domingo, 6 de novembro de 2011

COROA DE OURO OU DE ESPINHOS?


COROA DE OURO OU DE ESPINHOS?

“Tu o recebeste dando-lhe ricas bênçãos, e em sua cabeça puseste uma coroa de ouro puro.” Sl 21.3.  

Deus pôs na cabeça do rei  “uma coroa de ouro puro” Muitos foram e são os reis e rainhas humanos. Em algumas solenidades especiais estes reis e rainhas recebem homenagens e reverência, tendo a coroa de ouro sendo colocada na cabeça.



Mas o que colocaram na cabeça do Rei do universo?  Os homens puseram na cabeça do Rei  “uma coroa de espinhos” Mt 27.28. Deus age de um modo, e os homens de outro modo. Podemos esperar sempre o melhor da parte de Deus. Mas, infelizmente, alguns homens oferecem o pior para os seus semelhantes. Deus é bom e o homem tem uma natureza má e pecaminosa.


Na nossa vida passamos por momentos de alegria e de provações. Por isso, é preciso saber lidar, ora com a coroa de ouro, ora com a coroa de espinhos. Às vezes, uma sucede a outra. Outras vezes, as duas permanecem juntas na cabeça.


Até a idade de 30 anos, José usou a coroa de espinhos que seus irmãos, a mulher de seu senhor, e o copeiro-mor de Faraó colocaram em sua cabeça. Depois dos 30, a coroa de ouro puro tomou o lugar da coroa de espinhos.
  
O caso de Paulo foi diferente: a experiência do arrebatamento ao terceiro céu era a sua coroa de ouro puro e o tormento do espinho na carne era a sua coroa de espinhos. O apóstolo teve de conviver com ambas a vida
inteira, para proteger a sua humildade,  e não cair em desgraça

“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.” II Coríntios 12:7


Por natureza, adoramos coroas de ouro e detestamos coroas de espinhos. Coroas de espinhos são muitas vezes uma contingência, ossos do ofício, uma recorrência natural de um mundo posto no maligno. Mas elas não estão fora do controle de Deus. “E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.” Lucas 12:7


Assim como Satanás só pode nos tocar ou nos peneirar com a permissão de Deus, ninguém coloca uma coroa de espinhos em nossa fronte,  se o Senhor não permitir. E Ele só permite quando essa coroa tem o propósito de produzir edificação. Se o próprio Jesus teve uma coroa de espinhos por algum tempo, por que nós não passaríamos por essa experiência?

Mas Jesus promete-nos uma coroa de ouro: “ E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.” Apocalipse 4:4

“Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. “ Apocalipse 2:10

“Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” Apocalipse 3:11

“E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.  E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo.  E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro.” Apocalipse 21:16-18.

É melhor passarmos por alguns momentos de sofrimentos, com a permissão e a proteção de Deus, isso corresponde a usarmos a coroa de espinhos, e recebermos a coroa da vida eterna; do que desanimarmos na fé. O apóstolo Paulo tinha esta visão espiritual quando escreveu:  "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." II Timóteo 4.7-8

Aqui é mencionada a condição para receber a coroa da justiça: "guardar a fé". Não temos segurança na nossa fé em si, mas no conteúdo e no objeto da nossa fé, o qual é o próprio Senhor Jesus Cristo! Quando tudo o que é visível desmorona, Ele permanece. Agarre-se nEle em todas as circunstâncias, embora haja tempestade e rujam as ondas, de modo que um dia, no fim da sua vida, você possa dizer: "guardei a fé".

A segunda condição para receber a coroa da justiça diz: "amar a Sua vinda"; isto é, esperar com grande ansiedade e crescente desejo a vinda do Senhor Jesus. Você tem esse anseio? Esta é a melhor prova de que você pertence a Ele e de que vive na santificação. Você se alegraria se Jesus voltasse hoje? Diga "amém" se você ama a Sua vinda. Ele virá em breve!

“No dia da coroação de Cristo Ele não reconhecerá como Seu quem quer que apresentar mancha ou ruga ou coisa semelhante. Mas aos Seus fiéis dará Ele coroas de glória imortal. Os que não queriam que Ele reinasse sobre eles vê-Lo-ão rodeado pelo exército dos remidos, cada um dos quais conduz o sinal: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA. Eles verão coroada com um diadema de glória a fronte outrora coroada de espinhos.”  Meditação Matinal Maranata, 37

“Estamos em caminho para casa. Aquele que nos amou de tal maneira que morreu por nós, construiu para nós uma cidade. A Nova Jerusalém é o nosso lugar de repouso. Não haverá tristeza na cidade de Deus. Nenhum véu de infortúnio, nenhuma lamentação de esperanças frustradas e afeições sepultadas serão jamais ouvidas. Logo as vestes de opressão serão trocadas pela veste nupcial. Logo testemunharemos a coroação de nosso Rei! Aqueles cuja vida esteve escondida com Cristo que na Terra combateram o bom combate da fé, resplandecerão com a glória do Redentor no reino de Deus.” Test. Sel. Vol 3, 434.

Luís Carlos Fonseca.






3 comentários:

  1. Deus NUNCA prometeu "coroas de ouro" para o seu povo!!!

    A expressão "coroa(s) de ouro" só aparece DUAS VEZES na Bíblia (exceto quando faz referência a reis, rainhas, governantes, sacerdotes, figuras de autoridade):

    1) Apocalipse 4:4: "e ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças COROAS DE OURO".
    Os 24 anciãos (mencionados 12 vezes no Apocalipse) formam uma espécie de "corte celestial" que rodeia o trono de Deus e o adorna com sua presença. Esses anciãos representam as 12 tribos de Israel e os 12 apóstolos de Jesus. Certamente, não se refere aos antigos profetas e nem a Igreja de Cristo, pois 1 Coríntios 15:20-23 é clara ao dizer que: "mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas CADA UM POR SUA ORDEM: Cristo as primícias, DEPOIS os que são de Cristo (corpo de Cristo, igreja de Cristo), na sua vinda".

    2) Salmo 21:3: "pois vais ao seu encontro com as bênçãos de bondade; pões na sua cabeça uma COROA DE OURO fino".
    O Salmo 21 é um salmo profético sobre a vinda de Jesus. O versículo 3 é uma profecia de Davi que se refere à coroa do reinado que Jesus recebeu do próprio Pai.

    As “coroas” que os remidos em Cristo podem receber no Céu são:
    1) Coroa Incorruptível (1 Coríntios 9:24-25)
    2) Coroa de Regozijo (1 Tessalonicenses 2:19)
    3) Coroa da Justiça (2 Timóteo 4:8)
    4) Coroa da Glória (1 Pedro 5:4)
    5) Coroa da Vida (Apocalipse 2:10)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu entendi que no estudo ele deixa bem claro a simbologia da coroa de espinhos em nossas vidas, teremos que usa-la, as batalhas e lutas. esse argumento sobre a coroa de ouro, na verdade testifica o que o estudo quis transmitir, a coroa de ouro que usaremos também é simbolica.

      Eliminar
    2. Eu entendi que no estudo ele deixa bem claro a simbologia da coroa de espinhos em nossas vidas, teremos que usa-la, as batalhas e lutas. esse argumento sobre a coroa de ouro, na verdade testifica o que o estudo quis transmitir, a coroa de ouro que usaremos também é simbolica.

      Eliminar