terça-feira, 20 de setembro de 2016

Oferta Inteira

Oferta Inteira

"Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego." I Reis 18:38

Neste texto, Elias estava reparando o altar do Senhor diante dos filhos de Israel, depois de haver deixado que os profetas de Baal, deus que Jezabel e Acabe introduziram no meio do povo de Deus, buscassem ao seu deus e esperassem a resposta de fogo como haviam combinado. Os profetas de Baal clamaram por seu deus, desde a manhã ate ao meio dia, e ele não respondeu, consumindo o altar com fogo como proposto por Elias; "e será que, o deus que responder com fogo, esse será Deus."

"Então Elias reparou o altar do Senhor... tomou doze pedras e com elas edificou o altar do Senhor. E sucedeu que oferecendo-se a oferta de manjares, o profeta Elias se chegou e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel... responda-me para que este povo conheça, que tu, Senhor, és Deus... e caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu água que estava no rego." I Reis 18:36-38

Neste caso o holocausto colocado sobre o altar era “inteiro”. O que aconteceu? O fogo que surgiu e passou por todos os obstáculos que resistem ao fogo; pedra, terra e água, porque o holocausto "inteiro" exigido se encontrava no altar. Até a água, que é um elemento contrário ao fogo não foi fator de impedimento para o fogo, porque o holocausto "inteiro" estava presente. Se a entrega voluntária, oferta de manjares, estiver ligada à entrega completa, holocausto, Deus aceita. A entrega voluntária e a entrega total nos unem ao altar de Deus, como está escrito: "...adornai a festa com ramos até às pontas do altar." Dessa maneira, somos ligados ao Senhor, ligados ao lugar em que Deus vem ao nosso encontro para nos abençoar.

O jovem rico é um exemplo a não ser seguido, pois não estava disposto a fazer as mudanças que ele necessitava. A bíblia diz que ele se retirou triste, porque possuía muitos bens. Na verdade, ele procurou Jesus a fim de resolver seu problema espiritual, mas quando Jesus lhe disse o que ele devia fazer, ficou muito triste, e saiu pesaroso. Ele queria resolver seu problema, sem pagar o preço da "inteira" entrega a Jesus. Este é um ponto comum em nossos dias; a maioria dos crentes desejam a salvação, almejam a vida eterna, mas não querem abandonar seus pecados e nem fazer a entrega a Cristo. Devemos estar dispostos a mudar para seguir Jesus. Isso é arrependimento. O jovem queria a salvação mas sem ter compromisso com Deus.

Adore a Deus de todo o seu coração, participe dos cultos somente para celebrar ao Senhor e O adorar. Dê prioridade à Palavra de Deus em sua vida, em todas as reuniões da igreja e nos lugares onde estiver. Testemunhe a sua fé e não deixe a sua lâmpada do testemunho apagar, não permita também que nada impeça sua comunhão com Deus e com os irmãos. Vá à Igreja, com alegria em seu coração, e  lembre-se que a igreja é você! Não adianta ver o que falta nos outros e sim o que você pode fazer para que sua comunidade seja uma igreja verdadeira e forte no Senhor. Se você for um crente de verdade sua Igreja também poderá ser uma igreja da maneira que Deus quer.

Siga este conselho inspirado: "Consagrai-vos a Deus pela manhã; fazei disto vossa primeira tarefa. Seja vossa oração: “Toma-me, Senhor, para ser Teu inteiramente. Aos Teus pés deponho todos os meus projetos. Usa-me hoje em Teu serviço. Permanece comigo, e permite que toda a minha obra se faça em Ti.” Esta é uma questão diária. Cada manhã consagrai-vos a Deus para esse dia. Submetei-Lhe todos os vossos planos, para que se executem ou deixem de se executar, conforme o indique a Sua providência. Assim dia a dia podereis entregar às mãos de Deus a vossa vida, e assim ela se moldará mais e mais segundo a vida de Cristo. A vida em Cristo é uma vida de descanso. Pode não haver êxtase de sentimentos, mas deve existir uma constante, serena confiança. Vossa esperança não está em vós mesmos; está em Cristo. Vossa fraqueza se acha unida à Sua força, vossa ignorância à Sua sabedoria, vossa fragilidade ao Seu eterno poder. Não deveis, pois, olhar para vós mesmos, nem permitir que o pensamento demore no próprio eu, mas olhai para Cristo. Que o pensamento demore em Seu amor, na formosura e perfeição de Seu caráter. Cristo em Sua abnegação, Cristo em Sua humilhação, Cristo em Sua pureza e santidade, Cristo em Seu incomparável amor, este é o tema para a contemplação da alma. É amando-O, imitando-O, confiando inteiramente nEle, que haveis de ser transformados na Sua semelhança.” Caminho a Cristo, 70

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário