segunda-feira, 24 de março de 2014

O Valor do Abraço e do Toque

O Valor de um Abraço

Morrem mais pessoas por falta de atenção, abraços e carinho do que por doenças do corpo.

O Dr. Eduardo Lambert, clínico geral diz que o simples apertar das mãos pode aliviar a dor e que o beijo pode proteger o coração de infartos e o cérebro de derrames. "Ao beijar é como se você desse uma parte sua ao outro."

Toques sutis soltam os bloqueios da mente e do corpo. Já ficou comprovado, através de estudos e pesquisas, que todos necessitamos de contatos físico para nos sentirmos bem; mesmo que venha de um estranho; mas quando feito por uma pessoa querida, os resultados são muito evidentes que vão desde a redução do estresse ao efeito analgésico. Ultimamente se fala muito sobre a terapia do toque.


Quando os bebês são privados do contato físico, do nascimento até os seis meses, eles tem grandes chances de se tornarem pessoas frustradas e resistentes ao toque, na sua fase adulta. Já os reflexos do toque afetuoso permanecem ativos para sempre. Quando somos tocados e abraçados, levamos vida aos nossos sentidos e aproximamos a confiança dos nossos próprios sentimentos. Algumas vezes não encontramos as palavras adequadas para expressar o que sentimos e o abraço é a melhor maneira!

Em Nova Iorque, pessoas acima dos 30 anos pagam até 30 dólares para participar de uma festa onde os convidados se abraçam, se tocam sem a intenção de sexo. Sexo é proibido nesse tipo de festa.

E. Lloyd Erickson menciona em seu livro “O Abraço de Deus”, alguns tipos de abraços que recebemos de Deus:

1) Abraços Práticos – São aqueles abraços que recebemos sem merecer, mas que vem das mãos de um Deus cheio de amor, misericórdia e cuidados para com Seus filhinhos. São os abraços naturais e casuais, como: a água, o ar, uma noite de repouso e os alimentos. Deus envia “a chuva tanto a bons como a maus.” Deus criou o planeta e o mantém, mesmo com a presença do pecado.

2) Abraços Estéticos – São as cores que Deus coloca nas coisas; é o sabor nos alimentos, a fragrância dos perfumes, o aroma das frutas, as boas músicas, os pássaros, as montanhas, os lagos, os mares, oceanos e as matas e bosques. Mesmo desfigurada pela presença do pecado, a terra ainda conserva a sua beleza.

3) Abraço da Amizade – Deus coloca pessoas diante de nós para representá-Lo. Como Deus é Espírito e não matéria, Ele coloca o próximo mais próximo para ajudar-nos. Os professores, os pais, os vizinhos e os amigos. Deus nos abraça através das pessoas que nos amam. Alguém que ora em nosso favor, ou nos oferece um conselho. Um filho que dá um beijo na mãe, é um abraço de Deus. Alguém que envia um cartão, é um abraço que Deus oferece. Uma pessoa que nos auxilia nos momentos de tristeza, é Deus que está a nos abraçar.

4) Abraços Dramáticos – São os milagres que acontecem na nossa vida. Deus permite algumas pessoas ficarem no desespero para realizar milagres. E os milagres acontecem. Não é necessário ser um milagre expressivo. Basta alguém perder o emprego, ficar desesperado, e depois Deus dá um emprego melhor. Este é um abraço dramático. Basta alguém ter uma doença demorada e depois receber a cura. Quando alguém restabelece uma amizade depois de anos, é um abraço dramático de Deus.

5) Abraços Espirituais. O maior abraço que Deus nos deixou, foi o fato de Jesus ter vindo a este mudo de pecados e morrer por nós. João 3:16. A existência da Bíblia é outro abraço espiritual de Deus. O perdão dos pecados é outro abraço. Quando em dificuldades e angústia, Deus vem em nosso socorro. “Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” Salmo 46:1

Phyllis Koehler Davis descreveu as diferentes fases em que as pessoas necessitam de carinho para responderem aos estímulos positivamente:

a) "Se sou bebê, por favor, me toque; pois preciso de seu afago. Não se limite me dar banho, trocar minhas fraldas e me alimentar, mas me embale junto ao seu peito, beije meu rosto e acaricie meu corpo. Seu carinho gentil, confortador, transmite-me segurança e amor.

b) Se sou criança, por favor, me toque.  Ainda que eu resista e até o rejeite insista e descubra um jeito de atender as  minhas necessidades. Seu abraço de boa noite ajuda a adoçar meus sonhos; seu carinho de dia me diz o que você sente de verdade.

c) Se sou um adolescente, por favor me toque. Não pense que eu, por estar crescido, já não preciso saber que você ainda se importa comigo. Necessito dos seus abraços carinhosos, preciso de uma voz terna. Quando a vida fica difícil, a criança em mim renasce.

d) Se sou o seu amigo, por favor me toque. Nada como um abraço afetuoso para eu saber que você se importa comigo. Um gesto de carinho quando estou deprimindo dá-me a garantia que sou amado e me reafirma que não estou só. Seu gesto de conforto talvez seja o único que eu receba.

e) Se sou o seu cônjuge, por favor, me toque. Talvez você pense que sua paixão basta, mas só os seus braços detêm os meus temores. Preciso do seu toque terno e confortador para me lembrar que sou amado apenas porque eu sou eu.

f) Se sou o seu filho, por favor, me toque. Embora eu possa ter até minha própria família para abraçar, ainda preciso dos braços de mamãe e papai quando me machuco.

g) Se sou o seu pai idoso, por favor, me toque. Toque-me do jeito que me tocaram quando era bem pequeno. Segure minha mão, sente-se perto de mim, dê-me força e aqueça meu corpo cansado com a sua proximidade. Minha pele, ainda que muito enrugada, adora ser afagada.


Não tenha medo, apenas toque”

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário