segunda-feira, 5 de setembro de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (4º trimestre 2016) O FIM

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (4º trimestre 2016)  O FIM

INTRODUÇÃO AO TEMA DO TRIMESTRE: O LIVRO DE JÓ – As 14 lições deste trimestre foram escritas por Clifford Goldstein, ele trabalha na Conferência Geral dos Adventistas do 7º Dia desde 1984. A lição vai tratar do sofrimento, especialmente através do livro de Jó.

Atribui-se à Moisés o autor do livro de Jó e o livro foi escrito em torno de 1440 a.C. Jó foi o primeiro livro da Bíblia a ser escrito. Moisés, portanto, escreveu 6 livros; Jó, Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

Caso você pudesse fazer uma pergunta direta à Deus, que pergunta faria? Certo jornal fez um inquérito de opinião, e a pergunta foi esta: Se pudesse fazer uma pergunta a Deus, qual seria? Esta pergunta foi feita à 1894 pessoas, e as respostas foram todas publicadas. As perguntas foram as mais variadas: Por que é que não nasci rico? Como é que posso ganhar o prêmio da loteria? Por que o ser humano, criado tão inteligente, é tão estúpido? A pergunta devia incluir dois elementos: a) Preocupação com os problemas da vida. b) Por que Deus não resolvia todos os problemas.


A pergunta ganhadora foi: Por que existe o sofrimento? Jó, o livro mais antigo da Bíblia trata do sofrimento de Jó. Jó ficou perturbado com o silêncio de Deus, quando estava a sofrer. Ele não conseguia conciliar o Deus a quem adorava, com os sofrimentos que passava. Em Jó 10:1-8 encontramos o conflito do patriarca. Ele não sabia porque sofria tanto. A única maneira de evitar a dor, é morrer ainda criança ou jovem. Há perguntas que nos serão respondidas somente no paraíso. E, no sofrimento, precisamos confiar . Ver Jó 4: 1 e 2. Em Jó 13:15 encontramos. “Ainda que Ele me mate, nele confiarei...” Job saiu da sua escuridão quando aprendeu a confiar em Deus. A questão do sofrimento deve ser vista pelas crentes, no Deus criador, através de algumas perspectivas:

1ª Perspectiva do Sofrimento. “Se acreditamos que Deus é amor, temos um problema: o do sofrimento. Se não acreditamos que Deus é amor, temos um milhão de problemas.” Geralmente a vida é boa. As pessoas nascem, crescem, estudam, casam-se, trabalham e vivem relativamente bem até a média de vida de 70 a 80 anos, conforme o Salmo 90:10. As doenças e os sofrimentos são a excessão e não a regra. As notícias se encarregam de mostrar o lado ruim, como: atos errados, calamidades, pestes e atrocidades. Há mais pessoas saudáveis e famílias felizes do que pessoas em sofrimento. Há mais pessoas com um teto e protegidas do frio e da fome do que pessoas que morrem por estas mazelas. Caso as pessoas perguntassem: por que existe o bem? Então encontrariam Deus.

2ª Perspectiva do Sofrimento. “O universo baseia-se em leis. O universo e a ordem dependem das leis estabelecidas por Deus.” Aquele que desobedece a lei da gravidade, por exemplo, e, se atira de um prédio alto, fatalmente irá morrer. A destruição do planeta pela ação do homem; como o desmatamento e queimadas, emissão de dióxido de carbono pelos automóveis e gases pelas indústrias e fábricas, rompem a camada de ozônio, e causa desastres naturais; como: furacões, tempestades, enchentes etc... Em Isaías cap. 24 fala desta destruição.

3ª Perspectiva do Sofrimento. “A liberdade de escolha é o 1º princípio do governo de Deus.” Deus nos fez livres e não autômatos. O homem usa a sabedoria e a inteligência, ou para o bem, ou para o mal. Deus não inventou o arco e a flecha, nem o revólver, nem as armas de guerra, nem os carros, nem os aviões e nem as motos; mas estes instrumentos têm matado muita gente e causado muito sofrimento. Muitos se têm matado precocemente com o estilo de vida que levam, desde sua péssima alimentação, até noites mal dormidas. O homem, no decorrer dos milênios, tem feito péssimas escolhas, mas no calvário, Deus devolveu ao homem a capacidade de fazer boas escolhas. Todo aquele que busca a Jesus, sabe fazer boas escolhas.

4ª Perspectiva do Sofrimento. “O sofrimento e a dor podem servir de bênçãos” C.S. Lewis chama o sofrimento de: “o megafone de Deus”. Ellen White chama as dores de: “as obreiras de Deus”. Apoc. 3:18 e 19 menciona: “Aconselho-te que de mim compres ouro, provado no fogo, para que te enriqueças...Repreendo e disciplino a quantos amo."  Devemos encarar as provações como sendo um auxílio espiritual para não perdermos a salvação. Para alguns, se a vida fosse sempre boa, não sentiria a necessidade de Deus.

5ª Perspectiva do Sofrimento. “Quando sofremos, Deus sofre conosco e isso é maravilhoso.”
Veja estes textos: “Nosso Pai celestial sofre juntamente com Seus filhos. Deus sente simpatia com o mundo de miséria.” Educação, 263

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

Certo pai perguntou indignado para um pastor. “Onde estava Deus quando meu filhinho morreu afogado?” O pastor respondeu. “Estava no mesmo lugar quando Jesus morreu para salvar a humanidade”

VERSO ÁUREO: "Disse-lhe Jesus eu sou a ressurreição e a vida; quem cê em mim, ainda que esteja morto viverá." João 11:25 

INTRODUÇÃO À LIÇÃO DESTA SEMANA (sábado 24 de Setembro) – A lição desta semana vai tratar do fim da vida de Jó e da nossa vida. Jó teve o seu final com a morte e, caso Jesus não volte nos nossos dias, também passaremos pela experiência da morte. Mas, vamos ver também a vida feliz que Deus prometeu oferecer à todos os que mantém um relacionamento de amizade com Ele e de fé.

O patriarca Jó tinha a esperança de um final feliz, através da ressurreição, que será concedido, aos que forem salvos. Ele disse: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus, vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.” Jó 19:25-27. Mas, para além da vida eterna, que já lhe está assegurada, Jó viveu muitos outros 140 anos felizes, antes da sua morte.

A ênfase da lição desta semana está no fim do livro de Jó, onde mostra que ele teve a sua vida transformada por Deus, apesar de tanto sofrimento, e que foi feliz com os filhos e riquezas gerados após o seu sofrimento. Um ponto muito importante do livro de Jó é a avaliação que Deus fez a respeito de Jó. Deus disse: “Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal” 1:8. Deus sabia que a fé de Jó não se baseava nas coisas que ele tinha. Jó, como homem, sabia muito bem quem é Deus. Mesmo depois de Jó sofrer tanto e mostrar a sua confusão sobre o papel de Deus, ele continuou respeitando o Senhor. Ele até pediu perdão por ter questionado o Soberano. Ver Jó 42:1-6. Deus aceitou o humilde serviço de Jó, Ver Jó 42:7-9.

Na verdade a única avaliação que realmente importa é a de Deus. O que Deus acha da minha vida? Ele é o Juiz perfeito em todas as suas decisões. Nós seremos julgados pela Palavra de Jesus. Ver João 12:48. Deus dará a recompensa da vida eterna aos fiéis, porque ele é o reto juiz. Paulo disse: “Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” II Timóteo 4:8. Mas o mesmo Juiz tomará “vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho do nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder.” II Tessalonicenses 1:8-9. Mas, o mais importante é que depois do sofrimento vem a calmaria. Foi isso que aconteceu na vida da Jó e é isso que acontece na vida dos que lhe são fiéis.

Veja esta promessa: “Porque não passa de um momento a sua ira. O seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.” Salmo 30:5

O patriarca Jó, poderia falar de sua própria experiência. O inimigo o levou às profundezas da enfermidade e da desgraça. Em meio às sombras ele repetia constantemente. “Eu sei que o meu redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.” Jó 19:25 E assim foi. Deus o restaurou e o inimigo teve que engolir a gargalhada de aparente vitória. O sol de um novo dia brilhou na vida daquele homem fiel. Portanto, não nos desesperemos, nem fiquemos desanimados e nem percamos a fé, pois Deus nunca vai permitir que você seja provado mais do que pode suportar. Jesus, o nosso Redentor virá e não tardará. Amém?

DOMINGO (25 de Setembro) FELIZES PARA SEMPREComo o texto para hoje mostra como o patriarca Jó terminou os seus dias? “E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro. E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas. Também teve sete filhos e três filhas. E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque. E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então morreu Jó, velho e farto de dias.” Jó 42:10-17

No caso de Jó, a Bíblia menciona que ele recebeu os maiores bens e favores que uma pessoa pode receber nesta vida; fé em Deus, saúde, família, amigos e trabalho, pois Jó teve muito trabalho para manter as suas riquezas.

Família. O Senhor não nos trata apenas como indivíduos, mas também como famílias. Sabemos que a salvação é individual, a fé e a escolha, com suas consequências, também é um assunto individual. O juízo vindouro também tem essa característica, e é por isso que a Palavra de Deus declara: “Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” Rom 14.12. Mas, quando falamos a respeito de propósitos percebemos que a Bíblia apresenta um Deus que pensa em termos de família e igreja, e não apenas em indivíduos. Foi por isso que Deus restituiu a família à Jó. A família é uma bênção de Deus.

Deus disse: “Quem encontra uma esposa descobre algo excelente: recebeu uma bênção especial do Senhor” Prov 18:22.

“Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.” Salmo 127:4,5

Saúde. A revista National Geographic, de novembro de 2005, em sua matéria de capa, “Os segredos da longa vida”, afirma que “uma existência longa e saudável não acontece por acaso”. Pesquisadores admitem que, se você tiver bons gens e adotar um estilo de vida correto, tem chances de viver até dez anos mais. Com certeza, Jó recebeu essas bênçãos do Senhor, pois ele viveu 140 anos mais, depois do revés que sofreu. Interessante não é?

Fé e Amizade. O estudo da National Geographic Concluiu o estudo dizendo: “Os adventistas também guardam o descanso no sábado, dia em que socializam com outros membros da igreja e desfrutam de um período de descanso. A maioria dos adventistas segue esse  estilo de vida,   demonstrando  o poder de combinar vida longa  saudável com religião”. O patriarca Jó vivia cercado de amigos onde aproveitava os momentos para comerem, rirem, conversarem e  cultuavam Deus especialmente no dia de sábado e exerceu fé no Deus Criador. Existe maior bem do que a fé?

Trabalho. Jó seguiu as orientações de Deus em relação ao trabalho: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” Gên 2: 15. Deus foi quem plantou o jardim para o homem, mas quem deve cultivá-lo é o homem. Isso significa trabalhar. Esse versículo mostra que o trabalho serve como uma grande bênção para a vida do ser humano e que veio de Deus.

“Foi feito a Jó de acordo com sua fé. “Prove-me”, disse ele, “e sairei como o ouro.” Jó 23:10. Assim foi. Por sua paciente persistência reivindicou seu próprio caráter, e bem assim o dAquele de quem ele era representante. E “o Senhor virou o cativeiro de Jó,... e o Senhor acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía. ... E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro.” Jó 42:10-12. Educação, 156.

O livro de Jó termina com uma história de felicidade para o patriarca, que muito sofreu. A fidelidade a Deus e as pessoas sempre compensa. Lembro do caso de José do Egito, que cria em Deus e até seu dono e senhor, Potifar, reconhecia que Deus era com ele. Ver Gênesis 39:3. José também nos mostra que uma pessoa realmente fiel a Deus, independentemente do lugar ou circunstâncias, serve de bênçãos à todos, com sua fidelidade e honestidade. José teve a capacidade de sonhar com o perdão de Pofifar, já que era inocente. Ver Gênesis 40:14. José também conseguiu perdoar os seus irmãos e teve um final feliz, 

Ser feliz nesta vida, depende de Deus ou de nossas escolhas?

SEGUNDA-FEIRA (26 de Setembro) FINAIS INFELIZES – Como José e Jó, temos muitos personagens que tiveram “finais felizes”, mas a lição de hoje mostra o exemplo de pessoas que foram fiéis a Deus, mas que tiveram “finais infelizes”. Assim como viver com Deus não é garantia de plena felicidade e longevidade nesta vida, viver sem Deus não é sinônimo de desgraças e morte prematura.

Muitas pessoas rejeitam Deus mas ainda assim vivem de forma intensa e de alegria esta vida. Suas ambições carnais aparentam render-lhes uma existência gratificante e feliz. A Bíblia diz que há um certo gozo que pode ser desfrutado do pecado. Ver Hebreus 11:25. O problema é que tudo isso é temporário; a vida nesse mundo é curta. Ver Salmo 90:3-12. Mais cedo ou mais tarde, o hedonista, assim como o filho pródigo da parábola, percebe que os prazeres desse mundo não tem sentido. Ver Lucas 15:13-15.

Nem todos que rejeitam a Deus é um desperdiçador como o filho pródigo. Há várias pessoas que não são salvas, mas vivem uma vida sóbria e disciplinada, até mesmo vidas gratificantes e tranquilas. A Bíblia apresenta certos princípios morais que vão beneficiar qualquer um desse mundo; fidelidade, modéstia, auto-controle, etc. Ver Provérbios 22:3 que é um exemplo de uma dessas verdades gerais.

O problema todo é que, sem Deus, o homem tem apenas esta vida e não a vida eterna. Viver uma vida sem problemas não é nenhuma garantia de que estamos prontos para a próxima vida. Veja a parábola do fazendeiro rico em Lucas 12:16-21, e a conversa de Jesus com o jovem rico em Mateus 19:16-23.

A lição de hoje traz exemplos de pessoas que foram muitos fiéis, mas que não tiveram finais felizes.
Abel morreu muito cedo, coitado! Ver Gên. 4:8. Urias foi traído por Davi e teve uma morte prematura, na guerra. Ver II Samuel 11.17. O sacerdote Eli teve problemas com os filhos e morreu de desgosto. Ver I Samuel 4:18. O rei Josias, que foi uma jóia de rei no meio de tanta apostasia e pecados, morreu porque defendia as verdades de Deus. Ver II Crôn 35:22-24. João Batista, por defender os princípios divinos, foi martirizado. Ver Mateus 14:10. E, Estêvão também teve o triste fim do martírio. Ver Atos 7: 59 e 60.

Conhecemos um pouco da doutrina bíblica sobre a soberania de Deus onde afirma que Deus é Todo-Poderoso. Ele está no controle completo de todas as coisas; do passado, presente e futuro e tudo o que acontece não foge do Seu conhecimento. A doença, por exemplo, é uma manifestação de dois grandes males; moral e natural. O mal moral é a desumanidade do homem para com o homem. O mal natural é composto de coisas como; catástrofes naturais e doenças físicas. Tanto um como outro tem a sua origem no pecado. E quer, queiramos ou não, temos que conviver com a presença do câncer do pecado até a volta de Cristo.

Quando Adão pecou, ele condenou toda a humanidade a sofrer as consequências do pecado, uma das quais é a doença. Em Romanos 8:20-22 lemos: "Pois ela foi submetida à futilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto."

Enquanto aqui estamos Deus usa a doença e outros males para realizar o Seu propósito soberano, para glorificar a Si mesmo e para exaltar o Seu santo nome. Quando Deus deseja, Ele cura doenças. Jesus passou por Israel curando toda sorte de doenças e enfermidades, ver Mateus 4:23, e até mesmo ressuscitou Lázaro de entre os mortos. E, quando Deus permite sofrimentos como método de disciplina, Ele tem o propósito de salvar. Carecemos, como Jó, de não perdermos a fé em face do sofrimento.

“Multidões anseiam por alguma coisa que não têm. Gastam o dinheiro naquilo, que não é pão, e o produto do seu trabalho naquilo que não pode satisfazer. A alma faminta e sedenta continuará com fome e sede enquanto participa desses prazeres que não satisfazem. Oxalá cada uma dessas pessoas desse ouvidos à voz de Jesus: “Se alguém tem sede, que venha a Mim e beba.” João 7:37. Quem beber da água da vida não mais terá sede. ... Cristo, a fonte da vida, é a fonte de paz e felicidade. — Evangelismo, 266

“O coração mais feliz é o que tem a Cristo como seu hóspede constante. O lar mais feliz é aquele em que a bondade é o princípio dominante. ... Na oficina em que se manifesta a presença celeste de Cristo, os obreiros serão os mais dignos de confiança, os mais fiéis, e os mais eficientes. São ali vistos o temor e o amor de Deus.  Carta 48, 1897. “Não há, neste mundo conforto nem felicidade sem Jesus. Reconheçamo-Lo como nosso Amigo e Salvador. ... Há nEle encantos incomparáveis. Oh! possamos nós viver neste breve período de graça, de maneira tal que reinemos com Ele por todas as eras infindas da eternidade!” The Youth’s Instructor, 12 de Fevereiro de 1903.

Como podemos inverter a tendência dos “finais infelizes” e sermos mais intervenientes para promovermos “finais felizes”?

TERÇA-FEIRA (27 de Setembro) A RESTAURAÇÃO PARCIAL – Jó teve a sua vida restaurada nos aspectos; físico, emocional e espiritual.

A restauração na vida de Jó é descrita em Jó 42:10-17. Tudo o que Jó tinha perdido, recebeu de volta, e em dobro. É bom ressaltar que Jó teve a sua sorte restaurada depois de ter orado por seus amigos! E se Jó não tivesse orado por seus amigos? Deus permitiu Satanás o acusador, ferir Jó para provar que o servo de Deus permaneceria fiel. Embora Jó nunca tenha entendido por que havia sofrido, você sabe, desde o início, que há propósitos para tudo! Satanás provou ser um mentiroso e Deus foi glorificado. Tudo foi feito com propósitos e aqui fica claro tanto os propósitos divinos quanto os satânicos.

É bom lembrar que há propósito em tudo e em todas as coisas, exceto para os que não crêem em nada e que acham que não há nada para se crer. Deus recompensou o servo fiel. Embora o que aconteceu com Jó não seja uma garantia de que todos os justos que sofrem terão de volta as bênçãos nesta vida, Deus assegura que aqueles que permanecerem fiéis, durante as provações, serão recompensados no novo mundo que está por vir. Ver Rom 8:18-39. Por isso; sempre acreditei na justiça de Deus. Nem todos teremos a mesma sorte de Jó, de termos a justiça sendo feita durante o nosso transcurso de vida aqui, mas com certeza, Deus fará justiça para nós, mesmo que seja na vida por vir. Amém?

Nem todas as pessoas são restauradas fisicamente como Jó foi. Ele foi totalmente curado da sua “doença misteriosa”. Mas as pessoas doentes podem fazer a sua parte no processo de restauração. No aspecto físico, Deus deixou-nos importantes orientações de como podemos e devemos cuidar, prevenir e restaurar a nossa saúde. Qual era a alimentação de Adão e Eva? O que eles comiam? “Eis que vos tenho dado toda erva que dê semente...e toda árvore em que que dá fruto de árvore, ser-vos-ão para mantimentos.” Gên 1:29

O livro Temperança, 160, diz: "Nosso Criador nos forneceu nas verduras, nos cereais e nas frutas, todos os elementos de nutrição necessários à saúde e à resistência. As comidas de carne não faziam parte da alimentação de Adão e Eva antes da queda. Se as frutas, verduras e cereais não eram suficientes para satisfazer às necessidades do homem, então o Criador cometeu um erro ao provê-los para Adão. ..."

A investigação científica confirma que o regime alimentar vegetariano é mais saudável que a alimentação que leva alimentos cárneos. Várias pesquisas foram feitas com Adventistas e outros povos; e, existe melhor saúde e qualidade de vida entre as pessoas que adotam um regime alimentar, no máximo, ovo-lacto-vegetariano. Vivem mais e melhor!

Jó foi restaurado no aspecto emocional quando teve filhos, parentes, amigos, a mulher calma e abençoadora do seu lado e o seu trabalho de volta. Quanto a restauração emocional, há pessoas que, há muito tempo, carregam o fardo da rejeição, foram abandonadas, pelos pais, às vezes pelos filhos, ou até mesmo pelo cônjuge.  Há mulheres e mulheres sendo rejeitados todos os dias! Há muitas pessoas e crentes que o seu sorriso esconde suas lágrimas, e a maquiagem esconde a sua dor. Assim como Deus restaurou o coração de Jó, Ele quer lhe restaurar também, Ele quer confortar e curar o seu coração. Independente da dor que você carrega, converse com Deus, entregue-se a Ele e confie nele, como Jó.

Jó também foi restaurado no aspecto espiritual. Na verdade Jó sempre confiou em Deus, embora tivesse algumas dúvidas, mas ele entendeu os propósitos do sofrimento e amou ainda mais o Senhor.  
O filho pródigo, antes de voltar para a casa, precisou passar por muitas necessidades. A Bíblia menciona que ele “caiu em si”, esta é outra forma de dizer que ele bateu no fundo do poço. Ele chegou ao ponto espiritual “zero”.

Voltar é muito difícil. A restauração espiritual é obra de Deus. Conheci um rapaz que esteve na igreja; e, devido a alguns problemas e suas escolhas, ele se afastou de Jesus. Depois de alguns anos, longe de Deus, ele resolveu voltar, pois sentia saudades da igreja. Foi quando ele descobriu o quão longe estava, e não conseguia retornar. O que ele fez? Ele saiu de igreja em igreja daquela Associação pedindo oração em seu favor para poder retornar. E graças a Deus ele foi rebatizado. Foi o Espírito Santo que trabalhou em seu coração.

Retornar é uma tarefa muito difícil, pois o pecado prende a pessoa como a um laço. Graças a Deus que este rapaz voltou! Adão e Eva após o pecado, fugiram da presença de Deus. Mas Deus foi à procura deles e perguntou: “Onde estão?” Deus sempre toma a iniciativa e vai a procura dos Seus filhos. A parábola do filho pródigo é muito linda para representar os passos que alguém que se afasta de Deus deve dar para o retorno.

Primeiro o moço reconheceu a sua situação. Qual é a nossa situação espiritual? “Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.” Isaias 1:5 e 6.  Preste atenção que em todas as curas e milagres que encontramos na Bíblia houve um estado humilde por parte das pessoas beneficiadas.

Em segundo lugar o moço admitiu que havia cometido um erro. A isto a bíblia chama de arrependimento. Necessitamos arrependermos dos nosso pecados para sermos restaurados. “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2.38.

Por último o jovem foi ao encontro do pai. De imediato ele passou à ação. Ficar pensando no passado e nos erros não era suficiente, Ele devia agir. O que fez o moço?  “Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.” Lucas 15: 18 e 19.

QUARTA-FEIRA (28 de Setembro) O REINO FINAL – Na lição de ontem vimos que Jó teve a sua vida restaurada parcialmente, e hoje vamos ver a restauração total que Cristo vai realizar. Por enquanto não entendemos bem a razão do sofrimento humano, “Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.” I Coríntios 4:5, mas quando tudo estiver restaurado, reconheceremos que Deus tinha razão em tudo que que acontece na nossa vida.

Estes são os textos de hoje: “Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre.” Daniel 2:44

“Mas os santos do Altíssimo receberão o reino, e o possuirão para todo o sempre, e de eternidade em eternidade.” Daniel 7:18. Este é o reino de Deus que vai ser estabelecido por ocasião da volta de Jesus.

O livro Patriarcas e Profetas resume muito bem sobre o reino final: “O grande plano da redenção tem como resultado trazer de novo o mundo ao favor de Deus, de maneira completa. Tudo que se perdera pelo pecado é restaurado. Não somente o homem é redimido, mas também a Terra, a fim de ser, a eterna habitação dos obedientes. Durante seis mil anos, Satanás tem lutado para manter posse da Terra. Agora se cumpre o propósito original de Deus ao criá-la. “Os santos do Altíssimo receberão o reino, e possuirão o reino para todo o sempre, e de eternidade em eternidade”. Daniel 7:18. Patriarcas e Profetas, 243.

Conta-se a história de uma menina que sempre viveu em uma grande cidade. Com todas aquelas luzes da cidade, ela nunca teve a oportunidade de ver as estrelas. Certo verão, sua mãe levou-a para passar as férias no campo. Durante a noite, após o pôr-do-sol, as estrelas brilhavam como diamantes no céu. A menininha olhou para cima, espantada. Estava encantada com a beleza daquele céu cheio de estrelas. Então, exclamou: Ah, mamãe, se o céu é tão bonito do lado avesso, que maravilha deve ser do lado certo!

E é verdade! A Bíblia mostra a beleza de como será a eternidade. Ela está cheia de detalhes sobre a Nova Jerusalém. Mas, algumas pessoas não acreditam no céu. Há ainda outros, que dizem que o céu não é um lugar real, mas um estado de espírito. Deus quer que nós saibamos como é o céu, para que desejemos estar lá. O céu não é um lugar secreto, que Deus está escondendo de nós, antes Ele revelou com detalhes.

Veja esta promessa que Jesus fez aos Seus discípulos e a nós: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:2 e 3

Paulo disse que Deus preparou uma Nova Cidade para os Seus filhos: “Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.” Hebreus 11:16. Ver também Filip.3:20

Depois dos mil anos onde vai ser estabelecida a Nova Jerusalém? Será na terra renovada. A Nova Jerusalém será a capital da terra. O trono de Deus será estabelecido na terra. A terra será a capital do universo. Toda a terra será habitada pelos salvos. A Jerusalém terrestre era a cidade preferida de Deus. Como o pecado tirou a alegria de Deus, neste aspecto, Ele criou a Nova Jerusalém, mas que será estabelecida no mesmo lugar da cidade atual. Veja estes textos: “Eis que vem o dia do Senhor, em que teus despojos se repartirão no meio de ti...E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.” Zacarias 14: 1 e 4

“E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.” Apoc 21.1 e 2. A cidade descerá depois do milênio.

“Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.” II Pedro 3:13

“Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.” Isaías 65:17. Durante os mil anos os salvos ainda lembrarão de coisas relacionadas com a terra, pois participarão do juízo dos perdidos e dos demônios, mas depois será diferente.

Como será a vida dos remidos e por quanto tempo reinarão os remidos do Senhor?

“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apoc. 21:4

“E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.” Apo. 22:5.

Você acredita no céu e deseja o céu ou prefere ficar?

QUINTA-FEIRA (29 de Setembro) A RESSURREIÇÃO E A VIDA – Enquanto caminhava por um cemitério, um rapaz se deteve para ler uma inscrição sobre a lápide de uma sepultura. Ficou intrigado ao ler o epitáfio seguinte: "Detém-te, amigo, ao por aqui passares: Qual és agora eu fui também um dia; serás em pouco o mesmo que ora sou. Prepara-te para vir fazer-me companhia." O rapaz ficou ali, pensativo. Então, tomando um lápis, rabiscou na lápide o seguinte: "Fazer-te companhia não me agrada, enquanto não souber tua morada." Estas palavras podem ser um tanto estranhas, mas é profundo o pensamento que encerram.

O livro de Jó termina com o relato da morte de Jó, mas a Bíblia tem uma solução para a morte que é a ressurreição e vida eterna para os fiéis filhos de Deus. Estes são os textos para hoje: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.” João 11:25

“Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança. Chamar-me-ias, e eu te responderia, e terias afeto à obra de tuas mãos.” Jó 14:14,15

“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus, vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.” Jó 19:25-27.

O patriarca Jó compreendia muito bem o assunto da morte e tinha esperança na ressurreição. Este tema é muito importante, pois aponta para a esperança do nosso coração. Deus deixou o tema bem explicado para não termos dúvidas. Somente os descrentes é que não sabem o que acontece com os que morrem. Paulo disse: “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.” I Tessalonicenses 4:13.

Toda pessoa deve interessar-se no que lhe há-de acontecer por ocasião da morte. Deve saber justamente para onde vai quando o último suspiro abandonar seu corpo, pois todo vivente defronta o mistério da morte, mais cedo ou mais tarde.

A Bíblia descreve a morte como um inimigo da humanidade. Deus nos conta que o último dos nossos inimigos a ser derrotado é a morte. A Bíblia ensina que a morte entrou no mundo por causa da desobediência de Adão e Eva. Em Romanos 5:12, escreveu Paulo: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." Deus tomou providências para que o homem comesse da árvore da vida e vivesse para sempre. Quando o homem desobedeceu a Deus, foi privado deste privilégio. Ver Gênesis 3:22 e 23. Depois do pecado todos morrem.

Desde que houve a primeira morte, Satanás tem trabalhado arduamente para confundir o espírito humano, a fim de que não compreendesse o plano da salvação e sua relação com a morte. A Bíblia ensina, de modo simples, o que Deus deseja que saibamos acerca da morte e seu remédio. Compreendendo o plano de Deus em relação à morte e à ressurreição, o tema da morte não causará tanto terror nas pessoas.

O plano divino para os que morrem, antes da vinda do Senhor, acha-se bem ilustrado no caso de Lázaro. Jesus disse aos discípulos que Lázaro dormia e então explicou que falava da morte de Seu amigo como um sono. Quando Cristo disse a Marta que Lázaro ressurgiria, disse Marta: "Eu sei, replicou Marta, que ele há-de ressurgir na ressureição, no último dia." João 11:24. Ela ouviu os ensinos de Cristo. Aguardava a ressurreição final. Cristo então mostrou o que acontecerá quando Ele vier pela segunda vez. Ele vai ressuscitar os Seus filhos que estarão salvos.

Cristo provou que alcançou a vitória sobre a morte mediante Sua ressurreição. Sua morte pagou o preço de nossos pecados. Quando a trombeta de Deus soar, por ocasião da vinda de nosso Senhor, os que morreram em Cristo ressuscitarão e os vivos serão transformados e subirão ao céu com Deus e os anjos. Eis o texto: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” I Tessalonicenses 4:16,17. Os que se perderem terão um outro fim.

SEXTA-FEIRA (30 de Setembro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 1 (4º trimestre 2016) – O FIM – Zenão foi um filósofo grego, que viveu no 3º século a.C. Ele criou o pensamento estoicista. O estoicismo é a doutrina pagã que vê no sofrimento um benefício para o homem. O lema da escola era: “Dor tu és uma bênção para nós”. Os estóicos sofrem sem se queixar. Jó sofreu, mas questionou Deus.

Muitos afirmam que as tragédias e os dissabores da vida manifestam a vontade divina. Sabem que esta é a ideia dos muçulmanos. Devem aceitar o sofrimento como a vontade de Deus. Islamismo significa submissão à vontade divina. Sabemos que Deus não quer o nosso sofrimento. Poderá Deus desejar que seres humanos criados à Sua imagem sofram enfermidades e desgraças? Mesmo Jó, a exemplo de tantos hoje, por não compreender Deus, era incapaz de compreender os planos divinos. Lemos: Em Jó 30:6: “Sabei agora que Deus é que me oprimiu.” Em Jó 30:11: “Porque Deus afrouxou a corda do meu arco, e me oprimiu…” Em Jó 30:19: “Deus, tu me lançaste na lama…”

Deus não foi o causador do sofrimento de Jó, foi Satanás com o objetivo de que o patriarca Jó visse a Deus, como um tirano e dele se afastasse. O Novo Testamento traz um exemplo onde os discípulos também pensavam da mesma maneira. Encontrando o cego de nascimento perguntaram a Jesus: “Quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? A resposta de  foi  clara: “Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus”. João 9:1-3. Calamidades e desastres não significam castigo por pecados pessoais. Bons e maus se acham juntos na terra e as tragédias sobrevêm a uns e a outros, mas no final todo o mal será erradicado e reinará a perfeição no universo.

“Permitiu que a aflição sobreviesse a Jó, mas não o abandonou. . . . Deus sempre tem provado o Seu povo na fornalha da aflição. É no calor da fornalha que a escória se separa do verdadeiro ouro do caráter cristão.” Patriarcas e Profetas, 129.

A volta de Jesus vai trazer alívio para os sofredores e vai proporcionar a paz real e a harmonia em todo o universo. Os filhos de Deus podem estar sobrecarregadas por causa de: 1) Problemas Familiares. A rotina de uma casa em conflito é um dos motivos que mais tem sobrecarregado as pessoas. Relacionamento conjugal incompatível, pais e filhos, genros, noras, sogros e sogras. Alguns dos que lêem estas palavras podem testemunhar isso. 2) Problemas Financeiros. As preocupações advindas de uma crise financeira é simplesmente assoladora, principalmente quando não há recursos para se efetuar os pagamentos básicos. Daí surgem as pressões, perde-se o sono e a sobrecarga se multiplica. 3) As doenças. Tantas são as moléstias que assolam o mundo e o filho de Deus não está imune a estas coisas. 4) Problemas Espirituais. São pessoas que não sabem a origem de tantos problemas e sensações estranhas. Aparentemente não tem motivos, mas na verdade existe uma ação maligna que tira o vigor, desestimula, enfraquece a alma e desvia alguns de Cristo.

Os sinais da volta de Jesus já se cumpriram todos. Falta apenas a pregação do evangelho e a nossa adaptação para o céu, que significa; o preparo da nossa vida santificada e escondida em Cristo.

“Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo em Sua igreja. Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus.” Parábolas de Jesus, 69.

Após o pecado, através de Cristo, a terra foi de novo ligada ao Céu. Com Seus próprios méritos, Cristo lançou uma ponte através do abismo que o pecado havia cavado. Depois do milênio, quando Deus criar Novos Céus e Nova Terra, todo o universo estará em perfeita harmonia, pois na terra já não reinará o pecado. Apenas uma lembrança vai permanecer: “nosso Redentor sempre levará os sinais de Sua crucifixão. Em Sua fronte ferida, em Seu lado, em Suas mãos e pés, estão os únicos vestígios da obra cruel que o pecado efetuou. O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor.” O Grande Conflito entre Cristo e Satanás, 674, 678

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário