domingo, 27 de outubro de 2013

Profecias de Ellen White Cumpridas

Profecias de Ellen White Cumpridas

“Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas”. Amós 3:7

Surgimento e divulgação do Espiritismo – Em 32 de março de 1848, perto de Rochester, Nova York (EUA), duas irmãs, Katherine e Margaret Fox, com idades de 11 e 13 anos, alegavam que ouviam sons de pancadas inexplicáveis que partiam de um cômodo na casa de fazenda onde moravam. Logo, carruagens alinhavam-se junto a casa com pessoas que vinham testemunhar as irmãs supostamente comunicando-se com o espírito de um vendedor intinerante que havia sido assassinado e que, supunha-se, teria sido sepultado no porão da casa cinco anos antes. As habilidades de Katherine e Margaret tornaram-se bastante conhecidas e elas embarcaram numa carreira lucrativa como médiuns, realizando seções em salas privadas pelos Estados Unidos e Inglaterra.


Em 24 de Agosto de 1850 Ellen White escreveu: “Vi que as pancadas misteriosas eram o poder de Satanás; parte delas procedia diretamente dele, e outra, indiretamente, mediante seus agentes, mas tudo provinha de Satanás, que executava sua obra de diferentes maneiras; no entanto muitos na igreja e no mundo estavam envoltos em tão densas trevas, que julgavam e sustentavam ser o poder de Deus. Disse o anjo: “Não consultará o povo ao seu Deus? a favor dos vivos se consultarão os mortos?” Hão de os vivos recorrer aos mortos em busca de informações? Os mortos nada sabem. Para saber acerca do Deus vivo, ides aos mortos? Afastaram-se do Deus vivo para falar com os mortos que nada sabem. Ver Isaías 8:19, 20". 

"Vi que logo seria considerado blasfêmia falar contra as pancadas, que isso se espalharia mais e mais, que o poder de Satanás aumentaria, e alguns de seus dedicados seguidores teriam poder para operar milagres, e mesmo fazer descer fogo do céu à vista dos homens. Foi-me mostrado que, por essas pancadas e pelo magnetismo, estes mágicos modernos procurariam ainda explicar todos os milagres operados por nosso Senhor Jesus Cristo, e que muitos creriam que todas as poderosas obras do Filho de Deus, realizadas quando esteve na Terra, foram executadas pelo mesmo poder.” Primeiros Escritos, 59, 60

Quando foi dada esta visão, o moderno espiritismo havia apenas aparecido, e era pequeno; havia poucos médiuns. Desde então espalhou-se por todo o mundo, e conta muitos milhões de adeptos. Em geral o espiritismo nega a Bíblia e escarnece do cristianismo. Profecia cumprida!

Destruição dos edifícios de Nova York. Visão em 1906 e 1909 “Vi as mais dispendiosas estruturas de edifícios erigidos e que se acreditava serem à prova de fogo. E assim como Sodoma pereceu nas chamas da vingança de Deus, essas suntuosas construções também se transformarão em cinzas. ... Os lisonjeiros monumentos da grandeza de homens serão reduzidos a pó, mesmo antes que sobrevenha ao mundo a última grande destruição.” Mensagens Escolhidas, vol. 3, 418 e 419.

“Não tenho luz especial a respeito do que sobrevirá a Nova Iorque, mas sei que um dia os grandes edifícios que estão ali serão demolidos pela ação construtiva e destrutiva do poder de Deus. [...] A morte chegará a todos os lugares. É por isso que estou tão ansiosa de que nossas cidades sejam advertidas.” Review and Herald, 5 de julho de 1906.

“Uma ocasião, achando-me eu na cidade de Nova Iorque, fui convidada, à noite, para contemplar os edifícios que se erguiam, andar sobre andar, para o céu. Garantia-se que esses edifícios seriam à prova de fogo, e haviam sido erigidos para glorificar seus proprietários e construtores. [...] A cena que em seguida passou perante mim foi um alarma de fogo. Os homens olhavam aos altos edifícios, supostamente incombustíveis, e diziam: "Estão perfeitamente seguros." Mas esses edifícios foram consumidos como se fossem feitos de pez. Os aparelhos contra incêndios nada podiam fazer para deter a destruição. Os bombeiros não podiam fazer funcionar as máquinas.” Testemunhos Seletos, vol. 3,  281 e 282. Ver o que aconteceu no dia 11 de setembro de 2001. Profecia cumprida!

Área Educacional – Visão 1872 - “Construí uma escola. Ensinai a Bíblia aos jovens. Preparai-os para que falem outras línguas, de maneira que a mensagem do advento possa ser levada ao mundo.” Mensagem aos Jovens, 225.

“Antes que passe o dilúvio do açoite sobre os habitantes da Terra, o Senhor chama todos quantos são deveras israelitas a que se preparem para esse acontecimento. Ele envia aos pais o grito de advertência: Recolhei vossos filhos em vossa própria casa; afastai-vos dos que desrespeitam os mandamentos de Deus, que ensinam e praticam o mal. Saí o mais depressa possível das grandes cidades. Estabelecei escolas paroquiais. Dai a vossos filhos a Palavra de Deus como fundamento de toda a sua educação.” Testemunhos Seletos vol 2, 505.

"A igreja tem uma obra especial a fazer no educar e preparar suas crianças a fim de que, frequentando outras escolas ou em outros convívios, não venham a ser influenciadas pelos que têm hábitos corruptos. O mundo está cheio de iniquidade e de desprezo pelas reivindicações de Deus. As cidades tornaram-se como Sodoma, e nossos filhos estão diariamente sendo expostos a muitos males. Os que frequentam as escolas públicas associam-se muitas vezes com outros mais negligenciados que eles, crianças que, fora do tempo passado na sala de aulas, são deixadas a obter a educação da rua. O coração dos pequenos é facilmente impressionado; e a menos que seu ambiente seja da devida espécie, Satanás usará essas crianças negligenciadas para influenciar as que são educadas com mais cuidado. Assim, antes que os pais observadores do sábado se dêem conta do mal que está sendo feito, são aprendidas as lições de depravação, e a vida de seus pequenos é corrompida." Testemonies, 6 193.

Construir escolas, como implantar igrejas, são partes salientes do compromisso Adventista. Existe uma rede de escolas Adventistas ao redor do mundo, que são uma bênção para as famílias. São os Adventistas que operam o maior sistema evangélicas de escolas paroquiais na  América do Norte, no Brasil e no mundo. Os Adventistas mantém, mais de 6.500 colégios com mais de 42.000 professores que instruem a mais de 1 milhão de alunos. Aliados estão os grandes colégios de internato, em áreas de milhares de metros quadrados, onde os alunos trabalham e estudam, desenvolvendo-se, harmonicamente, o físico, intelecto e a parte espiritual. Profecia cumprida!

Publicações - Visão em 1848 - “Tenho uma mensagem para ti”, disse ela à Tiago White, seu esposo. “Deves começar a publicar um pequeno jornal e mandá-lo ao povo. Que seja pequeno a princípio; mas, lendo-o o povo, mandar-te-á meios com que imprimí-lo, e alcançará bom êxito desde o princípio. Desde este pequeno começo foi-me mostrado assemelhar-se a torrentes de luz que circundavam o mundo.” Vida e Ensinos, 127. Hoje são mais de 50 publicadoras adventistas que publicam matérias religiosas, educação e saúde para todas as línguas. Profecia cumprida!

Saúde - Em 1863 Deus deu à Ellen White a mais abrangente visão sobre saúde. Embora não fosse sua primeira visão sobre o assunto, essa foi muito mais esclarecedora. Destacava a importância de uma boa dieta, exercícios físicos, descanso, ar puro e o conceito de que a preservação da saúde é um dever religioso. A visão foi escrita e publicada. Seus princípios foram posteriormente adotados por muitos adventistas em todo o mundo. Recentemente, estudos científicos demonstraram que a prática do estilo de vida recomendado por Deus proporciona mais a alta média de vida entre os adventistas, em relação à população em geral.

“Vi que era sagrado dever cuidar de nossa saúde e despertar outros para sua responsabilidade... Vi que não devemos ficar calados sobre o assunto de saúde, mas despertar as mentes para ele.” Manuscrito 1, 1863.

Em 1854 ela alertou que fumar cigarros causaria câncer.

Em 1869 ela disse que havia correntes elétricas no cérebro, sessenta anos antes que o Dr. Charles Mayo, da Clínica Mayo, provasse que ela estava certa.

Em 1905 ela disse que beber bebidas que contia álcool destruía as células nervosas do cérebro. Em 1969, 91 anos depois dela ter dito isto, o Dr. Melvin Knisley, da Universidade da Carolina do Sul, fez uma reportagem que cada vez que uma pessoa bebe uma bebida alcoólica, mesmo até uma bebida inocente como cerveja, é afetada com danos para o cérebro.

Em 1905 ela também revelou que o câncer era um germe, isto também já foi provado pelo Dr. Wendell Stanley, um cientista que ganhou o maior prêmio concedido a uma pessoa. Profecias cumpridas!

Catástrofes – “Tenho ordem de declarar a mensagem, dizendo que as cidades onde reina a transgressão, extremamente pecadoras, serão destruídas por terremotos, pelo fogo e por dilúvio”.  Eventos Finais, 115.
" A transgressão já quase atingiu seus limites. O mundo está cheio de confusão, e em breve apoderar-se-á das criaturas humanas um grande terror. O fim está muito próximo. Nós, que conhecemos a verdade, devemos estar preparados para o que está prestes a rebentar sobre o mundo numa esmagadora surpresa.” Testemunies,28.

"Encontramo-nos no limiar da crise dos séculos. Os juízos de Deus seguir-se-ão uns aos outros em rápida sucessão; fogo, e inundação, e terremotos, acompanhados de guerras e derramamentos de sangue. Não são de surpreender neste tempo acontecimentos grandes e decisivos, pois o anjo da misericórdia não poderá permanecer por muito tempo mais a proteger os impenitentes”. Profetas e Reis, 278

"O refreador Espírito de Deus está mesmo agora sendo retirado do mundo. Furações, tempestades, tormentas, incêndios e inundações, desastres em terra e mar, seguem-se em rápida sucessão. A ciência procura explicar tudo isto. Os sinais que se avolumam em redor de nós, anunciando ao próximo aparecimento do Filho de Deus, são atribuídos a qualquer outra causa que não a verdadeira. Os homens não podem distinguir os anjos sentinelas, contendo os quatro ventos para que não soprem enquanto os servos de Deus não forem selados; mas quando Deus mandar a Seus anjos que soltem os ventos, haverá uma cena de conflito que pena alguma poder descrever”. Testemunho Seletos, vol. 3,  14, 15. Profecia cumprida!

Guerras - "Foram-me mostrados os habitantes da terra na maior confusão. Guerra, derramamento de sangue, privações, necessidades, fomes e pestilências estavam por toda parte”. Testemonies vol. I, 268

"Os dias em que vivemos são solenes e importantes. O Espírito de Deus está, gradual mas seguramente, sendo retirado da terra. Pragas e juízos estão já caindo sobre os desprezadores da graça de Deus. As calamidades em terra e mar, as agitadas condições sociais, os rumores de guerra, são assombrosos. Eles prenunciam a proximidade de acontecimentos da maior importância. As instrumentalidades do mal estão combinando suas forças, e se consolidando. Elas se estão robustecendo para a última grande crise. Grandes mudanças estão prestes a operar-se no mundo, e os últimos movimentos serão rápidos”. Testemunhos Seletos, vol 3, 280.

Ellen White teve uma visão sobre a guerra civil Norte Americana. A visão foi no dia 12 de janeiro de 1961 e exatamene 3 meses depois a guerra teve o seu início e durou por 5 anos, e milhares de pessoas morreram. A visão foi escrita por J.N loughborough, líder da igreja. Rise and Progress of Seventh-day Adventists, Battle Creek, MI.: General Conference of7th Day Adventists; e Ellen G. White, Testimonies for the Church, vol.1, 264-268, 366,367. Profecia cumprida!

Outras profecias cumpridas:

1. Previu a I Guerra Mundial. Testimonies, vol.8, 50.

2. Previu julgamentos de Deus, desastres e calamidades sobre as grandes cidades. Ver Testemunhos Seletos, vol. 3, 218; Evangelismo, 27; Mensagens Escolhidas, vol. 2, 355; Patriarcas e Profetas, 270-272.

3. Previu o incêndio que destruiu a Review and Herald em 1902. Ver Testimonies for the Church, vol. 8, 91, 97-103; Conselhos Sobre Saúde, 223.

Pessoas sinceras e prudentes sempre pesquisaram a palavra de Deus em busca de respostas satisfatórias. Após pesquisas descobriram, por si mesmas, que Deus revelou à Sua igreja o espírito de profecia para estes últimos dias. Quem aceita é abençoado e feliz, mas quem rejeita toda manifestação profética sobrenatural, vai acabar desprezando também o Espírito Santo que é o originador de toda verdadeira revelação profética. Ver II Ped 1:19-21. E é para evitar que alguém se torne completamente surdo à Sua voz, que Paulo adverte: “Não apagueis o Espírito. Não desprezeis profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma do mal”. I Tessalonicenses 5:19-22.


Luís Carlos Fonseca

4 comentários:

  1. Interessante essa previsão do incêndio que destruiu a Review and Herald. Mas quando ela escreveu? Eu li a passagem no site ellenwhitebooks e fala: "O Senhor permitiu que fogo consumisse os principais edifícios da Review and Herald e do hospital..." , parece que ela só está comentando o fato, após o incêndio... Se souber a data ou o ano que ela escreveu sobre o incêndio, diz aí.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Visão em 1906 e 1909 “Vi as mais dispendiosas estruturas de edifícios erigidos e que se acreditava serem à prova de fogo.

      Eliminar
    2. O livro Testimonies for the Church foi escrito em 1968.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar