segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ESBOÇO DE SERMÃO: A Família Como Centro Educacional

ESBOÇO DE SERMÃO: A Família Como Centro Educacional

Introdução: Gênesis 18:19

1. Deus chamou Abraão com um propósito especial, isto é, que ele fosse o pai de uma grande nação (ver Gn 12:2).

2. O cumprimento desse propósito estava diretamente relacionado à sua vida familiar no contexto educacional (ver Gn 18:19).

3. A principal função de Abraão era conduzir seus filhos de modo coerente e sábio. O estilo de vida de sua posteridade estaria relacionado com a filosofia da educação que ele haveria de ministrar a seus filhos.


I. Conceito de Educação Cristã

1.Russel Champlim, teólogo norte-americano especialista em Teologia do Novo Testamento, escreveu: “Educação é o desenvolvimento e o cultivo sistemático das capacidades naturais, por meio de ensino, exemplo e prática. Inclui tanto o conhecimento teórico quanto a experiência no desenvolvimento de habilidades diversas” (Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, v. 2, p. 268).

a) Nessa definição, três aspectos são relevantes: ensino, exemplo e prática.

2. O conceito secular de educação busca apenas alcançar o aspecto intelectual do homem. Assim, o homem é informado, mas não transformado, como escreveu Ellen G. White: “Nossas ideias acerca da educação têm sido demasiadamente acanhadas. Há a necessidade de se ter um objetivo mais amplo e mais elevado. A verdadeira educação significa mais do que avançar em certo ramo de estudos. É muito mais do que a preparação para a vida presente. Visa ao ser todo, e a todo o período da existência possível ao homem” (Educação, p. 13).

a) A verdadeira educação é aquela que transforma o ser humano em todas as suas dimensões.

II. Trimônio da Educação Cristã

1. A família.

a) O educacional tem início no seio da família.

b) Ellen G. White escreveu: “É no lar que a educação da criança deve ser iniciada. Ali está sua primeira escola. Ali, tendo seus pais como instrutores, a criança terá de aprender as lições que devem guiá-la por toda a vida - lições de respeito, obediência, reverência, domínio próprio. As influências educativas do lar são uma força decidida para o bem ou para o mal. São, em muitos sentidos, silenciosas e graduais, mas sendo exercidas na direção devida, tornam-se fator de grande alcance em favor da verdade e justiça” (Orientação da Criança, p. 17).

c) A família é o cenário em que os vaiares religiosos, morais, intelectuais e sociais são desenvolvidos e cultivados.

2. A igreja

a) A igreja é um centro educativo. O culto em sua liturgia contribui para o conhecimento de Deus como Criador, Redentor e Mantenedor.

b) Ellen G. White afirma: “Os cânticos de louvor, a oração, a palavra ministrada pelos embaixadores do Senhor, são os meios que Deus proveu para preparar um povo para a assembleia lá do alto, para aquela reunião sublime à qual coisa nenhuma que contamine poderá ser admitida” (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 193).

c) Os pais devem instruir os filhos em todos os aspectos da vida espiritual.

3. A escola

a) Atualmente, a sociedade promove uma educação meramente acadêmica tendo como pressuposto a competição no mercado de trabalho.

b) Da perspectiva divina, a educação que transforma o ser humano vai além do aspecto acadêmico.

c) Deus tinha isso em mente quando orientou o estabelecimento das escolas dos profetas: “Essas escolas se destinavam a servir de barreira contra a corrupção prevalecente, a fim de prover à necessidade intelectual e espiritual da juventude, e promover a prosperidade da nação, dotando-a de homens habilitados para agir no temor de Deus como dirigentes e conselheiros. Para tal fim, Samuel reuniu grupos de rapazes piedosos, inteligentes e estudiosos. Eles foram chamados os filhos dos profetas. Enquanto estudavam a Palavra e as obras de Deus, Seu poder vivificante despertava neles as energias da mente e do coração, e os estudantes recebiam sabedoria do alto. Os instrutores não só eram versados na verdade divina, mas tinham pessoalmente experimentado comunhão com Deus, e obtido concessão especial de Seu Espírito. Desfrutavam o respeito e a confiança do povo, tanto pelo seu saber como pela sua piedade” (Educação, p. 46).

III. Resultados da Educação Cristã

1. A educação cristã, através de princípios morais e espirituais fundamentados na Bíblia:

a) Habilita o homem para a boa conduta (ver 2Tm 3:16, 17).

b) Transforma o senso de valor do homem, transferindo-o daquilo que é transitório para o que é permanente (ver Fp 3:7, 8; Hb 11:24-27).

c) Desenvolve no educando a consciência de exercer a cidadania com direitos e deveres na sociedade em que ele está inserido (ver Mt 22:21; Lc 2:1-4).

2. Estatutos e orientações divinas mantidas na vida humana têm reflexos na vida social (ver Dt 6:6, 7; Dn 1 :8; Rm 13:1-7).

Conclusão

1. O significado do chamado de Deus a Abraão estava associado à educação que ele daria aos filhos.

2. Entre as três instituições educacionais (família, igreja e escola), é o lar que desempenha papel fundamental. Conclui Ellen G. White: “A sociedade compõe-se de famílias, [...] do coração ‘procedem as saídas da vida’ (Pv 4:23), e o coração da sociedade, da igreja e da nação, é o lar. A felicidade da sociedade, o êxito da igreja, a prosperidade da nação, dependem das influências domésticas.”    (O Lar Adventista, p. 15)

Revista do Ancião - Abr - Jun / 2014 – Oferecido por ASA da UCB


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário