quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Esboço de Sermão: “Integridade em Tudo” Texto base: Lucas 19:1-8

Esboço de Sermão: “Integridade em Tudo”
Texto base: Lucas 19:1-8

INTRODUÇÃO

1. A história de Zaqueu nos mostra como um cobrador de impostos do governo romano, uma das profissões mais odiadas, pôde ser transformado. Às vezes, a integridade daqueles que pecaram supera aquela dos que sempre seguiram o caminho certo.

2. A Bíblia é enfática sobre o assunto: “Na tua bolsa não terás pesos diversos, um grande e um pequeno. Na tua casa, não terás duas sortes [tipos] de efa, um grande e um pequeno. Terás peso integral e justo [...]; para que se prolonguem os teus dias na terra que e dá o Senhor, teu Deus” (Dt 25:13-15).

I – JÓ E JUDAS

1. A “paciência de Jó” é lendária. O que se esquece com frequência é da integridade dele. Jó foi vítima das piores calamidades: perdas materiais, doença, morte dos filhos, repúdio da esposa, rejeição dos amigos, etc.

a) Ele ficou no “fundo do poço” (ou das cinzas...) raspando-se com um caco de cerâmica para amenizar a dor. Sua esposa o chamou de tolo, e sugeriu que ele amaldiçoasse a Deus. Mas Jó se recusou a abrir mão da integridade de sua fé.

b) Como cristãos podemos passar por muitas provações, contudo poucas podem ser comparadas às de Jó.

2. Às vezes, parece que a honestidade e a integridade não compensam, enquanto a desonestidade e a falta de integridade sim. Na Bíblia, como na vida pessoal e profissional, aqueles que agem mal acabam, um dia, arcando com as consequências. Porém, os justos terão sua recompensa, embora passando por sofrimentos e provações.

3. Mas há quem nunca aprenda. Um dos personagens mais desonestos da Bíblia foi Judas Iscariotes, discípulo que traiu a Jesus por ganância.

a) A falta de integridade de Judas foi notada mesmo antes de ele trair seu Mestre. As pessoas que não têm integridade, geralmente, mostram isso em diversas situações. Em um jantar em homenagem a Jesus, uma mulher tomou um frasco de perfume caríssimo e ungiu os pés do Salvador. Imediatamente, Judas reclamou... (Jo 12:4-6).

b) Sua integridade era apenas de “aparência”. Na realidade, Judas era desonesto, avarento e presunçoso. Seu fim foi trágico. Andou com o Salvador mas perdeu a salvação e a vida eterna!

II – AGINDO COM INTEGRIDADE

1. Na época de Israel, o povo muitas vezes perdia de vista os mandamentos sobre a honestidade e integridade. Repetidas vezes, os profetas surgiam para lembrá-los onde estava o “verdadeiro norte” na bússola, quando toda a nação estava dando uma guinada moral para o “sul”.

2. Ezequiel advertiu contra os falsos profetas, aqueles com palavras falsas, visões e mensagens mentirosas (Ez 13:8, 9).

a) Ezequiel também afirmou que não pode haver paz e harmonia na vida dos que praticam a desonestidade. “Rebocos” podem funcionar a curto prazo, mas raramente funcionarão em longo.

b) Hoje falamos daqueles que encobrem ou escondem a verdade colocando um “reboco” conveniente sobre uma estrutura fraca.

3. A época de Jeremias era de corrupção. Talvez, maior do que em nossos dias. Ele falava continuamente sobre a falta de integridade na sociedade israelita: “Percorram as ruas de Jerusalém, olhem e observem. Procurem em suas praças para ver se podem encontrar alguém que aja com honestidade e que busque a verdade. Então eu perdoarei a cidade” (Jr 5:1, NVI).

4. Para dar verdadeiro testemunho de sua fé, o cristão necessita ter conduta condizente com suas crenças. “Porque, se alguém é ouvinte da Palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, seu rosto natural; [...] e logo se esquece de como era sua aparência” (Tg 1:23, 24).
I
II – QUEM ESTÁ VENDO, AFINAL?

1. Conta uma antiga história que um fazendeiro ordenou a um de seus empregados que pegasse uma galinha e a matasse “onde ninguém pudesse ver”. O empregado voltou depois de algumas horas com a galinha viva. “Por que você não a matou?”, perguntou o fazendeiro. “Porque em todo lugar aonde eu vou, a galinha vê!”, respondeu o empregado.

2. Há uma lição importante aqui: “Alguém sempre está vendo”. Não devemos ser íntegros somente na frente das pessoas, mas a todo instante. Isso deve ser algo inerente ao cristão. Um fruto do Espírito em nós.

a) Lembre-se: Deus é onipresente. Podemos esconder nossas ações desonestas dos homens, porém, Deus a tudo vê!

3. “Para ser uma pessoa de sucesso é preciso ter integridade. Sua palavra tem de ser tudo o que você tem. Deve-se ter uma bússola moral. Isso é verdadeiro, principalmente, se você for um líder [um cristão], porque está mais exposto. As pessoas terão uma impressão sua, e se você for verdadeiro elas o considerarão” (Thomas J. Neff e James M. Citrin, Lessons from the Top, NY: McGraw-Hill, 2001, p. 59-60, 79).

CONCLUSÃO

1. A integridade é demonstrada em ações, e não em intenções declaradas.

2. A Bíblia está repleta de exemplos de indivíduos que mantiveram sua integridade
e honestidade apesar dos obstáculos, e de líderes que arriscaram perder poder, dinheiro e até a vida para se manterem íntegros.

3. Nos momentos de crise, adversidade e tentação é que se prova a integridade do cristão.
Extraído e adaptado do livro Liderança na Bíblia – de Moisés a Mateus, de Lorin Woolfe  - Revista do Ancião: Jan-mar 2016


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário