segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Células Familiares/Pequenos Grupos



Células Familiares/Pequenos Grupos 

Tema nº 1 - Lâmpada Acesa

Texto Base: "E estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus, o Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui." I Samuel 3:3,4

Momentos Informais. Você já sentiu medo e insegurança em uma noite escura?  

A condição de Israel era pior do que se tivessem desviado de Deus, pois Eli o Sumo-sacerdote já estava velho, quase cego, e não cuidava bem da vida espiritual do povo de Deus. Seus filhos Hofini e Finéias eram desordeiros e intemperantes, praticando toda sorte de coisas que não agradavam a Deus e desonravam e desrespeitavam seu pai.

Era uma época de trágico declínio espiritual, a lâmpada do templo que devia estar acesa continuamente foi deixada apagar-se! Ver Êxodo 27:20; e Lev. 24:2. Antes que a lâmpada se apagasse totalmente Deus falou à Samuel como vimos no texto base.

Temos o exemplo de uma grande derrota sofrida pelo povo de Israel por que as lâmpadas se apagaram. Houve morte entre o povo de Deus. Veja os textos: #E os filisteus se dispuseram em ordem de batalha, para sair contra Israel; e, estendendo-se a peleja, Israel foi ferido diante dos filisteus, porque feriram na batalha, no campo, uns quatro mil homens." I Samuel 4:2

"Então pelejaram os filisteus, e Israel foi ferido, fugindo cada um para a sua tenda; e foi tão grande o estrago, que caíram de Israel trinta mil homens de pé. I Samuel 4:10

No verso 2 encontramos a batalha contra os filisteus e morreram 4 mil homens, e no verso 10 encontramos o relato da morte de 30 mil homens. Israel venceu inimigos maiores e com um exército bem menor, mas porque negligenciaram a ordem de Deus de manter a lâmpada acesa, as trevas vieram.

Igualmente a bíblia afirma que nós, hoje somos as lâmpadas de Deus que devem brilhar neste mundo de trevas e se a lâmpada de Deus se apagar em nossas vidas, a morte virá ao mundo também. Veja Mateus 5:14 - "Vós sois a luz do mundo..." e  Mat 5:16 "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus".
O único meio do mundo lá fora conhecer a Cristo é através de mim, de você, da igreja.

Como consequência da lâmpada ter se apagado, a arca de Deus se perdeu: "e foi tomada e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram." I Samuel 4:11

A arca representava a presença de Deus ou de sua glória (shekiná). O povo imaginava que havia perdido 4 mil homens a princípio porque a arca não estava presente no meio deles, pois a haviam deixado em Siló. ler i Samuel 4. 3-5. Resolveram buscá-la para que desse sorte e trouxesse vitória ao povo. Mas não foi isso o que aconteceu, porque a glória de Deus já não estava mais ali, a sua lâmpada estava apagada, somente agora na hora do aperto é que eles lembraram-se de Deus, a Arca não continha mais a presença de Deus.

Os filhos de Eli morreram. Que situação difícil! Eli era sacerdote como você é um sacerdote, pois em Cristo todos somos sacerdotes. Ver I Ped 2.9  " Vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa..."

Eli falhou com seus filhos, os deixou de lado, não lhes ensinou que deveriam trazer a lâmpada de Deus acesa em suas vidas e como consequência a morte chegou até a eles também.

Devemos manter a lâmpada de Deus acesa, buscando azeite do céu que é o Espírito Santo, para abastecermos nossas vidas, para permanecermos acesos espiritualmente, sei que não é fácil fazer isso em nossos dias, mas o apagar de nossas lâmpadas trará consequências maiores para nós, nossas famílias e para o mundo.

Conclusão: É tempo de buscar ao Senhor, é tempo de pertencermos ao Espírito Santo e de não nos conformarmos com o mundo. Devemos estar acesos, e não se acende uma lâmpada para esconde-la, mas para colocá-la bem alto onde todos possam ser iluminados por ela... Antes que a lâmpada se apague completamente Deus falou a Samuel e fala conosco hoje. Vamos ouvi-lo?

"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." Mateus 5:14-16

Luís Fonseca




Sem comentários:

Enviar um comentário