terça-feira, 1 de julho de 2014

ESBOÇO DE SERMÃO: O Dia do Juízo Está Vindo

O Dia do Juízo Está Vindo

Introdução: Atos 17:30, 31

1. O apóstolo Paulo estava em pé no Areópago, uma colina rochosa localizada perto da acrópole de Atenas.

2. Entre a multidão reunida, estavam filósofos e transeuntes ansiosos pelas últimas novidades.

3. Paulo começou a falar sobre as práticas religiosas que tinha visto, e apresentou-lhes o Deus verdadeiro, Criador dos Céus e da Terra, a fonte de vida para todos.

4. Então, o discurso chegou ao seu auge com a advertência: O dia do juízo está se aproximando.

I. Permanecendo firmes


1. Ler Salmo 73:2,3.

2. Depois do holocausto, diante do aparente silêncio divino, muitos judeus abandonaram sua fé em Deus.

3. Entretanto, as palavras do salmista demonstram que o problema é mais antigo: Asafe, autor do salmo 73, reconheceu sua dificuldade em compreender como aqueles que rejeitam a Deus aparentemente prosperam.

a) Esse grupo de pessoas é descrito pelo salmista como pessoas sadias, livres de preocupações, prósperas, orgulhosas, maldosas e arrogantes (ver SI 73:4-12).

b) São pessoas que nem pensam em Deus e, da perspectiva humana, parecem desfrutar uma vida boa.

c) Nesse contexto, Ellen G. White comenta: “Nossos planos nem sempre são os planos de Deus ... Na vida futura, os mistérios que aqui nos inquietaram e desapontaram serão esclarecidos. Veremos que as orações na aparência desatendidas e as esperanças frustradas têm lugar entre as nossas maiores bênçãos”. (A Ciência do Bom Viver, p. 473, 474).

4. A resposta para o salmista, e também para nós, vem por meio das seguintes palavras: “Até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios” (ver SI 73:17).

5. Para ele, o santuário era a garantia de que Deus estava vivo e ativo. Para ele, Deus estava em Seu trono (ver Is 6:1, 2; Ap 4:2-4) e tinha tudo sob Seu controle, inclusive a erradicação final do pecado.

a) Ellen G. White afirma: “No templo celestial, morada de Deus, acha-se o Seu trono, estabelecido em justiça e juízo. No lugar santíssimo está a Sua lei, a grande regra da justiça, pela qual a humanidade toda é provada. A arca que encerra as tábuas da lei se encontra coberta pelo propiciatório, diante do qual Cristo, pelo Seu sangue, pleiteia em favor do pecador” (O Grande Conflito, p. 415).
6. Para nós, o santuário celestial nos dá a garantia de que o dia de juízo se aproxima e aniquilará o mal para sempre.

II. Transformados pela Graça

1. Ler Apocalipse 14:7.

2. Em muitas igrejas, a doutrina do juízo quase que desapareceu. E quando ela é pregada, quase sempre são enfatizadas somente a justiça e a ira de Deus.

3. Nós, adventistas do sétimo dia, mantemos essa verdade bíblica como componente de nossa teologia. Cremos nesta mensagem simbolizada por três anjos.

a) Portanto, a mensagem que os adventistas do sétimo dia devem anunciar ao mundo, inclui a mensagem do juízo.

4. O apóstolo Paulo declarou que Deus julgará o mundo por meio do homem que escolheu, Aquele a quem ressuscitou dentre os mortos: Jesus Cristo (ver At 17:31).

5. A mensagem do juízo é o evangelho eterno, isto é, as boas-novas a respeito do Deus-homem que providenciou nossa salvação e que em breve voltará.

6. No juízo, a questão crucial envolve nosso relacionamento com Cristo.

a) No plano da salvação, o desenvolvimento de nossa vida espiritual está ligada à pessoa de Cristo.

b) No juízo, nossa justiça é o manto de Cristo posto sobre nós (ver Lc 15:20-22).

c) Paulo afirmou: “Sabemos que ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus' 

Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado” (GI2:16, 17).

1) Ellen G. White escreveu: “Não devemos absolutamente confiar em nós mesmos nem em nossas boas obras; mas quando, como seres erradios e pecadores, nos chegamos a Cristo, encontramos descanso em Seu amor. Deus aceitará cada um dos que se achegam a Ele, confiando inteiramente nos méritos de um Salvador crucificado. Brota o amor no coração. Pode não haver êxtase de sentimentos, mas haverá uma duradoura e pacífica confiança. Todo peso se tornará leve; pois leve é o jugo imposto por Cristo. O dever se torna um deleite, e um prazer o sacrifício. O caminho que antes parecia envolto em trevas, se torna iluminado pelos raios do Sol da Justiça. Isso é andar na luz, como Cristo na luz está” (Fé e Obras, p. 39).

d) O registro celestial de nossa vida, embora sozinho não forneça esperança, é importante para mostrar o rumo de nossa vida. Somos fracos e com todas as pausas e recomeços, a graça de Cristo nos tem transformado.

Conclusão

1.Ler 2 Coríntios 3:18.

2. Alguns adventistas temem o juízo. Vivem apreensivos de que não são bons o suficiente. Você nunca o será em si mesmo.

3. Cristo é perfeito e Sua justiça imaculada. Seu sacrifício, oferecido uma única vez (ver Hb 9:28), foi perfeito e, para sempre, suficiente.

4. Se você O aceitou como Salvador e Senhor, Ele o representará devidamente no juízo divino.

5. O dia do Juízo está vindo! Louvado seja Deus!

Autor: William Johnson - Revista do Ancião - abr-jun 2014 – Oferecimento do dept da Ação Solidária Adventista da UCB.


Luís Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário