domingo, 17 de agosto de 2014

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (3º trimestre de 2014) O SÁBADO

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (3º trimestre de 2014) O SÁBADO

VERSO ÁUREO: E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.” Marcos 2:27-28

INTRODUÇÃO (sábado 6 de setembro) – Durante esta semana vamos analisar a relação que Cristo teve com o 4º mandamento que exige a observância do santo sábado.

Nos relatos evangélicos se registram sete curas realizadas por Cristo no sábado. Ver os milagres em  Lucas 4:33, 38-39; 6:6-10; 13:10-17, 14:2-4; João 5:5-10 e 9:1-14. Alguns pontos estão claros ao examinarmos tais relatos. Vejamos: 1) Sempre que Jesus curava alguém no dia de sábado, Ele era acusado de ser um transgressor do quarto mandamento. Ver o mandamento em Êxodo 20:8-11. 2. A defesa de Jesus era realizada de maneira enfática. Ele se defendia das acusações; como se Ele estivesse querendo provar aos fariseus que Ele não estava transgredindo o Sábado, e o que Ele estava fazendo era lícito fazer aos Sábados, o bem, e de fato Ele os convencia de que não estava transgredindo, tanto é que os Seus acusadores saiam em silêncio. 3) Jesus não Se considerava um transgressor do Sábado. Muito pelo contrário, Ele colocava a guarda do sábado em um nível superior ao dos judeus. Ele Se declarava Senhor do Sábado. Marcos 2:27 e 28. Ver também Mateus 12:12

Por que os judeus questionavam as curas no dia do sábado? Porque para eles curar era uma espécie de trabalho, mas para Deus curar é fazer o bem. Os judeus eram mesquinhos, desumanos e desprovidos de qualquer misericórdia. É até irônico! Eles eram capazes de tirar uma ovelha que caísse num precipício, para evitar prejuízo material, mas não queriam que Jesus estendesse a mão para curar doentes e pecadores no dia de sábado. Incrível, não é?

Conforme Lucas 13:15 Cristo chama os judeus de hipócritas quanto à guarda do sábado. Por que? Porque eles pretendiam guardá-lo, mas haviam colocado tradições, regras e mandamentos sobre o sábado que o próprio Deus jamais colocou. Quem quer que examine, hoje, os livros de ensinos e tradições dos judeus; Mishnáh, Talmud e outros, perceberá as incríveis distorções do mandamento sabático. 

Jesus é o Senhor do sábado porque Ele criou o sábado. Ver Gênesis 2:2, e deu-o como mandamento no Sinai. Ver Êxodo 20, e o ratificou com Sua vida aqui neste mundo. O sábado não foi dado apenas para os Judeus, foi dado para toda a humanidade como um incentivo à gratidão e a união entre a criatura e o Criador. Os judeus existiram somente após Abraão, que viveu em torno do ano 2000 antes de Cristo, e o sábado foi dado na criação: “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. Gênesis 2:2-3. Quando os judeus surgiram, eles receberam os 10 Mandamentos, e não só o sábado, de forma verbal. Foi só na época de Moisés, 500 anos depois de Abraão, que Deus resolveu escrever os mandamentos em tábuas de pedras, pois o povo estava se esquecendo deles e caindo em apostasia.

Jesus jamais transgrediu aquilo que Ele mesmo estabeleceu. O significado do sábado, como guardá-lo hoje, como distingui-lo dos demais dias; eis um grande tema para nosso estudo! A compreensão e a prática desse mandamento só são alcançadas em plena comunhão com Cristo, o Senhor do Sábado e disposição humilde em aceita as verdades da Palavra de Deus. 

DOMINGO (7 de setembro) CRISTO, O CRIADOR DO SÁBADOOs textos bíblicos designados para hoje mostram-nos a ação do Deus “Filho” participando da criação do mundo: “No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” João 1:1-3.

“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.” Colossenses 1:16

“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.” Hebreus 1:1-2.

Jesus guardava o sábado não porque era um judeu mas porque foi o Criador do sábado, conforme Gênesis 2:2 e 3. A Divindade não necessitava de descansar; mas assim mesmo a bíblia menciona: “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” Gênesis 2:2-3. Adão e Eva foram criados no sexto dia e logo no dia seguinte, que era o 1º sábado da criação, eles descansaram. Originalmente o sábado foi criado para nossos pais manterem a comunhão com o Criador. Hoje o sábado tem quatro funções importantes: Descansar, manter comunhão com Deus, O adorar e praticar o bem.

O sábado do mandamento continua em vigor. Jesus pensou no ser humano quando criou o sábado. O sábado é um dia especial de comunhão entre o nosso Pai, nós que somos Seus filhos e entre os irmãos que fazem parte da família de Deus, e o sábado oferece mais tempo para ser dedicado aos que ainda não fazem parte da família de Deus.

O estresse foi chamado pela ONU de “o mal do século” e traz como consequências: “envelhecimento precoce, obesidade, anemia e baixa imunidade, aumento da frequência cardíaca, tensão muscular, palidez, alterações do sono, alterações da digestão e função sexual, dermatoses, quadros alérgicos, baixa resistência a infecções e queda de cabelo. O sábado é uma bênção na vida dos filhos de Deus para libertar-nos das preocupações em geral. 

Na Bíblia, o dia tinha as mesmas 24 horas, mas era dividido em duas partes de 12 horas; sendo: 12 horas de parte clara, por volta de 6 horas da manhã até 6 horas da tarde; e 12 horas de escuridão, das 6 horas da tarde até as 6 horas da manhã. Jesus mencionou isso em João 11:9 “Respondeu Jesus: não são doze as horas do dia?” E assim o dia que era contado de pôr-do-sol ao pôr-do-sol, conforme Levíticos 23:32: “Sábado de descanso solene vos será; então de uma tarde a outra tarde celebrareis os vossos sábados.” Então, conforme a Bíblia o sábado começa no pôr-do-sol da sexta-feira e termina no pôr-do-sol do sábado. Deus deixou tudo explicadinho, é só guardar o sábado!

SEGUNDA-FEIRA (8 de setembro) CRISTO, O SENHOR DO SÁBADOPor que os fariseus consideravam ilegal colher espigas e esfrega-las nas mãos no dia de sábado? “Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.” Mateus 12:1-2.

Os discípulos tinham fome em dia de sábado, e Jesus sabia que era lícito apanhar alimentos para saciar a fome dos viajantes e praticar o bem nesse dia. O ato de colher espigas em dia de sábado, em um momento que só tinham esse recurso para matar a sua fome, não transgridia o quarto mandamento da lei de Deus. Os discípulos não tinham que ser repreendidos, porque não estavam fazendo nada de errado aos olhos de Jesus. O problema todo estava com os judeus fanáticos que não sabiam diferenciar uma coisa da outra.

Que mal existe se alguém, no dia sábado e com fome indo para a igreja a pé, apanhar uma fruta para comer? Só uma mente farisaica pode pensar que é pecado. E, de fato, foram os fariseus os acusadores de Jesus e de Seus discípulos. Quem é que hoje, indo à igreja no sábado, se o pneu do carro furar não irá tentar trocá-lo para chegar a tempo na escola sabatina e culto? Abandonar o carro ali e seguir a pé, tomar um ônibus, um táxi? O que é melhor?

O sábado do qual Jesus é Senhor, ver Mat. 12:8 é um dia deleitoso, aprazível, sem jugos ou fardos. É um dia alegre, que dá prazer e não causa enfado. O sábado dos fariseus é que é frio e escudado na letra que mata. Jesus comparou o ato de Davi, com fome e que entrou no templo e comeu os pães do altar, o que era permitido somente aos sacerdotes, com a atitude dos fariseus. E depois arrematou categoricamente: “Está aqui quem é maior que o templo.” Mateus 12: 3-6. Por que Jesus não disse: “Está aqui quem é maior do que o sábado?” Sim, por que não afirmou isso? Jesus não pode Se contradizer. Se Ele tivesse dito ser maior que o sábado, seria forte argumento para o seu cancelamento.

Jesus é o Senhor do sábado. Quando o nosso Senhor pede; nós obedecemos e guardamos o sábado, sem reclamações. Porque o sábado deve ser um dia de alegria? Pelo menos por dois motivos: 1) Porque é um dia de comemorar a criação. É um dia de festa. Todos gostam de festa. Quando chega o sábado, o recebemos com hinos na hora do pôr-do-sol, ficamos reunidos em família, estudamos a Palavra, vamos à igreja e adoramos Deus de forma despreocupada. 2) Porque é um dia de fazer o bem ao próximo. Jesus disse: “No sábado é lícito fazer o bem” Mat. 12:12. Quem faz o bem sente-se melhor do que a pessoa que recebeu o benefício: “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” Atos dos Apóstolos 20:35.

TERÇA-FEIRA (9 de setembro) O EXEMPLO DE JESUS - Este é o texto principal para hoje: “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.” Lucas 4:16.

Jesus guardava o sábado não porque era um judeu mas porque foi quem criou o sábado, conforme Gênesis 2:2 e 3. O termo usado por Lucas 4:16 mostra que Jesus tinha o hábito constante de ir à igreja no dia de sábado. Ele guardava os mandamentos da lei de Deus e o sábado não podia ser tirado por Jesus. Ele é coerente, e todos os que se dizem cristãos devem seguir os Seus passos. Veja este texto: “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.” I Pedro 2:21

A grande confusão sobre a validade do sábado, por parte de católicos e evangélicos, se deve ao pouco conhecimento da diferença existente entre as leis cerimoniais, as quais eram uma “sombra” das coisas vindouras e a lei moral, que é o fundamento do governo de Deus. As leis cerimoniais apontavam para o sacrifício do “Cordeiro de Deus”, ver João 1:29 e foram abolidas quando Cristo morreu na cruz. A lei moral, entretanto, não foi abolida, e jamais será, pois ela representa o caráter de Deus.

Mas será que é importante ir à igreja no sábado e santificar este dia ou pode ser em qualquer outro dia da semana? Bem se o dia não fosse importante, porque Deus seria tão específico em determinar o dia? Ver Êxodo 31:17; a hora de começar e terminar? Ver Levíticos 23:32 e colocar como um dos Dez Mandamentos? Ver Êxodo 20:8 a 11. Os verdadeiros cristãos seguem os passos de Cristo e dos apóstolos, que também guardaram o sábado, e não o domingo ou outro dia da semana. É tão simples quanto isso! Não adianta muito dizer que é cristão e não guardar os mandamentos de Deus. 

QUARTA-FEIRA (10 de setembro) MILAGRES NO SÁBADO - Este é um dos textos para hoje: “Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?” Lucas 13:15-16

Jesus perguntou aos doutores da lei: “É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la?” Marcos 3:4. A questão aqui é; o que se pode e o que não se pode fazer em dia de sábado. O sábado é um dia de libertação e alegria e cada milagre que Jesus fez no dia de sábado serve para mostrar o verdadeiro significado desse dia. Realmente, Jesus curou muitas pessoas no sábado. O pastor trabalha no sábado, mas é um trabalho secular? Ou seja, um trabalho do dia-a-dia, ou é um trabalho de evangelização, louvor e a adoração a Deus? Claro, é um trabalho para Deus. Todo o trabalho secular deve ser abandonado neste dia, pois é um dia para lembrar o Criador do céu, da terra, do mar e tudo o que neles há. Pois o Senhor Deus, após concluir Sua obra, neste dia também descansou para deixar-nos o exemplo.

Muito se questiona sobre os enfermeiros, bombeiros e médicos que trabalham aos sábados, mas eles estão fazendo o bem para as pessoas, salvando vidas, e além disto eles ofertam os ganhos deste dia para Deus. Pelo menos essa é a orientação que temos. O Senhor Jesus não escolhia dias para auxiliar as pessoas necessitadas, e várias curas foram realizadas no dia de sábado, como vimos na introdução desta lição. E para combater o espírito legalista dos fariseus, Jesus disse: “...É por consequência, lícito fazer bem nos sábados.” Mat. 12:12. A igreja de Deus na terra procura seguir os passos de Jesus ao implantar hospitais, clínicas e realizar eventos de saúde para continuar o ministério da restauração física, além da cura espiritual das pessoas. E ao redor do mundo a igreja tem tido um grande sucesso em ganhar almas para o reino de Deus através do ministério médico-missionário. O cumprimento do ministério da saúde é inseparável do ministério total da igreja para levar o evangelho a todo o mundo.

Veja este texto: “Há casos em que Cristo deu permissão para trabalhar, mesmo no sábado, para salvar a vida de homens e animais. Mas se violamos a letra do quarto mandamento para nosso próprio benefício do ponto de vista pecuniário, tornamo-nos transgressores do sábado, e culpados de transgressão de todos os mandamentos, pois se pecamos em um ponto, somos culpados de todos.” Testemunhos Seletos, vol. 1 pág. 174 ed. 1970

Mesmo na área da saúde alguns cuidados devem ser tomados. Quando um membro da igreja Adventista do 7º Dia trabalha em uma empresa, instituição ou hospital em que o trabalho em turnos se faz necessário, logo a questão do sábado apresenta algumas dificuldades. Sob tais circunstâncias o profissional de saúde envolvido é aconselhado a seguir os seguintes passos:

1) Buscar a boa vontade dos seus chefes para encontrarem uma solução viável. Por exemplo: Podem procurar um colega de trabalho que deseja subistitui-lo no sábado para ele poder estar na igreja com a família.

2) Pode sugerir certas compensações, como fazer turnos menos desejáveis. Pode sugerir trabalhar aos domingos e feriados. Normalmente o profissional não adventista prefere descansar nestes dias.

3) Quando adventistas procuram trabalhos em hospitais não adventistas, eles devem informar sobre seus princípios de observância do sábado e pedir uma escala de trabalhos que os isente de tarefas neste dia para poder estar na igreja.

4) Quando as escalas de trabalho ou outros fatores tornam isso impossível os profissionais de saúde devem deixar bem claro o tipo de trabalho que estão dispostos a executar no sábado, para prover o mínimo cuidado médico e de higiene aos pacientes sob os seus cuidados.

5) Todos os esforços devem ser seguidos com muita oração e entrega a Deus. Porém, onde alguma das condições acima não forem satisfeitas, nossos profissionais de saúde devem ser leais a Deus, esforçando-se para oferecer um serviço fiel à comunidade dispensando os melhores cuidados aos doentes, também no dia de sábado, e ao mesmo tempo garantir o seu sustento. Lembrando que, de acordo com as orientações do espírito de profecia, o dinheiro recebido nas horas do sábado devem ser doados para a pregação do evangelho. O verdadeiro filho de Deus consegue eliminar o espírito legalista e o descuido espiritual. Ele encontra o equilíbrio das coisas!

QUINTA-FEIRA (11 de setembro) O SÁBADO DEPOIS DA RESSURREIÇÃO - A ressurreição de Jesus foi considerada digna de um memorial que servisse constantemente para relembrar aos homens a vitória de Jesus sobre a morte, mas não dá a ninguém e à nenhuma religião o direito de afirmar que depois da ressurreição de Cristo Ele transferiu o dever de santificar o sábado para o domingo. Deus não derruba um memorial sagrado da criação para depois levantar outro. Deus não comete erros, nem necessita de alterar os Seus planos. Ele disse: Porque eu, o Senhor, não mudo” Mal. 3:6 e  “não há mudança, nem sombra de variação.” Tiago 1:17. Jesus Cristo é o mesmo “ontem, e hoje, e eternamente.” Heb. 13:8.

O livro de Atos tem muitas passagens mencionando que Paulo, o grande apóstolo dos gentios, observava fielmente o Sábado. Veja algumas passagens: “E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia, e entrando na sinagoga, num dia de Sábado, assentaram-se. E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Varões irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.” Atos 13:14-15. Este sermão foi pregado aos judeus na sinagoga; e ao lermos do versículo quarenta e dois ao quarenta e quatro vemos que os gentios pediram a Paulo que se encontrasse com eles no sábado seguinte: “E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no Sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas. … E no Sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade a ouvir a palavra de Deus.»

“E dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedónia, e é uma colónia; e estivemos alguns dias nesta cidade. E no dia de Sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde julgávamos ter lugar para oração; e, assentando-nos, falámos às mulheres que ali se ajuntaram.” Atos 16:12-13:

“E, passando por Anfípolis e Apolónia, chegaram a Tessalónica, onde havia uma sinagoga de judeus. E, Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três Sábados disputou com eles sobre as Escrituras.” Atos 17:1-2

A lição de hoje traz também o exemplo de Mateus 24:20 quando Jesus profetizou sobre a destruição de Jerusalém. Ele disse: “E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado.” Mateus 24:20. Você percebeu que Jesus estava preocupado com o que aconteceria no ano 70 d.C, 40 anos depois da Sua ressurreição, quanto ao mandamento do sábado. O sábado deveria ser considerado tão sagrado, depois da morte e ressurreição de Cristo, como antes. As pessoas que usam o argumento de que depois da ressurreição de Cristo o sábado foi substituído pelo domingo; ou são muito enganadas por líderes mal-intencionados ou tem sérias dificuldades de ler e interpretar textos, pois está tão claro, que os mandamentos de Deus continuam em vigor, pois até mesmo uma criança sincera saberia ler e entender os textos e contexto dos mandamentos de Deus no Novo Testamento. Aproveito este momento para alertar você que, alegadamente, observa o sábado; para que procure fazê-lo no espírito de Cristo e não na letra dos judaísmo e nem de forma relaxada. Alerto também você que é católico, evangélico, protestante ou que pertence a religiões que dizem que o mandamento do sábado foi alterado por Cristo, para rever a sua posição como cristão e que seja sincero e obediente a Deus, pois o sábado continua em vigor!

SEXTA-FEIRA (12 de setembro)  LEITURA COMPLEMENTAR DA LIÇÃO – O sábado é eterno. Veja o que Jesus disse: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.” S. Mateus 5:17-18.

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos do meu Pai e no seu amor permaneço.” S. João 15:10

Jesus não só confirmou que Seu Pai em nada muda. ver Mal. 3: 6 como também Se esforçou em fazer a Sua vontade, guardando os Seus mandamentos. Em Suas exortações, tanto em referência ao presente como ao futuro, após a sua morte, Jesus apoiava a guarda do Sábado. Veja estes outros textos: “Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num Sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.” Lucas 4:16.

“Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é licito, nos sábados, fazer o bem.” Mateus 12:12.

“Orai para que vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado” Mat. 24:20 (Referindo-se à destruição de Jerusalém em 70 d. C).

Se Jesus tivesse qualquer intenção de modificar algum dos mandamentos, especialmente o que se refere ao sábado, você acha mesmo que Ele daria tanta ênfase à sua guarda? Hoje, o sábado não é diferente: é o mesmo sábado guardado por Jesus. Seu mandamento é tão eterno como os outros mandamentos de Deus e Seu caráter. Note que até nas profecias sobre a nova terra, o sábado está presente como dia especial, como dia de honra dentre os outros da semana: “Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda carne a adorar perante mim, diz o Senhor.” Isaías 66:22-23. Esta é uma prova inequívoca da perpetuidade do sábado, uma vez que ele será guardado na eternidade, na nova terra pelos remidos do Senhor. Deus já nos dá o privilégio de santificarmos o sábado agora! Amém?

Veja este texto: “Visto que o sábado é a memória do poder criador, é o dia em que de preferência a todos os outros devemos familiarizar-nos com Deus mediante Suas obras. Na mente infantil, o próprio pensamento do sábado deve estar ligado à beleza das coisas naturais. Feliz é a família que pode ir ao lugar de culto, aos sábados, como iam Jesus e Seus discípulos à sinagoga, através de campos, ao longo das praias do lago, ou por entre bosques. Felizes são o pai e a mãe que podem ensinar a seus filhos a Palavra escrita de Deus com ilustrações tiradas das páginas abertas do livro da natureza; que podem com eles reunir-se sob as verdes árvores, no ar fresco e puro, para estudar a Palavra e cantar os louvores do Pai celestial. Por meio de tais associações, os pais poderão ligar os filhos a seu coração, e assim a Deus, mediante laços que jamais se hão-de romper”. Educação, 251.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário