terça-feira, 24 de julho de 2018

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 (3º trimestre de 2018) A PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO


COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 (3º trimestre de 2018) A PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO

VERSO ÁUREO: “Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.” Atos 13:38,39
 INTRODUÇÃO (sábado 11 de agosto) - Paulo, logo que se converteu ao Cristianismo saiu para pregar. Aliás, essa é a reação natural do filho de Deus convertido. Veja este texto: “Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como um missionário. Assim que vem a conhecer o Salvador, deseja pôr os outros em contato com Ele. A santificadora verdade não pode ficar encerrada em seu coração. Aquele que bebe da água viva torna-se uma fonte de vida.” A Ciência do Bom Viver, 31.

Paulo, além de pregar próximo de Jerusalém, realizou a sua principal missão fora das fronteiras de Israel, através das conhecidas três viagens missionárias na Ásia Menor e Europa; o mundo daquela época. Nesta semana vamos analisar a primeira viagem missionária de Paulo e qual foi o território que ele percorreu. Em três viagens missionárias, cada uma com vários anos de duração, Paulo partilhou as boas novas de Jesus em muitas cidades costeiras e cidades na rota comercial.

Aqui está um breve resumo da primeira viagem missionária: A primeira viagem missionária está relatada em Atos capítulos 13 e 14, e começou em 46 d.C e terminou em 48 d.C. Paulo levou consigo Barnabé e Marcos, que partiram de Antioquia para o mundo. Paulo usava o método de pregar nas sinagogas que existiam pelo caminho. Mas, quando muitos judeus rejeitaram Jesus Cristo, os missionários reconheceram o chamado de Deus para testemunhar aos gentios. Aqueles que rejeitaram a mensagem de salvação tentaram impedir Paulo de pregar e ainda o perseguiam. Em uma cidade ele foi apedrejado e quase morto. Mas Deus o poupou. Através de provas, como espancamentos e prisões, ele continuou pregando sobre Cristo crucificado.

Fizeram uma campanha de evangelismo em Chipre, que era a terra natal de Barnabé. Ver Atos 4:36. Em Salamina, anunciaram a Palavra de Deus nas sinagogas. Ver Atos 13:4,5. Depois, atravessaram a ilha até o outro extremo, chegando a Pafos. Ver 13:6-12, onde o apóstolo dos gentios pregou para o procônsul Sérgio Paulo e enfrentou Elimas, o mágico, que se opôs à pregação do Evangelho. Mas a mensagem divina triunfou e o encantador ficou cego por um determinado tempo. Depois, Paulo deixou a ilha e seguiu para o continente, passando por Perge, cidade da Panfília. João Marcos se assombrou com a hostilidade daquela sociedade pagã e voltou para a casa de sua mãe, em Jerusalém. Ver Atos 13:13,14 e 12:12.

Na sinagoga de Antioquia da Pisídia, o apóstolo dos gentios pregou aos judeus. Expulso de Antioquia da Pisídia, Paulo foi para Icônio. Ver Atos 13:50 e 14:1-5. Fundaram igrejas em Listra e Derbe. A cura de um coxo, ver atos 14:8-10, chamou a atenção das multidões, onde Paulo aproveitou para anunciar a Palavra de Deus. Os judeus de Antioquia da Pisídia e de Icônio atacaram Paulo, e ele foi arrastado da cidade, quase morto. Ver Atos 14:19. Entre sua primeira e segunda viagens missionárias, Paulo participou do Concílio em Jerusalém, assunto da próxima semana, para discutir o caminho da salvação. O consenso final do concílio foi que os gentios poderiam receber Jesus sem se submeterem às tradições judaicas e que deviam abandonar algumas coisas do paganismo. Ver Atos 15:1-35.

Paulo não possuía os recursos de que dispomos hoje, e fez muito mais do que todos nós. Ele andava, na maioria das vezes; a pé, a cavalo ou em velhas embarcações marítimas, dormia em situações difíceis e alimentava-se com alguma dificuldade.  Em todas as viagens que empreendeu, Paulo defrontou-se com muitas perseguições. Uma vez, foi apedrejado até o considerarem morto. Em Filipos, apesar de ser um cidadão romano, foi despido e apanhou publicamente. No entanto, em vez de reclamar, na prisão daquela localidade, glorificou a Deus e ganhou o carcereiro para Jesus. Paulo, por tudo o que sofreu, durante o exercício do seu ministério como apóstolo dos gentios, tornou-se o modelo para todos nós. Paulo desenvolveu o multiculturalismo, que é a existência de várias culturas no mesmo país, cidade ou região.

DOMINGO (12 de agosto) SALAMINA E PAFOS - Paulo, Barnabé e João Marcos, anunciaram a Palavra de Deus primeiramente em Salamina, nas sinagogas. Veja este texto: “E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador.” Atos 13:4,5.

Salamina era uma importante cidade de Chipre. Como lemos no texto, Paulo, Barnabé e João Marcos pregaram ali, logo no início da primeira viagem missionária de Paulo, por volta de 47 d.C . Não sabemos quanto tempo ficaram na cidade. Parece que havia uma grande população judaica em Salamina, visto que possuía mais de uma sinagoga. Salamina é usualmente identificada com as ruínas encontradas a uns 5 km ao Norte da atual cidade de Famagusta. Salamina ficava assim, através do mar Mediterrâneo, a uns 200 km ao OSO de Selêucia, de onde Paulo havia partido da Síria. 

Embora a Bíblia não diga especificamente que o navio em que Paulo viajava ancorasse num porto em Salamina, a cidade tinha antigamente um bom porto, que agora já não existe. Barnabé e João Marcos, provavelmente, visitaram Salamina de novo por volta de 49 d.C, ver Atos 15:36-39, para confirmar os crentes. Em nossos dias, eu acho muito importante estarmos preparados para pregar a Palavra de Deus onde quer que vamos, pois nascemos no reino de Deus como missionários. A nossa pregação pode ser através de conversas simples com as pessoas, através de estudos bíblicos, pequenos grupos ou pregações nas igrejas por onde passamos.Temos cumprido a missão que nos foi confiada?

Depois, atravessaram a ilha até o outro extremo dela, chegando a Pafos. Tanto Salamina como Pafos eram as duas cidades mais importantes da ilha de Chipre. Pafos foi a sede da administração provincial, e foi lá que Paulo conheceu o governador da ilha, Sérgio Paulo. A cidade tinha sido fundada por volta de 312 a.C, para substituir Palaipaphos. Durante o século II a.C, parece ter-se tornado a principal cidade da ilha, tendo a proeminência longe de Salamina.

Lá Paulo pregou para o procônsul Sérgio Paulo e enfrentou Elimas, o mágico, que se opôs à pregação do Evangelho. Mas a mensagem divina triunfou e o encantador ficou cego por um determinado tempo. Veja o texto: “E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus, o qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus. Mas resistia-lhes Elimas, o encantador, porque assim se interpreta o seu nome, procurando apartar da fé o procônsul. Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele, disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor? Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão. Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.” Atos 13:6-12.

“Não é sem luta que Satanás permite ser o reino de Deus estabelecido na Terra. As forças do mal estão empenhadas em incessante luta contra os instrumentos indicados para disseminar o evangelho; e esses poderes das trevas são especialmente ativos quando a verdade é proclamada diante de homens de reputação e genuína integridade. Assim foi quando Sérgio Paulo, o procônsul de Chipre, estava ouvindo a mensagem do evangelho. O procônsul tinha solicitado a presença dos apóstolos, para ser instruído na mensagem que possuíam; e agora as forças do mal, operando por intermédio de elimas, o encantador, procuravam com malignas sugestões desviá-lo da fé, e impedir assim o propósito de Deus. Desta maneira sempre trabalha o inimigo caído para conservar em suas fileiras homens de influência que, se convertidos, prestariam eficiente serviço à causa de Deus. Mas o fiel obreiro do evangelho não precisa temer malogro à mão do inimigo, pois é seu privilégio ser assistido com o poder do alto a fim de enfrentar cada satânica influência.” Atos dos Apóstolos, 168.

SEGUNDA-FEIRA (13 de agosto) ANTIOQUIA DA PISÍDIA: PARTE I – Antioquia da Pisídia era uma cidade grega, Antioquia da Pisídia recebeu este nome para diferenciar da outra Antioquia onde o evangelho foi pregado aos gentios e onde os apóstolos foram chamados de cristãos pela primeira vez. Era cidade montanhosa, erguida numa altitude de cerca de mil e duzentos metros.  Essa cidade, realmente, não se encontrava na Pisídia, e, sim, na Frígia, mas ficava próxima da fronteira com a Pisídia. Veio a ser chamada Antioquia da Pisídia para distingui-la da outra Antioquia.

Foi ali a primeira ocasião em que Paulo pregou à um grande número de gentios reunidos. Veja o texto: “E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se; e, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai. E, levantando-se Paulo, e pedindo silêncio com a mão, disse: Homens israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi:” Atos 13:14-16

O poder da comunidade judaica do lugar fica provado pelo fato de que puderam fazer um apelo contra Paulo, aos homens principais da cidade, e foram ouvidos. Paulo não invocou ali a sua cidadania romana como proteção, e apesar da amarga oposição, voltou ali por duas vezes, para ajudar a crescente comunidade cristã. Ver Atos 14:21 e 16:6.

Qual foi a essência da pregação de Paulo na sinagoga de Antioquia da Pisídia? Lá está o primeiro sermão de Paulo registrado no Novo Testamento, mas é claro que ele pregou outros sermões antes deste. O sermão de Paulo está dividido em três partes importantes: a primeira parte menciona a eleição do povo judeu para receber e transmitir o evangelho aos gentios, ver Atos 13:17-23, com isso ele queria ganhar a atenção dos judeus para depois introduzir Cristo no coração deles. A segunda parte consistiu em mostra Jesus Cristo com o cumprimento das promessas e profecias, e na última parte encontramos o clímax do sermão. Eis o texto: “Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.” Atos 13:38,39

“O interesse despertado em Antioquia da Pisídia pelo discurso de Paulo, reuniu no "sábado seguinte... quase toda a cidade a ouvir a Palavra de Deus. Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja; e, blasfemando, contradiziam o que Paulo dizia. "Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a Palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e vos não julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios; porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, para que sejas de salvação até aos confins da Terra." "E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a Palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna." Eles se rejubilaram grandemente de Jesus os reconhecer como filhos de Deus, e com coração grato atentavam à palavra pregada. Os que creram foram zelosos em comunicar a mensagem evangélica a outros, e assim "a Palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província". Atos 13:44-49.” Atos dos Apóstolos, 174.

Com que coragem e destemor temos anunciado a mensagem de Deus em lugares novos e para pessoas desconhecidas? Que novos métodos de evangelismo temos desenvolvido para atingirmos o máximo de pessoas com a palavra de Deus?

TERÇA-FEIRA (14 de agosto) ANTIOQUIA DA PISÍDIA. PARTE II Este é o texto principal para o estudo de hoje: “E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas. E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé; os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus. E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios; porque o Senhor assim no-lo mandou: eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra. E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna. E a palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província.” Atos 13:42-49.

Quando os apóstolos pregaram a mensagem de justificação pela fé, que envolve a salvação pela graça, os judeus não gostaram e se voltaram contra Paulo e Barnabé. Talvez você imagine que cumprindo a lei de Deus, se tornará justo, mas, os dez mandamentos da lei de Deus tem o propósito de nós dar o pleno conhecimento do pecado e não de nos justificar, pois a lei não tem poder para salvar. Os judeus, líderes da sinagoga de Antioquia da Pisídia, pensavam que cumprindo os mandamentos de Deus tinham a salvação garantida. Por isso;  Jesus, o filho de Deus, veio ao mundo como homem, deixando toda a glória e poder que tinha com o Pai, para morrer por nós e nos justificar ou perdoar.  Portanto, somos justificados por meio de Cristo, Ele sofreu, morreu e ressuscitou ao terceiro dia e todo aquele que nele crer será justificado. Amém?

A salvação é somente pela fé mediante a graça de Deus. Seria justo deixar o pecador morrer para sempre; mas Jesus manifestou-Se para fazer justiça, isto é; salvar a humanidade. Esta salvação foi feita à parte da lei. Foi um ato de amor de Deus. A lei não podia e não pode resgatar o pecador de sua situação original. Somente o sangue de Jesus, a graça de Deus, e a fé do crente é que pode salvar o pecador. As nossas boas obras não têm poder para salvar, elas apenas manifestam uma vida transformada por Cristo. Amém?

“Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Romanos 3:19,20.

“Quando Deus perdoa ao pecador, anula o castigo que ele merece e o trata como se não tivesse pecado, recebe-o no favor divino e o justifica em virtude dos méritos da justiça de Cristo. O pecador só pode ser justificado mediante a fé no sacrifício expiatório feito pelo amado Filho de Deus, que Se tornou um sacrifício pelos pecados do mundo culpado. Ninguém pode ser justificado por quaisquer obras próprias. Só pode ser liberto da culpa do pecado, da condenação da lei, da pena da transgressão, pela virtude do sofrimento, morte e ressurreição de Cristo. A fé é a condição única de obter a justificação, e a fé abrange não só a crença mas também a confiança. Muitos possuem uma fé nominal em Cristo, mas nada sabem da vital confiança nEle, a qual se apropria dos méritos de um Salvador crucificado e ressurreto. Dessa fé nominal diz Tiago: “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?” Tiago 2:19 e 20 - Mensagens Escolhidas vol 1, 389.

A rejeição do evangelho puro de Cristo provém de corações que rejeitam os méritos de Cristo. Muitos judeus foram alcançados pelo evangelho pregado através dos apóstolos, mas outros, especialmente a liderança da sinagoga, rejeitaram. Devemos cuidar para que as tradições ou obras não ocupem o lugar que é devido apenas a Cristo que salva, perdoa e restaura com Seu sangue. Amém?

QUARTA-FEIRA (15 de agosto) ICÓNIO – O texto de hoje mostra a missão de Paulo e Barnabé pregando em Icônio e sendo perseguidos. Eis o texto: “E aconteceu que em Icônio entraram juntos na sinagoga dos judeus, e falaram de tal modo que creu uma grande multidão, não só de judeus mas de gregos. Mas os judeus incrédulos incitaram e irritaram, contra os irmãos, os ânimos dos gentios. Detiveram-se, pois, muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios. E, dividiu-se a multidão da cidade; e uns eram pelos judeus, e outros pelos apóstolos. E havendo um motim, tanto dos judeus como dos gentios, com os seus principais, para os insultarem e apedrejarem, sabendo-o eles, fugiram para Listra e Derbe, cidades de Licaônia, e para a província circunvizinha; e ali pregavam o evangelho.” Atos 14:1-7

Depois de serem expulsos de Antioquia da Pisídia, Paulo e Barnabé foram para Icônio, onde entraram na sinagoga dos judeus. Onde muita gente aceitou a palavra. 14:1
Alguns judeus incrédulos agitaram o povo contra Paulo e Barnabé. 14:2
Deus utilizou estes servos para confirmar sua palavra através dos sinais. 14:3)
Os judeus se prepararam para apedrejar Paulo e Barnabé.14:4-5
Paulo e Barnabé fugiram para Listra e Derbe e continuaram a pregar o evangelho. 14:6-7

Paulo e Barnabé chegaram à cidade de Icônio, e foram até à sinagoga daquela cidade, e pregaram ousadamente a palavra de Jesus, de tal modo que se ajuntou uma grande multidão. E, Deus permitia que pudessem fazer milagres e prodígios com as mãos. Foi da vontade de Deus que a pregação do evangelho fosse acompanhada por sinais miraculosos para confirmar a veracidade do evangelho, assim, também o crente salvo em Cristo pode fazer estes sinais, como diz em Marcos 16:17 e 18: “E estes sinais se seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsão demônios; falarão novas línguas”, “Pegaram nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporam as mãos sobre os enfermos e os curarão”.

A cidade ficou dividida em duas partes, um grupo de pessoas que ouviu a palavra de Deus e creu, estavam do lado de Paulo e Barnabé, e outro grupo ficou do lado dos judeus incrédulos. E sabendo que os judeus queriam apedrejá-los, fugiram para Listra e Derbe, e mesmo em fuga, pregaram o evangelho ali. É dito que em Icónio, Paulo e Barnabé fizeram muitos milagres. Na época de Jesus e dos apóstolos havia doentes por todos os lados; a medicina e a ciência eram precárias. Jesus veio aliviar o sofrimento humano e mostrar-nos a necessidade do ministério em favor dos pobres e sofredores, especialmente.

Lembramos também que os milagres aconteciam em casos extremos de solicitação e alguma insistência por parte da pessoa. Também, Jesus e os apóstolos curaram para implantar o cristianismo e curavam apenas algumas pessoas no meio de uma multidão de necessitados. A ênfase de Jesus sempre esteve primeiramente na cura da alma. Quando Jesus curava Ele envolvia a fé com a cura física. O que se nota hoje em algumas igrejas cristãs, onde os milagres vêm em primeiro lugar, é uma moeda de troca; o crente dá muito dinheiro e a igreja dá a falsa cura. Cuidado!

QUINTA-FEIRA (16 de agosto) LISTRA E DERBE – Paulo e Barnabé ficaram pouco tempo em Listra. Existia um homem assentado nas ruas da cidade que era coxo de nascença, ele creu nas palavras de Paulo e Barnabé, e estes, vendo que o coxo tinha fé, Paulo disse: “Levanta-te direto sobre os teus pés”. E este homem levantou-se e andou. O conhecimento da fé do coxo, por Paulo, veio certamente através do Espírito Santo. Paulo passou, então, a encorajar a fé daquele homem, ordenando que ele ficasse de pé.

E as pessoas daquela cidade vendo o que Paulo tinha feito, começaram a compará-los aos deuses gregos, chamando a Paulo de Mercúrio, e a Barnabé de Júpiter. Quando, os apóstolos, ouviram estas coisas, rasgaram as suas vestes e disseram que eram homens iguais a eles, mas que conheciam a palavra do Deus vivo. Dizendo isso, impediram que a multidão viesse sacrificá-los aos deuses. Mas sobraram alguns judeus de Antioquia e de Icônio e convencendo a multidão, apedrejaram a Paulo e trouxeram para fora da cidade, achando que ele estava morto. Ver este relato em Atos 14:5-19

E os discípulos se ajuntando ao redor de Paulo, que se levantou e no outro dia saíram com Barnabé para Derbe. Anunciando o evangelho em Derbe, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia. Passando depois para a Pisídia, dirigindo-se para a Panfília e dali navegaram para Antioquia. Ali relataram aos cristãos daquela cidade como havia “aberto a porta de fé aos gentios”.

“Mas, rodeando-o os discípulos, levantou-se, e entrou na cidade, e no dia seguinte saiu com Barnabé para Derbe. E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia, confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.” Atos 14:20-22.

Deus opera milagres verdadeiros hoje? A Bíblia é pródiga em mencionar várias curas que foram realizadas. Sim, Deus cura pessoas hoje. Deus cura o Seu povo através da oração que Seus servos fiéis realizam. Até mesmo na medicina humana, quem realmente cura é Deus, os médicos são apenas agentes que aplicam os recursos deixados pela natureza e ciência. Todas as bênçãos e maravilhas vêm de Deus. Veja esta declaração: “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”. Tiago 1:17

Como Deus realizou curas no passado, Ele também o faz hoje. Eu acredito nas curas e milagres do Deus Criador. Inúmeras religiões e filosofias cristãs tomam como base especialmente os milagres de Cristo para defender as suas ações, de aparente bondade em curar pessoas. Espíritas, católicos carismáticos, pentecostais, e igrejas das denominações tradicionais, como; Batista, Presbiteriana, Adventistas, etc… , defendem que Deus cura, milagrosamente, as pessoas. Para alguns, essa cura vem através da bênção especial de um ritual mágico; para outros, através da peregrinação a algum santuário; para outros, através da imposição das mãos de alguém abençoado com um dom especial do Espírito Santo e para outros através da unção do Espírito Santo, com azeite de oliva. Sabemos que Deus cura, pois a Bíblia sagrada assim o ensina.

Sobre as curas e milagres bíblicos é necessário analisar, de forma séria e responsável, alguns pontos:

1) As curas bíblicas sempre são realizadas de acordo com a vontade de Deus. As muitas advertências contra os falsos sinais e maravilhas precisam ser examinadas.

2) Deus realiza milagres apenas através de agentes autorizados por Ele. Os milagres e as curas eram sinais para confirmar a mensagem dos homens que os operava. Os agentes de Deus são pessoas que vivem de acordo com a Sua Palavra.

3) Os agentes de Deus guardam a Sua lei. Os magos de Faraó, no Egito, também transformaram seus cajados em cobra, como fez Moisés. Em Atos 13 menciona Elimas, o mágico, que era dirigido pelo diabo. O Senhor Jesus nos alertou sobre tais “fazedores “de milagres: “Muitos, naquele dia, hão-de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade". Mateus 7: 22,23.

4) Os filhos de Deus dão bom testemunho. A Bíblia assim menciona: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?” Mateus 7:15-16.

5) Quem recebe o milagre abandona o pecado e segue Cristo. As pessoas que recebiam a cura física, logo recebiam o perdão dos pecados e passavam a seguir Jesus. Vários são os exemplos de pessoas, que após receberem a cura eram declaradas perdoadas: “E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.” Mateus 9:2. Ser curado e não obedecer os mandamentos de Deus é uma falácia!

6) As curas na Bíblia eram instantâneas e efetivas. Não havia reação retardada. Os cegos recebiam sua vista na hora; os coxos começavam a andar, correr e saltar; a pele dos leprosos era purificada instantaneamente. Ver Mateus 8:3; 12:13; Atos 3:7-8 e João 9:7. Qualquer coisas que é feita diferente hoje está contra a vontade de Deus.

7) Os milagres da bíblia nunca tiveram o cunho financeiro. Nunca foi dito que os apóstolos cobravam dinheiro para realizar milagres. Ao contrário; certa vez o tal Simão, o mágico, ofereceu dinheiro aos apóstolos. É digno de nota que o propósito das curas na Bíblia nunca foi financeiro. Pura e simplesmente, nunca lemos sobre Jesus, os apóstolos ou outros cristãos primitivos, com capacidade para curar, fazendo coletas daqueles que eles curavam.

8) Os milagres de Cristo aconteciam onde os doentes se encontravam. Hoje Deus continua curando, mas Ele não cura da maneira miraculosa como o fez no primeiro século, mas cura. Ele não dá à todos os crentes, nos dias atuais, poderes especiais de cura. Deus pode curar através de Sua providência e amor e através de pessoas com esse dom espiritual Hoje, os que dizem que curam não vão a lugares públicos ou nas casas dos doentes para curar como Jesus fazia. Onde geralmente acontece as “falsas curas”? Ocorre em edifícios de igrejas ou salões secretos onde tudo está preparado para alimentar o comércio da fé

SEXTA-FEIRA (17 de agosto) LEITURA ADICIONAL E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 (3º trimestre de 2018) A PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO – Depois que tiveram que sair de Listra e Derbe, Paulo e Barnabé foram à região da Panfília, onde visitaram Perge e desceram a Atália. Ver Atos 14:24-25. Eles navegaram para Antioquia da Síria, Atos 14:26, falaram à igreja em Antioquia sobre o trabalho feito por Deus através deles, Atos 14:27 e ficaram algum tempo em Antioquia. Atos 14:28. Foi feito um trabalho de atendimento espiritual e conservação de membros.

Vemos no livro de Atos que a missão dos apóstolos era implantar igrejas e a realização de muitos milagres era a marca do cristianismo para dar credibilidades aos novos conversos e impulsionar o surgimento do Cristianismo. Nos dias de hoje devemos continuar acreditando nos milagres de Deus, pois eles acontecem, porém deve ser realizado da forma bíblica; sem a marca humana do egoísmo, avareza e falsas interpretações da cura divina. Tiago deixou a forma prática de Deus operar milagres nos dias de hoje: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”. Tiago 5:14-15.

Hoje somos chamados por Deus para desenvolvermos hábitos e estilo de vida saudáveis e para ajudarmos os outros, a colaborar com Deus no processo da cura de algumas doenças, e quando os recursos humanos não conseguem resolver o assunto, então, se for da vontade de Deus e se for realizado por crentes credenciados pelo "verdadeiro" Espírito, o doente é curado milagrosamente. Amém?

Veja estas citações também inspiradas: “Satanás exercerá seu poder pela operação de milagres. Os servos de Deus hoje não poderiam trabalhar mediante milagres, pois espúrias obras de cura, pretendendo ser divinas, serão operadas.” Mensagens Escolhidas vol. 2, 54.

“O povo de Deus não encontrará sua segurança na operação de milagres; pois Satanás imitará os milagres que forem operados”. Testemunhos Seletos vol. 3, 284

“Em todos os seus esforços missionários, Paulo e Barnabé procuravam seguir o exemplo de Cristo, com sacrifício voluntário e trabalho fiel e ardoroso em prol das almas. Despertos, zelosos e incansáveis, não consultavam as inclinações ou a comodidade pessoal, mas com uma ansiedade acompanhada de orações, e atividade incessante, semeavam a semente da verdade. E, com o semear da semente, os apóstolos tinham muito cuidado em proporcionar a todos os que tomavam posição ao lado do evangelho, instruções práticas de indizível valia. Este espírito de fervor e de temor piedoso produziu nos novos discípulos uma impressão duradoura com relação à importância da mensagem do evangelho.” Atos dos Apóstolos, 135

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário