quinta-feira, 30 de abril de 2015

A Lei de Deus, o Sábado e Domingo

A Lei de Deus, o Sábado e Domingo

Os 10 mandamentos da lei de Deus estão em Êxodo 20: 1-17 e estão repetidos em Deuteronómio 5:1-21. E podemos ver os mandamentos no Novo Testamento em vários versos, embora não de forma organizada como no V. T. Embora ninguém seja salvo por guardar a lei, no entanto, a lei exerce uma parte especial no processo da salvação. Pois, a fé sem as boas obras é morta. Alguém que esteja salvo, obedece os mandamentos com muita alegria, e sem reclamar. Ex: quem é salvo pelo sangue de Jesus não vai viver adulterando ou roubando, pois está já está transformado.

Quando Deus deu as duas tábuas da lei ao Moisés, escritas por Seu próprio dedo, Ele dividiu os mandamentos em duas categorias. Na primeira tábua, estavam os 4 primeiros mandamentos, referentes ao amor à Deus. Na segunda tábua, estavam os últimos 6 mandamentos, pertinentes ao amor ao próximo. Foi tendo em vista esta explicação que Jesus resumiu os dez mandamentos em dois: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” Mateus 22:37-40.

Pelo estudo que fizemos, as leis cerimoniais é que foram abolidas. Os dez mandamentos não foram abolidos e jamais o serão: “As obras das suas mãos são verdade e juízo, seguros são todos os seus mandamentos. Permanecem firmes para todo o sempre; e são feitos em verdade e retidão.” Salmo 111:7 e 8

1) Quem escreveu os 10 mandamentos? - “E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.” Êxodo 31:18

2) Se somos salvos pela fé e graça apenas, qual é a função da lei? a) ELA CONDUZ-NOS À CRISTO: “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.” Gálatas 3:24. b) ELA MOSTRA-NOS O PECADO - “Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” Rom. 7:7. C) SERVE DE ESPELHO - “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural, porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” Tiago 1:22-25.

3) No Novo Testamento a lei foi guardada e respeitada pelos santos. “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mateus 5:17 e 18

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” João 15 10.

“Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.” Tiago 2: 10 e 11

“E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.” Lucas 23:56.

“E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apoc. 12:17

4) A lei de Deus será a base do juízo final. “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.” Tiago 2.10-12

5) A obediência aos mandamentos de Deus é uma condição para entrarmos no céu. “E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.” Mateus 19:17.

6) Qual deve ser nossa atitude diante da lei de Deus? “Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus.” Romanos 7:22

7) E o mandamento do sábado necessita ser obedecido, ou podemos santificar qualquer dia da semana?

8) Quem instituiu o sábado e quando foi criado? “Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.” Gênesis 2:1 e 2

9) Depois de descansar no sétimo dia, o que fez Deus? “E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” Gênesis 2:3

10) Conforme a lei de Deus, qual é o dia de descanso? “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.” Êxodo 20:8

11) O sábado foi dado para benefício de quem? “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Marcos 2:27

O sábado é um presente de Deus para nós. Ninguém, em são juízo, despreza uma prenda de um amigo ou de qualquer pessoa. O sábado não foi feito para os judeus somente. Os judeus herdaram seu nome de Judá, um dos doze filhos de Jacó, de quem são descendentes. O sábado foi feito mais de 2000 anos antes de haver um único judeu. Assim como o casamento, o sábado foi dado na criação para todos os povos e em todas as épocas.

12) Que dia respeitou o nosso Senhor Jesus?
“E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.” Lucas 4:16.

13) Por que Jesus respeitou o dia de sábado?  a) PORQUE ELE MESMO O CRIOU – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” João 1:1-3. b) PORQUE O SÁBADO FAZ PARTE DOS MANDAMENTOS – “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” João 15:10. Ser cristão de verdade significa fazer tudo o que Cristo fazia, inclusive guardar o dia que Ele guardava.

14) O que Jesus fazia no sábado? Exercia o Seu ministério de ensino e cura, além de ir à sinagoga: “E os escribas e fariseus observavam-no, se o curaria no sábado, para acharem de que o acusar. Mas ele bem conhecia os seus pensamentos; e disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé. Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei-de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar?” Lucas 6:7-9. Jesus teve que tratar com classes de judeus fanáticos, que eram os escribas e fariseus. Na mente destes homens, Jesus não podia exercer o ministério no sábado. Note que Jesus não disse que devia trabalhar, mas sim fazer o bem no sábado, mas em qualquer outro dia da semana.

“E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” João 5:16 e 17. 

Com certeza Jesus não estava falando do Seu trabalho secular, de carpinteiro que era. O trabalho de Jesus era redentivo e de salvação da alma e do corpo. E o trabalho de Deus sempre foi o de manter o universo. Imagine se Deus tirasse o oxigénio do planeta por 5 minutos! Imagine se Deus resolvesse não perdoar os pecados de 1000 pessoas por dia!

15) Que dia santificavam as santas mulheres? “E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.” Lucas 23:56. Contrariamente do que muitos dizem, os mandamentos continuaram vigentes no Novo Testamento, inclusive o 4º mandamento que requer a observância do santo sábado. Se assim não fosse, este verso e tantos outros deviam ser riscados do Novo Testamento.

16) Após a ressureição de Jesus, o sábado continuou vigente. Que dia da semana respeitavam os santos apóstolos? “E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras.” Atos 17:2

“E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.” Atos 18:4.

“E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se; e, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.” Atos 17:14 e 15. Eles adoravam no sábado.

“E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas.” Atos 13: 42. Veja que os gentios sabiam que o costume dos apóstolos era adorar a Deus no sábado.

“E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.” Atos 16:13. Paulo e seus companheiros adoravam no sábado

“E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado” Mateus 24:20. Estas palavras de Jesus previam a destruição de Jerusalém que aconteceu na primavera do ano 70 d.C . O povo fiel de Deus deixou Jerusalém 3 anos antes. Veja o cuidado de Jesus para com o sábado mesmo depois da sua ressurreição.

17) Que dia será guardado no céu? Isaías é um profeta Messiânico. Que visão do futuro celestial teve ele? “Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei-de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.” Isaías 66.23 e 24

18) Diante do estudo apresentado que dia devemos guardar? a) DEVEMOS GUARDAR O DIA DO SENHOR – “Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta.” Apoc. 1:10

“Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.” Marcos 2:28“. Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras” Isaías 58:13. O dia do juízo também é apresentado como sendo o dia do Senhor. Mas veja que é no sentido de colocar fim aos pecados e pecadores.

“Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens....E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:29 e 32.

19) Por que a maioria das igrejas cristãs guaram o domingo? A Bíblia não autoriza a observância do domingo em nenhum dos seus textos. Se assim é, então temos que descobrir porquê, em geral, as igrejas cristãs realizam cultos neste dia e não no sábado, conforme está na Bíblia

a) O que disse Deus, através do profeta Daniel, que o poder representado pela “ponta pequena” cuidaria em fazer? “E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em “mudar os tempos e a lei”; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.” Daniel 7.25

b) Falando sobre o homem do pecado como descreve o apóstolo Paulo esse mesmo poder? “O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.” II Tessal. 2:4

“E cuidará em “mudar os tempos e a lei” Daniel 7:25 – Veja algumas declarações da própria igreja Católica Romana confirmando esta profecia de forma inequívoca:

“O papa tem poder para mudar os tempos, ab-rogar leis e dispensar todas as coisas, mesmo os preceitos de Cristo” Decretal de Translat, Epescop.

“A vontade do papa representa a razão. Ele pode dispensar a lei, e fazer do errado, direito, por meio de correções e mudanças das leis.” Discurso 96 do papa Nicolau.

“O papa é de tão grande autoridade e poder que pode modificar, explicar ou interpretar mesmo as leis divinas. O papa pode modificar as leis divinas, visto o seu poder não vir do homem, mas de Deus, e age como substituto de Deus na terra, com o mais amplo poder de ligar e religar o rebanho.” Prompta Biblioteca, publicado em roma em 1900. Licius Ferraris

“ O papa está livre de todas as leis, de modo que não pode incorrer em nenhuma sentença de irregularidade, suspensão, excomunhão ou penalidade por qualquer crime.” Papa Nicolau discuro 40

“A igreja Católica por sua própria e infalível autoridade criou o domingo como dia santificado para subistituir o sábado da velha lei.” Kansas City Catholic, de 9 de fevereiro de 1893

“O Domingo é uma instituição Católica, e sua observância só pode ser defendida por princípios Católicos. Do princípio ao fim da Escrituras não é possível encontrar uma única passagem que autorize a mudança do culto público semanal, do último para o primeiro dia da semana.”  Catholic Press, Sidnei, Austrália de 25 de Agosto de 1900.

O que devemos fazer? Obedecer Jesus guardando os Seus mandamentos.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário