segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (1º trimestre 2015) VIVER PELA FÉ

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (1º trimestre 2015) VIVER PELA FÉ

VERSO ÁUREO: “O temor do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro.” Provérbios 29:25

INTRODUÇÃO (sábado 7 de março) – O ser humano tem a tendência de acreditar apenas naquilo que vê; em coisas e pessoas alcançáveis e visíveis. Como o produto do cristão é a fé e a esperança, somos desafiados a viver pela fé e não pelo que vemos. Alguns tendem a não aceitar o invisível. O cristão é chamado a viver pela fé em muitas circunstâncias e momentos da sua vida. Jesus teve que tratar com a falta de fé dos discípulos em vários momentos. Logo após eles terem sido chamados para o ministério e juntamente com algumas pessoas, Jesus proferiu palavras que inspiravam fé em Seus ouvintes.

Veja este texto: “E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; e eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:28-33.

Sentimos muito confortáveis quando temos o que comer, vestir, onde dormir e uma certa reserva de dinheiro para as emergências, não é? Quando, porém, vamos deitar sem saber se teremos suprimentos para o dia seguinte, aí é que geralmente entra a fé.

Jorge Muller por mais de 50 anos trabalhou para Deus e seu maior trabalho foi dos orfanatos em Bristol, na Inglaterra. Começando com duas crianças, que foram deixadas em sua casa, o trabalho cresceu com o passar dos anos, e chegou a incluir cinco prédios construídos por ele mesmo, com nada menos que 2000 órfãos sendo alimentados, vestidos, educados e treinados para o trabalho. Ao todo, pelo menos dez mil órfãos passaram pelos orfanatos durante a sua vida. Só a manutenção destes órfãos custava 26 mil libras por ano. Nunca ficaram sem uma refeição, mas muitas vezes a resposta chegava na última hora. Às vezes sentavam para comer com pratos vazios, mas a resposta de Deus nunca falhava. Esse homem e sua família viveu pela fé!

Também somos convidados a viver pela fé! A Bíblia diz que o justo viverá pela fé. Ver Romanos 1:17. Antes de entendermos tal declaração, é preciso afirmar que, segundo a Palavra não existe um justo sequer diante de Deus, ver Rom. 3:10, e “todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus” Rom. 3:23. Qual é a diferença entre você e um criminoso? Diante da justiça de Deus, nenhuma. A diferença está em que os justos são aqueles que aceitam a salvação, vivem de forma humilde perante Deus e guardam os Seus mandamentos. Viver pela fé envolve alguns aspectos; acreditar em Deus, através das informações que recebemos, aceitar a Bíblia como a Palavra inspirada de Deus, obedecer sem questionar a vontade de Deus e aceitar as contingências e incertezas da vida, sabendo que Deus tem sempre uma solução para nós.

Você vive pela fé? “Viver pela fé significa pôr de lado os sentimentos e os desejos egoístas, andar humildemente com o Senhor, apoderar-se de Suas promessas e aplicá-las a todas as ocasiões, crendo que Deus executará Seus planos e propósitos em nosso coração e vida.”  Fundamentos da Educação Cristã, 341, 342

DOMINGO (8 de março) GUARDAR A LEI – A lição de hoje dá ênfase na obediência a lei de Deus, os dez mandamentos. Guardar a lei envolve fé, e muita fé!

Qual é o fundamento para obedecer Deus, tanto no Velho como no Novo Testamentos? Falando de Abraão quando Deus lhe fez promessas, Ele foi levado a crer nas palavras de Deus. Veja este texto: “E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.” Gênesis 15:6. A justiça de Deus foi imputada, isto é foi concedida à Abraão, não por alguma boa obra que ele tivesse feito, mas porque ele creu, teve fé que Deus era poderoso para cumprir o que pedia. Abraão se tornou obediente porque creu em Deus Ver também Gênesis 17: 1-2; Deuteronômio 6: 5; Romanos 1: 17 e 9: 32 e 33.

Como a fé está relacionada com os mandamentos de Deus? Sabemos que somos justificados apenas pela fé, e a Bíblia menciona que o justo guarda os mandamentos de Deus. Portanto, ser justo significa guardar os mandamentos de Deus, pois os mandamentos de Deus são justiça. Veja estes textos: “A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça.

“Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12

Como todas as pessoas do mundo são convidadas a viver pela fé, somos convidados a guardar os mandamentos da lei de Deus. A fé está ligada com a obediência. Veja, nos versos sugeridos para hoje, a importância de se guardar a lei de Deus: “Os que deixam a lei louvam o ímpio; porém os que guardam a lei contendem com eles. Os homens maus não entendem o juízo, mas os que buscam ao Senhor entendem tudo. Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o de caminhos perversos ainda que seja rico. O que guarda a lei é filho sábio, mas o companheiro dos desregrados envergonha a seu pai. O que aumenta os seus bens com usura e ganância ajunta-os para o que se compadece do pobre. O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.” Provérbios 28:4-10.

Quando aceitamos as orientações de Deus, como sendo as melhores para nós e as seguimos, somos protegidos de muitas coisas. Por exemplo; o nono mandamento diz: “não dirás falsos testemunhos”. Falar somente a verdade nos protege de muitas encrencas. Cito outro mandamento. O sétimo mandamento diz: “não adulterarás”. O filho de Deus fiel, livra-se de doenças, brigas, dissabores e problemas quando obedece. O quarto mandamento diz: "Lembra-te do dia de sábado para o santificar”. O filho de Deus que guarda o sábado corretamente, fica livre do pecado da idolatria e do stresse e recebe as bênçãos da santificação.

A Bíblia dá um significado muito diferente para a palavra “crer”. Crer significa mais do que um reconhecimento da existência de Jesus; traz consigo a obediência à Palavra de Deus e à sua vontade. Isto está explicado em Hebreus 5:9: “E tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem”. Crer é obedecer e obedecer é crer! A prova da fé de Abraão foi sua obediência correspondente. Ele quase ofereceu seu precioso filho a Deus. Nada, nem mesmo seu filho, significou mais para Abraão do que obedecer a Deus. Essa é a verdadeira fé. É por isso que Abraão é honrado como o pai da fé. Ver Rom 4:6. A sua fé é expressa na obediência aos mandamentos de Deus?

SEGUNDA-FEIRA (9 de março) BUSCAR O SENHOREste é o texto principal para a lição de hoje: “Os homens maus não entendem o juízo, mas os que buscam ao Senhor entendem tudo.” Provérbios 28:5.

Deixar ser instruído pelo Senhor Deus é grande sinal de sabedoria. O livro de Provérbios menciona exatamente isso; os filhos de Deus, por buscarem o Senhor, são sábios. Os tolos, por sua vez, desprezam a Palavra de Deus e até chegam a dizer que “Deus não existe” Salmo 53:1.

Se você é um cristão fiel, não se surpreenda diante dos insultos e zombarias que podem lhe sobrevir de pessoas incrédulas. Você está sujeito a isso! Esse tipo de perseguição pode acontecer na sua casa, no seu trabalho, na sua escola ou em qualquer lugar. O jovem cristão que não pratica os mesmos pecados de seus amigos descrentes, vai ser chamado de tolo. O trabalhador fiel que evidencia sua fé cristã no seu ambiente de trabalho pode ser zombado e criticado por alguns colegas de profissão. Não se surpreenda nem se irrite com isso, mas lembre-se que Cristo, mais do que todos, sofreu esse tipo de perseguição e, você, como seu discípulo está sujeito as mesmas coisas. Se isso acontece com você é porque já aprendeu a confiar no Senhor e já é uma pessoa sábia, de acordo com a Palavra de Deus.

A lição de hoje menciona que os filhos de Deus, que O buscam, são sábios. Com essa assertiva de Deus somos desafiados a buscarmos ao Senhor. O homem sempre está em busca de alguma coisa: De dinheiro, de prazer, de posição, de vícios, de poder, etc...; mas em Provérbios 8:7 menciona: "Amo os que de madrugada me buscam". Há muitas referências bíblicas àqueles que se apressam em buscar ao Senhor e que de madrugada O buscam. É particularmente na paz da madrugada, na noite silenciosa e profunda, na harmonia e na quietude da vida que mais facilmente podemos ouvir a voz de Deus e encontrar a Sua Pessoa maravilhosa!

Por que devemos buscar ao Senhor? 1) Porque é único caminho sábio que o crente deve seguir. Deus menciona: “Porque gastais o vosso dinheiro naquilo que não é pão e o fruto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer”. 2) Porque a oportunidade de salvação terá o seu fim. Deus menciona: “Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar e invocai-o, enquanto esta perto”. Muitas pessoas procuram adiar sua decisão para aceitar Jesus alegando que ainda não é o tempo certo, ou que é ainda muito jovem e precisa arranjar a vida, usando ainda, muitas outras desculpas sem sentido. 3) Porque Deus deseja salvar o pecador: Veja o texto:“Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos e converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”. 4) Porque haverá um dia de prestação de contas: Os tolos zombam de Deus, mas logo, logo, eles estarão encontrando seu Criador e Juiz. Mas os justos estarão em lembrança eterna, e Deus os abençoará aqui e na eternidade com Seu favor pessoal e especial por eles terem abandonado o pecado a vivido com Jesus.

Como buscar Deus? Através da leitura diária da Bíblia, da oração particular e participação aos cultos e outras reuniões da igreja. Como manter o Senhor sempre presente na nossa vida? Participando ativamente nas atividades missionárias da igreja como; distribuição de literaturas, estudos bíblicos, conferências de evangelismo, pequenos grupos, visitas e ações sociais às pessoas carenciadas, etc… Quando estamos comprometidos com a causa de Deus, a nossa fé aumenta cada dia e vivemos na esfera do céu, e já a um passo da eternidade!

TERÇA-FEIRA (10 de março) – PALAVRAS PARA RICOS – A lição de hoje traz algumas orientações de como devemos usar o dinheiro. Esse assunto é mesmo muito sério! Nem todos conseguem viver dentro do seu orçamento, pois revelamos dois defeitos de fábrica: a ganancia e a incredulidade. Tanto a ganância como a falta de fé nos cuidados de Deus, leva-nos a trabalharmos e a guardarmos dinheiro além daquilo que necessitamos; e a vida espiritual de alguns é fortemente afetada. Deus mostra que não há problema em ser rico, desde que a riqueza seja bem distribuída. 

Vamos aos exemplos da lição:

1) Não enriquecer à custa dos pobres: “O que aumenta os seus bens com usura e ganância ajunta-os para o que se compadece do pobre.” Provérbios 28:8-9. Deus é claro em dizer aos que são ricos opressores que eles chorem e lamentem pela desgraça que sobrevirá sobre suas vidas. Deus abomina a injustiça, porque isto vai contra a Sua natureza, que é santa. 

2) Dar aos pobres: Estes são os textos: “O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições.” Provérbios 28:27. - “Encolhe-se, abaixa-se, para que os pobres caiam em suas fortes garras.” Salmos 10:10. Deus não pede que os ricos saiam distribuindo dinheiro para os pobres. É claro que os mais abastados e governantes devem dar boas condições de trabalho e salários justos para os seus trabalhadores; mas, para além disso, os crentes devem estar disponíveis para auxiliar os pobres em suas necessidades. O crente é convidado para realizar ações sociais de forma individual e coletivamente. “O que vê com bons olhos será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre.”Provérbios 22:9.

3) Trabalhar com afinco: “O que lavrar a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza.”Provérbios 28:19. A ideia que temos de uma pessoa rica é aquela que tem inúmeros bens, como; apartamentos, carros, casas, barcos etc… Mas rica é a pessoa que tem o seu trabalho e vive de forma confortável. Esse é o conceito de alguém que é rico. Portanto a preguiça é uma característica de pessoas pobres e o trabalho responsável contribui para a riqueza. Veja este texto: "Digno é o trabalhador do seu salário". Lucas 10:7. Esse é um ditado de Jesus em referência a missão dos discípulos. Paulo citou duas vezes este ditado, uma vez fazendo referência à sua pessoa e aos obreiros em geral, ver I Coríntios 9:14 e outra vez falando especificamente sobre os líderes da igreja. Ver I Timóteo 5:18. A forma como o ditado aparece em Mateus 10:10 é um pouco diferente da que ocorre nos outros textos. Segue o texto: "Digno é o trabalhador do seu alimento" Mateus 10:10. O uso do termo alimento está mais próximo do sentido original do texto. A ideia de Jesus era que aquele que trabalha tem direito de se alimentar. Geralmente o rico é rico porque trabalha a sério!

4) Não ter pressa em ficar rico: “O homem fiel será coberto de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune.” Provérbios 28:20 – “O que quer enriquecer depressa é homem de olho maligno, porém não sabe que a pobreza há de vir sobre ele.” Provérbios 28:22. Mais cedo ou mais tarde, as riquezas deste mundo vão desaparecer para sempre. A cena descrita em Tiago é impressionante! Roupas comidas pela traça, ouro e prata enferrujados e riquezas apodrecidas; são cenas de juízo! Jesus deixa bem claro a necessidade que temos de investir no reino dos céus. É muito importante a maneira como usamos o dinheiro. Veja esta recomendação: “Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.” Lucas 12:33-34.

QUARTA-FEIRA (11 de março) UMA MANUAL PARA POBRES – Ontem estudamos sobre as responsabilidades dos ricos e hoje veremos as instruções de Deus para os pobres:

1) Ser trabalhador. Uma das leis de Isaac Newton diz que um objeto em movimento tende a permanecer em movimento, e um objeto parado tende a permanecer parado. Essa lei também se aplica à pessoas. A Bíblia é clara em dizer que Deus, que é dinâmico, quer ver os Seus filhos também  em movimento. Deus que ordenou o trabalho disse: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio”. Provérbios 6:6. A Bíblia tem muito a dizer sobre a preguiça. O livro de Provérbios é cheio de sabedoria e advertências contra a preguiça. Deus diz que o preguiçoso odeia trabalhar: “O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar”. Prov 21:25. O preguiçoso ama dormir: “Como a porta gira nos seus gonzos, assim o preguiçoso na sua cama”. Prov. 26:14. O filho de Deus, fiel, não pode dar espaço para preguiça em sua vida. Deus nos convida a seremos diligentes e cumpridores das nossas responsabilidades. Ser pobre não é defeito, mas viver sem trabalhar e vivendo de favores de pessoas quando se pode trabalhar, não faz parte da vida de crentes fiéis.

2) Os pobres têm as mesmas oportunidades que os ricos “ O pobre e o usurário se encontram; o Senhor ilumina os olhos de ambos.” Provérbios 29:13. Embora algumas pessoas nasçam em berços de ouro e outras nasçam pobres, todas tem as bênçãos de Deus para o trabalho e obtenção de recursos. O pobre não pode invejar o rico e nem o rico deve oprimir o pobre. Ambos devem se respeitar, pois na verdade um necessita do outro. O rico precisa de empregados para a manutenção dos seus negócios e o pobre carece do rico para a sua manutenção. Quando ambos buscam a sabedoria divina e são dirigidos por Deus; o pobre presta um serviço aceitável ao patrão e o patrão paga-lhe um salário justo.

3) Deus pede justiça e fidelidade dos pobres: “Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o de caminhos perversos ainda que seja rico.” Provérbios 28:6. Ser pobre não é defeito, ainda mais em uma sociedade em que o pobre é oprimido pelo rico. Muitos pobres não têm oportunidades de mostrar o seu verdadeiro potencial e outros são vítimas do próprio meio em que vivem. Mas Deus pede que essas pessoas façam o melhor que possam, dentro da sua esfera de ação profissional, e que lhe sejam fiéis. Os pobres são chamados à fidelidade. Veja este texto: “O homem pobre que oprime os pobres é como a chuva impetuosa, que causa a falta de alimento.” Provérbios 28:3. Assim como existem ricos corruptos, também existem pobres “mau caráter”. A esses Deus também condena! Os pobres e os ricos são convidados por Deus à cumprirem os compromissos com os homens e não ficarem devendo dinheiro e objetos aos outros, “exceto o amor”.

QUINTA-FEIRA (12 de março) AMAR A VERDADE – Conhecer a verdade é uma coisa, mas amar a verdade é outra coisa totalmente diferente. Muitas pessoas conhecem a Bíblia, mas nem todas que a conhecem a amam. Muitos conheceram e conhecem Jesus, mas nem todos O amam. Jesus é a própria verdade. Portanto amar a verdade significa amar o próprio Jesus. Cada crente é chamado para anunciar aos outros a verdade, e não só isso, à amar Jesus Cristo.

Os pais crentes têm a tarefa muito importante que é ensinar os seus filhos a amarem Jesus. O lar é uma instituição de Deus. Ele designou que o círculo da família; pai, mãe e filhos existisse neste mundo para aprenderem o amor de Deus e pudessem transmitir aos outros. A tarefa de tornar o lar feliz não repousa somente sobre a mãe. “O pai tem parte importante a desempenhar. O marido é o laço de união dos tesouros do lar, unindo mediante sua afeição devotada, forte, fervente, os membros da família; mãe e filhos nos mais fortes laços de união.” O Lar Adventista, 211.

Para se amar uma profissão, vocação ou uma pessoa devemos dedicar tempo e atenção de qualidade. Os namorados dedicam tempo suficiente para conversarem e estarem juntos; assim também devemos ser para com Jesus, devemos buscar Jesus, com tempo de qualidade, para O amar de verdade.

Veja este texto inspirado: “Devemos ardentemente procurar conhecer e apreciar a verdade, para que possamos apresentá-la a outros tal e qual ela é em Jesus. Precisamos ter uma opinião correta do nosso próprio coração; então não seremos tão descuidados em relação à nossa linha de conduta, como no presente. Buscaremos com o máximo fervor conhecer a vontade de Deus; agiremos em direção oposta ao egoísmo, e oraremos constantemente para que possamos ter a mente de Cristo, e para que sejamos moldados segundo a Sua semelhança. É olhando para Jesus, contemplando Seu encanto, e firmemente fixando nEle nossos olhos, que somos transformados em Sua imagem. Ele concederá graça a todos os que guardarem os Seus preceitos, fizerem a Sua vontade, e andarem na verdade.” Refletindo Cristo, 282 - The Review and Herald, 23/12/1890.

Quando amamos as pessoas temos alegria em mostrar essas pessoas aos nossos amigos, não é assim? Os pais falam com certo orgulho dos seus filhos, o namorado apresenta a namorada aos amigos com alegria; assim deve ser o cristão em relação as verdades encontradas na Palavra de Deus. Primeiramente devemos mostra a fonte da verdade que é Jesus e depois devemos mostrar os Seus ensinamentos, que são as suas doutrinas.

 Há pelo menos duas verdades de Jesus que são esquecidas pela maioria dos que se denominam de “crentes”: 1) A inconsciência na morte. A que a Bíblia compara a morte? Jesus comparou a morte ao sono. No estado do sono ninguém se lembra de nada. Assim aquele que morre não vai nem para o céu e nem para o fogo imediatamente. Ficam a aguardar a ressurreição, e de forma inconsciente. Se estivessem em algum desses lugares, dispensaria a ressurreição. Já estariam a viver a recompensa. Jesus voltará para dar a recompensa aos salvos. A recompensa dos perdidos será dada no final dos mil anos com o fogo que vai destruir para sempre os pecadores, Satanás e seus demônios. Apenas relembrando: a alma permanece morta, pois a alma é a união do corpo e do fôlego. Ver Gênesis 2:7. Na morte o fôlego, que é uma espécie de bilhete de identidade, volta para Deus de forma inanimada, assim a alma deixa de existir. A pessoa voltará a existir com a ressurreição. 2) O Sábado Bíblico. A Bíblia faz diferença entre os sábados cerimoniais e o sábado do 4º mandamento da lei de Deus. Paulo faz referência em Colossenses sobre os sábados cerimoniais: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.” Colossenses 2:16-17. Deus faz referência sobre o descanso sabático, sempre em vigor, para o povo de Deus: Veja este texto: “Portanto, resta ainda um descanso sabático para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.” Hebreus 4:9-10. Quem ama a verdade, a anuncia aos outros. Necessitamos mostrar às pessoas o próprio Cristo e as Suas verdades!

SEXTA-FEIRA (13 de março) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO: VIVER PELA FÉÉ privilégio de todos receberem a Verdade. “As verdades da Palavra de Deus suprem a grande necessidade prática do homem a conversão da alma pela fé. Estes grandes princípios não devem ser julgados puros nem santos demais para serem introduzidos na vida diária. São verdades que atingem o Céu e abrangem a eternidade, contudo sua influência vital deve ser entrelaçada com a experiência humana. Devem impregnar todas as coisas importantes e mínimas da vida." Parábolas de Jesus,100

Viver pela fé significa deixar Deus dirigir a nossa vida nos mínimos detalhes. “Quão longe estamos de representar o caráter de Cristo! Precisamos, porém, apropriar-nos de Seus méritos pela fé viva, e invocá-Lo como nosso Salvador. Ele morreu no Calvário para nos salvar. Cada um devia fazer disso uma ação individual entre Deus e seu caráter, como se fosse a única pessoa do mundo. Quando exercemos fé pessoal, nosso coração não será frio como uma cunha de ferro; estaremos aptos a compreender o que quis dizer o salmista quando escreveu: “Bem-aventurado aquele... cujo pecado é coberto.” Salmo 32:1. The Review and Herald, 12 de Março de 1889.

"Deus nos convida a verificar por nós mesmos a veracidade de Sua Palavra, a fidelidade de Suas promessas. Ele nos convida: “Provai e vede que o Senhor é bom.” Salmos 34:8. Em lugar de confiar nas palavras de outros, devemos provar por nós mesmos. Ele afirma: “Pedi, e recebereis.” João 16:24. Suas promessas serão cumpridas. Nunca falharam; isso jamais acontecerá.” Caminho a Cristo, 111, 112

Pobres e ricos tem responsabilidades perante Deus. A riqueza mau usada revela a perda de uma preciosa oportunidade de servir Deus. Pense no bem que poderia ter sido feito com essa riqueza acumulada de forma avarenta. Pobres poderiam ter sido assistidos, o reino de Deus expandido, o salário dos trabalhadores pagos de forma justa. Nos tempos passados, aquilo que esses ricos guardaram, perderam, alguns anos depois quando Roma começou a perseguir os judeus. Assim também hoje o dinheiro mal adquirido destrói o carácter de quem é avarento e estes serão destruídos no dia do Senhor Deus. O dinheiro não deve ser uma arma para controlar e dominar os outros, mas um instrumento para ajudar os necessitados. O que guardamos, perdemos, mas aquilo que damos, multiplica-se para o reino dos Céus. Uma pessoa pode ser rica neste mundo e pobre no mundo por vir. Pode ser pobre aqui e rica no mundo vindouro.

A igreja deve auxiliar e ajudar os pobres que não têm famílias. A Bíblia diz em I Timóteo 5:5-6 "Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em súplicas e orações; mas a que vive em prazeres, embora viva, está morta." Deus promete recompensar os que ajudam os pobres. Deus também ordena que os pobres sejam trabalhadores. Paulo disse: “Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.” II Tessalonicenses 3:10-11.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário