segunda-feira, 27 de abril de 2015

Como Antecipar a Perseguição Papal?

Como Antecipar a Perseguição Papal?

Tenho notado, por parte de alguns, um ânimo quase incontido em apontar os erros doutrinários das igrejas Católica, evangélicas e outras religiões e filosofias. Há também pessoas e grupos que se especializam em temas escatológicos onde usam apenas os cumpridores da profecia e, na maioria das vezes, deixam de seguir os passos importantes para conquistar os corações dos ouvintes, até poderem dizer o que dizem.

Sem dúvidas, que as profecias referentes aos últimos dias requerem a nossa especial atenção. Mas é bom lembrar que o verdadeiro Cristianismo torna as pessoas bem-educadas. Sobre Cristo e Paulo é-nos dito assim: “Cristo era cortês, mesmo com os Seus perseguidores; e os Seus verdadeiros seguidores devem manifestar o mesmo espírito. Olhai para Paulo, conduzido perante os magistrados. Seu discurso diante de Agripa é um exemplo de verdadeira cortesia, assim como de persuasiva eloquência.” C.B.V, 489

Assim como o livro “O Peregrino” relata a caminhada rumo ao reino de Deus, nós somos os peregrinos, e Deus também chama os santos “de peregrinos e forasteiros” I Pedro 2:11. Jesus pede para vivermos a vida um dia de cada vez: “Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.” Mateus 6:34. O que isso quer dizer? Quer dizer que o meu cristianismo deve ser vivido hoje da melhor maneira possível, com Deus e com o meu próximo. A meu ver, é uma grande falta de ética e postura cristã; dizer, escrever, discutir e publicar em redes sociais e em conversas pessoais, sem contextualizar, que os Estados Unidos da América e o papa são a besta do Apocalipse 13, que o dragão do Apocalipse representa o espiritismo moderno e que o falso profeta representa o protestantismo apóstata. Os evangélicos, em geral, também concordam que o papa seja o objeto do cumprimento da profecia de Apocalise 13, ignoram que os EUA também o são e negam que representam o falso profeta. Uma coisa é eu conhecer os temas escatológicos, e outra coisa totalmente diferente é eu dizer, escrever e publicar, em tom de provocação, com o pretexto de que estou anunciando o evangelho.

Há um tempo atrás, quando esse assunto veio a baila em um estudo da lição, alguém abriu bem os pulmões e disse: “O papa é a besta, vai perseguir a igreja Adventista do 7º Dia, mas graças a Deus vai ser queimado juntamente com o diabo e com todos os que guardam o domingo.” Naquele sábado eu havia levado algumas visitas à igreja, que eram da igreja católica e que estavam lá pela primeira vez. É claro que as verdades existem para serem proclamadas, mas tem a maneira e o momento certos. Com palavras mais apropriadas, a pessoa podia mostrar educação e respeito para com todos os presentes, sem deixar de dizer as mesmas verdades bíblicas. Temos este texto inspirado muito interessante: “Não devemos provocar os que aceitaram esse dia espúrio de repouso(domingo), que é instituição do papado, em substituição ao santo sábado de Deus. Por não terem argumentos bíblicos.” Evangelismo, 235

Há pessoas que só conseguem pregar sobre profecias do tempo do fim, e se especializam nisso! Não precisamos de fatos espetaculares ou teorias fantasiosas sobre as profecias, para podermos nos aproximar mais do Senhor. Um estudo sincero e humilde da Bíblia nos revelará um Deus de bondade e amor, muito mais importante e seguro do que algumas interpretações até equivocadas dos “pregadores de plantão".

Qual era o método que Cristo usava para atrair as pessoas? O método de Jesus está bem resumido no livro A Ciência do Bom Viver,143: “Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava, então: “Segue-Me.”.

O Pr. Mark Finley conta a história de um cirurgião muito famoso, chamado Lewis Evans que viajou à Coréia para visitar um colega que estava trabalhando como missionário ali. O Dr. Evans acompanhou o seu amigo até uma vila distante onde uma mulher doente necessitava de  uma cirurgia de emergência. Ele assistia ao médico, enquanto este, calma e firmemente realizava a operação que durou sete horas em um sufocante calor e sob primitivas condições. Depois, enquanto conversavam, o Dr. Evans brincou: “Ei Doutor, quanto você ganhou por uma operação como esta de hoje? Nos Estados Unidos ganharia no mínimo $ 15.000”. O outro homem pegou uma moeda de cobre furada de sua gaveta e explicou que aquilo era tudo o que o paciente tinha dado. Então, disse: “Primeiro, eu ganhei esta moeda furada, e depois, tenho a profunda convicção de que Cristo esteve trabalhando por sete horas através destes dedos para tocar e curar um de seus filhos.” Isto é cristianismo!

Não faz nenhum sentido um crente Adventista do 7º Dia, que possui a luz da Palavra de Deus, sair por aí, e sem critérios, dar tiros na igreja A, B e C com o pretexto de que está pregando a mensagem do terceiro anjo. Quer pregar? Ótimo! Mas pregue usando os métodos de Cristo. Em João 4 menciona a história da mulher samaritana quando Jesus estava passando por Samaria e encontrou-Se com a mulher perto do poço. Ele atendeu às suas necessidades, com muito tato, ao dar-lhe uma medida de respeito. Ignorando séculos de preconceitos, Ele pediu: “Dá-me de beber.” Essa mulher havia passado por seis maridos. Ela tinha ido sozinha ao poço, já que as demais mulheres da vila a evitavam. Então, Jesus ofereceu a essa rejeitada apoio emocional, tratando-a com respeito e oferecendo-lhe algo maravilhoso: água que saciaria para sempre a sua sede. Ele, cuidadosamente, a conduziu ao ponto onde ela estava, preocupada em tirar água do poço para Ele, o Doador da vida Eterna.

Quer pregar que o papa é a besta e que vai lançar o decreto dominical e que vai perseguir o povo de Deus? Ok. Mas comece subindo o primeiro degrau da escada do evangelismo; que é levar uma pessoa à sua casa para ver como você se comporta lá. Convide-a para fazer um culto de pôr-do-sol com a sua família e oferece-lhe um lanche. Depois convide-a para ir à igreja com você. Quando a amizade estiver consolidada, ofereça-lhe a possibilidade de fazer uma série de estudos bíblicos. Se você não sabe dar estudos bíblicos, peça uma formação para o seu pastor ou diretor missionário, eles terão o maior prazer em ajudá-lo. Caso não leve jeito para dar estudos bíblicos, peça a ajuda a um instrutor bíblico para que o seu amigo receba a Palavra de Deus. Depois que seguir os temas dos estudos bíblicos, você vai perceber que a maioria das profecias ficam para o final. Quando os mais de 20 temas forem apresentados, aí você pode pregar sobre a escatologia Bíblica. Em conferências bíblicas também apresentamos a escatologia. Quando o tema é apresentado na hora certa, as pessoas sinceras aceitam.

Temos especialmente dois temas que são distintivos da Bíblia e defendidos pelos Adventistas do 7º Dia, e que devem ser muito bem ensinados ao interessado; o sábado bíblico e o estado inconsciente na morte: “Mediante os dois grandes erros, a imortalidade da alma e a santidade do domingo, Satanás há de enredar o povo em suas malhas. Enquanto o primeiro lança o fundamento do espiritismo, o último cria um laço de simpatia com Roma. Os protestantes dos Estados Unidos serão os primeiros a estender as mãos através do abismo para apanhar a mão do espiritismo; estender-se-ão por sobre o abismo para dar mãos ao poder romano; e, sob a influência desta tríplice união, este país seguirá as pegadas de Roma, desprezando os direitos da consciência.” O Grande Conflito entre Cristo e Satanás, 588.

Quando esse assunto é apresentado tem gente que diz assim: “Se a verdade não for proclamada de forma aberta e clara a perseguição nunca chegará”. Hum!! Que argumento mal fundamentado! Qual é o motivo que Deus apresenta para que a perseguição possa acontecer?

Veja estes dois textos inspirados: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” II Timóteo 3:12

“Por que, pois, parece a perseguição grandemente adormecida? A única razão é que a igreja se conformou com a norma do mundo, de modo que não suscita oposição. A religião de nossos dias não é do caráter puro e santo que assinalou a fé cristã nos dias de Cristo e Seus apóstolos. Por serem as verdades da Palavra de Deus tão indiferentemente consideradas, por haver tão pouca piedade vital na igreja, é que o cristianismo é aparentemente tão popular no mundo. Haja um reavivamento da fé da igreja primitiva, e os fogos da perseguição serão novamente acesos.” O grande Conflito, 48

Percebeu que os fogos da perseguição serão acesos quando houver um reavivamento da fé primitiva? O que isso significa? Significa que eu devo viver de forma consagrada a Deus. Quando eu assim faço, contagio outros e a minha vida vai criar oposição às obras do diabo e serei odiado pelas pessoas que seguem os caminhos das trevas. Lembrando que a perseguição começa primeiro lá em casa, e não vem do papa: “Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; e assim os inimigos do homem serão os seus familiares.” Mateus 10:34-36.

Os acontecimentos do fim somente terão lugar e Jesus vai voltar, somente quando você estiver verdadeiramente convertido ou declaradamente abandonar Jesus. Veja estes textos inspirados:
“Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo em Sua igreja. Quando o caráter e Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus.” Parábolas de Jesus, 69

“É porque os homens usam o nome de Cristo ao passo que Lhe negam o caráter na vida que vivem, que o cristianismo tem no mundo tão pouco poder. O nome do Senhor é blasfemado por causa dessas coisas. ... Quando os que professam o nome de Cristo praticarem os princípios da regra áurea, o evangelho será secundado pelo mesmo poder que o acompanhava na era apostólica”. O maior discurso de Cristo, 137.

“Ao aproximar-se a tempestade, uma classe numerosa que tem professado fé na mensagem do terceiro anjo, mas não tem sido santificada pela obediência à verdade, abandona sua posição, passando para as fileiras do adversário. Unindo-se ao mundo e participando de seu espírito, chegaram a ver as coisas quase sob a mesma luz; e, em vindo a prova, estão prontos a escolher o lado fácil, popular. Homens de talento e maneiras agradáveis, que se haviam já regozijado na verdade, empregam sua capacidade em enganar e transviar as almas. Tornam-se os piores inimigos de seus antigos irmãos. Quando os observadores do sábado forem levados perante os tribunais para responder por sua fé, estes apóstatas serão os mais ativos agentes de Satanás para representá-los falsamente e os acusar e, por meio de falsos boatos e insinuações, incitar os governantes contra eles” O Grande Conflito, 608.

Como vive o crente consagrado?

1) Ele é missionário: “A mensagem da verdade deve ser proclamada por lábios tocados pela brasa viva do altar divino”. Test. Sel. Vol 3,155. Ele prega com muito amor e nunca em tom de crítica. Ao pregar, sempre segue as orientações do próprio Jesus, seguindo os Seus métodos, mas o fazem com clareza: “A linha demarcatória entre os que guardam os mandamentos de Deus e os que não o fazem deve ser revelada com inconfundível clareza.” Este Dia com Deus, 204. Ele participa das iniciativas missionárias da igreja, não fica de fora das atividades e usa os seus dons espirituais com muita alegria! Ele torna-se um crente frutífero conduzindo pessoas ao batismo!

2) Ele tem uma vida devocional ativa e secreta. As pessoas logo percebem que ele é uma pessoa diferente! O crente consagrado não fica tocando trombetas dizendo que o que faz ou o que deixa de fazer. Quando fala e prega, ele cita os exemplos bíblicos e raramente usa os seus próprios exemplos. Ele tem uma experiência pessoal de comunhão com Jesus e arrasta as pessoas pelo seu exemplo.

3) Ele participa das celebrações da fé. Celebrar a fé é ir à igreja e adorar Deus. O crente consagrado não perde uma reunião da igreja. Quando está impossibilitado de ir à igreja, ele fica profundamente triste em saber que os seus irmãos estão na igreja e ele não pode lá estar. Ele adora Deus através dos cânticos, orações e estudo da Palavra. O crente consagrado não perde as reuniões de oração da sua igreja. Ele valoriza o culto público e não tem uma religião isolada. Ele leva visitas à igreja, sabendo que está fazendo o evangelismo. A religião de Cristo é comunitária: “Os que estão realmente buscando a comunhão com Deus, serão vistos nas reuniões de oração, fiéis ao dever.” Caminho a Cristo, 98

“A promessa é feita com a condição de que sejam oferecidas pela Igreja orações unidas, e em resposta a estas orações, poder-se-á esperar um poder maior do que aquele que vem em resposta à oração privada. O poder dado será proporcional à unidade dos membros e do seu amor por Deus e uns pelos outros.” Carta 32, 1903,5 aos irmãos Farnsworth, a 28 de Janeiro de 1903. 2

“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.” Salmos 133:1-3.

Os grifos acima refletem a necessidade de estarmos unidos na igreja como irmãos. Quando estamos na igreja, recebemos uma bênção especial que já foi ordenada por Deus. As reuniões de sábado são importantes, pois o sábado pertence a Deus e não a nós. Mas como filhos de Deus, precisamos também de participar das reuniões de oração promovidas pela igreja, como; os cultos de oração, vigílias e outros momentos de consagração.

Infelizmente há pessoas e grupos que não estando contentes com a igreja, começam a falar mal das atitudes da igreja, e lançam o fermento da dúvida. Facilmente fundam uma religião a parte da igreja e não participam das reuniões oficiais da igreja. Cuidado com estas pessoas, elas são muito perigosas para a igreja de Cristo! Essas pessoas já se acham santas demais para estarem em comunhão com pecadores como você, então querem formar um pelotão de elite! Não preciso cobrar de mim e nem de ninguém a perfeição que não tenho. A perfeição está em Jesus e não em mim! Eu em Jesus e Ele em mim, aí sim!

4) Ele convence os outros pelo exemplo. O cônjuge, os filhos e os amigos desejam seguir a sua religião, por que encontram um exemplo nele. Ele primeiro convence com a sua vida e depois com as palavras. E suas palavras são cheias de simpatia e ele nunca deseja converter os outros. Ele sabe qual é o seu papel; é apenas mostrar Jesus, pois quem converte é o Espírito Santo.

Há um tempo atrás uma pessoa, que se dizia crente, começou a criticar os pastores e a igreja dizendo que todos estavam em apostasia. Depois descobri que a referida pessoa já se tinha afastado de Cristo e da igreja, há muito tempo. Cuidado com o sensacionalismo! Hoje as redes sociais estão cheias de pessoas que já não seguem Cristo e desejam prejudicar a obra de Deus. São pessoas que não preenchem as qualidades de pessoas consagradas, como apresentei acima. Cuidado com a teoria do tal "chip" de computador que seria implantado sob a pele e outras especulações. Não podemos dizer nada sobre aquilo que não nos foi revelado. Vamos dedicar tempo ao estudo da Palavra de Deus naquilo que nos foi revelado.

A mensagem do terceiro anjo é muito linda para ser confundida com “profetas de plantão” que querem que o mundo acabe amanhã. Deus sabe o momento certo para agir. Devemos anunciar aquilo que já conhecemos: "A pregação de um tempo definido para o juízo, na proclamação da primeira mensagem, foi ordenada por Deus. O cômputo dos períodos proféticos nos quais se baseava aquela mensagem, localizando o final dos 2.300 dias no outono de 1844, paira acima de qualquer contestação. Os repetidos esforços por encontrar novas datas para o começo e fim dos períodos proféticos, e o raciocínio falaz que era necessário para apoiar este modo de ver, não somente transviaram da verdade presente os espíritos, mas lançaram o opróbrio sobre todos os esforços para se explicarem as profecias.” O Grande Conflito, 457

Somente aqueles que estiverem alertas é que conseguirão distinguir o sonido certo das trombetas finais, e estarão preparados para enfrentarem o que o inimigo está preparando contra aqueles que desejarem ficar do lado de Deus. A mensagem do terceiro anjo significa muita coisa para nós, e devemos estar envolvidos na sua pregação. Vamos anunciar a mensagem enquanto existe tempo. Logo, logo a liberdade de consciência, obtida a tão elevado preço de sacrifício, não mais será respeitada. Devemos aproveitar o tempo, que se chama hoje, para consagrar verdadeiramente a nossa vida a Deus e como resultado disso virá, naturalmente, a perseguição, pois que harmonia tem a luz com as trevas? Jesus não autorizou os Seus discípulos a provocarem pessoas e religiões com uma maneira egoísta e equivocada de pregar, autorizou sim ganhar a simpatia das pessoas e depois pregar de forma construtiva e sábia. "E ai de mim se não pregar o evangelho!"

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário