domingo, 14 de novembro de 2010

Esboço de Sermão: Sangue Salvador


Hebreus 9:7, 11, 12 e 22

Introdução

1. Hoje o sangue em alguns aspectos é desastroso. Recomenda-se cuidado com a transfusão de sangue; as pessoas correm o risco de se contaminarem com algumas doenças, inclusive a Aids.

2. Mas quase sempre a transfusão de sangue é benéfica, pois salva vidas.

I. Sangue Como Castigo

1. Ler Êxo 7:19-21. Imaginemos a cena: Todas as fontes jorrando sangue.

a) Tudo por causa de um rei turro, desobediente e déspota. O mundo teria governantes assim hoje? Note: as pragas começaram e terminaram com sangue – ver Êxo. 11:1, 4-7.

II. Sangue Como Sinal Salvador

1. Ler Êxo. 12:5-7. Deviam estar preparados e prestar muita atenção e obediência às orientações (ver também Êxo. 12:12 e 13, 22 e 23).

2. Ilustração: Durante o século 16, os holandeses se revoltaram contra Filipe II da Espanha que, por uma dessas subtilezas de sucessão, tornara-se rei da Holanda. Num esforço por conquistar o controle dos Países baixos, Filipe enviou o infame Duque de Alva com um exército para esmagar os holandeses.

A cidade de Rotterdam permaneceu firme durante algum tempo, mas finalmente capitulou. Os soldados vitoriosos entraram em casa, massacrando os oponentes, sem respeitar idade ou sexo. Numa casa, várias famílias se reuniram para orar por livramento. Repentinamente, um dos rapazes teve uma ideia. O proprietário da casa tinha uma cabra. Rapidamente agarrou o animal, cortou-lhe o pescoço e espalhou o sangue sob a porta da frente com a vassoura. Dali o sangue correu pelos degraus abaixo até a calçada. Quando os soldados chegaram àquela casa, o comandante, vendo o sangue, disse: “Nossos homens já estiveram aqui. Passemos para a próxima casa.”

3. Você já se perguntou, como é que o sangue de Jesus Cristo nos salva hoje?

III. Sangue Superior

1. Jesus como nosso Sacerdote é o tema do livro de Hebreus. Ler Heb. 4;14-16.

2. Heb. 9:1-14 fala da superioridade do sangue de Jesus e a inferioridade do sangue dos animais do santuário.

a) O livro de Hebreus consiste essencialmente de uma comparação e contraste entre os símbolos pelos quais Deus apresentou o plano da salvação para Seu povo no Antigo Testamento e a realidade do ministério de Jesus em favor dos pecadores a partir da cruz.

b) Vejamos a descrição da morte de Cristo em Mat. 27:33-35.

3. A Bíblia diz que era necessário o derramamento de sangue para que houvesse remissão de nossos pecados. Ler Heb. 9:22. Por isso Jesus é chamado de “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29).

a) “Ele destrói o domínio da morte, e abre as portas do Paraíso.” Explica Ellen White o poder do sacrifício de Cristo (em Meditações Matinais, 1998, pág. 95).

b) “No Calvário foi derramado sangue. Foi encontrada uma solução para o problema do pecado do homem na morte do imaculado filho de Deus.

“O abismo que separa o homem do seu Criador foi coberto com uma ponte. O muro da separação foi removido. O Criador do homem tornou-Se o Salvador do homem.” – Ellen White, Meditações Matinais, 1975, pág. 300.

4. Ilustração: Séculos atrás o caixa de um comerciante de Liverpool, na Inglaterra, recebeu uma cédula do Banco da Inglaterra e segurou-a contra a luz para comprovar sua autenticidade. Era verdadeira sim. Mas enquanto ele olhava a nota, sua curiosidade foi despertada por uns traços de cor acastanhada na frente da cédula e em suas margens letras escritas a mão. Examinando aqueles traços com lente de aumento, conseguiu ler a seguinte mensagem: “Se esta nota cair nas mãos de John Dean, de Longhilmar, ele ficará sabendo que seu irmão está definhando numa prisão da Argélia, na África.” Imediatamente, começaram a procurar o Sr. Dean, de Longhilmar, no País de Gales. Quando o encontraram e lhe mostraram a nota, ele imediatamente tratou de conseguir dinheiro para obter a liberdade de seu irmão. Convocou ao mesmo tempo a ajuda do governo britânico.

Depois que o infeliz homem foi libertado, ele contou que permaneceu na prisão por 11 anos. Logo após o seu aprisionamento, escrevera a mensagem na cédula de dinheiro com seu próprio sangue, tirado de um corte feito em sua mão com um instrumento afiado. Depois usando uma lasquinha de madeira como pena, mergulhou-a em seu sangue e escreveu a frase na esperança de que alguém, algum dia, a perceberia e entraria e contato com seu irmão.

a) Do mesmo modo como o prisioneiro naquela prisão era inteiramente incapaz de resgatar a si mesmo no sentido físico, assim nós, no sentido espiritual, somos incapazes de resgatar-nos da cadeia do pecado.

Conclusão

1. Em Apoc. 5:9 (ler) os remidos dão a razão por que Cristo é digno de receber seu louvor.

2. Jesus por Seu sangue nos remiu assegurando-nos o privilégio de participarmos do coral dos remidos que cantará o hino da vitória dos redimidos na eternidade.

3. Hoje, Jesus está apresentando a você a proposta de salvação cujo preço foi pago com Seu sangue.

a) Barrabás estava na cela tranquilo jogando palitinho com seus amigos e colegas de infortúnio, quando de repente se viu na rua livre. Ele quase não podia acreditar, mas aceitou sem questionamento sua liberdade. ... Foi libertado porque alguém que nunca tinha visto tomou seu lugar na cruz.

4. Leia Apoc. 22:14.

Pr. Alcides Cruz

Revista do Ancião, abr–jun, 2003

Sem comentários:

Enviar um comentário