domingo, 9 de janeiro de 2011

RESUMO DA LIÇÃO 3: STRESSE



O que provoca o stresse? O stresse afeta toda a gente. As exigências do trabalho, a falta de trabalho, as crises na família, o sentimento de culpa, a incerteza sobre o futuro, a tristeza por um passado de fracasso, o medo, etc... tudo isso são fatores causadores do stresse. Thomas H. Holmes e Richard H. Rahe desenvolveram uma pesquisa interessante sobre os fatores que provocam o stresse e a dificuldade de reajustamento social: A morte do cônjuge – 100, ferimento ou doença pessoal – 53; mudança de residência – 20. Acumular 200 pontos de stresse nesta avaliação, tem grandes chances de ficar doente. Alguém que chega a 300 ponto terá uma grande crise. Jesus deixou-nos o exemplo de que, se buscarmos a Deus em oração em um lugar tranquilo, é o melhor remédio para combater o stress. “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: que comeremos, ou o que beberemos, ou com que nos vestiremos?” Mateus 6:31

VERSO ÁUREO: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei.” Mateus 11:28

DOMINGO: ACONTECIMENTOS EMOCIONANTES DA VIDA. O que é o stresse? O termo stresse foi tomado emprestado da física onde designa a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais, e usado pela primeira vez no sentido atual em 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature. O stress pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de stresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão ligados à ansiedade e depressão. Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares. O stresse é o conjunto de respostas físicas e mentais que nosso corpo produz diante de certos estímulos externos. Elias esteve em situação de stresse, mas Deus providenciou meios para o aliviar. Que medidas tomou Deus? Elias passou por um período de fome muito grande, mas Deus enviou os corvos para alimentá-lo e sempre teve água para beber. “E há de ser que beberás do ribeiro: e Eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem." IReis 17:4  Elias foi um profeta escolhido por Deus com a finalidade de avisar o povo de Israel e o rei Acabe. E ele foi um dos grandes homens de Deus na Terra. Ele teve uma vida nada fácil sob oponto de vista físico, mas a sua vida foi emocionante sob o ponto de vista espiritual. Ele andou muito próximo de Deus, interagia frequentemente com Deus, e vice-versa. As incumbências que Deus dava a Elias eram de elevado risco de vida e era causador de muito stresse, mas a divindade cuidava de Seu profeta. Deus serviu-Se de Elias para ressuscitar o filho da viúva de Sarepta. Ver I Reis 17: 17-22. Depois ele teve outra situação de stresse quando esteve diante dos profetas de Baal. Ver IReis 18: 23-39.

SEGUNDA-FEIRA: OS DESGOSTOS DA VIDA. O desgosto de Elias estava relacionado com o fato de ter que matar os profetas com suas próprias mãos. “...E Elias os fez descer ao ribeiro de Kison, e ali os matou.” II Reus 18:40. Imaginem o desgate emocional de Elias! Por que Deus permitiu a morte destes falsos profetas? De acordo com Jeremias 19:5 a idolatria que os profetas de Baal praticavam envolvia a morte de crianças inocentes. Por isso Deus permitiu a erradicação deste mal. Elias esperava que após  a questão da  adoração este assunto estivesse resolvido. Ele pensava que dali em diante Acabe e Jezabel se tornariam adoradores de Deus, e o povo também. Não havia como esperar outra atitude do casal que mandava em Israel. Mas o que aconteceu? Acabe voltou ao palácio, e pouco depois, Elias soube que Jezabel queria matá-lo por causa da morte daqueles profetas. E ela o faria no dia seguinte. Ver I Reis 19:1 e 2. Como reagiu Elias depois que recebeu a mensagem que no dia seguinte iria morrer? Ele fugiu pelo deserto e pediu a morte. “E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro. E pediu em seu ânimo a morte, e disse: já basta, ó Senhor, toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que os meus pais.” I Reis 19:4. Em O Desejado de Todas as Nações, 90 encontramos. “ Satanás tem-se aproveitado das fraquezas da humanidade...Sempre que uma pessoa se encontra rodeada de nuvens, perplexa pelas circunstâncias ou aflita pela pobreza e a infelicidade, Satanás fica a postos para tentar aborrecer. Ele ataca os pontos de caráter mais fraco e procura abalar a nossa confiança em Deus.”

TERÇA-FEIRA: A TERAPIA DIVINA. Quais foram as soluções que Deus tomou para auxiliar o profeta? Em I Reis 19: 5-9 encontramos o amor de Deus em ajudar Elias. No verso 5 um anjo tocou Elias para o acordar. No verso 6 ele encontrou um pão cozido á sua cabeceira e uma botija de água. No verso 7 o anjo apareceu pela 2º vez, o tocou e disse: “ Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho.” No verso 8 menciona que após comer e beber , Elias caminhou  40 dias e 40 noites até Horebe. E entrou numa caverna. Deus nunca deixa os Seus filhos abandonados. Elias quando mais precisava, recebeua a companhia, a proteção e a orientação de Deus . Assim é conosco também, não precisamos ficar desesperados quando as coisas não correm tão bem. Devemos saber aguardar em Deus, pois Ele sempre tem a melhor solução. Elias utilizou-se de  dois meios importantes para se curar de um stresse. A alimentação adequada e o descanso. Quando se deseja aliviar ou eliminar o stresse, é mesmo necessário alimentar-se da melhor maneira, e ter o descanso devido e necessário para que o corpo e a mente tenham tempo para se restabelecer. Deus criou o dia de sábado para o nosso descanso físico, mental e espiritual. Quando se descansa neste dia em obediência a Deus, acontece essa restauração. Devemos lembras dos 8 remédios naturais que temos à nossa disposição: Alimentação natural, luz solar, ar puro, repouso, água, exercício físico, temperança e confiança em Deus. Com o passar do tempo Elias ultrapassou o seu terrivel desânimo. E Deus o utilizou de forma maravilhosa depois destes episódios. Assim acontevce conosco também. A despeito de todos os problemas e até pecados que venhamos praticar, Deus perdoa o passado e restaura a nossa vida proporcionado a terapia de que necessitamos para permanecermos em Sua presnça. Além dos anjos permanecerem conosco, Deus nos perdoa os pecados.

QUARTA-FEIRA: O MÉTODO DE JESUS PARA CONTROLAR O STRESSE. O método de Jesus  para Se livrar do stress era o de encontrar paz nos lugares calmos. A sociedade moderna exige de nós uma vida mais corrida, que quase não temos tempo para cuidar daquilo que é importante. Algumas pessoas tem que dedicar a maior parte do dia para o trabalho e para as coisas pessoais. E o descanso, que é necessário resume-se em apenas algumas horas de sono.  O que Jesus fazia para acalmar-Se? Em Marcos 6:31 diz-nos: “ Vinde vós, aqui aparte, a um lugar deserto, e repousai um pouco, porque havia muitos que iam e vinha e não tinham tempo para comer.” Falando de Jesus encontramos em O Desejado de Todas as Nações, 65. “A Sua felicidade encontrava-se nas horas em que estava a sós com Deus e a natureza. Sempre que lhe era concedido este privilégio, afastava-Se do sítio onde trabalhava e ia para o campo, meditar nos verdas vales, a entreter comunhão como pai na encosta da montanha ou entre as árvores da floresta. O alvorecer encontrava-O frequentemente  em qualquer lugar retirado, meditando, examinando as escrituras, ou em oração.” Em que casa Jesus encontrava paz? Na casa de Lázaro, Maria e Marta, em Betânia. Ver Mateus 21:17. Hoje há um item na agenda de muitas pesssoas que tem consumido muito tempo, e tem sido uma faca de dois cortes para alguns. É a TV e a Internet. Alguns, com a alegação de que irão se distrair, acabam por ver suas energias físicas e mentais se consumindo; e a vida espiritual pode se comprometer também neste contexto. Muito cuidado deve ser tomado no uso e manuseio da tecnologia. O que deve fazer o cristão moderno para controlar o stress? a) Ler a bíblia diariamente b) Orar particularmente c) Realizar o culto familiar d) Participar das reuniões religiosas e cultos e) Ouvir e ler artigos que edificam o espírito. Nós podemos ser uma fonte de angústia ou de paz, vai depender da maneira como usamos o tempo e talentos que nos são confiados.

QUINTA-FEIRA: LEVAR ALÍVIO AOS OUTROS. Qual é a receita mais simples para vivermos em paz? É levarmos o alívio àqueles que precisam da nossa ajuda. O estilo de Jesus era fundamentalmente altruísta. Ele usava todas a Suas energias para servir os outros. Em Atos 10:38 encontramos: “Como Deus ungiu Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou fazendo o bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com Ele.”  O egoísmo é o maior motivo para acarretar os problemas na vida das pessoas. As pessoas que se envolvem em algum projeto voluntário, manifestam maiores sentimentos de paz e satisfação. A lição traz o exemplo de John Rockfeller que tornou-se no homem mais rico do mundo nos idos 1839-1937. Ele sofreu uma depressão nervosa e esteve quase a beira da morte. O que fez este homem? 1) Cuidou da sua saúde 2)Distrubuiu seus bens para projetos de filantropia. Os donativos que fez, muito contribuiram para o bem estar do mundo, mas teve sua vida prolongada por mais50 anos. Viveu até aos 97 anos. Estes são lindos versos sobre o amor ao próximo: “Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo.” Gálatas 6:2 “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual,, também, para o que é dos outros.” Fil. 2:4. “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a Sua vida pelos Seus amigos.”  João 15:13. Deus nos fez seres sociais não para explorarmos o próximo e nem para dominarmos os outros, mas para ajudarmos uns aos outros.

Bom estudo

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário