segunda-feira, 15 de setembro de 2014

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 (3º trimestre de 2014) O APERFEIÇOAMENTO DA NOSSA FÉ

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 (3º trimestre de 2014) O APERFEIÇOAMENTO DA NOSSA FÉ

VERSO ÁUREO: “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” Hebreus 12:2.

INTRODUÇÃO (sábado 4 de outubro)O que é o desenvolvimento espiritual? É o processo pelo qual nos tornamos mais e mais como Jesus Cristo. Quando colocamos nossa fé em Jesus, o Espírito Santo inicia o processo a fim de que nos tornemos mais parecidos com Jesus, fazendo com que tomemos Sua forma e nos conformemos à Sua imagem. O crescimento espiritual é, talvez, descrito da melhor forma em II Pedro 1:3-8, que nos diz que pelo poder de Deus Ele “...nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.” O crescimento espiritual identifica-se pelo fruto do Espírito tornando-se mais e mais evidente na vida de um crente.

Como acontece o aperfeiçoamento da nossa fé? O início de tudo é quando o crente conhece Jesus, e depois de aceitar Cristo e baptizar-se começa o processo de crescimento espiritual. O Santo Espírito vem habitar em nós, ver João 14:16-17, e tornamos em novas criaturas em Cristo, ver II Coríntios 5:17. A velha natureza é substituída por uma nova, conforme Romanos capítulos 6 e 7. O crescimento espiritual é um processo que ocorre durante toda a vida, conforme estudamos e aplicamos a Palavra de Deus, ver II Timóteo 3:16-17, e andamos segundo o Espírito, ver Gálatas 5:16-26. A oração e o estudo da bíblia são os dois métodos mais eficazes para desenvolvermos a fé em Jesus. Podemos e devemos pedir a Deus para nos ajudar a aumentar a nossa fé e conhecimento sobre Ele. Deus deseja que nós cresçamos espiritualmente. Deus nos deu tudo o que precisamos para experimentar o crescimento espiritual. Com a ajuda do Espírito Santo, podemos vencer o pecado mais e mais, e, firmemente, nos tornarmos semelhantes ao nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Até quando o crente pode desenvolver-se espiritualmente? Em Filipenses 1:6 lemos assim: “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” Deus está trabalhando em nossa vida. Foi exatamente isto que Deus mostrou a Jeremias quando o levou à casa do oleiro, e ele pode ver o vaso sendo feito. Ver Jeremias 18. É interessante notar que o oleiro não jogou fora o vaso que se havia quebrado, porém, com o mesmo barro tornou a fazer um novo vaso. É exatamente isto que acontece conosco. Deus não nos joga fora quando cometemos pecados, antes pelo contrário, Ele está trabalhando em nossa vida para fazer-nos melhor. Precisamos perseverar em estar nas mãos de Deus, pois enquanto estamos em suas mãos Ele está trabalhando em nós. Na verdade isto é um grande desafio para todos os crentes, pois, muitas vezes, ser quebrado por Deus não é fácil. Na verdade precisamos entender que somos nós que precisamos nos ajustar à vontade Deus e não o contrário. Quantas vezes queremos que Deus faça a nossa vontade e realize nossos desejos. Deus torna-Se um objeto em nossas mãos, parece até que somos nós o Senhor e não Deus. Deus fica obrigado a fazer as coisas. Isto não é verdade pois nós que precisamos nos ajustar à vontade soberana de Deus. Somos nós que precisamos ser trabalhados, e muitas vezes quebrados por Ele para que, realmente, possamos cumprir os propósitos de Deus aqui na terra. Não somos ainda uma obra acabada, mas a nossa vida está em obras "até aquele dia". Que possamos perseverar em estar nas mãos de Deus, pois, realmente é preferível ser quebrado por Deus do que quebrado pelo diabo, pois quando Deus nos quebra é para fazer um novo vaso. Vamos nos lembrar sempre disto: “Estamos em obras...” Temos uma grande responsabilidade no aperfeiçoamento de nossa fé, justamente num tempo em que Jesus está prestes para voltar e no momento em que o mundo necessita da pregação por meio de palavras e de exemplos de vida.

DOMINGO (5 de outubro) A FÉ PERDURA/PERSEVERA - É fácil desviar-se da vida cristã. Temos que manter nossos olhos firmes no prêmio para sermos recompensados na terra e no céu por Jesus Cristo. Devemos nos esforçar para evitar tanto a falsa doutrina quanto as práticas ímpias. Isso só pode ser realizado quando nos firmamos em nosso conhecimento da Palavra de Deus e quando recusamos aceitar qualquer coisa que não seja bíblica. A oração particular também é outro recurso importante para a manutenção da nossa fé. Margaret Thatcher uma vez disse: “Eu sou extremamente paciente contanto que consiga o que queira no final”. Quando tudo está indo do jeito que queremos, é fácil demonstrar fé e ter paciência. O verdadeiro teste de paciência aparece quando nossos direitos são violados.

A lição de hoje traz alguns textos importantes sobre a fé que permanece: “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.” Tiago 1:2-3.

“Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo.” I Pedro 1:6-7.

“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.” I Pedro 4:12-13

Muitos personagens da bíblia sofreram provações, e Jesus foi o que mais enfrentou provações em Sua vida terrestre. Conosco não é diferente. Em nosso caso as provações ocorrem, como ensina a lição, para fortalecer a nossa fé. Isto quer dizer que estamos sendo qualificados para sermos cidadãos do reino de Deus e para a eternidade. Portanto quando você passar pelas provações saiba que Deus pode o livrar de todas elas. Veja estas promessas: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.” Salmo 34:19

“Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” I Coríntios 10:12-13.

SEGUNDA-FEIRA (6 de outubro) – PERFEIÇÃO – No texto para hoje percebemos uma progressão espiritual na vida do crente em Cristo. Veja o texto: “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” Tiago 1:2-4.

Alguns cristãos têm encontrado dificuldades em entender o termo “perfeição” que a Palavra de Deus apresenta. No texto acima Tiago apresenta; fé, prova, paciência e perfeição. A Bíblia apresenta, em vários lugares, a designação “perfeitos”. Jesus mesmo disse assim: “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. Mateus 5: 48.

O que Tiago, Jesus, Pedro e outros escritores da bíblia querem dizer sobre sermos perfeitos? Sempre houve e haverá três tipos de cristãos que puxam para pólos diferentes, divergindo um pouco sobre este assunto, tão simples de ser compreendido. 1) Em primeiro lugar há aqueles que não querem deixar a sua velha vida cheia de prazeres mundanos e pecados, e alegam que nunca ninguém vai conseguir eliminar o pecado da vida e com isso continuam com os pecados da vida antiga. Alegam ser impossível qualquer tentativa de viver uma vida separada do mundo. Com isso crucificam novamente o próprio Cristo praticando pecados. Ver Hebreus 6: 4-6. Estes são os tais cristãos da graça barata. Não fazem esforços pessoais no sentido de abandonar os seus pecados e manter uma vida de comunhão regular com Deus. Geralmente tais cristãos não têm uma vida de comunhão pessoal com Deus e já não tem motivação para confessar os seus pecados, pois logo irão repetir o mesmo pecado. 2) O outro grupo de crentes encaixa-se nos perfeccionistas, que também estão fora de foco quanto ao significado bíblico de perfeição. Esse grupo chega ao ponto de dizer que podemos desenvolver um nível de absoluto estado de santidade, como Jesus, que nunca mais vamos ou precisamos cometer pecados. Esse grupo de crentes, que felizmente é pequeno, desenvolve teorias pessoais e procura convencer outras pessoas de que já são santas, pois realizam algo mais do que a média dos crentes. Geralmente esse grupo acha que é salvo por passar uma hora, duas horas ou mais em comunhão com Deus. Outros tornam-se vegetarianos absolutos e acham que, com essa conquista, são superiores aos outros e já tem um lugar garantido no céu. Realizar essas coisas é muito importante, pois orar é vital para a vida cristã e cuidar da saúde é dever dos cristãos, pois o nosso corpo é o templo do Espírito Santo. A perfeição, à qual Deus nos convida, não é alcançada com ações meritórias, mas apenas por uma atitude de amor e misericórdia em relação a todos e obediência a todos os mandamentos de Deus, e, é claro, a perfeição só é alcançada pelo sangue de Cristo. Alguns que pertencem a este grupo exageram nas obras que realizam e esquecem de outras coisas importantes como; trabalhar e levar dinheiro para casa, não ficar devendo dinheiro para ninguém, não ser crítico, cuidar da família, passar tempo de qualidade com ela e também não tentar salvar outros com as suas próprias virtudes. Eu tenho uma grande admiração por pessoas que são vegetarianas, que passam momentos maravilhosos em comunhão com Deus e que estão dispostas a auxiliar o próximo, em suas necessidades, mas que não arrotam santidade nenhuma. O que é pior é que alguns deste grupo acham-se tão santos que já podem reprovar e julgar as pessoas. 3) Depois existem aqueles que, com humildade, procuram compreender o verdadeiro significado da perfeição bíblica. O termo “perfeito” não significa impecavelmente perfeito, porque isso, queiramos ou não, só será alcançado na glorificação, embora esse ideal seja desejável e mereça nossos esforços. É claro que a pretensão de obter perfeição moral, com base em normas e regulamentos, é muito mais fácil do que exercer misericórdia e amor, como Deus.

Qual é sua a condição espiritual? As Escrituras afirmam a universalidade do pecado: “Não há justo, nem um sequer”. Rom 3:10. “Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis”. Rom 3:12. “Todos estão debaixo do pecado”. Rom 3:9. Todo ser humano é carnal, “vendido à escravidão do pecado”. Rom 7:14. No Antigo Testamento, essa verdade não é menos evidente: “Enganoso é o coração”. Jer. 17:9. Segundo Isaías, “toda a cabeça está doente, e todo o coração, enfermo. Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas”. Isa 1:5, 6. A lista de textos é grande em mostrar o DNA da humanidade, que  traz um grave defeito, que é nossa natureza primária pecaminosa. 

Como podemos manter a santidade em Deus, sendo pecadores? Veja este esclarecedor texto: “Contemplando o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, ela encontra a paz de Cristo; pois o perdão é aposto a seu nome, e ela aceita a Palavra de Deus: “NEle, estais aperfeiçoados.” Col. 2:10. Quão difícil é para a humanidade, por muito tempo acostumada a acalentar a dúvida, aceitar essa grandiosa verdade! Todavia, que paz ela traz à pessoa, e que vitalidade! Olhando para nós mesmos em busca de justiça, para encontrar a aceitação diante de Deus, olhamos para o lugar errado, “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Rom. 3:23. Devemos olhar para Jesus, porque “todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na Sua própria imagem”. II Cor. 3:18. Deveis encontrar vossa inteireza contemplando o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Fé e Obras, 108.

Somos perfeitos enquanto estamos em plena comunhão com Deus e quando temos confessado o último pecado cometido. Mas quando desviamos os olhos de Deus, voltamos a ser considerados pecadores e inaptos para o reino de Deus. Depois de salvo não necessitamos mais de viver na prática dos velhos pecados. Deus não ensina que há alguma virtude, inerente no homem, no ato de orar, cantar, ser vegetariano ou praticar o bem; tudo isso faz parte do processo, mas a virtude está apenas em Jesus, o único que pode salvar. Medite também neste verso: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” I João 2:1

TERÇA-FEIRA (7 de outubro) PEDIR COM FÉ - Este é o texto principal para hoje: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.” Tiago 1:5-6.

Tanto Tiago como Salomão mostram que a sabedoria é algo prático, é como vivemos e não aquilo que sabemos ou conhecemos. Ao conjunto de conhecimentos e cultura geral chamamos de conhecimentos. A sabedoria, as vezes, é a capacidade de fazer bom uso do conhecimento. Veja este texto: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.” Eclesiastes 12:13. Aqui mostra que aceitar Deus na vida é o maior sinal de sabedoria. Simples não é? A sabedoria do homem é fazer a vontade de Deus. Em Provérbios 11:30 diz: “O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio”. Sábio é aquele que está do lado de Deus.

Em que fonte buscamos sabedoria? Há pessoas que buscam nos livros, nos amigos, nos relacionamentos, nos seus momentos de introspecção, etc… Mas Deus menciona que Ele é a fonte de sabedoria: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente…”
Ler a bíblia, os livros de Ellen White e acatar os seus conselhos é grande sinal de sabedoria. Acontece que, algumas vezes, lemos e não obedecemos e depois caímos em problemas. Por exemplo: Quando a Palavra diz para não se fazer qualquer sociedade com os incrédulos, fugir dos pecados, adotar um estilo de vida de um verdadeiro cristão, etc... e isso é desobedecido, isso é sinal de falta de sabedoria. Em alguns casos o crente deve pedir a Deus sabedoria e força para obedecer a Revelação. Pedir, com fé, também envolve ter o desejo de abandonar os hábitos perniciosos. Veja estes textos: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei.” II Coríntios 6:14-17.

“Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.” I Cor. 6:18.

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” I Coríntios 10:31.

QUARTA-FEIRA (8 de outubro)  O OUTRO LADO DA FÉVeja o texto para hoje: “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” Tiago 1:6-8.

Quais são alguns obstáculos para oração eficaz? O obstáculo mais óbvio para Deus não responder a oração é a presença de pecados, não confessados e não abandonados, no coração daquele que ora. Porque nosso Deus é santo, existe uma barreira entre Ele e nós quando nos aproximamos dEle com pecados não confessados. Veja estes textos: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”. Isaías 59:2. Davi também concordou, sabendo, por experiência própria, que Deus Se distancia daqueles que tentam esconder seus pecados de Deus: “Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido”. Salmo 66:18.

Quando oramos por motivos egoístas, quando pedimos a Deus pelo que queremos e não pelo que Ele quer, nossos motivos maus atrapalham nossas orações. Veja o texto: “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve”. I João 5:14. Pedir de acordo com a vontade de Deus é o mesmo que pedir em submissão à Sua vontade, quer saibamos qual seja a Sua vontade ou não. Como em todas as coisas, Jesus deve ser o nosso exemplo em oração. Ele sempre orou de acordo com a vontade do Pai: Ele disse: “....não se faça a minha vontade, e sim a tua”. Lucas 22:42.

Outro grande obstáculo à oração não atendida é um espírito que não consegue perdoar outras pessoas. Quando nos recusamos a perdoá-las, uma raiz de amargura cresce em nós que abafa nossas orações. Como podemos esperar que Deus nos ouça e perdoe os pecados se não estamos dispostos a perdoar os outros?  

O outro grande obstáculo para a oração não ser atendida é a falta de fé ou a dúvida. Esta é a ênfase da lição de hoje. Deus não é obrigado a atender os nossos pedidos quando nos aproximamos dele. Orar sem duvidar, ou com fé, significa orar com uma crença segura e um entendimento do caráter, natureza e motivos de Deus. “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. Hebreus 11:6. Quando nos aproximamos de Deus, em oração, lançando dúvidas sobre Deus O ofendemos. Nossa confiança deve ser em Sua habilidade de conceder qualquer pedido que vai de acordo com Sua vontade e propósito para nós e com o entendimento de que Seus propósitos são sempre sublimes. “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa” Tiago 1:6-7.

Precisamos desenvolver a fé de uma criança. A criança não pergunta para os pais se vai ter o comer de cada dia. Ela, simplesmente, senta-se na mesa e aguarda a refeição. Assim devemos mostrar a fé em Deus. Jesus pede-nos para termos fé do tamanho de uma semente de mostarda, ver Lucas 17:5 e 6, assim seremos atendidos. Devemos cada vez mais viver pela fé, pois os dias são maus. Você acredita? Então diz amém!

QUINTA-FEIRA (9 de outubro) O RICO E O POBRE – Deus ama todas as pessoas de igual maneira, mas Ele tem um carinho muito especial pelos pobres. Isso porque o coração humano, manchado pelo pecado, revela o egoísmo. Muitos ricos acumulam as suas fortunas às custas dos pobres que trabalham para eles. As riquezas compram o melhor carro, a melhor casa, as melhores vestes e elas fazem as pessoas mais importantes da sociedade estar ao seu lado. O acumulo de riquezas pode levar o homem ao topo do mundo, a andar até pelos tapetes vermelhos de Hollywood, ser o mais conhecido e o mais importante. Mas um dia a riqueza passará, e quando isso acontecer a criatura terá que comparecer diante do Senhor dos Exércitos, diante do Juiz que julga, com justiça, e vale à pena salientar que o dinheiro terreno não é aceito na contabilidade celestial.

Não é pecado ser rico. O problema todo está em amar o dinheiro, oprimir pessoas para conseguir bens materiais e não redistribuir as suas rendas em favor do bem da humanidade. Veja estes textos de Jesus: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntais tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam e nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, ai estará o vosso coração.” Mat. 6: 19-21

“Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?” Luc. 9:25

No dia da volta de Cristo os homens ricos e pobres, grandes ou pequenos, que se sentiram os mais miseráveis, que viveram sem representatividade, que foram rejeitados no mundo; mas que viveram uma fé genuína que está fundamentada no crescimento pessoal e espiritual e que atenderam os necessitados, serão os mais ricos e importantes na história da humanidade, pois se assentarão na mesa com o Rei, andarão ao lado do Rei e serão reis e sacerdotes para todo o sempre. A ênfase de Tiago e Jesus está nos ricos que amaram mais as riquezas deste mundo do que as riquezas celestiais. A condenação para esses ricos é porque gastam fortunas com carros, viagens, roupas e comidas de luxo, mas não são sensíveis para atender as necessidades das pessoas carenciadas.  Veja estes textos: “Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, e o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos.” Tiago 1:9-11

“E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição.” Lucas 8:14

“A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” Tiago 1:27.

A riqueza, por si mesma, desde que adquirida por meios legítimos, não é algo errado aos olhos de Deus. Abraão foi homem rico e Salomão foi um rei riquíssimo e não foram criticados na Bíblia por causa disso. Agora, a riqueza adquirida por meios iníquos, é pecado aos olhos de Deus. Isso fica bem claro no caso do coletor de impostos Zaqueu, que fraudava seu próprio povo. Ao se converter, numa visita de Jesus à sua casa, ele disse que devolveria em dobro tudo que tinha obtido por meio de fraude e Jesus o apoiou. Ver Lucas capítulo 19: 1 -9. Veja esta repreensão e condenação aos ricos fraudulentos: “Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão-de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça. O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias. Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos. Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança. Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.” Tiago 5:1-6

SEXTA-FEIRA (10 de outubro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO - As provações são o ponto essencial para exercitar e fortalecer a nossa fé. A paciência é o resultado de sabermos aguardar no Senhor Deus a resposta para os nossos problemas. Precisamos ter paciência para aguardar no Senhor pelo final da provação.

O rico tem mais merecimento do que o pobre? É claro que as pessoas não são iguais: algumas são mais competentes e esforçadas do que outras. E esse tipo de diferença pode acabar por estabelecer que uns venham a ter mais recursos do que outros. Nesse tipo de situação, seria razoável entender que o rico tem mais mérito do que o pobre. O problema é que as pessoas tendem a generalizar isso e acabam vendo todos os ricos como pessoas superiores aos pobres.

É um grande pecado aos olhos de Deus dividir as pessoas entre perdedores e ganhadores, pois muitos dos considerados perdedores estão nessa situação porque não tiveram escolha. Por exemplo; qual a escolha que uma criança, que passa fome na África, tem para mudar de vida? Além disso muitos dos ricos tiveram acesso a melhor educação, sem qualquer mérito seu, pois nasceram em famílias mais abastadas; o mérito esteve em saber aproveitar essa vantagem de forma adequada. E o que dizer de alguém que herdou sua fortuna e nunca fez nada digno de louvor com a fortuna. Precisamos lembrar que riqueza não é sinônimo de mérito e pobreza não significa derrota. 

O crescimento é um fenômeno esperado em todos os seres vivos. No pré-natal uma das coisas que o médico controla é o crescimento do bebe. Na vida espiritual não é diferente. Nós nascemos como filhos de Deus “pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade". Tig 1:18. Devemos, pois, desejar “ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação”. I Ped. 2:2. Mas o crescimento a partir daí é esperado. “Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo”. i Cor 3:1. Na medida que avançamos no tempo, devemos avançar no desenvolvimento da nossa fé, para não ouvirmos o Espírito nos repreender dizendo: “Quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido”. Heb. 5:12. O nosso alvo é crescer “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo”. Efes. 4:13. Quando atingirmos esse ideal de comunhão com Cristo nunca mais desejaremos voltar a cometer os pecados da velha vida, pois já estaremos em plena sintonia com a natureza celestial. O poder de Jesus nos mantém ligados a Ele.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário