sábado, 11 de fevereiro de 2012

SERMÃO: SERVIÇO/DISCIPULADO


Serviço/Discipulado


Introdução

Gostaria de falar um pouco sobre serviço e discipulado, como podemos servir a Deus, o que é isto de discipulado, quais os motivos que nos devem levar a servir a Deus.

Vamos então de ver alguns exemplos de seguidores de Jesus.


Numero de pessoas que serviram a Deus

A partir do novo testamento, como foi evoluindo o numero de pessoas que quis servir a Deus e ser Seus discípulos?
Inicialmente existiram os 12 discípulos. A bíblia dá-nos outros números de pessoas que serviram a Deus. Os 70 que Jesus enviou 2 a 2. Lucas 10:1 “Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.”.

Em seguida 120, actos 1:15 “E, naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas)”.

Depois, 3000, Actos 2: 41 “De sorte que foram baptizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.

Mais tarde 5000, “Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.” Actos 4:4

E finalmente cada um de nós.


Motivação para Servir a Deus

Mas afinal o que é que nos motiva ou deve motivar a servir a Deus, a trabalhar para Ele? O que nos motiva a orar, a ler a bíblia, ir a igreja?
O escritor e pastor Leith Anderson diz que “a culpa é o motivador mais poderoso na igreja. É rápida e eficaz, mas carrega consigo um alto preço: ressentimento”.

O medo é outro elemento usado. Por vezes ouvimos pregações em que chegamos ao final com medo de sermos punidos, das consequências dos nossos pecados, de ficarmos fora do reino de Deus, não sermos abençoados, se não fizermos isto ou aquilo.

Não deve ser este o motivo que nos move. O que eu pretendo é apenas motivar-vos a trabalhar para Deus, simplesmente porque Ele é amor. Pensem um pouco na vossa vida... Eu não sei qual é a vida de cada um ou os seus problemas actuais, mas pensemos na nossa vida como um todo, desde o nascimento ate este ponto, quem é que aqui não vê a mão de Deus a conduzir as coisas? Mais a frente vou falar um pouco de como Deus conduziu a minha vida durante este verão.


70 discípulos

Vamos então analisar o caso de alguns homens que decidiram servir a Deus.

Um dos textos que gostaria de analisar esta amanha encontra-se em Lucas 10:1-20, mas vamos lendo e vou tentar vos mostrar alguns pontos que achei interessantes.

Versículo 1-3

“E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara. Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.” Lucas 10:1-3

Os discípulos foram enviados de dois em dois, porque juntos são mais fortes, quando um vacila o outro está lá. Existem outros locais na bíblia onde encontramos mesmo principio. Mas o que eu achei interessante encontra-se em actos 15:39-40.

“Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta. “ Actos 15:29-30

Até nesta situação que houve um desentendimento, cada um deles arranjou um par, não foi sozinho.

Já alguma vez pensaram que Jesus planeava como ia agir em seguida? Reparem, Jesus enviou 70 discípulos 2 a 2, então foram enviados 35 grupos, cada grupo a uma cidade diferente, o que mostra que Jesus no mínimo já tinha planeado as próximas 35 cidades onde iria passar, o que mostra o quão planeado o seu ministério era.

Qual era a missão deles? João 10: 16 “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. Jesus ainda tem muitas ovelhas perdidas lá fora, será que nos estamos a trabalhar no sentido de as trazer ate ao pastor?

Versículo 4-9

“Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho. E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós. E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa. E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido. E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus.” Lucas 10:4-10

Algo que o texto mostra é fé, confiança em Jesus, “não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias”. Isto hoje para nós parece quase impossível, quem é que aqui vai desprevenido para uma viagem que pode demorar dias?

Urgência. A missão deles era urgente. “E a ninguém saudeis pelo caminho.”, isto acontece por dois motivos, para alem da tal urgência que estamos a falar, naquele tempo, cumprimentar alguém demorava algum tempo, porque os comprimentos eram complicados e longos, algo que ainda acontece naquela região.

Algo que podemos ficar curiosos em saber é, mas como eles escolhiam a casa onde iriam ficar? Imaginem-se chegam a uma cidade e vão escolher a casa onde vão ficar, ora esta parece-me bem. Mateus 10: 11 dá a resposta a esta pergunta.

“E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis.” Mateus 10:11-12

Neste momento estamos perante o cenário em que as coisas correm bem, pregam a mensagem as pessoas e elas aceitam, mas já vamos ver o que acontece em seguida.

Versículo 10-16

“Mas em qualquer cidade, em que entrardes e vos não receberem, saindo por suas ruas, dizei: Até o pó, que da vossa cidade se nos pegou, sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, isto, que já o reino de Deus é chegado a vós. E digo-vos que mais tolerância haverá naquele dia para Sodoma do que para aquela cidade. Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido. Portanto, para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te levantaste até ao céu, até ao inferno serás abatida. Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou.” Lucas 10:10-17

Reparem que nem tudo era fácil, nem sempre eram aceites.

Isto pode ser uma grande lição para nos hoje, reparem que não somos só nos que somos rejeitados, naquele tempo também já o eram, não estamos a falar de algo que estes 70 homens não soubessem, não estamos a falar de algo que Jesus não soubesse, porque o que estamos a ler ainda são indicações de Jesus, mas mesmo assim aqueles homens avançaram.

Isto deve ser um ajuda para nós hoje, não ficarmos desanimados quando tentarmos falar a alguém, distribuir folhetos entre outros e uma pessoa rejeita.

Versículo 16

“Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou. “ Lucas 10:16

Neste versículo é-nos dito que o próprio Deus se encarregará de julgar cada um, reparem que Jesus proferiu a sentença de algumas cidades que rejeitaram a palavra de Deus.

O verso 17, é digamos o pontos de viragem, os acontecimentos avançam um pouco no tempo e eles voltam.

Versículo 17-20

“E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.” Lucas 10:17-21

Este dialogo acho-o extremamente interessante.

Reparem, segundo o que eles disseram quando voltaram, “Senhor, pelo teu nome, até os demónios se nos submetem.”.

Aquilo que salta logo a vista é a satisfação deles, o que é normal, também nos acontece quando Deus opera grandes coisas através de nos.

Mas existe algo mais, um perigo a que eles poderiam estar a se expor, o orgulho,  reparem na resposta de Jesus: “Eu vi Satanás, como raio, cair do céu.”, começa com uma advertência, cuidado não se sinto orgulhosos com este feito, não liguem tanto ao vossos actos, sintam-se alegres por os vossos nomes estarem escritos nos céus.

Um dia vocês terão direito à vida eterna, e isso sim deve ser a vossa alegria, isso sim deve ser a nossa alegria.

Mas isto pode não ter muito a ver connosco, quanto muito isto tem a ver com as pessoas que se dedicam ao trabalho missionário, e que partem para uma cidade ou pais longínquo para pregar. Nós temos as nossas vidas, os nossos trabalhos, a nossa casa, a nossa família, será que não podemos servir a Deus aqui? No nosso dia a dia? Será que não podemos servir a Deus de outra forma?

Endemoninhado geraseno

Gostaria de analisar outra historia, que nos poderá dar umas luzes sobre isto. Desta vez não vamos analisar a historia toda, mas sim só a parte final.

Todos aqui conhecem a historia do endemoninhado geraseno, o que vos quero falar é do dialogo entre Jesus e ele quando Jesus estava a partir.

“E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti. E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam.” Marcos 5:18-21

Reparem, “vai para a tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti.”.

Podem ter passado muitas coisas pela cabeça daquele homem quando viu que Jesus se estava a vir embora. Depois do que Jesus tinha feito por ele, é natural que o quisesse servir, dai o pedido para ir com Ele. Por outro lado, ele poderia ter medo que o facto de Jesus ir embora significasse que ele ficasse novamente possuído. Mas depois do que Jesus lhe disse, ele apenas obedeceu.

Isto já é algo que está ao nosso alcance. Cada um de nos pode falar de Jesus as suas famílias, aos seus colegas de trabalho, amigos, basicamente testemunhar no nosso dia a dia.

Jovens por Jesus

No jovens por Jesus, uma actividade que vos falar já a seguir, no primeiro dia apenas tivemos 3 visitas. Duas apareceram devido à convivência que tinham connosco na escola, eram continuas e senhoras da limpeza e apenas uma pessoa apareceu devido aos folhetos que distribuímos. Agora sabem quantas pessoas estavam la na escola diariamente? Eu não sei o numero exacto, talvez 6 diria eu, duas foram e o porteiro falou a mulher sobre nos e assistiram pela Internet, sabem quantos folhetos distribuímos? Mais ou menos 500. Reparem na disparidade.

Quero vos falar um pouco sobre este verão, pois tive uma experiência relacionada com o serviço e como Deus pode actuar nas nossas vidas. Existiu uma actividade chamada Jovens por Jesus.

Eu queria muito ir, mas havia um problema, as inscrições eram até dia 15 de maio, então disse para mim mesmo, era bom ir, mas isto não é para mim, tenho que terminar o curso.

Um dia durante um culto, ao sair pela porta, voltei a ver mais uma vez o cartaz, fiquei um pouco a olhar e pensei, tenho mesmo que ir, e naquele momento decidi que iria a actividade.

Esperei até aos últimos dias para enviar a inscrição e pedi para pagar mais tarde, porque não sabia se poderia lá estar, eu teria que fazer todas as cadeiras à primeira, entregar o trabalho final de curso na primeira fase, apresenta-lo e defende-lo, mas decidi arriscar, e enviei a inscrição logo juntamente com o dinheiro.

Mais tarde começaram a fazer os preparativos para a expo-saúde e pediram-me para ajudar. A minha primeira reacção foi não, tenho imensas coisas para fazer, mas depois pensei, bem Deus, se é para arriscar, vou arriscar tudo, e aceitei. O problema é que eu tinha a frequência mais difícil numa segunda e a apresentação e defesa do projecto final de curso numa quarta, e a expo-saúde era de domingo ate quarta.

Lembro-me uma vez que estava a orar por isto, para conseguir terminar tudo e ir a esta actividade, e senti algo, “pára de pedir e começa a agradecer”, nesse momento eu tive a certeza de que Deus estava a comandar tudo.

Ainda não sei bem como, mas consegui fazer tudo a primeira, com melhores notas do que é costume, e tive uma excelente nota no projecto final de curso. Fui um dos 6 alunos que conseguiu terminar o curso por frequência, um grande milagre.

Fui ao Jovens por Jesus e foi a melhor actividade em que já participei, recomendo a todos os jovens.

Lá a minha forma de pensar e de ver a religião e a minha relação com Deus foi completamente alterada.

Fizemos trabalho porta a porta, tivemos aulas sobre vários temas na bíblia, estudamos a bíblia, os fundamentos na fé, no fundo, tudo o que ja deveríamos saber.

Algo que gostei muito, é que simplesmente estudamos a bíblia, não tínhamos actividades para entreter e depois tentar juntar alguma espiritualidade, o estudo da bíblia e trabalho para Deus eram as actividades.

O trabalho porta a porta pode ser muito duro, e muitas vezes desmotivante, mas existem pessoas prontas a receber. E encontrei pessoas muito sinceras de outras religiões, senhoras idosas, católicas, muito sinceras naquilo em que acreditam por exemplo. Não julguemos os outros, pela aparência, foi o que aprendi.

Quando olho para a minha vida, vejo um plano meticuloso criado por Deus.

Outros

Se aceitarmos os planos de Deus para a nossa vida, e fizermos a nossa parte, Satanás nada pode, façamos uma limpeza à nossa vida.

Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

Nós apenas temos que fazer a nossa parte, se os outros não aceitam, isso será entre Deus e eles. Depois de falarmos com alguém, é o trabalho do Espírito Santo convencer essa pessoa, não nosso. Cabe-nos a nós semear, não colher.

Usemos os nossos dons em conjunto para a obra de Deus.

Lucas 10:2  “Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos “
o tempo esta curto, como nos dias de Noé ninguém esperava que chovesse e choveu. Nao sejamos apanhados desprevenidos quando Jesus voltar, como foram as pessoas que viviam no tempo de Noé com o diluvio.

Cada um de nos tem dons diferentes, cada um de nos é especial para Deus, estamos aqui por um motivo, porque Deus nos escolheu, e juntos formamos o corpo da igreja.

Romanos 12:4-8
Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. “
Por exemplo, e isto é especialmente para os jovens, quando escolhem o que querem fazer na vida, já alguma vez se perguntaram, "Como posso servir a Deus com o meu conhecimento ou profissão?"

Se nos chamarem para fazer um trabalho e rejeitarmos, outra pessoa irá aceitar, mas o que nos íamos fazer ficara por fazer. Cada um de nos é único, especial, com características diferentes, a outra pessoa irá alcançar outras pessoas, fazer outro trabalho, mas almas poderão ser perdidas para sempre por causa disso.
Isto leva a necessidade de trabalharmos juntos como um todo.
Filipenses 4:13 “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.”

Conclusão

Queria deixar algumas perguntas para reflexão e duas frases que gosto bastante.

Quais os nossos planos para a nossa vida? Quais os planos de Deus para a nossa vida?
Coincidem? Já perguntamos a Deus quais os seus planos para nos?
Estamos dispostos a aceitar esses planos?
Quando entregarmos a nossa vida ao serviço de Deus, os recursos nada importarão, se alguém tiver que percorrer metade do pais para vos dizer para falarem com uma pessoa que esta muito perto de vocês, isso ira acontecer. Acreditem, isto já me aconteceu.
procuremos descobrir qual o plano de Deus e aceita-lo.

Gosto bastante das frases: "O mundo ainda esta para ver o poder de Deus na vida de um homem totalmente convertido" e “Deixa Deus ser Deus”

Autor: Bruno Coelho

Luís Carlos Fonseca

3 comentários:

  1. essa missão é maravilhosa temos que abraçar essa causa com fé e coragem que Deus ajude a cada um de nos.

    ResponderEliminar
  2. essa missão é maravilhosa temos que abraçar essa causa com fé e coragem que Deus ajude a cada um de nos.

    ResponderEliminar