sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 - BONS PENSAMENTOS OU PENSAMENTOS POSITIVOS


"Tudo o que a mente humana pode conceber, ela pode conquistar." Este é um pensamento positivo. Pensamentos semelhantes a este, são encontrados, aos montes, em vários lugares de consultas. São pensamentos bons que tem ajudado motivar as pessoas em vários níveis sociais e ocasiões; mas, são pensamentos  extremamente perigosos, pois tem a ver com a Neuro-Linguística. Esta é uma falsa ciência que eleva a capacidade do homem acima das suas capacidades normais . E automaticamente, exclui Deus.

Como cristãos devemos depender do poder de Deus dentro de nós. “Posso todas as coisas nAquele que me fortalece.” Flip. 4:13. As varas devem estar ligadas à videira verdadeira que é Jesus Cristo.

Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital.
Um deles, podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para que os fluidos circulassem nos seus pulmões.
A sua cama estava junto da única janela do quarto.
O outro homem tinha de ficar sempre deitado de costas.
Os homens conversavam horas a fio. Falavam das suas mulheres e famílias, das suas casas, dos seus empregos, onde tinham passado as férias...
E todas as tardes, quando o homem da cama perto da janela se sentava, ele passava o tempo a descrever ao seu companheiro de quarto, todas as coisas que ele conseguia ver do lado de fora da janela.
O homem da cama do lado começou a viver à espera desses períodos de uma hora, em que o seu mundo era alargado e animado por toda a atividade e cor do mundo do lado de fora da janela. A janela dava para um parque com um lindo lago. Patos e cisnes chapinhavam na água enquanto as crianças brincavam com os seus barquinhos.
Jovens namorados caminhavam de braços dados por entre as flores de todas as cores do arco-íris. Árvores velhas e enormes acariciavam a paisagem, e uma tênue vista da silhueta da cidade podia ser vista no horizonte.
Enquanto o homem da cama perto da janela descrevia isto tudo com extraordinário pormenor, o homem no outro lado do quarto fechava os seus olhos e imaginava a pitoresca cena.
Um dia, o homem perto da janela descreveu um desfile que ia a passar.
Embora o outro homem não conseguisse ouvir a banda, ele conseguia vê-la e ouvi-la na sua mente, enquanto o outro senhor a refratava através de palavras bastante descritivas. Dias e semanas passaram.
Uma manhã, a enfermeira chegou ao quarto trazendo água para os seus banhos, e encontrou o corpo sem vida do homem perto da janela, que tinha falecido calmamente enquanto dormia. Ela ficou muito triste e chamou os funcionários do hospital para que levassem o corpo.
Logo que lhe pareceu apropriado, o outro homem perguntou se podia ser colocado na cama perto da janela. A enfermeira disse logo que sim e fez a troca.
Depois de se certificar de que o homem estava bem instalado, a enfermeira deixou o quarto.
Lentamente, e cheio de dores, o homem ergueu-se, apoiado no cotovelo, para contemplar o mundo lá fora. Fez um grande esforço e lentamente olhou para o lado de fora da janela...
Que dava, afinal, para uma parede de tijolo!
O homem perguntou à enfermeira o que teria feito com que o seu falecido companheiro de quarto,
lhe tivesse descrito coisas tão maravilhosas do lado de fora da janela.
A enfermeira respondeu que o homem era cego e nem sequer conseguia ver a parede.
"Talvez ele quisesse apenas dar-lhe coragem...".

Moral da História: Há uma felicidade tremenda em fazer os outros felizes com palavras positivas, apesar dos nossos próprios problemas. A dor partilhada é metade da tristeza, mas a felicidade, quando partilhada, é dobrada.

VERSO ÁUREO: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:8

DOMINGO - PENSAMENTOS: A RAIZ DO COMPORTAMENTO – A boca deita para fora aquilo que existe em abundância no coração. Jesus foi maravilhoso quando disse: “O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.” Lucas 6: 45. Ao longo dos séculos, o homem foi se distanciando de Deus, e colecionando para si muitas coisas ruins, como; as más tradições, o orgulho, o egoísmo, a cobiça, o assassínio,  a idolatria de várias formas, e outros pecados. Os pecados da alma, que são os secretos, uma vez interiorizados e mantidos, fatalmente, irão se transformar em pecados abertos e afetarão as pessoas.

A tentação para o pecado vem à todas as pessoas; pois, todos somos tentados. Em Tiago 1:14 menciona que somos atraídos e engodados pela própria concupiscência. Quando somos tentados, não somos obrigados a ceder, pois Jesus deixou-nos o Seu exemplo, no deserto da tentação, de que podemos vencer.

A tentação passa por 5 fases. 1ª) Atenção. Nossa atenção é despertada para o pecado. 2ª) Consideração. Deus nos deu a capacidade de considerarmos a possibilidade de pecar ou não. 3ª) Desejo momentâneo. Somos feitos de carne e osso e não de ferro e óleo. Sentimos o desejo de pecar, especialmente naquilo que somos mais frágeis. 4ª) Desejo acariciado. A partir do momento que passamos a acariciar o desejo, que até então surgiu expontaneamente, aí passamos a ceder espaço para o diabo, e comoçamos a pecar. 5ª) Pecado consumado. O ato será apenas o reflexo do descuido da fase anterior.

Qual é a alternativa proposta por Deus para lidar com pensamentos impuros que levam ao pecado? “Porque, os que são segundo a carne, inclina-se para as coisas da carne, mas, os que são do Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte, mas a inclinação do Espírito é vida e paz.” Romanos 8: 5 e 6. Para não cairmos em pecados, é necessário comunhão diária com Jesus. Ver João 15: 1-5

SEGUNDA-FEIRA – OS PENSAMENTOS COMO FONTE DE ANGÚSTIA – Tem gente que é especialista em atrapalhar a vida dos outros com suas palavras. Quando os pensamentos maus não são banidos da mente, com a graça de Deus; tornarão em problemas sérios para a pessoa. Os pensamentos não controlados, com o poder do Espírito Santo, serão, mais cedo ou mais tarde, levados a efeito, e trarão tristezas e decepções àquele que os pratica.

Mas, há pessoas que trazem uma carga emocional deficiente, e que sofrem mais do que a média das pessoas, por causa destes traumas emocionais.  E acabam por serem vítimas dos seus próprios fantasmas e fobias. A lição traz o exemplo de uma moça que morreu  um dia antes de completar 23 anos, porque, quando ainda era adolescente, um médim disse que ela morreria com a idede de 23 anos. A fobia foi tão grande que ela acabou por falecer. A verdade é que, em todos os casos, o diabo se aproveita para tentar e conduzir ao ato pecaminoso. Mas todos aqueles que se colocam nas mãos do Todo-Poderoso, Deus os livra  do poder do inimigo.

Qual deve ser a atitude do cristão em relação aos problemas que o cercam? “Mas os judeus incrédulos incitaram e irritaram, contra os irmãos , os ânimos dos gentios” Atos 14:2 e  “Porque ouvimos que alguns que saíram de entre nós, vos perturbam com palavras, e transtornaram as vossas almas...” Atos 15:24

Encontramos um texto maravilhoso sobre o não emitir tristeza para as pessoas ao nosso redor: “Se vos não sentis satisfeitos e alegres, não faleis dos vossos sentimentos. Não ensombreis a vida dos outros. Uma religião fria e sombria jamais atrairá almas para Cristo. Afasta-as dEle, para as redes que Satanás lança aos pés dos transviados.” A C.B.V, 488.

TERÇA-FEIRA – PENSAMENTOS SAUDÁVEIS –  O verso áureo traz o texto mais completo sobre o ato de cultivar pensamentos saudáveis. Vale a pena decorar este texto. Baseado em Filipenses 4:8, mencione as coisas que desenvolvem pensamentos saudáveis.

“Necessitamos possuir um constante senso do poder enobrecedor dos pensamentos puros, bem como da influência danosa dos maus pensamentos. Voltemos nossos pensamentos para as coisas santas. Sejam eles puros e verdadeiros, pois a única segurança para a vida está no pensar corretamente. Devemos utilizar todos os meios que Deus colocou à nossa disposição para dominar e cultivar nossos pensamentos. Devemos trazer a mente em harmonia com a mente de Cristo. Sua verdade nos santificará, corpo, alma, e espírito, e seremos habilitados a erguer-nos acima das tentações.  A humanidade de Cristo estava unida com a divindade; Ele foi preparado para o conflito pela presença interior do Espírito Santo. ... Enquanto estivermos unidos a Ele pela fé, o pecado não terá domínio sobre nós. ... Toda promessa na Palavra de Deus nos pertence. Devemos viver "de toda palavra que procede da boca de Deus". Mat. 4:4. ... Olhai, não para as circunstâncias ou para a fraqueza do eu, mas para o poder da Palavra. Toda a sua força nos pertence.” Refletindo a Cristo, M.Matinais de 22 de outubro de 1986.

Há duas maneiras infalíveis para mantermos os pensamentos saudáveis: 1ª) É a leitira diária da Bíblia. Pedro disse: “Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero” II Pedro 3:1 A versão TIC menciona “pensamentos positivos” em lugar de “ânimo sincero”.  A leitura da Palavra, de forma sistemática e regular, irá proporcionar um tonus mental e espiritual incrível. 2ª) A oração é outra forma de manter a mente fora de complicações. Ao estarmos em sintonia direta com Deus não teremos tempo para ocupar a mente com coisas carnais.

QUARTA-FEIRA – OS PENSAMENTOS DO NOSSO CORAÇÃO – Somente Deus conhece os nossos pensamentos? “Porque só Tu conheces o coração de todos os filhos dos homens.” I Reis 8:39. “...Porque esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos...” I Crônicas 28:9

Se é certo que Deus conhece todos os nossos pensamentos, muito cuidado devemos tomar para não ceder às tentações, pois Ele tudo sabe a nosso respeito.

Alguns tem pensado que o diabo também conhece os nossos pensamentos. Temos um texto maravilhoso do Espírito de Profecia que menciona algo curioso: “Satanás não consegue ler os nossos pensamentos, mas pode ver as nossas ações, ouvir as nossas palavras, e, com base no seu vasto e longo conhecimento da família humana, ele tem a habilidade de engendrar tentações para tirar partido dos nossos pontos fracos de caráter.” R. Herald,  19 de maio de 1891.

Devemos orar de várias maneiras e em vários lugares, mas a melhor oração que podemos fazer, é a sileciosa, pois o diabo não conhece os nossos pensamentos, e assim poderemos solicitar a Deus em favor dos nossos amigos, vizinhos e familiares; as bênçãos de Deus, sem que o inimigo saiba, e assim ele é facilmente confundido.

A lição de hoje mostra-nos claramente que o juízo pertence somente a Deus, pois é somente Ele que conhece o que vai no coração das pessoas. Além do mais, temos o mandamento claro: “Não julgueis para que não sejais julgados.”  Mateus 7:1

QUINTA-FEIRA – A PAZ DE CRISTO NOS NOSSOS CORAÇÕES –  Onde temos concentrado os nossos pensamentos e interesses, nas coisas da terra ou nas coisas eternas?

Se temos a tendência por desprezar as coisas da Terra e valorizarmos as coisas do alto, então estamos no caminho certo. Porque esse trecho citado da Bíblia recomenda que devemos fazer morrer a nossa natureza terrena, e isso inclui uma infinidade de atrativos da sociedade do mundo, dos quais, a citação ilustra com alguns da época em que foi escrito. Precisamos saber atualizar, e cada um deve fazer isso por si. Ler o texto de Colossenses 3: 1-17. Chamo a atenção para dois versículos apenas. “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas quw são de cima, onde Cristo está assentado a dextra de Deus.” Col. 3:1 e “A paz de Cristo, para  a qual  também fostes chamados em um corpo, domine nos vossos corações, e sede agradecidos.” Col. 3:15

Nossa mente, sendo a sede do nosso corpo, de onde saem os pensamentos, precisa de ser colocada sob os cuidados de Jesus, e sob a proteção dos santos anjos. Só assim estaremos protegidos, e em condições de passar para um mundo em decomposição moral e espiritual, o cheiro de Cristo.

“Mais precioso do que os vasos de ouro de Ofir é o poder do pensamento correto. Precisamos de atribuir um elevado valor ao controle adequado dos nossos pensamentos... Cada pensamento impuro mancha a alma, atrofia o sentido moral e tende a apagar as impressões do Espírito Santo...Devemos utilizar todos os meios que Deus colocou ao nosso alcance para domínio e cultivo dos nossos pensamentos. Devemos por a mente em harmonia com a mente de Cristo. A Sua verdade santificar-nos-á, corpo, alma e espírito, e seremos capacitados a ultrapassar a tentação.” Signs of the times. 23/08/1905

Que Deus o abençoe!

Luís Carlos Fonseca





Sem comentários:

Enviar um comentário