quarta-feira, 28 de setembro de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 (4º trimestre 2016) AMALDIÇOA O DIA

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 (4º trimestre 2016) AMALDIÇOA O DIA

VERSO ÁUREO: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.” Apocalipse 4:11

INTRODUÇÃO (sábado 22 de outubro) O verso áureo menciona sobre o dever do cristão em reconhecer Deus como o Criador de todas as coisas e de ter um espírito de gratidão para com Deus. Nem sempre é possível ao ser humano agradecer quando as coisas correm mal como aconteceu com Jó. 

Este é o texto base para o estudo da lição desta semana: “Depois disto abriu Jó a sua boca, e amaldiçoou o seu dia. E Jó, falando, disse: Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem!” Jó 3:1-3.

Em outras palavras, Jó pediu para morrer. É correto ao crente desejar a morte? Elias teve medo e fugiu para salvar a sua vida. Em Berseba ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de zimbro, sentou-se debaixo dele e orou pedindo a morte. Ele disse assim: “Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.” I Reis 19:4. Elias foi um grande homem de Deus e usado pelo Espírito Santo, mas nós vimos que ele orou pedindo a sua morte.

Mesmo com sofrimentos, decepções e angústias, Jó não tentou tirar a própria vida, pois sabia que ela não lhe pertencia, mas a Deus. Veja o que ele disse: "Quando penso que a minha cama me consolará e que o meu leito aliviará a minha queixa, mesmo aí me assustas com sonhos e me aterrorizas com visões. É melhor ser estrangulado e morrer do que sofrer assim. Sinto desprezo pela minha vida! Não vou viver para sempre, deixa-me, pois os meus dias não têm sentido." Jó 7:13-16 Quando sua mulher lhe sugeriu que a melhor saída para ele seria suicidar-se, Jó respondeu assim: "Então Jó apanhou um caco de louça e com ele se raspava, sentado entre as cinzas. Então sua mulher lhe disse: “Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!” Ele respondeu: “Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?” Em tudo isso Jó não pecou com seus lábios." Jó 2:7-10.

Desejar suicidar-se, ou consumar essa ideia, significa fugir dos planos de Deus, que é o Doador da vida. Desabafar com Deus ou com algumas pessoas de confiança sobre o nosso sofrimento é diferente! Deus tem um propósito na vida e na morte dos Seus filhos, por isso não cabe a nós decidir. A nossa visão sobre aquilo que acontece conosco é muito limitada para enxergarmos o que Deus está fazendo através de nós e dos nossos sofrimentos. Tenho certeza que nem Jó ou Elias imaginariam, em seus dias, o quanto o sofrimento deles iriam ajudar milhões de pessoas ao longo da história humana!

Na verdade foi difícil para Jó conciliar sua fé em Deus com os sofrimentos que passava. Não somos diferentes de Jó, pois quando isso acontece conosco, sentimos e reagimos de forma semelhante. Temos a vantagem de saber o que acontece por detrás da cortina do grande conflito e reagir positivamente. O Cristianismo leva vantagem sobre as outras religiões; é porque crermos em milagres.  A qualquer momento Deus pode mudar a nossa sorte e restaurar a nossa vida.

A esperança da ressurreição e da vida eterna diferencia o crente dos não crentes. Nós enfrentamos o que todas as pessoas enfrentam, passamos pelas mesmas dificuldades e problemas das demais pessoas. Passamos pela enfermidade e alguns também ficam depressivos e parece que vamos sucumbir em algum momento da vida, mas de repente um milagre acontece. Foi o que aconteceu na vida de Jó, Deus mudou a vida de Jó, de tristeza para alegria. Em nossa vida acontece a mesma coisa. No passado Deus abriu o Mar Vermelho para o povo passar em seco, Ele enviou o seu anjo para livrar-lhes de várias problemas, enviou o maná e alimentou milhões de pessoas durante 40 anos, não permitindo que nada faltasse ao seu povo.

O sofrimento e as provações que enfrentamos na vida faz parte do nosso crescimento e amadurecimento. A Bíblia menciona que o cristão é provado, assim como o ouro passa pelo fogo. Tiago diz: "Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança." Tiago 1:2-3. O poeta canta: “Cada vez que a minha fé é provada, tu me dás a chance de crescer um pouco mais”. A prova do crente tem um lado pedagógico, porque ela nos ensina a depender de Deus. Ela nos ensina que não somos nada e que a força recebida para superar as provas, vem do Senhor. Jó percebeu que não era nada, ele se humilhou diante do Senhor e teve uma experiência extraordinária com Deus. Ele disse: “Antes eu te conhecia só de ouvir falar, agora os meus olhos te veem”.

Diante das provações somos convidados a orar ao Senhor: Querido Deus, Criador de todas as coisas! Dá-nos olhos espirituais para podermos olhar além das circunstâncias, ensina-nos a olhar com bons olhos as provações que temos enfrentado, sabemos que elas irão promover o nosso crescimento e nos aproximarão do Senhor. Perdoa, se temos murmurado e ajuda-nos a louvarmos o Senhor, mesmo em meio das dificuldades. Em nome de Jesus. Amém.

DOMINGO (23 de outubro) QUE PEREÇA O DIA – Jó foi severamente provado e desejou a morte, como já vimos. Provação é diferente de tentação. A provação acontece quando nossa fé é provada com algo duro que acontece conosco e com nossa família. Geralmente a provação acontece na forma de adversidades que se levantam contra nós, como aconteceu na vida de Jó. Quando a provação é vencida, ela produz a perseverança, promove o nosso crescimento humano, espiritual e nos aproxima mais de Deus. Somos como o ouro que precisa passar pelo fogo para ser refinado e para ser purificado. Caso você esteja passando por uma prova de fogo, louve ao Senhor, espere mais um pouco, mantenha-se firme e logo Deus trará o livramento para a sua vida. Amém?

Fomos criados para o belo e felicidades sem fim. A entrada do pecado na terra é que contaminou o planeta. O crente é convidado à revelar o amor de Deus, tanto nos momentos bons como nos menos bons, pois temos a esperança da vida eterna no coração. Como viver feliz e não desejar a morte? Veja este texto inspirado: “Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos.” Prov. 3:7-8. Tenho notado que um bom número de crentes tomam as suas decisões e depois pedem as bênçãos de Deus sobre as decisões tomadas e muitos fazem escolhas erradas.

O escritor inglês, Joseph Eddison escreveu: “Ler é para o espírito o que a ginástica é para o corpo”. Isso vale ainda mais para a leitura da Bíblia. Ler e estudar a Palavra de Deus fazem para a alma o que o desporto e a ginástica fazem pelo corpo. Já que alma e o corpo estão em uma relação íntima, a saúde espiritual, muitas vezes, também se reflete no corpo físico. Quando a alma adoece, o corpo adoece também, e vice-versa. João escreveu acerca dessa ligação entre corpo e alma: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma” III João v,3. Como Jó padecia da sua saúde física, a sua saúde espiritual ficou afetada e foi só depois do conflito é que entendeu a ação amorosa de Deus em sua vida.  

Os problemas emocionais como; estresse, pecado, raiva, preocupação ou falta de perdão podem causar doenças físicas, e que, em sentido inverso, a cura dos conflitos emocionais pode contribuir para a cura do corpo. Isso obviamente não quer dizer que pessoas felizes e espiritualmente saudáveis não fiquem doentes. Outros fatores também contribuem, como; a capacidade genética, o ambiente, acidentes, contaminação, etc. Está confirmando, cientificamente, que, em termos de saúde, e a Bíblia já nos ensina há muito tempo que; obedecer os mandamentos de Deus traz paz ao coração humano. 
Tanto dinheiro é gasto com remédios, suplementos alimentares, dietas e terapias, isso tudo pode ajudar, mas podemos e devemos primeiro “buscar Deus e todas as outras coisas nos serão acrescentadas.” 

A vida, como dom de Deus, deve ser vivida da melhor maneira e com gratidão e o que Jó disse, amaldiçoando o dia do seu nascimento, não deve ser repetido por nós: “E Jó, falando, disse: Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem! Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz.” Jó 3:2-4. O Salmo 66 traz uma linda mensagem de louvor. Convida todos à adorarem a Deus pelos atos da criação: “Vinde e vede as obras de Deus: tremendos feitos para com os filhos dos homens!” v. 5.
O mesmo convite foi feito à Natanael, ver João 1:46.

O Salmo 66 agradece também pelas provações dolorosas: “Pois tu, ó Deus, nos provaste; acrisolaste-nos como se acrisola a prata. Tu nos deixaste cair na armadilha; oprimiste as nossas costas; fizeste que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água.” V.10-12. O salmista entendeu que o sofrimento faz parte da purificação necessária para ter comunhão com o Deus puro e santo. Ele sabia que “o Senhor corrige a quem ama”, Hebreus 12:6, e que precisamos nos purificar para permanecermos na casa de Deus. Ver II Timóteo 2:19-22

Somos agradecidos a Deus pelo que temos ou O criticamos pelo que não temos?

SEGUNDA-FEIRA (24 de outubro) DESCANSO NA SEPULTURA – Jó deixou aos crentes o legado espiritual das doutrinas sobre a morte e a ressurreição, para além de outras doutrinas. Na formação do Cânon Bíblico temos Jó que, para além de ensinar-nos lições maravilhosas de como podemos suportar o sofrimento em Cristo, encontramos a compreensão clara sobre a morte. Veja o texto para hoje: Por que não morri eu desde a madre? E em saindo do ventre, não expirei? Por que me receberam os joelhos? E por que os peitos, para que mamasse? Porque já agora jazeria e repousaria; dormiria, e então haveria repouso para mim…. Ali os maus cessam de perturbar; e ali repousam os cansados. Ali os presos juntamente repousam, e não ouvem a voz do exator.” Jó 3: Jó 3:11-13 e 17,18.

Perceba que Jó comparou a morte ao sono. Foi exatamente essa a compreensão de Cristo sobre o estado do ser humano na morte. Em relação a morte de Lázaro Jesus disse: Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono. Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto.” João 11:11-14.

A Bíblia não se contradiz; pois todos os escritores bíblicos foram inspirados pelo Espírito Santo e estão em sintonia perfeita. Salomão também falou sobre a inconsciência na hora da morte: “Porque os vivos sabem que hão-de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.” Eclesiastes 9:5.

Em Gênesis 2:7 menciona que recebemos o fôlego de vida quando nascemos, mas o que acontece na morte? Veja que acontece o sentido inverso: “E o pó volte e terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” Eclesiastes 12:7. Na morte quando o corpo não pode mais ser um instrumento em condições de abrigar o fôlego de vida, simplesmente, o fôlego de vida volta para Deus. No momento em que alguém morre o fôlego de vida(espírito) da pessoa volta para o Doador da vida, e é isto que a Bíblia fala em Eclesiastes 9.

Como fomos criados? “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gén. 2:7. Veja que o texto explica assim: Corpo+fôlego(espírito)=alma vivente. Dentro desta declaração bíblica, somos uma alma, e não temos uma alma separada do corpo. Logo, quando morremos a alma deixa de existir. Voltará a existir com a ressurreição.

O que acontece com a alma mesmo? Ezequiel 18:20 “A alma que pecar essa morrerá”.Isso mesmo que você leu. A alma morre. No mesmo instante em que a pessoa morre a alma também morre. Por quê? Porque a alma é a pessoa, é o corpo com a vida. Sim, a Bíblia não diz que a alma é imortal. Pelo contrário, a Bíblia diz que a alma que pecar essa morrerá. E como todos nós já nascemos pecadores, com a tendência para o pecado, todos nós somos mortais. Somos almas mortais até a ressurreição.

Pode um morto estar no céu, dar conselhos, recados ou entrar em contato com os vivos? Não pode:“Porque os vivos sabem que hão-de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles recompensa, mas a sua memória jaz no esquecimento. Até o seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram, e já não tem parte alguma neste século, em coisa alguma que se faz debaixo do sol”. Eclesiastes 9:5

“Sai-lhes o espírito(fôlego), e eles tornam para a sua terra, naquele mesmo dia perecem todos os seus pensamentos.” Salmo 146:4

“Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio.” Salmo 115:17

“Porque na morte não há lembrança de Ti; no sepulcro quem Te louvará? Salmo 6:5

“Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.”Jó 6:9.

A morte não é o fim e não existirá para sempre. A Bíblia diz que a morte está com os dias contados. A ressurreição dos salvos ocorrerá quando Jesus voltar e os salvos serão ressuscitados para viverem a eternidade com Cristo. Até então todas as pessoas que morreram permanecem em suas sepulturas e Jó tinha essa compreensão: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus, vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.” Jó 19:25-27

“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas”. Apocalipse 21:4. Amém?

É melhor pertencermos a primeira ressurreição. Ver sobre este tema de forma mais abrangente em; O que acontece com os que morrem? http://temasbblicos.blogspot.pt/2011/06/estudo-biblico-n-15-o-que-acontece-com.html -O Milênio  http://temasbblicos.blogspot.pt/2011/05/estudo-biblico-n-10-milenio-quando-tera.html e Existe mesmo o inferno eterno? http://temasbblicos.blogspot.pt/2011/06/estudo-biblico-n-16-existe-mesmo-o.html.

TERÇA-FEIRA (25 de outubro) A DOR DAS OUTRAS PESSOAS – Um velho provérbio menciona que para compreendermos a dor do nosso próximo necessitamos andar um quilômetro nos seus sapatos. Quando nos colocamos no lugar da outra pessoa poderemos compreender apenas um pouco daquilo que está passando. Quando uma criança usa os óculos do pai por um pouco de tempo, ela consegue enxergar pela perspectiva do pai, mas apenas enquanto usa os óculos do pai, depois cada um vive dentro das suas realidades. O pai como provedor da casa e o filhinho como criança. Precisamos calçar os sapatos e usar os óculos dos outros para sabermos o que elas sentem, só assim poderemos ajudá-las como elas precisam.

Jó revelou a sua grande dor quando disse: "Oh! Se a minha mágoa retamente se pesasse, e a minha miséria juntamente se pusesse numa balança! Porque, na verdade, mais pesada seria, do que a areia dos mares; por isso é que as minhas palavras têm sido engolidas.” Jó 6:2,3

A presença dos filósofos amigos de Jó, relatada no capítulo 3,  fez Jó especular sobre o seu destino e isto o levou até a duvidar da sabedoria divina. O pronunciamento de Elifaz, relativo ao relacionamento entre o pecado e o sofrimento, introduziu um tema que levou Jó a duvidar da justiça de Deus; pois Jó sabia que seus próprios sofrimentos extraordinários não podiam ser levados em conta de pecados extraordinários. Jó ignorou as insinuações de Elifaz quanto à causa de sua desolação, e defendeu a irritação expressa em seu lamento. Jó disse que, se as suas mágoas, por causa do seu sofrimento, fossem pesadas seriam mais pesadas do que a areia do mar.

Na verdade ninguém consegue compreender o sofrimento do outro como a própria pessoa, exceto Cristo, vamos ver na lição nº 12. Aquela era a dor de Jó e de mais ninguém. Nós também não sofremos a dor da outra pessoa, mas somente a nossa. Quando vemos pessoas morrendo diante dos nossos olhos através de acidentes e catástrofes, sofremos também, mas nunca como as pessoas envolvidas que passam por aqueles momentos de sofrimento.

Mesmo não sentindo na pele o problema dos outros, os cristãos são chamados a procurar ajudar a aliviar o sofrimento do próximo. Empatia vai além da simpatia e significa; a capacidade psicológica e emocional para sentir o que a pessoa que sofre está sentindo. A empatia leva as pessoas a ajudarem-se umas as outras e está intimamente ligada ao altruísmo, amor e interesse pelo próximo. Quando você consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro; ao se colocar no seu lugar, você está sendo, para além de simpático, empático. Jesus era assim! Temos que cuidar para não atrapalhar em vez de ajudar as pessoas, no seu sofrimento. Os amigos de Jó mais atrapalharam do que ajudaram.

A compaixão nasce e cresce em nossa vida, quando nos colocamos no lugar de alguém para tentar entender o seu ponto de vista, aí fica mais fácil compreender e aceitar as diferenças. Deus nos chama para compreender e ajudar o outro, ao invés de julgar ou ter pena. No exemplo da parábola do bom samaritano, em Lucas 10, encontramos o samaritano sentindo grande compaixão pelo homem ferido. Eis o texto: “Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; e, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; e, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.” Lucas 10:33-35.

Em termos práticos, como podemos ajudar o próximo? Amar o próximo não significa apenas orar por ele, desejar o seu bem ou simplesmente não desejar o seu mal. Esse é o dever mínimo de cada um de nós. Amar o seu próximo é muito mais; é estar junto dele, ajudá-lo em suas necessidades; emocionais, físicas e espirituais. Significa você levá-lo ao hospital de noite e fazer uma compra com o seu dinheiro, quando necessário. Isso implica você estar disponível para carregar a cruz da pessoa quando ela se achar pesada demais devido a fragilidade da pessoa. Dizer, para quem está doente, que deve mudar o estilo de vida e não fazer nada em seu favor é farisaísmo. Dizer à pessoa para arranjar emprego para quem está desempregado, deprimido e sem dinheiro para comer e não fazer nada é ser um crente hipócrita. 

Você pode e deve dar instruções em todos estes e outros pontos, mas, depois de ter atendido as suas primeiras necessidades. Amar o próximo é chorar junto com ele, pois até Jesus, perturbando-Se em espírito, chorou junto com todos os amigos de Lázaro quando ele havia morrido. Lembre-se que ajudar o próximo é essencialmente mostrar-lhes o Caminho da salvação que e Cristo. Somos chamados não apenas para ajudar as pessoas no campo pessoal, familiar e social, mas especialmente em preparar as pessoas para o aceitarem Jesus através do batismo. Deus nos chama também para o dever missionário. 

QUARTA-FEIRA (26 de outubro) A LANÇADEIRA DO TECELÃO – Na lição de domingo vimos Jó falando do desejo que tinha de morrer, e na de segunda-feira vimos Jó explicando que a vida passa rapidamente e que a sua vida era de muito sofrimento.

A lançadeira do tecelão é uma ferramenta que permite conduzir o fio de trama de um lado para o outro do tear por entre os fios da teia, permitindo assim a construção do tecido. As lançadeiras mais simples, como da época de Jó, são feitas de peças de madeira plana onde o fio de trama se prende. Originalmente as lançadeiras eram passadas manualmente de um lado para o outro, mas de forma muito veloz. As lançadeiras mais modernas são muito velozes, por isso são chamadas de voadoras. Hoje este instrumento está praticamente em desuso no mundo todo.

Jó disse assim sobre a brevidade da vida: “Os meus dias são mais velozes do que a lançadeira do tecelão, e acabam-se, sem esperança. Lembra-te de que a minha vida é como o vento; os meus olhos não tornarão a ver o bem. Os olhos dos que agora me vêem não me verão mais; os teus olhos estarão sobre mim, porém não serei mais. Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá. Por isso não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma.” Jó 7:6-11

Você já parou para pensar como a vida passa rapidamente, como é frágil e curta? Veja este texto: "A duração da vida são setenta anos e se alguns, pela sua robustez, chegam aos oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente e nós voamos.” Salmo 90:10. Somos pó, porque do pó fomos tirados, ao pó voltaremos, "mas o espírito volta a Deus, que o deu." Eclesiastes 12:7. Jó disse que a sua vida passava veloz como a lançadeira do tecelão. Ver Jo 7:6. Em outra parte a Bíblia diz que somos como a flor da erva, que cedo se seca e cai. Ver Jo 14:1-2 e I Pedro 1:23-25. A vida é rápida como uma peregrinação, ver  Gênesis 47:9, é curta como uma sonho que se esvai, ver Salmo 79:20, como um conto ligeiro, que se conta a uma criança, ver Salmo 90:9 e é passageira como um nevoeiro que aparece e logo desaparece: "Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” Tiago 4:14

Diante da fragilidade e rapidez da vida física, que espécie de pessoas nos convém ser e que atitudes devemos tomar para vivermos na esperança da vida eterna? O apóstolo João responde: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” João 5:24 Aqueles que falecerem em Cristo serão ressuscitados, pois isso; não precisamos ter medo da morte: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.” João 11:25

A vida é passageira e a morte é certa, pois "aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo". Heb. 9:27 Por isso, devemos estar preparados para nos encontrarmos com Deus. Necessitamos manter contínua comunhão com Deus, arrepender dos pecados, confessar os pecados e abandonar os pecados e então manteremos a esperança da vida eterna no coração e viveremos esta curta vida com motivação e alegria, geradas pelo Espírito Santo.

Como podemos viver a curta vida com sabedoria?  Jó foi acometido de catástrofes em sua vida e família, e nós as vezes também o somos, mas, em geral a vida pode ser bem aproveitada e com alegria. Jesus promete-nos vida abundante. Ele disse: "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." João 10:10. O Salvador Jesus veio para restaurar a qualidade e o potencial da vida humana. Vamos aproveitar? Que Deus abençoe você para aproveitar bem a vida!

A Bíblia diz assim: “Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus…” Eclesiastes 2:24. Alguns cristãos vivem fechados dentro do seu mundo e acham que todos devem ser como eles; são carrancudos, não participam de nada, não saem. E fazendo assim dão um péssimo e errado exemplo às pessoas e, sem querer, as vezes, mostram um cristianismo sem cor. No entanto, nem de longe é essa a vida que Deus quer que vivamos. Deus quer que Seus filhos vivam felizes e aproveitem a vida da melhor maneira.

Como a irmã Ellen White é serva do Deus Altíssimo, ela escreveu assim: “Os cristãos devem ser as pessoas mais alegres e felizes que existem. Podem ter a consciência de que Deus é seu Pai e Amigo constante. Mas há muitos professos cristãos que não representam corretamente a religião cristã. Parecem tristes, como se estivessem sob uma nuvem. Falam frequentemente do grande sacrifício que fizeram para se tornarem cristãos. Apelam para aqueles que não aceitaram a Cristo, demonstrando por seu próprio exemplo e conversação que não devem abandonar tudo que tornaria a vida agradável e alegre. Lançam um manto de sombras sobre a bendita esperança cristã. Dão a impressão de que as ordens de Deus são um fardo mesmo para a pessoa disposta, e que tudo que dá prazer ou que agrada o gosto deve ser sacrificado.” Mensagens aos Jovens, 363.

O crente deve viver esta vida sem perder de vista a eternidade: É por isto que hoje é o dia da salvação: “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto.” Hebreus 3:7-8. Veja a seriedade desta citação: "Amanhã é o dia quando os preguiçosos trabalharão e os tolos se arrependerão. Amanhã é o hoje de Satanás; ele não dá a mínima importância a quais boas resoluções você tome, se apenas você se determine a deixá-las para amanhã." Jamieson Brown.

QUINTA-FEIRA (27 de outubro) “MAH ENOSH (O QUE É O HOMEM?)Este é o texto para hoje: “Que é o homem, para que tanto o engrandeças, e ponhas nele o teu coração, e cada manhã o visites, e cada momento o proves? Até quando não apartarás de mim, nem me largarás, até que engula a minha saliva? Se pequei, que te farei, ó Guarda dos homens? Por que fizeste de mim um alvo para ti, para que a mim mesmo me seja pesado? E por que não perdoas a minha transgressão, e não tiras a minha iniquidade? Porque agora me deitarei no pó, e de madrugada me buscarás, e não existirei mais.” Jó 7:17-21. Ver também Salmo 8:4-6

A pergunta; o que é o homem? é uma importante pergunta que somos chamados a fazer. Certa vez, em um parque em Berlim, um policial abordou um estranho que estava deitado em um dos bancos de uma praça e perguntou: quem é você? O estranho era o filósofo Chopenhauer, que respondeu com tristeza. “Por Deus, eu gostaria de saber quem sou, mas não sei.”

O professor e ateu Richard Dawkins disse aos seus alunos: “O universo não é mais do que um conjunto da átomos em movimentos, os seres humanos são simples máquinas de propagar DNA/ADN."

Francis Crick, especialista em ADN/DNA declarou: “Você, suas alegrias e tristezas, suas memórias e ambições, seu senso de identidade pessoal e livre arbítrio, nada mais são do que um vasto conjunto de células nervosas.”

Mas, de acordo com a Bíblia, viemos das mãos de Deus através da criação, e vamos viver no paraíso eternamente com Deus, após a volta de Jesus. Mas nem todos acreditam desta maneira. Muitos não sabem porque estão neste mundo, muitas vezes, ingrato e cheio de sofrimentos. Jó descobriu este mistério para ele, mas que é revelado na Bíblia para nós.

O ser humano é imperfeito. Paulo disse assim: “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” Rom. 7.24

“Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus.  Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?” Rom 7.19-24

Davi expressou desta forma: “Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” Salmo 55:3.5

O ser humano é mortal. Todos morrem. “Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.” Ezeq. 18:4

Deus disse que morremos. “E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.” Gên. 3:2 e 3

A média de vida. “Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.” Salmo 90:10

“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.” Ecles. 7:2

Jesus veio para restaurar o ser humano. Deus restaura, salva e concede a vida eterna: “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.” II Cor. 5:19

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?” João 11:25

Embora Jó não soubesse muito bem o que estava acontecendo com ele, mas, por ele conhecer Deus, ele sabia que Deus tinha algo melhor para ele, pelo menos na eternidade. Por enquanto morremos, mas a imortalidade será reconquistada na volta de Jesus e Jó bem sabia desta realidade quando disse: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus, vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.” Jó 19:25-27.

Qual é o seu valor? "Quem pode calcular o valor de uma pessoa? Se quiserdes conhecê-lo, ide ao Getsêmani, e vigiai lá com Cristo durante aquelas horas de angústia, quando suava grandes gotas de sangue. Contemplai o Salvador crucificado! Ouvi o brado de desespero: “Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste?” Marcos 15:34. Vede a fronte ferida, o lado traspassado, os pés perfurados! Lembrai que Cristo tudo arriscou! Para a nossa redenção o próprio Céu esteve em jogo. Meditando junto à cruz, que Cristo teria dado Sua vida por um único pecador, podeis apreciar o valor de uma pessoa. Se estiverdes em comunhão com Cristo, valorizareis todo ser humano como Ele o fez. Sentireis pelos outros o mesmo profundo amor que Cristo sentiu por vós. Então estareis apto para cativar e não afugentar, atrair e não repelir aqueles por quem Ele morreu. ... Quanto maior o pecado deles e mais profunda sua miséria, tanto mais sinceros e ternos serão os esforços para sua recuperação. Discernireis a necessidade dos que sofrem, que pecaram contra Deus e são oprimidos pelo fardo da culpa. Vosso coração transbordará de simpatia por eles, e estender-lhes-eis uma mão auxiliadora.” Parábolas de Jesus, 196, 197.

SEXTA-FEIRA (28 de outubro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 5 (4º trimestre 2016) AMALDIÇOA O DIA - O livro de Jó é reconhecido como uma das grandes produções poéticas de todos os tempos. O autor deste livro, que acredito ser Moisés, utiliza o mais extenso vocabulário; alguns consideram como “Shakespeare” dos tempos do Antigo Testamento. O livro mostra um vasto tesouro de conhecimentos, um estilo de vigorosa expressão, profundidade de pensamento, excelente domínio da linguagem, nobres ideais e um elevado nível ético. Mas, a questão do sofrimento não é respondida, nem para Jó e nem para nós, de forma satisfatória.

O sofrimento humano, que é discutido no livro de Jó,  continua sendo o grande problema de hoje, mas o livro de Jó não proporciona uma solução final à esta questão. Com a angústia de Jó por seu sofrimento, ele amaldiçoou o dia do seu nascimento: “Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem!” Jó 3:3. O problema era que nem Jó e nem os seus amigos conheciam a razão para aquelas evidentes desgraças e infortúnios. Para eles, a razão de todo era desconhecida. Mesmo Deus tendo Se manifestado para o patriarca, o sofrimento não foi entendido claramente por ele.  

Por que Deus permite o sofrimento? Deus permite o sofrimento, para além do livre arbítrio das pessoas escolherem o mal e da consequência do pecado, é para mostrar que nenhuma tentativa de governar sem a Sua bênção traz benefício à humanidade. Ver Eclesiastes 7:29 e 8:9. Depois de mais de 6 mil anos de história humana e seus pecados os homens e os governos não conseguiram eliminar a guerra, a peste, o crime, a injustiça ou a doença, ao contrário isso aumentou. Ver Jeremias 10:23 e Romanos 9:17. Satanás afirmou que ninguém serviria Deus por amor, mas só por interesse. Deus mostrou que Jó O serviu mesmo nas dificuldades.  

E você pode provar, através da sua vida, que Deus tem razão? Veja Jó 1:8-12 e Provérbios 27:11.

“Estamos em caminho para casa. Aquele que nos amou de tal maneira que morreu por nós, construiu para nós uma cidade. A Nova Jerusalém é o nosso lugar de repouso. Não haverá tristeza na cidade de Deus. Nenhum véu de infortúnio, nenhuma lamentação de esperanças frustradas e afeições sepultadas serão jamais ouvidas. Logo as vestes de opressão serão trocadas pela veste nupcial. Logo testemunharemos a coroação de nosso Rei! Aqueles cuja vida esteve escondida com Cristo, os que na Terra combateram o bom combate da fé, resplandecerão com a glória do Redentor no reino de Deus. Não demorará muito até vermos Aquele em quem se centralizam as nossas esperanças de vida eterna. E em Sua presença, todas as provações e sofrimentos desta vida serão como nada. “Não rejeiteis pois a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um poucochinho de tempo, e O que há-de vir virá, e não tardará.” Hebreus 10:35-37. Olhai para cima, olhai para cima, e deixai que a vossa fé aumente continuamente. Permiti que essa fé vos guie pelo caminho estreito que, através dos portais da cidade de Deus, conduz ao grande além, ao amplo, ilimitado futuro de glória destinado aos remidos. “Sede, pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações, porque já a vinda do Senhor está próxima.” Tiago 5:7, 8. Testemunho Seletos, vol 3, 309


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário