ESBOÇO DE SERMÃO: A Família Como Centro Educacional
Introdução: Gênesis 18:19
1. Deus chamou Abraão com um propósito especial, isto é, que
ele fosse o pai de uma grande nação (ver Gn 12:2).
2. O cumprimento desse propósito estava diretamente
relacionado à sua vida familiar no contexto educacional (ver Gn 18:19).
3. A principal função de Abraão era conduzir seus filhos de
modo coerente e sábio. O estilo de vida de sua posteridade estaria relacionado
com a filosofia da educação que ele haveria de ministrar a seus filhos.
I. Conceito de Educação Cristã
1.Russel Champlim, teólogo norte-americano especialista em
Teologia do Novo Testamento, escreveu: “Educação é o desenvolvimento e o
cultivo sistemático das capacidades naturais, por meio de ensino, exemplo e
prática. Inclui tanto o conhecimento teórico quanto a experiência no
desenvolvimento de habilidades diversas” (Enciclopédia de Bíblia, Teologia e
Filosofia, v. 2, p. 268).
a) Nessa definição, três aspectos são relevantes: ensino,
exemplo e prática.
2. O conceito secular de educação busca apenas alcançar o
aspecto intelectual do homem. Assim, o homem é informado, mas não transformado,
como escreveu Ellen G. White: “Nossas ideias acerca da educação têm sido
demasiadamente acanhadas. Há a necessidade de se ter um objetivo mais amplo e
mais elevado. A verdadeira educação significa mais do que avançar em certo ramo
de estudos. É muito mais do que a preparação para a vida presente. Visa ao ser
todo, e a todo o período da existência possível ao homem” (Educação, p. 13).
a) A verdadeira educação é aquela que transforma o ser
humano em todas as suas dimensões.
II. Trimônio da Educação Cristã
1. A família.
a) O educacional tem início no seio da família.
b) Ellen G. White escreveu: “É no lar que a educação da
criança deve ser iniciada. Ali está sua primeira escola. Ali, tendo seus pais
como instrutores, a criança terá de aprender as lições que devem guiá-la por
toda a vida - lições de respeito, obediência, reverência, domínio próprio. As
influências educativas do lar são uma força decidida para o bem ou para o mal.
São, em muitos sentidos, silenciosas e graduais, mas sendo exercidas na direção
devida, tornam-se fator de grande alcance em favor da verdade e justiça”
(Orientação da Criança, p. 17).
c) A família é o cenário em que os vaiares religiosos,
morais, intelectuais e sociais são desenvolvidos e cultivados.
2. A igreja
a) A igreja é um centro educativo. O culto em sua liturgia
contribui para o conhecimento de Deus como Criador, Redentor e Mantenedor.
b) Ellen G. White afirma: “Os cânticos de louvor, a oração,
a palavra ministrada pelos embaixadores do Senhor, são os meios que Deus proveu
para preparar um povo para a assembleia lá do alto, para aquela reunião sublime
à qual coisa nenhuma que contamine poderá ser admitida” (Testemunhos Seletos,
v. 2, p. 193).
c) Os pais devem instruir os filhos em todos os aspectos da
vida espiritual.
3. A escola
a) Atualmente, a sociedade promove uma educação meramente
acadêmica tendo como pressuposto a competição no mercado de trabalho.
b) Da perspectiva divina, a educação que transforma o ser
humano vai além do aspecto acadêmico.
c) Deus tinha isso em mente quando orientou o
estabelecimento das escolas dos profetas: “Essas escolas se destinavam a servir
de barreira contra a corrupção prevalecente, a fim de prover à necessidade
intelectual e espiritual da juventude, e promover a prosperidade da nação,
dotando-a de homens habilitados para agir no temor de Deus como dirigentes e conselheiros.
Para tal fim, Samuel reuniu grupos de rapazes piedosos, inteligentes e
estudiosos. Eles foram chamados os filhos dos profetas. Enquanto estudavam a
Palavra e as obras de Deus, Seu poder vivificante despertava neles as energias
da mente e do coração, e os estudantes recebiam sabedoria do alto. Os
instrutores não só eram versados na verdade divina, mas tinham pessoalmente
experimentado comunhão com Deus, e obtido concessão especial de Seu Espírito.
Desfrutavam o respeito e a confiança do povo, tanto pelo seu saber como pela
sua piedade” (Educação, p. 46).
III. Resultados da Educação Cristã
1. A educação cristã, através de princípios morais e
espirituais fundamentados na Bíblia:
a) Habilita o homem para a boa conduta (ver 2Tm 3:16, 17).
b) Transforma o senso de valor do homem, transferindo-o
daquilo que é transitório para o que é permanente (ver Fp 3:7, 8; Hb 11:24-27).
c) Desenvolve no educando a consciência de exercer a
cidadania com direitos e deveres na sociedade em que ele está inserido (ver Mt
22:21; Lc 2:1-4).
2. Estatutos e orientações divinas mantidas na vida humana
têm reflexos na vida social (ver Dt 6:6, 7; Dn 1 :8; Rm 13:1-7).
Conclusão
1. O significado do chamado de Deus a Abraão estava associado
à educação que ele daria aos filhos.
2. Entre as três instituições educacionais (família, igreja
e escola), é o lar que desempenha papel fundamental. Conclui Ellen G. White: “A
sociedade compõe-se de famílias, [...] do coração ‘procedem as saídas da vida’
(Pv 4:23), e o coração da sociedade, da igreja e da nação, é o lar. A
felicidade da sociedade, o êxito da igreja, a prosperidade da nação, dependem
das influências domésticas.” (O Lar
Adventista, p. 15)
Revista do Ancião - Abr - Jun / 2014 – Oferecido por ASA da
UCB
Luís Carlos Fonseca
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