quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A Igreja de Cristo


Introdução

1. Deus sempre esteve interessado em manter na Terra um povo que respondesse ao Seu amor através da fé e obediência, e que fosse uma fonte de benção para os demais povos.

2. A origem da palavra “igreja” vem do grego ekklesia, que significa “os que são chamados, ou convocados”, um termo usado entre os gregos para designar um corpo de cidadãos que é convocado pelo Estado para discutir assuntos relacionados com ele.

3. Os cristãos, na igreja, se predispõem tanto a ouvir a exposição da Palavra de Deus, a fazer orações, como a tratar de assuntos pertinentes à congregação da qual fazem parte.

I. A Origem da Igreja Cristã

1. Ao estudarmos a origem da igreja cristã, precisamos conhecer a essência de sua natureza: A igreja não é um fenômeno social – uma instituição humana que veio à existência após a ressurreição de Cristo; mas é um fenômeno espiritual, uma sociedade fundada pelo Senhor Jesus como parte integral de Sua obra em favor da humanidade.

2. Veja a descrição da origem da igreja em Marcos 3:13 e 14: “Depois, [Jesus] subiu ao monte e chamou os que Ele mesmo quis, e vieram para junto dEle. Então, designou doze para estarem com Ele e para os enviar a pregar.”

3. Três pontos a considerar nesse texto bíblico:

(1) Jesus e não o Estado ou ONG faz a escolha e a convocação daqueles que darão início à igreja;

(2) Jesus os designa para estarem com Ele, criando uma identidade entre Ele e Sua igreja;

(3) Jesus dá à igreja uma missão, que não pode ser desvinculada da comunhão com Ele: “pregar o evangelho”.

a) Subsequentes eventos mostram que os doze apóstolos (a célula da igreja) fizeram parte de um programa de treinamento para o qual Cristo devotou a maior parte de Seu tempo.

4. Ao Jesus adotar uma comunidade para Si e liderá-la, esta assumindo as características do Messias esperado pelos judeus. E Jesus queria que os discípulos percebessem isso. Ele perguntou o que lemos em Mateus 16:15: “mas vós, continuou Ele, quem dizeis que Eu sou?” A seguir, Pedro diz que Ele é Cristo [Messias]. E, no verso 17, Jesus mostra que somente quem está em comunhão com o Pai, está com a mente aberta para entender as coisas espirituais, ou seja, aceitar o Messias e Sua igreja, que é citada nos versos 18 e 19.

II. A Natureza da Igreja

1. Para reforçarmos a ideia de que a igreja é de natureza divina. Fundada por Cristo e não Por homens, vejamos Mateus 16:18: “Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha igreja. E as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” A ênfase aqui é Jesus dizendo: “edificarei a Minha igreja”. A Igreja é de Cristo e não de homens.

2. A igreja é a família de Cristo (Marcos 3:33-35). É importante também termos em mente que a igreja deve ter as características de uma família saudável.

a) A igreja deveria significar para nós um lugar em que sempre somos bem recebidos. Em que as pessoas são amadas, respeitadas e reconhecidas com valor. Um lugar em que umas necessitam das outras. Onde os talentos são desenvolvidos. Onde as pessoas crescem. Onde cada um se realiza. A igreja é também um lugar em que as pessoas se amam tanto, ao ponto de chamar, com carinho, a atenção de alguém que está correndo perigo.

3. A igreja é uma “casa espiritual”, explica Pedro, na qual os crentes, individualmente, estão sendo construídos como “pedras vivas” (I Pedro 2:5). Essas pedras são lapidadas pelo Senhor para que elas preencham seu devido espaço nessa casa espiritual.

4. A igreja pode também ser conhecida como a “igreja invisível”. A igreja invisível e a igreja universal, que é composta dos filhos de Deus em todo o mundo. Inclui os crentes que estão dentro da “igreja visível” e muitos outros que embora não pertencendo à igreja visível, têm seguido a luz que Cristo lhes concedeu (ver João 1:9).

III. Funções da Igreja

1. A igreja é o lugar no qual somos preparados para viver juntos durante toda a eternidade. Só poderemos herdar tudo o que nos está prometido se aprendermos a nos relacionar conforme os requisitos do Céu. Pessoas encrenqueiras, egoístas, ou mentirosas, correm o risco de não entrar lá, caso não mudem. O céu será composto de pessoas que tratam com respeito os outros e se esforçam para manter a unidade e a comunhão da família de Cristo.

2. Uma pesquisa nos Estados Unidos descobriu que a maioria dos 61 milhões de americanos que não frequentam nenhuma igreja, admite que se apegaria a qualquer uma que lhes demonstrasse interesse e companheirismo. E aqui, em nosso país, não deve ser diferente. Portanto, o maior desafio nosso não é provar que a nossa doutrina está certa, mas atrair outras pessoas, associando-as a amor, à alegria, à paz e à estabilidade completa que somente Cristo pode oferecer.

Conclusão

1. Finalmente a igreja está sendo formada por pessoas de diferentes nações, etnias e culturas, que aprenderam a viver juntas, em perfeita unidade, sem perder a identidade pessoal. E, por meio de sua vida, o mundo incrédulo acabará reconhecendo “os que guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus”. (Apocalipse 12:17)

2. Em breve, Cristo virá para levar Sua igreja para o Céu. Em Parábolas de Jesus, pág. 69, lemos: “Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-lo como Seus.”

3. Apelo: Permitamos que Cristo reproduza Seu caráter totalmente em nós.

Pr. Paulo R. Pinheiro

Revista do Ancião, jan–mar, 2005

Postado por Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário