quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Estudo Bíblico nº 09 A Bíblia Fala “ Como Vos Podeis Tornar uma Nova Criatura”

Estudo Bíblico nº 09 A Bíblia Fala “ Como Vos Podeis Tornar uma Nova Criatura”

A versão da Bíblia utilizada neste estudo é JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA: Revista e Atualizada no Brasil - 2ª edição - Edição de Bolso - Impressa pela Sociedade Bíblica do Brasil

Como Vos Podeis Tornar uma Nova Criatura

Tempos atrás os jornais contaram o caso de uma menina que criara um filhote de onça. Este tinha poucos dias de idade, quando lhe foi dado. A menina cuidava do animalzinho com muito carinho, e os dois passavam muitas horas em animada brincadeira.

Quando a onça se tornou grande, a menina foi advertida do perigo de brincar com aquele animal selvagem. Ela havia, por assim dizer, crescido com a onça e estava certa de que o animal nunca lhe havia de fazer algum mal. Dizia que todos os traços selvagens daquele felídeo haviam sido eliminados por sua associação constante com os humanos.

Um dia a menina, brincando com o animal, feriu o dedo. A onça lambeu o sangue do ferimento. Em questão de segundos aquele manso e gentil companheiro de brinquedos se tornou uma fera selvagem. Derrubando sua dona meteu-lhe as garras e começou a mordê-la. A menina estava certa de que a natureza da onça se transformara por sua associação com os humanos, mas descobriu que o animal possuía ainda a natureza e o coração de uma fera.

Este caso ilustra a natureza do homem. O homem nasce com a natureza basicamente pecaminosa. É-lhe muito mais fácil fazer o que é errado e pecaminoso, do que o que é bom e justo. A educação e cultura podem desenvolver nele alguns sinais exteriores de bom comportamento, mas a natureza má, herdada de Adão, permanecerá.

O terno pai e marido extremoso podem tornar-se maníacos furiosos, depois de tomar umas taças de álcool. Dizem os psicólogos que essas explosões se devem a impulsos recalcados, contidos pelo domínio próprio, mas que irrompem quando esse domínio fica temporariamente anestesiado. Cristo disse que os guias religiosos de seu tempo eram semelhantes a "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!" Mateus 23:27 página 877.

Para estarmos em paz com Deus é preciso que estejam perdoados nossos pecados do passado. Mais do que isso, é preciso que se transforme a natureza má, que produz esses pecados.

A BÍBLIA FALA

1.Que diz a Bíblia que é impossível ao pecador? Resposta Bíblica, Jeremias 13:23 página 694.

2.Como descreve Isaías as boas obras que somos capazes de fazer? Resposta Bíblica, Isaías 64:6 página 678.

3.Quando Paulo queria fazer o bem, que fazia em seu lugar? Resposta Bíblica, Romanos 7:15, 16, 17, 18, 19 página 1013.

4.Porque era Paulo incapaz de fazer o que Deus lhe ordenava? Resposta Bíblica, Romanos 7:14 página 1013.

5.Que diz a Bíblia ser a razão por que a humanidade não obedece a Deus voluntariamente? Resposta Bíblica, Romanos 8:6 e 7 página 1013.

6.Como pode um pecador perdido tornar-se filho de Deus? Resposta Bíblica, Atos 3:19 página 975.
NOTA: Este texto nos diz que devemos arrepender-nos e converter-nos. A palavra "converter-se" quer dizer transformar-se. Nossa natureza carnal tem de transformar-se em natureza espiritual. Nossa parte é arrepender-nos, ou entristecer-nos por nossos pecados. A parte de Deus é operar em nós essa transformação a que chamamos conversão.

7.Como pode nossa natureza transformar-se, de carnal para espiritual, de modo que possamos chegar a ser aquilo que Deus deseja que sejamos? Resposta Bíblica, João 3:3 página 947.

8.Como consegue Deus esse renascimento espiritual? Resposta Bíblica, João 1:12 e 13 página 945.

9.Que promete Deus fazer, se nos entregamos a ele? Resposta Bíblica, Ezequiel 36:26 página 777.

10.Sob a nova aliança, que prometeu Deus fazer para nos ajudar a viver uma vida cristã? Resposta Bíblica, Hebreus 8:10 página 1083.

11.Por meio de quem nos vem o livramento da natureza má? Resposta Bíblica, Romanos 7:24 e 25 página 1013.

12.Quão profundo deve ser nosso desejo de alcançar essa transformação? Resposta Bíblica, Mateus 5:6 página 854.

13.Quando seremos capazes de encontrar o auxílio de que necessitamos para alcançar a salvação? Resposta Bíblica, Jeremias 29:12 e 13 página 709.

14.Quão plenamente somos transformados, por esse renascimento por meio de Cristo? Resposta Bíblica, 2 Coríntios 5:17 página 1040.

15.Como descreve a Bíblia a transformação que se realiza pelo novo nascimento? Resposta Bíblica, Colossenses 3:1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 página 1062.

16.Uma vez convertida verdadeiramente, que novos traços de caráter serão vistos na vida da pessoa? Resposta Bíblica, Gálatas 5:22, 23, 24, 25 página 1050.

17.Que certeza á dada aos que são nascidos de Deus? Resposta Bíblica, I João 5:4 página 1104.
Quantas vezes temos fracassado em nosso desejo de seguir ao Salvador como deveríamos! Muitos de nós temos esforçado arduamente para fazer o bem - tão somente para sofrer um fracasso pior do que antes! Nossas intenções eram boas, mas procuramos fazer o bem sem a ajuda de Deus. Éramos ainda de natureza carnal e pecaminosa. Éramos dominados por paixões e hábitos contraídos antes de conhecermos o divino plano da redenção. Jamais poderemos vencer o diabo com nossas próprias forças. Unicamente pondo nossa vida nas mãos de Cristo é que podemos alcançar a vitória sobre os pecados do passado. É somente por meio dEle que podemos viver uma vida cristã vitoriosa.
Dai-Lhe hoje vosso coração e experimentai a alegria e paz que vos proporciona o converter-vos numa nova criatura em Cristo.

Então porque não expressar este desejo a Deus em oração?
( ) Desejo alcançar o novo nascimento que Deus prometeu.

A Bíblia Fala é uma iniciativa independente que visa a pregação do evangelho. Nosso email para contato: contato@abibliafala.com


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário