sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 (1º trimestre 2019) ENTRE OS CASTIÇAIS


COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 (1º trimestre 2019) ENTRE OS CASTIÇAIS


VERSO ÁUREO: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” Apocalipse 2:7

INTRODUÇÃO (sábado 05 de janeiro) - A lição desta semana analisa o ministério de Cristo no santuário celestial e a carta dirigida à primeira igreja da Ásia; Éfeso. João contemplou Jesus entre o castiçal e o altar de incenso, que fica no Lugar Santo, conforme relata em Apocalipse 1:12-18. A Bíblia Sagrada menciona que quando Jesus morreu na cruz, os símbolos do santuário terrestre se cumpriram. E, para Deus confirmar que o serviço do Santuário terrestre deveria cessar, rasgou a cortina que dividia o lugar santo do santíssimo. Leia Mateus 27:50-51.
A Bíblia é clara em apresentar a existência de um santuário no céu. O santuário terrestre, construído por Moisés, de acordo com o modelo que lhe foi mostrado no monte por ordem de Deus, era uma “alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios”, conforme Heb. 9:9. Os lugares santo e santíssimo eram “figuras das coisas que estão no céu” Heb. 9:23. Jesus Cristo, nosso grande Sumo Sacerdote, subiu aos céus e tornou-Se “ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.” Heb. 8:2.

Desde o século XIX os pioneiros mileritas encontraram provas indiscutíveis da existência de um santuário no céu. Moisés fez o santuário terrestre segundo o modelo que lhe foi mostrado. Paulo declara que aquele modelo tinha como base o verdadeiro santuário que está no Céu. Ver Heb. 8:2 e 5. E, João testifica de que o viu no céu, inclusive com uma arca da aliança original. Ver Apoc. 11:19.

João recebeu o privilégio de penetrar no céu, através de visões e ele contemplou Jesus entre o castiçal e o altar de incenso que fica no Lugar Santo conforme relata em Apocalipse 1:12-18. Veja Jesus descrito no lugar santo do santuário: “E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro, e no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.” Apocalipse 1:12,13.

Como antigamente os pecados do povo eram transferidos, em figura, para o santuário terrestre mediante o sangue da oferta pelo pecado, assim nossos pecados também são transferidos para o santuário celestial, mediante o sangue de Cristo. Cristo faz o mesmo trabalho no santuário celeste. Ele foi simbolicamente o Cordeiro morto no pátio e agora é nosso Único Sacerdote. Assim, Ele entrou, na sua ascenção no ano 31, no lugar Santo. Ali, Ele faz o ofício de Advogado, salvando a todos os que se refugiassem nele. Amém?

A purificação do santuário terreste era feita uma vez por ano e envolvia uma obra de juízo investigativo. Essa obra era feita no santuário e depois no templo de Jerusalém, sendo simbolizados pelo dia da Expiação ou Yon Kippur. E como a purificação típica do santuário terrestre se efetuava mediante a remoção dos pecados, no santuário celestial o juízo já começou desde 1844. E João também, viu o lugar santíssimo no santuário celestial: “E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.” Apocalipse 11:19

É bom lembrarmos que o julgamento se dá antes da volta de Cristo, porque na segunda vinda é dada somente a sentença! As sete pragas que acontecem, meses antes da segunda vinda de Cristo, já fazem parte da sentença. A Bíblia declara que Jesus ficou 18 séculos, desde o ano 31 até 22/10/1844, intercedendo em nosso favor e fazendo o serviço tipificado no lugar santo do santuário celestial. Após este período Ele passou fazer o serviço típificado pelo lugar Santíssimo.

Assim, após 1844 Cristo não faz apenas o trabalho de Advogado, mas também de Juiz! Nesse julgamento celeste somente passa pelas mãos de Cristo o caso dos filhos de Deus. Começa desde Adão e Eva até chegar à época presente, dos vivos. Por exemplo: o caso de Abel é examinado, mas o de Caim não, já que negou Deus abertamente. Seguindo em torno de 4000 mil anos no futuro, o caso de Pedro é examinado, mas o de Pilatos, Judas ou Herodes não passa pelas mãos de Cristo nesta fase, pois eles morreram sem Advogado e, portanto, estão literalmente condenados, eles serão julgados no período dos mil anos. Dessa forma, quando terminar o juízo dos santos vivos, Cristo retornará!

Temos consciência de que estamos vivendo no período do juízo, e que requer arrependimento de nossa parte e abandono de pecados conhecidos e acariciados?

DOMINGO (6 de janeiro) EM PATMOS – Patmos é uma pequena ilha na costa da Turquia pertencente ao conjunto de ilhas do Dudecaneso, com uma distância de 53 km afastada do continente. A ilha tem a extensão de 13 km de comprimento por 7 km de largura. Quando João foi preso, por causa do evangelho de Cristo, conforme a tradição; tentaram matá-lo colocando-o em óleo fervente por vinte e quatro horas, mas ele saiu ileso! Os oficiais enfurecidos e impotentes então o sentenciaram a Patmos, como se fosse um feiticeiro. João então foi exilado na Ilha de Patmos, uma pequena ilha que está situada, conforme mencionado, a uns 53 quilómetros de distância da costa da Ásia Menor no Mar Egeu. Sendo rochosa e infestada de cobras, lagartos e escorpiões, tinha pouco valor comercial, e assim era usada, pelo Império Romano, como uma colónia penal onde eram encerrados os mais violentos criminosos e prisioneiros políticos.

João escreveu aos cristãos como um irmão em aflição. Foi neste tempo que a igreja primitiva estava atravessando grandes perseguições. João estava agora sofrendo reclusão por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo. Não compreendemos a Palavra como devemos, mas o livro de Apocalipse abre com uma ordem para compreendermos a instrução que ele contém. “Bem-aventurado aquele que lê, e bem-aventurados aqueles que ouvem as palavras da profecia, e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.” Apoc 1:3.

O termo Patmos significa “mortal”. O sentido original é, em razão de seu aspecto tristonho representado pela mesma ilha que leva esse nome. No tempo do império romano, a ilha de Patmos serviu de lugar de detenção para criminosos de alta periculosidade. A ilha recebeu o significado religioso a partir do exílio que os romanos deram ao evangelista João onde ali recebeu a revelação do Apocalipse e escreveu o livro. Este nome próprio encontramos no Apocalipse: “Eu, João, vosso irmão e companheiro na tribulação, na realeza e na perseverança em Jesus, encontrava-me na ilha de Patmos, por causa da Palavra de Deus e do Testemunho de Jesus”. Apocalipse de João 1:9

Na visão que João teve de Jesus em Patmos, Jesus aparece no meio de sete candelabros, Apoc 1:13, que simbolizam as igrejas que estavam enfrentando desafios no primeiro século, assim como todo o povo de Deus ao longo dos séculos até o nosso tempo. Cristo não é um Salvador ausente ou um simples espectador das catástrofes do mundo, mas, como o bom Pastor, Ele está no meio de Seu rebanho espiritual, mesmo quando não temos consciência de Sua presença. Amém?

Em Patmos é dado um breve resumo do trono celestial de Deus, com uma descrição de Jesus como Aquele “semelhante ao Filho do Homem” vestindo uma roupa que ia até os pés, e com uma faixa dourada ao redor de Seu peito. Ver Apocalipse 1:13. É aqui que Deus quer que acompanhemos João e nos aproximemos do Seu trono com a imagem mental daquele que foi carne como nós somos, o Filho do Homem, mas que agora está vestido com uma túnica brilhante que retrata o Seu papel como nosso Rei e Sumo Sacerdote e irrevogável Mensageiro celestial de Deus.

SEGUNDA-FEIRA (07 de janeiro) NO DIA DO SENHORQual é o dia do Senhor segundo a Santa Bíblia? “Assim o Filho do Homem até do sábado é Senhor.” S. Marcos 2: 28

“Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor...” Apoc. 1:10

“Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras.” Isaías 58:13

Qual é o dia de descanso conforme o 4º Mandamento da Lei de Deus? “Lembra-te do dia do sábado para o santificar.” Êxodo 20:8.

O sábado é o dia universal da alegria. Deus deixou o sábado para todos usufruírem o descanso semanal. Este dia deve ser reservado para a libertação da ansiedade e do stresse acumulados durante a semana. Prevendo o esquecimento das pessoas, Deus disse: “Lembra-te do dia do sábado para o santificar.”

João conhecida muito bem as palavras do decálogo, em Êxodo 20:10, bem como as de Isaías 58:13. diante disso, não precisamos ter dúvidas quanto ao dia a que João quis referir-se quando no Apocalipse escreveu: “fui arrebatado em espírito no dia do Senhor”.

O arrebatamento nada prova em favor da guarda do dia, aliás a nova versão bíblica diz “achei-me em espírito”, indicando apenas que o apóstolo teve as visões. João teve outras visões e, com relação a estas, não se menciona o dia em que ocorreram. A segunda visão acontecei em dia não especificado, ver Apocalipse 4:2, e o fato de um profeta ter visão em determinado dia, não significa que tal dia deva ser guardado. A santidade de um dia repousa em base mais sólida, fundamenta-se num claro e insofismável “assim diz o Senhor”. Amém?

Alguns cristãos, de forma maliciosa, defendem que o dia do Senhor é o domingo, mas o dia do Senhor é o Sábado como a bíblia assim o declara.  A designação do domingo como “dia do Senhor”, que inegavelmente aparece antes do fim do segundo século, não pode necessariamente ser lido em Apo. 1:10. O fato de que a expressão “dia do Senhor” ocorre no Apocalipse de João mas não em seu evangelho, onde o primeiro dia é explicitamente mencionado em relação com a ressurreição, João 20:1 e os aparecimentos de Jesus, João 20: 19, 20 mostra que o “dia do Senhor” de Apoc. 1:10 dificilmente se referiria ao domingo.

A guarda do domingo não se originou antes do reinado do imperador Adriano, 117-138 AD. para além disso, há também indicação de que mesmo quando o domingo foi introduzido pela igreja de Roma, muitos cristãos orientais adotaram a observância do domingo em adição, não em substituição, ao sábado do sétimo dia. Isso significa que só o sábado poderia ser conhecido por João como o “dia do Senhor.

Deus fica feliz com a família que guarda o sábado. Neste dia, trabalho secular é cessado e a família tem garantido o seu dia especial com Deus. A paz, a alegria e o amor mútuo são manifestados em gestos de carinho, alegrando o coração do Criador que por Sua vez concede bênçãos mil sobre cada um. Amém?

TERÇA-FEIRA (8 de janeiro) A VISÃO QUE JOÃO TEVE DE CRISTO EM PATMOS - Tudo no livro de Apocalipse tem o propósito de revelar Jesus Cristo: “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo.” Apocalipse 1:1.

A lição de hoje mostra a gloriosa visão que João teve de Cristo relatada em Apoc. 1:10-18. Esta visão de João aconteceu no dia de sábado. O dia do Senhor é o sábado, como estudamos na lição de ontem. João viu Jesus no lugar santo do santuário, pois ali estavam os castiçais. João caiu aos pés de Cristo.

O verso 14 mostra a cabeça e cabelos brancos como a lã, e brancos como a neve. Jesus é o Ancião de Dias que possui cabelos brancos, ver Dan 7:9, significa a preexistência eterna de Jesus, com pura e perfeita sabedoria e dignidade. O verso 14 menciona os olhos como chamas de fogo. O olhar de Jesus busca e penetra todas as coisas, como o fogo que penetra o metal. Ele é Deus, com olhos como de fogo que transfere o amor santo e remove tudo aquilo que resiste a este amor. Ele possui olhos de amor e zelo por Seu povo, como um Noivo. Ver Apoc 2:18-23 . O verso 15 menciona os pés de Cristo como a latão reluzente de bronze. Ele julga o pecador. O Seus pés são semelhantes a latão reluzente, que julgam todos os Seus inimigos. Como um poderoso guerreiro. Jesus está comprometido em pisar vitoriosamente sobre Jezabel. Ele colocará todos os Seus inimigos debaixo de Seus pés. Ver Sal 110.

No verso 15 descreve a voz como uma voz de muitas águas. Ele possui uma voz poderosa, como em Genesis 1, e que comanda os exércitos do céu e da terra. Ver Joel 2:11. “O Senhor levanta a voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial…”

No verso 16 João vê as sete estrelas na mão direita de Cristo. Jesus segura na Sua mão as nossas vidas, com a promessa de dar-nos unção, direção e proteção. Ele demonstra ternura para conosco, mesmo quando nos sentimos inadequados ou quando falharmos. Jesus segura Seus líderes na Sua mão, enquanto nos ajuda a realizar o que Ele nos ordenou. Ainda no verso 16 João vê a espada de dois gumes que sai de Sua boca. Jesus libera o poder do Espírito Santo e Seus juízos. Com zelo, Ele peleja por nós com a espada de Sua boca, contra todo aquele que nos opõe. O fôlego de Sua boca é outra forma de expressar o poder de Sua palavra, a Bíblia Sagrada. Ver Efésios 6:17.

E o rosto de Jesus como um sol? Ele traz fascinação à Sua igreja chamando a sua atenção, e o Seu rosto é uma arma contra os Seus inimigos, uma vez que é impossível olhar diretamente ao sol. Ele é a Estrela da Manhã, que nos enche de brilho. Lemos em II Tes 2:8 “ e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda.”

Veja como Jesus é retratado em Apocalipse com imagens tão lindas e importantes. Jesus é visto de forma exuberante em Apocalipse. Este livro enaltece Jesus e dá muitos nomes diferentes a Cristo. Cada um deles revela algo especial sobre o Senhor e Seu papel no plano divino da redenção humana.

Alfa e Omega, Senhor e Todo Poderoso. Apoc 1:8: “Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, o 
Todo-Poderoso, que é, que era e que há de vir.”

Filho do Homem. Apoc 1:13: “No meio deles estava um ser parecido com um homem, vestindo uma roupa que chegava até os pés e com uma faixa de ouro em volta do peito.”

Primeiro e Último. Apoc  1:17: “Quando eu o vi, caí aos seus pés, como morto. Porém ele pôs a mão direita sobre mim e disse: Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último.”

Aquele que Vive. Apoc  1:18: “Eu sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre. Tenho autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos.”

Filho de Deus. Apoc 2:18: “Ao anjo da igreja de Tiatira escreva o seguinte: “Esta é a mensagem do Filho de Deus, que tem olhos que brilham como o fogo e pés brilhantes como o bronze polido."

Testemunha. Apoc 3:14: Ao anjo da igreja de Laodicéia escreva o seguinte: “Esta é a mensagem do Amém, da testemunha fiel e verdadeira, daquele por meio de quem Deus criou todas as coisas.”

Leão da Tribo de Judá. Apoc. 5:5: “Então um dos líderes me disse: Não chore. Olhe! O Leão da tribo de Judá, o famoso descendente do rei Davi, conseguiu a vitória e pode quebrar os sete selos e abrir o livro.”

Criador.  Apoc  4: 11: “Senhor nosso e nosso Deus! Tu és digno de receber glória, honra e poder, pois criaste todas as coisas; por tua vontade elas foram criadas e existem.”

Raiz de Davi. Apoc 5:5 “ Então um dos líderes me disse: “Não chore. Olhe! O Leão da tribo de Judá, o famoso descendente do rei Davi, conseguiu a vitória e pode quebrar os sete selos e abrir o livro.”

Pastor. Apoc 7:17: “Pois o Cordeiro, que está no meio do trono, será o pastor dessas pessoas e as guiará para as fontes das águas da vida. E Deus enxugará todas as lágrimas dos olhos delas."

Messias. Apoc 12:10: “Então ouvi uma voz forte no céu, que dizia: Agora chegou a salvação de Deus! Agora Deus mostrou o seu poder como rei! Agora o Messias que ele escolheu mostrou a sua autoridade! Pois o acusador dos nossos irmãos, que estava diante de Deus para acusá-los dia e noite, foi jogado fora do céu."

Fiel e Verdadeiro. Apoc 19: 11: “Em seguida vi o céu aberto, e apareceu um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e combate com justiça.

Palavra de Deus. Apoc 19:13: “A sua capa estava encharcada de sangue. Ele se chama “A Palavra de Deus”.

Reis dos Reis e Senhor dos senhores : Apoc. 19:16. “Na capa e na perna dele estava escrito este nome: “Rei dos reis e Senhor dos senhores.”

A Brilhante Estrela da Manhã. Apoc  22:16. “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.”

João ficou impressionado com a visão que teve de Jesus. Somos impressionados diariamente com a presença de Jesus através da comunhão que mantemos com Ele?

QUARTA-FEIRA (9 de janeiro) AS MENSAGENS DE CRISTO PARA ENTÃO E PARA AGORA – Estes são os textos principais para o estudo de hoje: “Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.” Apocalipse 1:11.

“Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer; o mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.” Apocalipse 1:19,20.

Estes versos mostram a mensagem especial que Deus tinha para as 7 igrejas da Ásia e para todos os tempos. Devemos entender esta mensagem como tendo três aplicações. 1ª Histórica, que tem a ver com as 7 igrejas dos tempos bíblicos, 2ª Profética, que está relacionada com a igreja no decorrer dos séculos e 3ª Universal, que é extensiva a todos os crentes em todos os lugares e em todas as épocas.

Veja a relação entre as sete igrejas nos seus vários períodos:

1- Éfeso significa desejável. Ver Apoc 2: 1-7 - Tal era a condição perante Deus da Igreja do primeiro período que vai desde a o batismo de Cristo no ano 27 até 100 d.C. Neste tempo a simplicidade e o fervor predominavam na igreja. Os crentes se esforçavam para obedecer fielmente a Palavra de Deus. Mas, depois de algum tempo, o zelo dos crentes começou a esfriar, o amor a Deus e ao próximo a decrescer e a mornidão espiritual a penetrar na igreja. isso também por causa das fortes perseguições infligida por Roma

2 - Esmirna vai do ano 100 até  323 d.C. Ver Apoc 2:8 - Até perto do fim do período de Éfeso, eram os judeus que perseguiam os cristãos. Mas agora, diante do progresso do evangelho, as perseguições romanas suplantaram as judaicas. A autoridade imperial mandou crucificar, queimar vivos e lançar cristãos às feras dos anfiteatros. O período de Esmirna é o período do martírio. Justino Mártir, com seis outros cristãos, foram açoitados e decapitados no ano 165. As catacumbas, sob as colinas, fora da cidade de Roma, serviram de refúgio aos inúmeros cristãos.

3 - Pérgamo 323 a 538 d.C. Ver Apoc 2:12-17 - O Senhor acusou esta igreja de sustentar a doutrina de Balaão. Balaão sabia que Israel era o povo de Deus e este conhecimento o fez responsável. De acordo com o costume das nações pagãs, ele foi chamado para amaldiçoar Israel. Assim também, e para atrair os pagãos, os chefes da igreja romana adaptaram várias cerimonias e crenças pagãs ao cristianismo. A palavra de Deus foi soterrada por uma tonelada de práticas e superstições pagãs. Eis algumas doutrinas falsas introduzidas neste período: No ano 252 surgiu o batismo infantil, em 300 as imagens e ídolos foram introduzidas nas igrejas apenas como adorno. Em 787 o II Concílio de Nicéia deu-lhe a sanção e no ano 400 introduziu-se as orações pelos mortos. Em 7 de Março de 321 houve o primeiro decreto dominical promulgado pelo Imperador Constantino

4 – Tiatira 538-1517. Ver Apoc 2:18-28 . Este é o período da temida Idade Média, e se estendeu até o inicio da Reforma. Em 538 o Imperador Justiniano reconheceu oficialmente o bispo de Roma como o cabeça das igrejas cristãs. Os cristãos fiéis enfrentaram um dilema: manter à sua fé pura, baseada na palavra de Deus e ser perseguido pela Igreja ou aceitar as inovações heréticas da igreja Católica Romana.

Tiatira é comparada com Jezabel por introduzir mais doutrinas falsas dentro do Cristianismo. Em 1125 d.C a igreja Católica Romana introduziu a doutrina da imaculada Conceição, essa doutrina nega o princípio bíblico de que todos, exceto Cristo, pecaram. Em 1854 o papa Pio IX oficializa a doutrina de que Maria nunca pecou. Em 1208-1214 introduziu-se o Rosário por São Domingos. Em 1233 oficializou-se a "santa" inquisição que ficou em vigor até o século XVIII, causando horrores principalmente no Peru e na Espanha. Em 1870 criou-se a infalibilidade papal, onde afirma que os papas jamais erraram.

5 - Sardes 1517-1833. Ver Apoc 3:1-6 - Durante este período foram mortos os últimos mártires: “Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer”. O iluminismo trouxe a democracia em várias regiões do mundo e o fim da inquisição romana. Este foi o cumprimento da profecia dos 1260 anos.

6 - Filadéfia 1833-1844. Ver Apoc. 3:7-13 - Filadélfia significa amor fraterno ou o retorno ao primeiro amor. Era esta a condição dos que receberam a mensagem milerita de que a segunda vinda estava próxima. Quase um milhão de pessoas nos EUA creram na mensagem de que Jesus voltaria em 1844 e viveram o verdadeiro arrependimento.

7 - Laodicéia de 1844 até a segunda vinda de Cristo. Ver Apoc 3: 14-20 - Laodicéia significa julgamento do povo. De acordo com a profecia de Daniel 8:14 o julgamento da humanidade começou no céu em 1844. Com seu término Jesus deixará de ser nosso Advogado e retornará nas nuvens do céu como Juiz do mundo. Amém?

QUINTA-FEIRA (10 de janeiro) MENSAGEM A IGREJA DE ÉFESO - Mas o que Apocalipse tem a ver com a igreja de Éfeso? É simples: A igreja de Éfeso tipifica o período apostólico que vai entre os anos 31 a 100 d.C. O cavalo branco e o 1º selo do Apocalipse também referem-se a este período. O início da era cristã ficou marcado pela fidelidade e intrepidez dos discípulos, apóstolos e crentes que morriam em favor do evangelho de Cristo.

O coliseu de Roma foi construído para servir de palco para uma turba de homens pecadores que assistiam cristãos sendo devorados por feras famintas. 
Estevão, Tiago e todos os discípulos, menos João, foram mártires nesta época. Mas é interessante observarmos como a experiência cristã mudou em poucas décadas. Jesus, o autor das mensagens, às sete igrejas e do Apocalipse, declara para a igreja de Éfeso: “Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.” Apocalipse 2:2-5

Paulo declara assim sobre a pregação inicial do evangelho: “Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.” Colossenses 1:23. Depois dessa explosão a igreja arrefeceu, mas o apelo de Jesus para Éfeso é de reavivamento: “Lembra-te das obras que praticavas e arrepende-te.”

Apesar de que o arrependimento não é uma obra que ganha salvação, o arrependimento, que leva à salvação, vai resultar em obras. É impossível, completa e totalmente, mudar sua convicção sem que isso cause uma mudança em ação. Na Bíblia, arrependimento resulta em uma mudança de comportamento. Por isso João Batista convidou as pessoas a produzirem “frutos dignos de arrependimento.” Mateus 3:8. Uma pessoa que realmente se arrependeu de sua rejeição de Cristo e passou a ter fé nele vai tornar isso evidente através de uma vida transformada e totalmente reformada. Ver II Coríntios 5:17

A igreja de Éfeso é convidada para voltar a praticar as primeiras obras. “Conheço as tuas obras” Apoc 2:2-3. Jesus elogia várias qualidades da igreja em Éfeso: Labor, perseverança e fervor. Deus quer servos dedicados que não desistem: “Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” Tiago 1:4. Jesus falou da importância da perseverança diante de perseguição: “Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.” Tiago 1:12. Ver também Mateus 10:22 e Romanos 5:3.

 Somos convidados a perseverar na oração no primeiro amor dos apóstolos após o Pentecostes: “Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.” Atos 1:14. Na doutrina verdadeira: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” Atos 2:42. Nas boas obras e na graça de Deus. Ver Romanos 2:7 e Atos 13:43. Na sua perseverança, os efésios suportaram provas e não ficaram desanimados. E como tem sido conosco?

SEXTA-FEIRA (11 de janeiro) LEITURA ADICIONAL E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 (1º TRIMESTRE DE 2019) ENTRE OS CASTIÇAIS - Qual é o significado da visão que João teve de Jesus na ilha de Patmos? João quer mostrar, as sete igrejas da Ásia e a todos nós, que Jesus é o Senhor do universo, em suas mãos está o controle de todas as coisas. Jesus esteve com os crentes das sete igrejas da Ásia nos momentos difíceis que passaram, devido a perseguição do Império Romano, e Cristo está conosco para nos defender. Não existe razão de desespero e abandono da fé, devemos continuar felizes e animados no Senhor, pois o fim está muito próximo.

“Todos precisamos conservar em mente o assunto do santuário. Deus nos livre de que os estardalhaços de palavras vindas de lábios humanos debilitem a crença de nosso povo na verdade de que existe um santuário no Céu, e que um santuário segundo este modelo foi uma vez construído na Terra. Deus deseja que Seu povo se familiarize com este modelo, tendo sempre em sua mente o santuário celestial, onde Deus é tudo em todos. Devemos ter nossa mente ancorada pela oração e o estudo da Palavra de Deus, para que possamos agarrar estas verdades.” Carta 233, 1904. Cristo em Seu Santuário, 15

Jesus acabou com a distância que existia entre nós e Deus quando morreu na cruz. Ele foi e é o Único e Supremo Intercessor que já existiu. Por causa disso recebemos o benefício do perdão dos nossos pecados e podemos também agora interceder em oração em favor de outras pessoas, ou pelos perdidos, pedindo a Deus que lhes conceda arrependimento de acordo com Sua vontade.

Quando entendemos e aceitamos que existe um santuário no céu, torna-se fácil compreender as expressões: Sacerdote e Sumo-Sacerdote, referentes à Cristo. Logo que Jesus subiu ao céu, quarenta dias depois da sua ressurreição, Ele entrou no lugar Santo do santuário celestial para fazer intercessão pela humanidade. De acordo com as profecias de Daniel 8 e Apocalipse 10, no ano de 1844, Jesus entrou no lugar santíssimo, também para fazer juízo.

“Os lugares santos do santuário celeste são representados pelos dois compartimentos do santuário terrestre. Sendo, em visão, concedido ao apóstolo João vislumbrar o templo de Deus nos Céus, contemplou ele, ali, ‘sete lâmpadas de fogo’ que ‘diante do trono ardiam’ (Apocalipse 4:5). Vi um anjo, ‘tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono’ (Apocalipse 8:3). Foi permitido ao profeta contemplar o primeiro compartimento do santuário celestial; e viu ali as ‘sete lâmpadas de fogo’, e o ‘altar de ouro’, representados pelo castiçal de ouro e altar de incenso, do santuário terrestre. De novo, ‘abriu-se no Céu o templo de Deus’ (Apocalipse 11:19), e ele olhou para dentro do véu interior, ao lugar santíssimo. Ali viu ‘a arca do Seu concerto’, representada pelo receptáculo sagrado, construído por Moisés, para guardar a lei de Deus.” O Grande Conflito, capítulo 23.

Luís Carlos Fonseca

2 comentários:

  1. Querido irmão, como você afirma que os sete candeeiros vistos por João são o mesmo candelabro que ficava no lugar santo se a figura escolhida por você não representa o candelabro do santuário, antes representa corretamente os setes candelabros vistos por João em Apocalipse 1:12?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. É apenas uma comparação ao candelabro do santuário terrestre. Abraço

      Eliminar