terça-feira, 5 de maio de 2015

PRESOS DE ESPERANÇA - ZACARIAS 9:12

PRESOS DE ESPERANÇA

"Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro." Zacarias 9:12

Introdução. Zacarias era profeta e sacerdote e seu nome significa: “o Senhor se lembra”. Ele nasceu em Babilônia ainda no exílio, e foi bem educado e preparado para atuar na função que exercia. Em 538 a.C quanto voltaram do exílio, sob o comando de Zorobabel, Zacarias assumiu o lugar de sacerdote em lugar do seu avô, isso provavelmente por que seu pai morreu muito cedo, e ainda muito jovem ele assumiu uma função muito respeitada para sua época. A vida de Zacarias tem todos os ingredientes de alguém que teve a sua vida conservada e a sua história restaurada pelo poder de Deus.

Geralmente os imigrantes um dia desejam voltar à sua pátria. Como Zacarias tinha nascido em um ambiente de idolatria, escravidão e pecados, ele desejava retornar à terra dos pais. Zacarias é o tipo que não deixou ser contaminado pelo ambiente em que vivia. Assim também, o ambiente onde vivemos não pode nos influenciar, nós temos o dever de influenciar as pessoas que nos cercam. Os filhos de Deus podem transformar todo o ambiente a sua volta em bênçãos para as pessoas.

1.Voltai à fortaleza”. O povo de Israel tinha uma grande consideração pelo templo de Jerusalém. O lugar mais sagrado do judaísmo era o templo, construído no monte Moriá em Jerusalém. Ele foi destruído pelos gregos e o segundo templo, construído no mesmo lugar, foi destruído pelos romanos no ano 70. d.C. Para um judeu estar no templo era sinal de segurança física e espiritual.

A Bíblia menciona: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia." Salmo 46:1. O ser humano tem a tendência de procurar fortaleza e refúgio nele mesmo, em seus amigos, nas suas próprias filosofias ou em suas capacidades pessoais. Você já viu que isso só torna o homem prisioneiro da decepção ou, o que também é perigoso, do orgulho? Deus pede para nós voltarmos à Deus, que é a nossa fortaleza.

Nunca houve um tempo de tanta insegurança como hoje! Temos insegurança física, e podemos sofrer perdas a qualquer momento por uma bala perdida, assaltos à mão armada, enchentes, desastres, catástrofes, por explosões ou acidentes. Temos insegurança material, e podemos perder tudo o que juntamos com esforço, dedicação e trabalho honesto, e o governo pode também deixar o povo sem condições de manusear até o próprio dinheiro. Temos insegurança na saúde pública e insegurança psicológica. Já não estamos mais seguros nas cidades de Sodoma e Gomorra modernas, pois as cidades estão cheias de vândalos, assassinos, homens e mulheres cheios de todos os vícios e criaturas perigosas que matam por nada.

Quando Davi era perseguido por seus inimigos ele disse: “No Senhor me refugio!” No original, a palavra é Yahweh, que significa Eterno. “Eu tenho um eterno refúgio”. "Eu sei para onde ir e a quem, recorrer", dizia Davi. Para ele, não importavam as circunstâncias mais difíceis; ele sempre tinha a Deus como o seu eterno refúgio, e ele tinha grande prazer e alegria em dizer isso: “No Senhor confio; como dizeis à minha alma: Fugi para a vossa montanha como pássaro?” Salmo 11:1

Quando buscamos o Senhor temos a certeza da Sua proteção, e Ele  vai concluir o que começou em nós: "Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus." Filipenses 1:6

“Necessitamos educar a mente a apoderar-se, e apoderar-se firmemente das ricas promessas de Cristo. O Senhor Jesus sabe que não é possível resistirmos às muitas tentações de Satanás, se não tivermos poder divino dado por Deus. Ele bem sabe que em nossa própria força humana certamente falharemos. Portanto foi tomada toda providência, para que em toda emergência e provação fujamos para a Fortaleza.. ..Buscai a Deus de todo o coração. O povo põe a alma e diligência em tudo quanto empreende, quanto às coisas temporais, até que seus esforços sejam coroados de êxito. Com intensa seriedade aprendei a ocupação de buscar as ricas bênçãos que Deus prometeu, e com perseverante e determinado esforço obtereis Sua luz e verdade e preciosa graça.” Manuscrito 39, 1893.

2. Presos de esperança”. O povo de Israel estava preso de esperança porque desejava voltar à Israel e adorar Jeová livremente. Até certo ponto podemos nos comparar com o povo de Israel; podemos ficar presos nas coisas deste mundo e perder de vista a salvação. Quando aceitamos Jesus, todas as nossas perdas; emocionais, psicológicas, profissionais, ficaram para trás, passaram e não podem ser recuperadas. Deus disse que muda a nossa história e vida. Quando acontece a conversão, o nosso passado fica e Deus nos cria um futuro cheio de esperanças.

Você já tinha lido na Bíblia expressão: presos de esperança? O povo de Israel tinha a esperança de retornar à sua pátria e recomeçar tudo de novo com Deus. Mesmo antes de Zacarias, Jeremias também já tinha dito: “E há esperança quanto ao teu futuro, diz o Senhor, porque teus filhos voltarão para os seus termos.” Jeremias 31:17.

Somos presos de esperança? Nada é mais frustrante para uma pessoa do que a sensação de não ter conseguido! Isso aprisiona na tristeza e na dúvida de que com ele a fé e as coisas da Bíblia não funcionam.

Qual deve ser a esperança filho de Deus? Em primeiro lugar deve ser em viver bem com Deus, com a família e com as pessoas, e, depois devemos aguardar a volta de Cristo, que é a nossa bendita esperança: “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo.” Tito 2:13

Como ser um vencedor? “Clamai a Deus em sinceridade, com fome de alma. Lutai com os poderes celestes até que alcanceis a vitória. Ponde todo o vosso ser nas mãos do Senhor, alma, corpo e espírito, e decidi ser instrumentos vivos, consagrados Seus, movidos por Sua vontade, regidos por Sua mente e possuídos por Seu Espírito.” Filhos e Filhas de Deus, 105.

“Contai a Jesus vossas necessidades na sinceridade de vossa alma. Não se exige de vós que entretenhais longo debate com Deus ou Lhe pregueis um sermão, mas com o coração aflito pelos vossos pecados, dizei: “Salva-me, Senhor, senão pereço.” Há esperança para tais pessoas. Elas buscarão, pedirão, baterão, e encontrarão. Quando Jesus houver tirado o fardo do pecado que está esmagando a pessoa, experimentareis a bem-aventurança da paz com Deus.” Manuscrito 29, 1896.

3. “Vos restituirei em dobro”. A restituição em dobro está diante dos nossos olhos, só depende de uma escolha nossa. A pessoa que dá uma chance para Deus, certamente construirá um futuro com fundamentos sólidos e com segurança. Deus deseja mudar a nossa história de perdedores para vencedores! A nossa vida com Deus não é um jogo de futebol. Deus não permite que os Seus filhos vivam envergonhados! Afinal, nós estávamos perdidos e fomos achados, éramos cegos e agora vemos, éramos escravos e agora somos livres, andávamos segundo o príncipe das potestades do ar e agora vivemos no reino de Deus. 

O mais importante é que Deus sabe como realizar a restituição de todas as coisas. O filho de Deus não pode ficar desanimado, pois o desânimo é o inimigo da fé. Deus é o responsável em cumprir as promessas que fez e a promessa de restituição é maravilhosa, pois o Senhor fala em trazer de volta carro, casa, família, saúde, bens, em dobro.

Existe na Bíblia sete mil promessas, e Deus é o responsável em cumpri-las. Para recebermos de volta precisamos fazer a nossa parte. Deus não quebra nenhuma das Suas promessas e se o Senhor prometeu, Ele cumpre. Veja algumas promessas: “Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça.”. II Coríntios 9:10

“Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas.” Isaías 54:3:

“Abrirei rios nos altos desnudos e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em açudes de águas e a terra seca, em mananciais.” Isaías 41:18

“Porque nos teus desertos, e nos teus lugares solitários, e na tua terra destruída, agora te verás apertada de moradores, e os que te devoravam se afastarão para longe de ti. E até mesmo os filhos da tua orfandade dirão aos teus ouvidos: Muito estreito é para mim este lugar; aparta-te de mim, para que possa habitar nele.” Isaías 49:19,20.

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:1-3


Luís Carlos Fonseca

25 comentários:

  1. Respostas
    1. Que palavra edificante, do coração de Deus para meu coração. Obrigada por vc se permitir ser instrumento de bênçãos pra nossas vidas.Deus continue te abençoando.
      Andreia Pereira - RJ

      Eliminar
    2. Que palavra edificante, do coração de Deus para meu coração. Obrigada por vc se permitir ser instrumento de bênçãos pra nossas vidas.Deus continue te abençoando.
      Andreia Pereira - RJ

      Eliminar
    3. Estou muito feliz, pelas revelações, recebidas presente de Deus, obrigado.

      Eliminar
  2. Muito bom!Amo este versículo.Que Deus continue usando o poderosamente.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada pela explicação! Sentia muita fascinação por este versículo e seu texto meu ajudou a entendê-lo mejor. Deus continue abençoando sua vida.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela exposição sobre esta passagem parabéns mesmo Deus abençoe.

    ResponderEliminar
  5. Teologia da prosperidade.isso nao tem nada de acordo com oque Jesus disse.

    ResponderEliminar
  6. que explicação abençoada! Obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Muito explicado,entende muito obrigada

    ResponderEliminar
  8. Muito bem explicado obrigado amo entender a palavra saber mais do meu senhor Jesus explicação linda 👏

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Conseguir entender melhor sobre essência da esperança em Deus. Obrigada.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns querido, por esta palavra tao esclarecedora sobre esta passagem que tenho por promessa em minha vida

    ResponderEliminar
  12. Excelente estudo. Muito me abençoou e como devemos fazer, vou compartilhar com muitos grupos do zap, isto mesmo,e que Deus completé sua obra.

    ResponderEliminar
  13. Muito bom me ajudou muito a entender obrigado 🙏

    ResponderEliminar
  14. Deus rica e poderosamente abençoe fui muito abençoado

    ResponderEliminar