quarta-feira, 18 de julho de 2018

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 (3º trimestre de 2018) O MINISTÉRIO DE PEDRO


COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 (3º trimestre de 2018) O MINISTÉRIO DE PEDRO

VERSO ÁUREO: “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.” Atos 10:34,35.

INTRODUÇÃO (sábado 4 de agosto) – Pedro, depois que se converteu foi usado por Deus. A experiência de Pedro, antes e depois de sua verdadeira conversão, traz lições significativas para nós de como também podemos ser usados por Deus. Depois de inúmeros altos e baixos Pedro conseguiu centralizar seu amor de todo o entendimento, de toda a força, de todo o ser e de todo o coração, na Pessoa de Jesus e na Palavra. A resposta de amor ao amor de Deus é pessoal. Benditos para sempre os que desenvolvem seu amor em direção a Deus e às coisas eternas. Amém?
Quando Pedro recebeu o chamado: segue-me, não colocou nenhuma condição.  No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram.  Ver Mat. 4:19. Pedro, um pescador sem maiores ambições e perspetivas de um futuro para os seus dias de vida, foi transformado em uma coluna forte na Igreja Apostólica. Pedro passou pela experiência da transformação completa de seu caráter. Esta transformação tornou-se a mensagem básica dos escritos de Pedro. Assim como ele, precipitado e muitas vezes incoerente, tornou-se um poderoso pregador do amor e da graça de Deus, ele desejava ardentemente esta experiência para todos os crentes. Ele escreveu: “Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.”  I Ped. 1:23

Pedro esteve envolvido na criação da igreja Cristã. Ele realmente aparece como protagonista de liderança. Na escolha do substituto de Judas, é Pedro que conduz os trabalhos da indicação. Ver Atos 1:15. No Pentecostes também é Pedro quem toma a palavra para explicar o acontecimento. Ver Atos. 2:14. Já nos primeiros passos de organização da Igreja, Pedro não é destacado como o líder, mas entende-se que os doze formaram uma comissão diretiva, sem identificar o líder, tomando decisões e submetendo-as à assembleia de crentes. Ver Atos. 6:1-7.

No contexto da lição desta semana, depois que Paulo partiu para Tarso, Pedro passou a merecer atenção especial de Lucas na narrativa da pregação do Evangelho. Pedro foi visto atuando de forma ativa na conversão dos gentios ao Cristianismo, como foi o caso de Cornélio e outros. Quando orientado e dirigido pelo Espírito Santo, Pedro foi à casa do centurião Cornélio, este; “prostrou-se aos seus pés, adorando-o. Mas Pedro o fez levantar-se, dizendo: ‘Levante-se, eu sou homem como você”.  Atos. 10:25 e 26

Em nenhuma dessas situações o apóstolo Pedro quis aparecer. Mas decididamente toda a glória era atribuída a Deus, a Jesus e ao Espírito Santo. Quando levados perante as autoridades, Pedro, com eloquente convicção, com poder e determinação declarou: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!” Atos 5:29

“A Palavra de Deus precisa ser reconhecida como estando acima de toda a legislação humana. Um ‘Assim diz o Senhor’, não deve ser posto à margem por um ‘Assim diz a igreja’, ou um ‘Assim diz o Estado’. A coroa de Cristo tem de ser erguida acima dos diademas de potentados terrestres”. Atos dos Apóstolos 69.

“Os discípulos de Cristo tinham profundo senso da própria ineficiência, e com humilhação e oração uniam sua fraqueza a Sua força, sua ignorância a Sua sabedoria, sua indignidade a Sua justiça e sua pobreza a Sua inesgotável riqueza. Assim fortalecidos e equipados, não hesitaram em avançar a serviço do Mestre”. Atos dos Apóstolos, 57.

DOMINGO (5 de agosto) EM LIDA E JOPE – A lição de hoje relata a história de dois milagres realizados por Pedro. Este é o milagre de Enéias: “E aconteceu que, passando Pedro por toda a parte, veio também aos santos que habitavam em Lida. E achou ali certo homem, chamado Enéias, jazendo numa cama havia oito anos, o qual era paralítico. E disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou. E viram-no todos os que habitavam em Lida e Sarona, os quais se converteram ao Senhor.” Atos 9:32-35

Pedro curou um homem de nome Enéias, na pequena cidade de nome Lida, em Israel. Pedro, ao chegar à cidade de Lida, deparou-se com um homem paralítico, de nome Enéias. Enéias estava tão doente que estava deitado numa cama sem poder levantar havia oito anos. Como sempre dizia aos doentes, disse Pedro energicamente a Eneias: - “Eneias, Jesus Cristo te dá saúde. Levanta-te e faze a tua cama”. Imediatamente Enéias levantou-se, arrumou sua cama e andou normalmente. Contudo, o que fez o homem levantar-se da cama, se antes ele não levantava? A Fé! Enéias teve uma fé tão grande ao ouvir que Jesus dava saúde, que ganhou forças no corpo e se levantou. Então, a cura foi realizada de imediato, por causa da tremenda fé do doente. Isso nos leva a entender que se não tivermos fé, nenhum milagre vai acontecer em nossa vida.

Muitos dos os habitantes de Lida e também de Sarona ,cidade vizinha, viram Enéias curado. Eles sabiam que Enéias jamais teria condições de levantar sozinho. Pois já tinha sido atendido por médicos da região e eles não conseguiram curar o doente. A nossa pergunta agora é: Quem fez a cura, então? Foi o Senhor Jesus Cristo. Pedro apenas serviu de instrumento nas mãos de Deus.

Este é o milagre da ressurreição de Dorcas: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto. E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles. E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas. Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se. E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva. E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor. E ficou muitos dias em Jope, com um certo Simão curtidor.” Atos 9:36-43.

O que aprendemos a respeito de Dorcas? Dorcas era uma senhora de boas obras e fazia tudo que era bom para ajudar o próximo. Nós também devemos desenvolver ações sociais que venham ajudar as pessoas carenciadas.  Devemos ajudar o nosso próximo, mas principalmente amar o nosso próximo, pois foi isso que Jesus o nosso Senhor diz para nós fazermos.

Dorcas fazia vestidos para as viúvas como uma forma de consolo, e por isso as viúvas amavam tanto Dorcas. A Bíblia diz em Romanos 12 que devemos chorar com os que choram e alegrar com os que se alegram, devemos sim consolar o nosso próximo, pois essa é a nossa missão como crentes. As viúvas daquele tempo não recebiam pensão ou aposentadoria. Elas dependiam do bom coração das pessoas.

Havia muitas viúvas chorando, em torno co corpo de Dorcas porque ela era exemplo de amor ao próximo, por isso muitas viúvas que foram ajudadas por Dorcas ficaram em volta de seu corpo em luto. Nós também somos chamados a auxiliar as pessoas.

Em Lida, Pedro curou Enéias, que era paralítico. A cura foi imediata, visível e total e o resultado foi que muitas pessoas converteram-se ao Senhor. Em Jope, Pedro ressuscitou Tabita ou Dorcas. Esta discípula era conhecida pelas obras que tinha feito. Pedro a ressuscitou, levando outras pessoas à fé. Como tem sido com você? Tem sido usado por Deus para realizar obras sociais e conduzir pessoas ao evangelho?

SEGUNDA-FEIRA (6 de agosto) NA CASA DE CORNÉLIO – A lição de hoje mostra Pedro em contato com Cornélio, que era gentio. A visão de Pedro em Atos 10 foi eficaz, pois o lençol cheio de animais, se repetiu por três vezes, voltando a se recolher ao Céu. Ver Atos 10: 15 e 16. Os versos 17 e 18 relatam que Pedro estava desconcertado com aquela visão, e, tentando chegar a uma conclusão razoável para colocar em ordem os seus desencontrados pensamentos, quando; alguém bateu a porta.  
De que religião eram aqueles homens? Eram os servos de Cornélio, conforme instrução de Deus. Atenção agora para o verso seguinte: “...Eis que três varões te buscam.” Pedro foi avisado de que deveria descer e se apresentar aos estrangeiros, pois foi Deus quem os havia enviado. Um dia depois, chegaram ao seu destino, e maravilhados contemplaram um grupo de gentios, sedentos do evangelho, almejando a salvação; bem como trilhar os caminhos de Deus, segundo se compreende da leitura dos versos 24-27. Diante deste quadro, Pedro conteve as lágrimas, cumprimentou os gentios e se preparou para lhes anunciar as boas novas da salvação.

Sinceridade, submissão e humildade são características daqueles que verdadeiramente almejam fazer a vontade de Deus e que estão a se preparar para o céu; sob essa bandeira que deve ser a minha e a sua atitude para com a Bíblia, veja o que disse o apóstolo Pedro: “E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo.” Atos 10:28.

Do verso 29 ao 33, Cornélio, o gentio a quem Deus amava e queria que ouvisse do evangelho que vem dos judeus, relatou a visão que teve e como tomou a decisão de mandar buscar Pedro, declarando: “...Agora, pois, estamos todos diante de Deus para ouvir tudo quanto, por Deus, te é mandado.” v. 33. Diante de tão sublimes acontecimentos, vendo a operação maravilhosa do Espírito Santo naqueles corações, observando como o Senhor estava demonstrando Seu amor por pessoas de outra raça, Pedro deixou cair por terra sua tradição e preconceitos, de que os gentios não eram dignos da salvação nem do favor de Deus, e, exclamando com toda veemência, submisso diante da Onipotência divina, disse: “...Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, O teme e obra o que é justo.” Vs. 34 e 35. Como foi clara a verdade divina ensinada ao apóstolo Pedro! Deus ama todos os homens e quer salvar a todos indistintamente. Morreu por todos; judeus e gentios. A cruz atrai todas as raças e une todos os povos.

Conhecendo melhor Cornélio: “Cornélio era centurião romano. Era homem rico e de nobre nascimento, e seu cargo era de confiança e honra. Gentio de nascimento, ensino e educação, pelo contato com os judeus adquirira o conhecimento de Deus,e O adorava com coração verdadeiro, mostrando a sinceridade de sua fé pela compaixão para com os pobres. Era conhecido longe e perto pela sua beneficência, e sua vida reta o fazia de boa reputação entre judeus e gentios. Sua influência era uma bênção a todos os que com ele entravam em contato. O relato inspirado descreve-o como um homem “piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus”. Atos 10:2 Atos dos Apóstolos, 73

“Embora Cornélio cresse nas profecias e estivesse a esperar pela vinda do Messias, não tinha conhecimento do evangelho como foi revelado na vida e morte de Cristo. Não era membro da igreja judaica e teria sido considerado pelos rabinos como um gentio e imundo. Mas o mesmo santo Vigia que dissera de Abraão: “Eu o tenho conhecido” (Gênesis 18:19), conhecia também Cornélio, e lhe enviou uma mensagem direta do Céu. O anjo apareceu a Cornélio quando ele se achava em oração. Ouvindo o centurião alguém a ele dirigir-se pelo nome, ficou atemorizado; todavia compreendeu que o mensageiro viera de Deus, e disse: “Que é, Senhor?” Atos 10:4. O anjo respondeu: “As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus. Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. Ele está com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto ao mar”. Atos 10:32. Atos dos Apóstolos, 74.

O que a experiência de Cornélio e sua casa ensina-nos sobre a necessidade que temos de avançar para além das fronteiras da igreja para pregarmos o evangelho?

TERÇA-FEIRA (7 de agosto) O DOM DO ESPÍRITO - Depois que Pedro e os irmãos foram à casa de Cornélio, vemos esse gentio com o coração todo recetivo às orientações de Deus através de Pedro. Cornélio, que já tinha sido preparado previamente por Deus, recebeu a Palavra de Deus e converteu-se ao cristianismo de forma maravilhosa! Depois das palavras de Pedro, encontradas nos versos 36 a 48, vemos a convicção de Pedro de que aqueles gentios tinham sido aceitos por Deus, e assim não hesitou em pregar-lhes com poder as boas novas da salvação. E, Deus confirmou a aceitação dos gentios para o Seu reino, revelando publicamente o Seu agrado, enviando-lhes o Espírito Santo e causando um espanto geral. Como pode, gentios receberem o Espírito Santo? Era a aprovação total. O amor de Deus alcançou a todos, judeus e gentios, graças a Deus!

O episódio não terminou aqui. Quando a igreja em Jerusalém soube do que tinha acontecido na casa de Cornélio, levantou-se contra Pedro, por ele se ter misturado com gente impura, os gentios. A igreja intimou-o a se retratar. O apóstolo então, cheio do Espírito Santo, apresentou-se diante da Igreja-mãe, e relatou como Deus lhe mostrou, através de uma visão de animais, em um lençol, que todas as pessoas, de toda tribo, raça e língua, desde que O temam e guardem os Seus mandamentos, são dignas do amor, da graça e da salvação pelo sacrifício eterno de Jesus. E muito mais! Deus não somente revelou Seu amor pelos gentios como os agraciou com o derramamento do Espírito Santo. Ver o testemunho de Pedro em  Atos 11:1-17.

Não houve reação contra a argumentação de Pedro, pois Deus estava dirigindo todas as situações, e portanto a posição da igreja-mãe não poderia ser diferente. Veja a reação da igreja de Jerusalém: “E ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.” Atos 11:18. A igreja de Jerusalém foi humilde e sincera.

Veja os resultados da conversão de Cornélio: “Essa visão tanto serviu para repreender a Pedro como para instruí-lo. Revelou-lhe o propósito divino, de que pela morte de Cristo os gentios deviam tornar-se co-herdeiros dos judeus nas bênçãos da salvação. Até então nenhum dos discípulos pregara o evangelho aos gentios. Em seu pensamento, o muro de separação posto abaixo pela morte de Cristo ainda existia, e seus trabalhos limitavam-se aos judeus, pois tinham considerados os gentios excluídos das bênçãos do evangelho. O Senhor buscava então ensinar a Pedro a extensão universal do plano divino.” Atos do Apóstolos, 135 e 136.

“A conversão de Cornélio e sua casa não foi senão o início de uma preciosa colheita. Dessa família estendeu-se uma vasta obra de graça naquela cidade gentílica. Deus está hoje buscando pessoas entre os grandes bem como entre os humildes. Há muitos como Cornélio, homens a quem o Senhor deseja colocar em contato com Sua obra na Terra. Suas simpatias estão com o povo do Senhor, mas os laços que os retêm ao mundo, mantêm-nos firmemente seguros. Requer-se força moral para que tomem posição ao lado de Cristo. Devem ser feitos esforços especiais por essas pessoas em tão grande perigo, por causa de suas responsabilidades e relacionamentos. Deus chama obreiros humildes e fervorosa, que desejem levar o evangelho às mais altas classes. Há milagres a serem operados em conversões genuínas, milagres que não são agora discernidos. Os maiores homens deste mundo não estão além do poder de um Deus que realiza maravilhas. Se todos os que são Seus colaboradores se dispuserem a ser homens de oportunidade, cumprindo destemida e fielmente o dever, Deus converterá homens que ocupam posições de responsabilidade, homens de intelecto e de influência. Pelo poder do Espírito Santo, muitos aceitarão os princípios divinos. Convertidos à verdade, tornar-se-ão instrumentos na mão de Deus, para comunicar luz. Sentirão especial responsabilidade por outras pessoas desse grupo negligenciado. Consagrarão tempo e dinheiro à obra do Senhor, e uma nova eficiência e poder serão adicionados à igreja.” Atos do Apóstolos, 77

O que a vida e conversão de Cornélio nos ensina sobre qualidades cristãs que devemos desenvolver e preconceitos que devemos evitar?

QUARTA-FEIRA (8 de agosto) A IGREJA EM ANTIOQUIA – A perseguição contra os cristãos que partiu de Jerusalém, após a morte de Estêvão, fez com que muitos cristãos judeus fugissem para Antioquia, a 500 quilômetros ao norte. Sendo capital da província romana da Síria, Antioquia era inferior em importância apenas a Roma e Alexandria. Sua população, em torno de em 400 mil pessoas, era extremamente cosmopolita, o que a tornava um local ideal não só para uma igreja de gentios, mas como ponto de partida para a missão universal da igreja primitiva.

De acordo com Atos 11:19-26, o que aconteceu em Antioquia, que resultou na visita de Barnabé à cidade e sua decisão posterior de convidar Paulo para se juntar a ele ali? Que descrição é apresentada da igreja daquela comunidade? Veja o texto: “E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. E havia entre eles alguns homens chíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor. E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia. O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração; porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia. E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.” Atos 11:19-26

Veja que de início pretendiam pregar apenas aos judeus, mas, alguns de Cirene e Chipre, movidos pelo Espírito Santo, foram à Antioquia e começaram a pregar para os gregos. Muitos se converteram por meio de sua pregação. A igreja em Antioquia floresceu sob a orientação do Espírito Santo. A descrição em Atos 13:1 indica que a natureza cosmopolita da cidade logo foi refletida na diversidade étnica e cultural da própria igreja, Barnabé era de Chipre, Lúcio de Cirene, Paulo da Cilícia, Simeão presumivelmente da África; pense também em todos os gentios convertidos. O Espírito procurava levar o evangelho a outros gentios, usando Antioquia como base para mais atividades missionárias de longo alcance, além da Síria e da Judeia.

O derramamento do Espírito Santo no Pentecostes proporcionou dois grandes milagres entre os discípulos. Ver Ato 2:39-47. Primeiramente, eles viram a natureza universal do evangelho: Jesus é o Salvador não apenas “para vocês, para os seus filhos”, isto é, os judeus, mas “para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar. Atos 2:39. Em segundo lugar, os discípulos descobriram que o crescimento da igreja não depende do que o ser humano pode alcançar, mas do que o Espírito Santo pode realizar por meio do estudo da Palavra, da promoção da comunhão espiritual e de uma vida de fé e testemunho. Vimos isso em Antioquia Deus trabalhando para além daquilo que os apóstolos pretendiam.

“Os trabalhos de Barnabé em Antioquia foram ricamente abençoados, e muitos foram acrescentados ao número dos crentes ali. Desenvolvendo-se a obra, Barnabé sentiu a necessidade de auxílio adequado, a fim de assegurar as oportunidades que pela providência de Deus se lhe deparavam; e foi a Tarso buscar Paulo, que, depois de sua partida de Jerusalém algum tempo antes, estivera trabalhando nas regiões "da Síria e da Cilícia", proclamando "a fé que antes destruía". Gál. 1:21 e 23. Barnabé teve êxito em encontrar Paulo e em persuadi-lo a voltar em sua companhia como colega de ministério.” Atos dos Apóstolos, 156

“Os trabalhos de Paulo em Antioquia, em colaboração com Barnabé, fortaleceram-lhe a convicção de que o Senhor o havia chamado para uma obra especial pelos gentios. Por ocasião da conversão de Paulo, o Senhor declarara que ele devia ser ministro dos gentios "para lhes abrires os olhos", disse, "e das trevas os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em Mim". Atos 26:18. O anjo que apareceu a Ananias dissera de Paulo: "Este é para Mim um vaso escolhido para levar o Meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel." Atos 9:15. E o próprio Paulo, posteriormente em sua experiência cristã, quando orava no templo de Jerusalém, foi visitado por um anjo do Céu que lhe ordenou: "Vai, porque hei de enviar-te aos gentios de longe." Atos 22:21. Atos dos Apóstolos, 159.
Temos deixado Deus dirigir a Sua obra ou tentamos fazer da nossa maneira?

QUINTA-FEIRA (9 de agosto) A PERSEGUIÇÃO DE HERODESEste é o texto para o estudo de hoje: “E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; e matou à espada Tiago, irmão de João. E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos. E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa.” Atos 12:1-4

De acordo com a história, o rei Herodes neste capítulo é Herodes Agripa I, que morreu no ano 44 d.C. Ele deu a ordem para matar Tiago, irmão de João e um dos apóstolos. Herodes prendeu Pedro e o deixou no cárcere com intenção de julgá-lo publicamente depois da Festa da Páscoa.  A igreja orou incessantemente a favor dele. Pedro ficou no cárcere, bem vigiado, até a noite antes da apresentação planejada por Herodes. Ver Atos 12:6. Um anjo o soltou da prisão. Veja Atos 12:7-8. O anjo levou Pedro à rua fora da prisão, e ele ainda não sabia se era real ou somente uma visão. Ver Atos 12:9-10. O poder da oração é incrível!

Pedro resolveu ir à casa de Maria, mãe de João Marcos, sabendo que alguns cristãos estavam orando ali. Quando ele bateu na porta, Rode, a serva que o atendeu, não abriu a porta de imediato, mas correu para contar às outras pessoas na casa que Pedro tinha voltado. Eles não acreditaram nas palavras de Rode. Quando abriram a porta, as pessoas na casa de Maria ficaram admiradas e Pedro explicou o que tinha acontecido, e pediu que eles informassem Tiago e os apóstolos. Visto que Tiago, o irmão de João já tinha morrido, este Tiago é o outro, provavelmente é o irmão de Jesus. Os guardas foram castigados, provavelmente executados, e Herodes foi para Cesaréia. Ver Atos 12:18-19. Este capítulo relata mais um período difícil na história da igreja primitiva, mas no fim, os perseguidores foram mortos e a palavra ainda continuou a ser divulgada. O livro de Atos mostra bem o poder de Deus e da Sua palavra! Amém?

“O ato de Herodes matando a Tiago foi aplaudido entre os judeus, se bem que alguns se queixavam da maneira reservada pela qual foi ele realizado, afirmando que uma execução pública teria de maneira mais completa intimidado os crentes e os que com eles simpatizavam. Herodes, portanto, conservou Pedro em custódia, tencionando satisfazer ainda mais aos judeus pelo espetáculo público de sua morte. Sugeriu-se, porém, que não seria de bom aviso trazer o veterano apóstolo para a execução perante o povo então reunido em Jerusalém. Receava-se que a cena de estar ele sendo levado para morrer pudesse provocar a compaixão da multidão. Os sacerdotes e anciãos também temiam que Pedro fizesse um daqueles poderosos apelos que tinham frequentemente incitado o povo a estudar a vida e caráter de Jesus - apelos esses, que eles, com todos os seus argumentos tinham sido incapazes de contradizer. O zelo de Pedro em advogar a causa de Cristo, tinha levado muitos a assumir sua atitude ao lado do evangelho, e os príncipes temiam que se lhe fosse dada oportunidade para defender sua fé na presença da multidão que viera à cidade para adorar, seu livramento seria exigido das mãos do rei.” Atos os Apóstolos, 144 e 145

Temos uma vida de oração ao ponto de cremos que Deus pode libertar pessoas de prisões físicas e espirituais?  

SEXTA-FEIRA (10 de agosto) LEITURA ADICIONAL E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 (3º trimestre de 2018) O MINISTÉRIO DE PEDRO - A visão do lençol de Atos 10 foi uma iniciativa de Deus para mostrar a Pedro que todos são iguais a Sua vista e prepará-lo para o derramamento do Espírito Santo sobre Cornélio, semelhante ao Pentecostes. Ver Atos 10:44-47. E isto foi a comprovação de que Deus não faz acepção de pessoas. Veja este texto de Paulo: “Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Romanos 10:12,13.

O Espírito Santo foi concedido aos gentios, dando-lhes o dom de línguas. Acreditamos que tenha sido de forma semelhante do Pentecostes. E Pedro entendeu este sinal de Deus como confirmação da aceitação dos gentios por Deus, e mandou que eles fossem batizados. Veja o texto: “E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.” Atos 10:44-48

“Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida”. Atos 11:18. Assim, sem controvérsias, foi vencido o preconceito, abandonou-se o exclusivismo estabelecido pelo costume durante séculos, e abriu-se o caminho para que o evangelho fosse proclamado aos gentios.” Atos dos Apóstolos, 78

“O concílio que decidiu esse caso era composto dos apóstolos e mestres que se haviam destacado no trabalho de fundar igrejas cristãs judaicas e gentias, juntamente com delegados escolhidos de vários lugares. Estavam presentes anciãos de Jerusalém e delegados de Antioquia, e as igrejas mais influentes estavam representadas. O concílio se conduziu de acordo com os ditames de iluminado juízo e com a dignidade de uma igreja estabelecida pela vontade divina. Como resultado de suas deliberações, todos eles viram que o próprio Deus dera resposta à questão, concedendo aos gentios o Espírito Santo; e sentiram que era sua parte seguir a orientação do Espírito.” Atos dos Apóstolos, 108
Devemos tomar muito cuidado para que as tradições e ideias humanas não tomem o lugar da verdade revelada por Deus na Bíblia. O progresso da mensagem do evangelho não deve ser detido por preconceitos e preferências pessoais, mas sim devemos estar desbloqueados para anunciar o evangelho a todas as pessoas, pois para Deus “não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” Gálatas 3:28. E, “É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente.” Romanos 3:29.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário