha voz, e guardou o Meu mandado, os Meus preceitos, os Meus estatutos, e as Minhas leis." Gên. 26:5. E o Senhor lhe declarou: "Estabelecerei o Meu concerto entre Mim e ti e a tua semente depois de ti em suas gerações, por concerto perpétuo, para te ser a ti por Deus, e à tua semente depois de ti." Gên. 17:7... O concerto abraâmico foi ratificado pelo sangue de Cristo, e é chamado o "segundo", ou o "novo" concerto, porque o sangue pelo qual foi selado foi vertido depois do sangue do primeiro concerto. Que o novo concerto era válido nos dias de Abraão, evidencia-se do fato de que foi então confirmado tanto pela promessa como pelo juramento de Deus, "duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta". Heb. 6:18.” Patriarcas e Profetas, 370, 371.

SEGUNDA-FEIRA (23 de abril) O AMOR DE CRISTO – Como explicar o que Deus fez por nós? “…Não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso… Foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.” Isaías 53:1-10

Jesus foi o Deus que revelou-Se ao leproso que ninguém podia tocar, foi a cura para a mulher com o fluxo de sangue, foi a resposta que o jovem rico procurava, foi o que abraçou o marginalizado, que salvou o ladrão na cruz, que deu a outra face, foi o que não buscava a violência, mas só soube oferecer o amor… O Mestre aproximou-Se daqueles que o mundo excluía, para Ele não era mais um, e sim alguém em singular. Jesus tratou cada um como pedras preciosas. Tudo que a humanidade procura está em Jesus.

Max Lucado escreveu algo interessante sobre o amor de Cristo: “Deus não vai abrir mão de você. A grande novidade da Bíblia não é que você ama a Deus, mas é que Ele o ama! Ele fez uma tatuagem com seu nome na palma da mão da Sua mão. Os pensamentos dele sobre você são mais numerosos que os grãos de areia na praia. Você nunca sai da Sua mente, dos Seus olhos e nem foge dos Seus pensamentos. Você não precisa ganhar o Seu amor. Você já o tem. Ele vê o pior de você e ainda o ama. Seus pecados de amanhã e falhas do futuro não O surpreenderão; Ele os vê agora. Todos os dias e obras da sua vida já passaram diante dos dos Seus olhos e já foram calculados na Sua decisão de o amar. Ele o conhece melhor do que você mesmo, e já chegou a um veredito: Ele ainda o ama! Nenhuma descoberta O desiludirá. Nenhuma rebelião O fará desistir. Ele O ama com um amor eterno. O amor de Deus; fiel, que nunca acaba.”

Este texto da Bíblia é lindo:” Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Com amor eterno te amei; e com amável benignidade te trouxe para perto de mim…” Jer 31:3.

Precisamos tanto do amor de Cristo!: “O amor de Cristo é de natureza a difundir-se e penetrar. Caso em nós habite, fluirá para outros. Havemos de aproximar-nos deles tanto que seu coração seja aquecido por nosso abnegado interesse e amor. Os crentes sinceros difundem uma energia vital, penetrante, que comunica nova força moral às almas por quem trabalham. Não é o poder do próprio homem, mas o do Espírito Santo, que opera a obra transformadora…Quando o amor enche o coração, fluirá para os outros, não por causa de favores recebidos deles, mas por que é o amor o princípio da ação. O amor modifica o caráter, rege os impulsos, subjuga a inimizade e enobrece as afeições. Este amor é vasto como o Universo, e está em harmonia com o dos anjos ministradores. Nutrido no coração, adoça a vida inteira e derrama seus benefícios sobre todos ao redor. É isto, e isto unicamente, que nos pode tornar o sal da Terra.” O maior Discurso de Cristo, 37 e 38.

Veja também nos seguintes textos o grande amor de Jesus: João 1:1-3 e Filipenses 2:5-8

TERÇA-FEIRA (24 de abril) O AMOR DO ESPÍRITOMas, Espírito tem a capacidade de amar? Sim, o Espírito Santo é uma pessoa divina que nos ama, assim como Deus e Jesus.

O Espírito Santo tem uma mente:  “E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que Ele intercede pelos santos”. Romanos 8:27.

Tem pensamentos e ações inteligentes: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26

Tem emoções e sentimentos: “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”. Efésios 4:30.

Mantém conversação e tem boca: “Quando, porém, vier o Consolador, que Eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dEle procede, esse dará testemunho de Mim; e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio”. João 15:26, 27.

“Então disse o Espírito à Filipe: Aproxima-te desse carro, e acompanha-o”. Atos 8:29 e muito mais podemos citar: Tem conhecimento: “Porque, na mesma hora, vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar”. Lucas 12:12. Fica triste: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30.

Quanto a Sua divindade, não temos dúvidas. Só Deus pode Criar a Sua Palavra, e a Bíblia foi inspirada por Ele. Só pecamos conta Deus, e o pecado conta o Esprito Santo não tem perdão: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” II Pedro 1:21

“Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.” Mateus 12:31,32

Mas, o mais importante no tema de hoje é mostrar o grande amor e interesse do Espírito Santo em nós. Ele permanece em nós: “E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê, nem O conhece; vós O conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós”. João 14:16, 17.

Ele intercede por nós junto ao Pai: “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." Rom. 8:26.

Veja o grande amor do Espírito por nós através destes outros versos da Bíblia: “Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.” Lucas 12:12.

“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” João 16:8-13.

“E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.” Atos 13:2.

Aceitamos a correção do Espírito? Usufruímos a comunhão do Espírito na quietude da vida? Já fomos transformados por Ele? Somos fiéis em utilizar os dons espirituais doados por Ele?

Assim, os Espírito Santos, juntamente com o Pai e o Filho, estão a trabalhar em nosso favor: “A Divindade moveu-Se de compaixão pela raça, e o Pai, o Filho e o Espírito Santo entregaram-Se a realização do plano da redenção.” Conselho sobre Saúde, 222

QUARTA-FEIRA (25 de abril) CERTEZA DA SALVAÇÃOPodemos ter certeza da salvação? Sim, devemos ter a certeza da salvação. Deus diz-nos:  Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. I João 1:9

No Novo Testamento, a salvação é sinônimo do perdão dos pecados, e o texto acima assegura-nos que os nossos pecados são perdoados quando nos aproximamos de Cristo em contrição. Todo cristão deveria ter certeza do perdão e consequentemente da salvação, os quais são ofertas da graça. A primeira epístola de João foi escrita para que os cristãos conheçam a posição deles diante de Deus. De fato, se o Evangelho de João representa a declaração da salvação, sua primeira carta é a afirmação da certeza dela. Nessa carta, os verbos “saber” e “conhecer” e seus equivalentes aparecem mais de 40 vezes. Por exemplo: “Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes vida eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus” 5:13. “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos” (3:14). “Esta é a confiança que temos para com Ele .... Sabemos que nos ouve.” 5:14, 15. “E nisto sabemos que O conhecemos: se guardamos os Seus mandamentos.” I João 2:3. “Sabemos que somos de Deus.” 5:19.

Muitos crentes ficam temerosos de falar em certeza da salvação porque julgam que isso, de alguma forma, representaria um perigo para a humildade e um estímulo ao pecado. Seria a certeza do perdão divino razão para tratarmos o pecado com leviandade, como alguns poderiam pensar? Apenas se não entendermos o custo do perdão! Ao falar a respeito da pecadora que fora perdoada e Lhe lavava os pés com perfume e lágrimas de contrição, Jesus afirmou que o grande amor que ela mostrou provava que os seus muitos pecados já haviam sido perdoados. Ver Luc 7:47. A consciência do perdão torna-nos dedicados. Leva-nos a amá-Lo mais e a viver em serviço dedicado. O amor torna-se um poderoso incentivo à vida consagrada e, ao mesmo tempo, é o único e autêntico obstáculo ao pecado. Amém?

Há muitos crentes que não têm plena certeza da salvação. Em outras palavras; essas pessoas não têm certeza de que seus pecados foram perdoados, e certamente não podem dizer, com convicção, que estão salvas em Cristo. Quando fazemos a pergunta: Você tem certeza da sua salvação? Alguns respondem: "Acho que sim", "espero que sim". Essas pessoas mostram que não conhecem a Bíblia e não aceitam o perdão de Deus. Então o problema não está com Deus, que salva, redime e comunica a certeza da salvação, mas sim com a falta de fé do crente ou do seu desejo em continuar na prática de pecados convenientes.

Por outro lado, existem crentes arrogantes que estão enganados em relação a este assunto. O Novo Testamento traz exemplos de pessoas que pensavam que estavam salvas, mas, na verdade, estavam enganando a si mesmas. A parábola do fariseu e do publicano mostra isso. Ver Lucas 18: 9-14. No caso, o fariseu confiava em si mesmo e não hesitou em aproximar-se de Deus, com plena certeza, mas faltou-lhe o coração quebrantado do publicano arrependido.

Por que podemos ter a certeza da salvação? Primeiro é porque as promessas da Palavra de Deus declaram a nossa salvação. Em João 3:36 lemos: “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna”. Jesus não disse: quem crê em mim talvez tenha a vida eterna. Depois, a perfeição da obra de Cristo assegura a nossa salvação. Quando Cristo morreu na cruz, pagou a penalidade de todo o nosso pecado. “Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”. Romanos 5:10. E também porque o testemunho do Espírito Santo confirma a nossa salvação: Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” Efésios 1:13,14.

Essa certeza é operada pelo Espírito Santo. Gosto muito de saber que o Espírito Santo torna possível a crença da certeza da Salvação. Encontramos nos seguintes textos esta evidência: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” Romanos 8:15-17 e “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.” I João 5:12,13. Veja estes outros textos: Salmo 91:15 e 16 e Romanos 10:9-13

QUINTA-FEIRA (26 de abril) O EVANGELHO ETERNOO que é o evangelho eterno? Evangelho Eterno são as boas novas de salvação que Cristo oferece às pessoas em todas as épocas, através das doutrinas imutáveis da Bíblia, que deve ser anunciado ao mundo todo em sua totalidade. Eis o texto: “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Apocalipse 14:6,7
  
A Verdade Eterna anuncia os seguintes temas: 

Existe Um Santuário no Céu. O santuário terrestre é uma cópia do santuário celestial. Moisés não inventou um santuário, mas construiu conforme as orientações de Deus. Consequentemente, o santuário do céu é o original e serviu de modelo para o santuário dos israelitas. O santuário do céu é chamado de “o verdadeiro tabernáculo”. Neste estudo devemos ter uma ideia, pelo menos geral, do santuário da terra. O santuário tem três compartimentos gerais; Pátio, Lugar Santo e Lugar Santíssimo.

O Juízo no Céu já Começou. O juízo de Deus está intimamente relacionado com a 2º volta de Jesus. E quer as pessoas desejam ou não; quer elas estejam preparadas ou não, Jesus irá voltar para colocar fim a este mundo de pecados, e restaurar o planeta ao seu estado original, o de santidade. O primeiro anjo proclama o juízo de Deus, ver Apoc 14:7, o qual começou sua primeira fase em 22 de outubro de 1844. Nessa data, terminou o grande período profético dos 2300 anos de Daniel 8:14, e começou a purificação do santuário celestial, a qual corresponde ao mesmo julgamento visto pelo profeta Daniel em Daniel 7:9-10. Nessa nova fase de Seu ministério, Cristo, além de interceder pela humanidade como já vinha fazendo, também atua no juízo em defesa de Seu povo, que está sendo julgado conforme os registros celestiais. Ver Daniel 7:10. Conhecemos essa fase como “juízo pré-advento” ou “juízo investigativo”, pois ocorre no período que antecede a segunda vinda de Cristo. Neste juízo, os filhos de Deus que vão estar salvos são julgados através dos seus atos e da Lei dos Dez Mandamentos.

O Mandamento do Sábado. Esta verdade está intimamente ligada ao primeiro anjo. Diante da iminência do julgamento, o anjo conclama a humanidade à temer a Deus, glorificá-Lo e adorá-Lo. Veja o texto: “Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Apocalipse 14:7.

O sábado, relembra a criação, ver Gênesis 2:3; Êxodo 20:11 e Hebreus 4:4. O dia de sábado está relacionado com a adoração ao Deus criador. O mandamento do sábado assume também a função de selo da Lei de Deus. Unicamente o quarto mandamento, entre todos os dez, apresenta Deus como o Autor da vida e Legislador. É o único mandamento que revela que Deus é o Criador dos céus e da terra, assim como declara o Seu direito supremo à reverência e culto. Fora deste preceito, nada há nos outros 9 mandamentos que mostre por autoridade de quem foi dada a lei.

Em geral, o selo contém três elementos básicos: o nome do proprietário do selo, seu título e o território de seus domínios. O sábado fala que Deus é o Criador de toda a terra e merece adoração no dia de sábado em todo o mundo! Por isso o sábado é o selo de Deus.

Os 10 mandamentos da Lei de Deus estão em Êxodo 20: 1-17 e são repetidos em Deuteronômio 5:1-21. E podemos ver os mandamentos no Novo Testamento em vários versos, embora não de forma organizada como no V. T. Embora ninguém seja salvo por guardar a lei, no entanto, a lei exerce uma parte especial no processo da salvação. Pois, a fé sem as obras é morta. Alguém que esteja salvo, obedece aos mandamentos com muita alegria, e sem reclamar. Exemplo: Quem é salvo, pelo sangue de Jesus e pela graça, não vai viver adulterando ou roubando, pois já está transformado e vai guardar os outros mandamentos de Deus e obedecer Deus em todos os outros pontos.

O Ser Humano é Mortal até a Ressurreição. Deus disse que o homem morreria, caso desobedecesse, e o diabo disse que não morreria. Ver Gênesis 2:16 e 17  e 3:1.5. Esta verdade está relacionada com a mensagem do primeiro anjo que fala do julgamento dos mortos salvos.

SEXTA-FEIRA (27 de abril) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 4 (2º trimestre 2018) SALVAÇÃO E O TEMPO DO FIM – Deus deseja salvar toda a raça humana, pois Seu amor é infinito e capaz de o fazer, mas nem todas as pessoas desejam ser salvas.

Há algumas verdades sobre a salvação: A) A salvação é para os que aceitam. Muitos proclamam que, no final das contas, todos irão ser salvos e que esse negócio de condenação é mentira. Mas, não é isso que a Bíblia ensina. A Bíblia ensina que haverá muitos que, por causa de terem rejeitado crer e se entregar a Cristo, irão perecer. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” Mac 16. 15-16. Vemos nesse texto que apenas os que creem verdadeiramente em Cristo serão salvos.
  
B) A salvação não é automática. Alguns vivem com a filosofia de que talvez amanhã se entregarão a Jesus Cristo. Porém, esse amanhã nunca chega. Acreditam que de uma forma automática Deus lhes salvará de qualquer jeito, afinal, Deus é amor. Não é isso que a Bíblia ensina! “Entrai pela porta estreita, larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela, porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” Mat 7:13-14. O salvo precisa estar no caminho estreito, que é o caminho onde andam os salvos, e isso não é algo automático.

C) A salvação não pode ser comprada ou barganhada. Pessoas acham que podem comprar a salvação sendo bonzinhos, fazendo boas obras ou mesmo dando ofertas a obras assistenciais às igrejas. A salvação é de graça. Totalmente grátis. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus." Efésios 2:8. É apenas pela fé em Jesus Cristo que a recebemos. As obras são decorrentes da salvação e não o motivo dela.

D) Não há segunda oportunidade depois da morte. Alguns, para trazer uma certa esperança às pessoas, pregam que depois da morte ainda haverá chance de sermos salvos e alcançarmos o céu. Assim, muitos ficam tranquilos deixando para mais tarde o assunto salvação. Mas a Bíblia ensina o contrário. É apenas nessa vida que temos a oportunidade de crermos em Jesus Cristo e sermos salvos. “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo…” Heb 9:27. Ou seja, a morte sela nosso destino. Esse é o juízo mencionado no texto.

Prezado amigo! Hoje é o dia da salvação pois hoje estamos bem próximos do tempo do fim:“Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto.” Hebreus 3:7,8.

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário