segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Quem São os Vinte e Quatro Anciãos?

Os Vinte e Quatro Anciãos

Apocalipse 4:4 menciona sobre a existência de 24 anciãos no céu. Eis o texto: "Havia também ao redor do trono vinte e quatro tronos; e sobre os tronos vi assentados vinte e quatro anciãos, vestidos de branco, que tinham nas suas cabeças coroas de ouro." Vinte e quatro tronos representam aqueles que reinam com Deus. Esta é uma descrição viva da igreja de Cristo e dos vencedores vestidos de branco que recebem suas coroas e reinam com o Senhor. Ver Apoc. 2:10, 26 e 27; 3:4-5, 11 e 21.

Porque vinte e quatro anciãos? É bom lembrar que o santuário terrestre era dividido em 24 turnos de trabalho através dos sacerdotes. Ver I Crônicas 24:7 -19. Lembramos ainda que o santuário terrestre foi feito seguindo o modelo do santuário que está no céu. Ver Hebreus 9:23 e 24. Chamo a atenção também para o juízo que Deus já começou no céu e necessitou de ter consigo os 24 anciãos por isso levou alguns homens santos para o céu, através da ressurreição.  A Bíblia não identifica quem são esses 24 anciãos, apenas dá algumas características deles: A) Vestidos de branco: Vestes brancas significa a santidade e a pureza dos servos fiéis. As únicas vestes adequadas dos vencedores sobre o pecado. B) Coroas de ouro: Coroa, aqui, vem da palavra grega stephanos, usada na Bíblia para identificar as coroas dos vencedores. Há uma outra palavra; diadema, usada tanto para falar dos falsos líderes, ver Apoc 12:3; 13:1 como para descrever o verdadeiro Rei, ver Apoc 19:12. Os anciãos sentados nos vinte e quatro tronos têm todo direito de usar coroas verdadeiras.

Encontramos também os vinte e quatro anciãos no capítulo 5 e 19 de Apocalipse, em sinal de adoração a Jesus: Veja os textos: “E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.” Apocalipse 5:8.

“E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia!” Apocalipse 19:4

Alguns interpretam que eles são anjos, mas a maioria dos intérpretes da Bíblia afirmam que são homens, que representam a igreja de Cristo. Tanto anjos como homens adoram Jesus e encaixam-se nas descrições acima. Os que defendem que são seres humanos dizem que é improvável que sejam anjos, assim como poucos sugerem. A palavra grega traduzida como anciãos nunca é usada para se referir a anjos, mas apenas a homens, particularmente a homens de uma certa idade.

As características descritas mostram que são homens: a) Vestes brancas. Seu modo de vestir indica que são homens. Embora os anjos também apareçam descritos vestidos de branco; vestes brancas são mais usadas pelos crentes, simbolizando a justiça de Cristo que nos é dada na salvação. Ver Apocalipse 3:5,18 e 19:8. b) Coroa de ouro.  As coroas de ouro usadas pelos anciãos também indicam que estes são homens, não anjos. As coroas nunca são prometidas a anjos, assim como nunca vemos anjos as usando. A palavra traduzida como coroa aqui refere-se à coroa do vitorioso, usada por aqueles que venceram na batalha espiritual. Os anjos não caíram em pecados e não conhecem a luta dos humanos. c) Tronos. Sentar em tronos é prometido apenas aos homens.

Se os vinte e quatro anciãos são homens, quem são eles? A Palavra de Deus menciona que apenas algumas pessoas subiram aos céus; Enoque, Elias e Moisés. Mas ainda falta gente para completar o número de vinte e quatro. Quando Jesus ressuscitou, com Ele também ressuscitaram muitas pessoas para testemunharem da ressurreição de Cristo em Jerusalém. Veja o texto: “E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.” Mateus 27:52-53. 

Mas, para onde foram essas pessoas ressuscitadas? A Bíblia menciona que na ascensão de Cristo Ele levou consigo pessoas que estavam cativas na sepultura. Veja o que Deus diz: “Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.” Efésios 4:8. A tradução na linguagem de hoje traduz assim: “Quando ele subiu aos lugares mais altos, levou consigo muitos prisioneiros e deu dons às pessoas.” Uma interpretação literal da Bíblia permite-nos afirmar que os vinte e quatro anciãos, que foram visto por João, fazem parte desta pequena multidão de pessoas que ressuscitaram com Cristo e estão no céu. Veja que Maria, mãe de Jesus, viveu por mais tempo para além da ressurreição, por isso ela não foi para o céu. Mas curiosamente podemos deduzir que João Batista pode ter ressuscitado e ido ao céu com aquele grupo especial de arrebatados. Ele pode ser um desses anciãos. 

Os vinte e quatro anciãos estão lá porque foram escolhidos por Cristo, e gozam a alegria antecipada do céu. Para todos os filhos de Deus que forem fiéis estão reservadas vestes brancas, coroa de ouro e um trono. Temos as promessas, basta aceitarmos e estarmos preparados para a eternidade: “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” II tim. 4:8

“O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” Apocalipse 3:5.

“Ao vencedor, Eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como Eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.” Apoc 3:21.


Luís Carlos Fonseca

18 comentários:

  1. Shalom! Por favor, me informe onde na Bíblia consta que Moisés foi para o céu. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. “Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus” (Mateus 17:1-8).

      O aparecimento de Elias e Moisés no evento da transfiguração foi genuíno e possível pelo fato de que:

      (1) Elias foi trasladado vivo ao Céu, sem provar a morte (2 Reis 2:9-12).

      (2) Moisés haver sido previamente ressuscitado dos mortos e levado para o Céu, como sugere a declaração bíblica no livro de Judas (Judas 9).

      Eliminar
    2. Este texto nada tem haver com ressurreição de Moisés. Aliás, na biblia nao tem um texto que diga isso. MT 17.9 diz o texto que foi numa visão.

      Eliminar
  2. Mateus 27 diz que muitos corpos de santos foram ressuscitados e vistos por muitos mas, que eles foram para o céu com Cristo, é achismo...

    ResponderEliminar
  3. “Deus escondeu o corpo de Moisés...”, conforme afirma as escrituras, E não fala aonde está.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Judas 9 da essa informação, o Arcanjo Miguel, que é o proprio Jesus, Ele usa esse nome sempre que esta em batalha direta com Satanas, ali mostra Jesus ressuscitando Moises, depois vemos Moises aparecendo na transfiguração.

      Eliminar
  4. A paz do Senhor , primeiramente quero deixá bem claro que a bíblia não pôde cai em contradição , referente ao corpo de Moisés , a bíblia falar quê o homem está ordenado a morrer uma só vez depois disso vem o juízo. Ou seja Moisés não ressuscitou aínda

    ResponderEliminar
  5. OLÁ QUERIDOS, A PAZ DO SENHOR JESUS! MEU NOME É RICARDO.PARA PODERMOS ENTENDER MELHOR A SITUAÇÃO D QUEM JA MORREU JÁ ESTÁ NO CEU, COMO OS EXEMPLOS DE ENOQUE,ELIAS,MOISÉS E TBM O LADRÃO DA CRUZ...NA VERDADE Ñ SE TRATA DE CEU,MAS SIM DE TRONO DA GRAÇA ONDE ESTÃO TODOS OS SANTOS QUE JA MORRERAM,TANTO DO ANTIGO TESTAMENTO ATÉ OS DIAS DE HJ.NA VERDADE QDO LEMOS 1CO CAP 15...SÓ HAVERÁ UMA PEQUENA CORREÇÃO DEPOIS DO ARREBATAMENTO DA IGREJA.ENTÃO A VERDADE É:QUEM JA MORREU EM CRISTO,Ñ PODE ESTAR NO CÉU DIFERENTE DE UM LUGAR CHAMADO DE TRONO DA GRAÇA AGUARDANDO O TOQUE DA TROMBETA.EU NÃO CONHEÇO NA BIBLIA OUTRO LUGAR PARA OS SANTOS Q JÁ PARTIRAM NO SENHOR.Então,independente se um foi trasladado,outro foi levado por um redemoinho e outro foi levado p não ver a morte...de acordo com a bíblia estão todos no mesmo lugar.

    ResponderEliminar
  6. Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser Aquele que veio do céu: o Filho do homem que está no céu. (João 3.3)

    ResponderEliminar
  7. Um dia eu vou chegar lá daí todos os mistérios serão revelados

    ResponderEliminar
  8. Jesus disse a seus doze apóstolos que eles se assentaram em 12 tronos pra junto com Cristo julgarem as 12 tribos de Israel. Daí concluo que os 12 apóstolos são 12 dos 24 anciãos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então conclui se, entre outras coisas, que:

      1. Judas Iscariotes (o traidor) está no céu assentado em 1 dos 24 tronos dos anciãos, próximo à Jesus

      2. Quem comete suicídio não perde a salvação

      Correto?

      Eliminar
  9. Esta questão é bastante polêmica, uma linha de pensamento diz que Moisés foi recolhido ao céu, mas a bíblia não sugere isto, Deus não deixou dúvida de que Moisés morreu, apesar de esconder o local de supultamento e não o corpo como muitos afirmam.
    Outra linha de pensamento acredita que Moisés morreu e foi enterrado, inclusive o povo pranteou a sua morte.
    O episódio da transfiguração não da margem para interpretar que Moisés não morreu, Deus decidiu que Moisés e Elias aparecessem naquele Monte.
    Interessante:
    Moisés representante da lei com o corpo glorificado e Elias representante dos profetas também da mesma forma. Vejam Moisés morreu e estava com o corpo glorificado, o que podemos imaginar que também representa aqueles que morrem em Cristo.
    Elias também com o corpo glorificado representando aqueles que quando no arrebatamento não passarão pela morte ou seja tanto os que morreram em Cristo como os que forem arrebatados vivos terão de igual modo seus corpos glorificados, como Moisés e Elias

    ResponderEliminar