quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Esboço de Sermão: “O líder Como Servo”

Esboço de Sermão: “O líder Como Servo”
Texto base: João 13:14-17

INTRODUÇÃO

1. Nos últimos anos, muito se tem escrito sobre o “líder servil” que inspira os
outros e atinge grandes metas, não por “mandar nos outros”, mas por servi-los.

2. Porém, “liderança servil” não é um fenómeno novo; suas origens remontam aos tempos do Antigo Testamento.

3. Certamente, Jesus é o maior exemplo de líder servil. Todavia, a Bíblia contém exemplos de líderes bons e maus.

I – LIDERANÇA NEGATIVA

1. Em 1 Reis 12, encontramos o caso de Roboão, filho de Salomão, que ascendeu ao trono de Israel após a morte de seu pai. Sua preocupação inicial foi: como poderia motivar o povo a segui-lo de modo que ele pudesse continuar o grande legado deixado por Salomão.

2. Representantes do povo o procuraram com um pedido: “Teu pai fez pesado o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos” (v. 4).

a) Roboão recorreu a uma equipe de consultores. Ele perguntou aos conselheiros mais velhos que serviram a seu pai como deveria responder à petição.

b) O conselho deles foi: “Se, hoje, te tornares servo deste povo, e o servires, e, atendendo, falares boas palavras, eles se farão teus servos para sempre” (v.7). Mas, em sua arrogância, Roboão decidiu ignorar esse conselho e acatar o conselho dos jovens que haviam crescido com ele e, agora, o serviam.

c) Esses jovens o aconselharam a aumentar o jugo sobre o povo. Então, Roboão respondeu ao povo: “Meu pai fez pesado o vosso jugo, porém eu ainda o agravarei; meu pai vos castigou com açoites; eu, porém, vos castigarei com escorpiões” (v. 14).

3. Os resultados foram trágicos. O povo, revoltado, matou a pedradas o supervisor indicado por Roboão; o próprio Roboão precisou fugir de Jerusálem para escapar da morte; e o reino de Israel se dividiu.

4. O orgulho e a teimosia de Roboão fizeram dele um exemplo negativo de líder que não devemos jamais imitar.

II – LIDERANÇA POSITIVA

1. Talvez fosse necessário alguém não nascido na realeza para adotar plenamente a liderança servil. Tal líder foi Jesus.

a) Ele nasceu em uma manjedoura e Sua coroa foi de espinhos.

b) Ele não apenas ensinou sobre liderança servil, mas a praticou e ensinou Seus seguidores a fazer o mesmo.

2. Jesus Se esvaziou a Si mesmo e tomou a forma de servo quando desceu a este mundo. Ao fazer isso, influenciou a vida de mais pessoas que qualquer outro.

a) Deu um exemplo notável de humildade quando lavou os pés dos discípulos. Que líder moderno agiria assim?!

b) A mãe de Tiago e João Lhe pediu que seus filhos recebessem “lugar privilegiado” em Seu reino. Jesus respondeu: “...quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo” (Mt 20:27).

3) Herb Kelleher, da companhia aérea Southwest Airlines, disse: “Eu descreveria liderança como ‘o ato de servir’.” Kelleher, literalmente, servia aos seus servidores. Ele ajudava os carregadores de bagagem a erguer as malas e os atendentes de voo a servir os passageiros.

III – HUMILDADE

1. O que torna os líderes respeitados não é seu carisma pessoal, mas algo mais profundo: Fazer da vida uma missão, e não uma carreira.

2. A humildade do líder cristão deve ser sincera. Se, depois de lavar os pés dos discípulos Jesus tivesse Se dirigido para uma cerimônia na qual Ele reivindicasse todo o crédito pelo sucesso de Sua “organização”, aquele ato teria sido reduzido a um ritual hipócrita.

3. Steven Covey, no livro The Leader of the Future [O Líder do Futuro], comenta: “A humildade diz: ‘Não tenho o controle; são os princípios que governam e controlam.’ Requer-se humildade porque a mentalidade tradicional é ‘eu estou no controle’ [...] Essa mentalidade leva à arrogância, o tipo de orgulho que vem antes da queda. Isso nos faz lembrar de personagens como o rei Saul, Sansão e Hamã.” O líder cristão deve servir. A vida cristã é uma missão.

IV – HUMILDADE NA PRÁTICA

1. Expresse apreciação sincera por seus liderados. Onde você estaria e quem você seria sem eles? A cabeça é inútil sem os braços e os pés!

2. Respeite os dons individuais de cada membro de sua equipe.

3. Não prenda as pessoas a padrões que você mesmo não está atingindo.

4. Lembre-se de que à medida que você cresce, seus erros têm mais impacto e
sua necessidade de se tornar mais humilde também cresce.

5. Não importa quanto você atinja ou quanto seja aclamado, não se esqueça
de que você é humano, e não um deus.

6. O líder não é, intrinsecamente, mais importante que seus funcionários, mas suas ações são.

7. Sujeitar-se é arriscado, mas, geralmente, compensa o aumento da credibilidade.

8. O líder é “maior” que os outros somente na proporção em que serve a eles.

CONCLUSÃO

1. Os grandes líderes da Bíblia entenderam que sua missão na Terra era servir
a uma causa muito maior que qualquer líder ou pessoa.

2. Não faltam pés para lavar. As toalhas e a água estão disponíveis. Em humildade e submissão a 

Deus sejamos líderes servis, e Ele nos exaltará.

Extraído e adaptado do livro Liderança na Bíblia – de Moisés a Mateus, de Lorin Woolfe. Revista do Ancião: Jan- mar- 2016


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário