terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Células Familiares/Pequenos Grupos - Tema Nº 2 – O Amor ao Reino de Deus


Células Familiares/Pequenos Grupos

Tema Nº 2 – O Amor ao Reino de Deus

Texto Base: Ler Mateus 13:14-51

Momentos Informais: Você estaria disposto a pagar qualquer preço por algo que sonha possuir, ou considera valioso? Se Deus fosse cobrar o ingresso nos céus, quanto Ele deveria cobrar? Quanto você acha que vale um ingresso para entrar no reino dos céus?

Momentos de agradecimentos e de pedidos 

Momentos de oração

Temos visto a pouca importância que as pessoas estão dando a sua vida, e consequentemente não se interessam pelo Evangelho, pela Salvação em Jesus, pelo Reino de Deus.

Você se importa com o Evangelho, com o Reino de Deus? Você valoriza a sua vida e a vida eterna?
Jesus contou-nos três parábolas seguidas sobre o valor do Reino de Deus:

1) O reino dos céus é como um tesouro escondido: “Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.” Mateus 13:44

Concentremo-nos no tesouro em si, a fim de compreendermos essa parábola. Você acaba de descobrir a existência de um grande tesouro que é Jesus, agora a grande questão é saber o quanto você está disposto a pagar para adquirir esse tesouro? Para muitos que vivem apegados às riquezas, aos prazeres carnais, aos compromissos com o mundo corrupto e perverso, aos enganos religiosos e filosóficos, torna-se muito difícil “se desfazer”, “vender tudo” para adquirir o ingresso no reino dos Céus!

O tesouro do reino dos céus foi revelado à você e agora é comprar ou perder, qual será sua decisão?

2) O Reino dos céus é como uma pérola valiosa: “Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; e, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.” Mateus 13:45,46

Jesus também comparou o reino de Deus à uma pérola de grande valor disponível ao homem que entendesse de “pérola” e que, sabendo reconhecer o valor de uma pérola rara, se esforçaria para adquiri-la.

Hoje você encontrou essa “pérola rara de grande valor”! Essa pérola é Jesus, é o reino de Deus! E ela está a sua disposição por um preço acessível. Ela é oferecida gratuitamente. Você precisará “vender tudo o que possui”, isto é, colocar essa “Pérola rara” como superior a tudo o que você tem, a tudo o que você conseguiu juntar até hoje.

Quando o apóstolo Paulo encontrou essa pérola, considerou tudo o que possuía como sem valor. Ver Filip. 3:8. Você precisa fazer o mesmo que Paulo para adquirir essa pérola, e assim entrar no reino dos céus, pois tudo o que possuímos, todos os nossos bens, não tem valor diante do reino de Deus.

Devemos, portanto, colocar esta pérola em nosso coração, pois “onde estiver o nosso tesouro, aí deve estar o nosso coração” Mateus. 6:21

3) O reino de Deus é como uma rede cheia de peixes: “Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora.” Mateus 13:47,48.

Todas as pessoas têm um momento que entram no reino de Deus. Deus espera que Seus filhos vivam o Evangelho de forma autêntica para continuar no reino da graça.

Caso sejamos considerados indignos seremos lançados para fora do reino a semelhança dos peixes ruins da parábola.

Uma rede lançada ao mar faz referência ao julgamento final, onde os anjos de Deus separarão os salvos dos perdidos: “Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos.” Mateus 13:49

E naquele grande dia, onde você estará?

Em que grupo você será encontrado?

Através dos pequenos grupos anunciamos o valor do reino dos céus e lançamos as redes do Evangelho. “Entendestes todas estas coisas” Mat. 13:51? Então chegou a hora de colocar em prática: vamos adquirir este tesouro, esta pérola.

Luís Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário