segunda-feira, 1 de novembro de 2010

RESUMO DA LIÇÃO 6 – URIAS: A FÉ DE UM ESTRANGEIRO


Quem foi Urias? Ele era um estrangeiro Hitita que aceitou pertencer ao povo de Israel por influência de família, e mais tarde casou-se com Batseba que era israelita. Ele pertencia ao exército de Davi, que era muito respeitado. Ele era um dos 37 valentes de Davi, e nunca havia perdido uma batalha. Urias impressiona por ser um homem verdadeiro e autêntico. Urias bêbado foi melhor do que Davi sóbrio. Ele não foi manipulado por Davi. Imagine o encontro dos dois na ressurreição do santos!

VERSO ÁUREO: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.” Deut. 6:5

DOMINGO: O DECLIVE ESCORREGADIO. Quem teve maior culpa; Davi ou Batseba? Os dois. Bateseba por não cuidar com as aparências. Bela e atraente como era, devia tomar banho dentro de casa, e não no pátio. As mulheres cristãs devem cuidar para não servir de tropeço para alguns homens despreparados espiritualmente. Davi errou porque não mantinha uma comunhão íntima com Deus, e cedeu às tentações do poder, e da sensualidade. Davi estava no seu pior momento espiritual. Davi estava crescendo no poder e caindo na fé. Geralmente o caráter de uma pessoa é conhecido quando ela detém algum poder. O pecado de Davi desencadeou muitas desgraças para o reino de Israel: a) Amom provocou um incesto e violação contra sua irmã Tamar. Ver II Sam. 13:14 b) Absalão provocou a morte de Amom. Ver II Sam. 13: 28 e 29 c) Houve a morte de muitas pessoas do reino. Ver II Sam. 15. O pecado sempre traz graves consequências. “...E disse Natã a Davi...Todavia, porquanto, por este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do Senhor blasfemassem, também o filho que te nasceu, certamente morrerá. II Sam. 12:13 e 14. Quais foram os passos do pecado de Davi? a) Davi enviou Joabe para combater contra os Amonitas. II Sam. 11:1. Ele devia ter ido junto também para guerrear a guerra do Senhor. b) Davi enviou mensageiros para levarem Batseba ao palácio real. V. 3 e 4. As intenções do rei foram as piores. Ele estava atordoado pela tentação sexual c) Ele cometeu adultério com Batseba. V.4 . d) Batseba informou Davi sobre sua gravidez. V.5. e) Davi pediu para Urias ir dormir com a mulher. V. 13. f) Davi enviou a ordem de morte pela própria vítima. V. 14 e 15. Em Atos 13:22 lemos: “...Achei Davi, filho de Jessé, varão conforme o Meu coração, que executará toda a Minha vontade.” Como pode? É que Davi se arrependeu. Seu arrependimento está relatado no Salmo 51.

SEGUNDA-FEIRA: NINGUÉM É UMA ILHA. Davi como rei, podia tirar a mulher do outro a força, e levar para o palácio; e ainda mandar matar o marido. Por que ele não fez isso? Davi quando estava no seu melhor momento espiritual, defendeu Saul e não ousou tocar no ungido do Senhor. Sua sensibilidade espiritual estava aguçada; agora na guerra contra os Amonitas nem sequer foi com seu exército. "Mente desocupada é oficina de Satanás." O cristão que experimentou a salvação em Jesus, pode até voltar para os mesmos pecados após sua apostasia, mas sempre fica com o senso da presença de Deus na sua vida; foi por isso que Davi encontrou uma maneira covarde de resolver suas vontades carnais. Quando Urias voltou da guerra, Davi chamou Urias e não Joabe. Urias devia ter desconfiado da chamada do rei. Quem devia ser chamado pelo rei era Joabe, o comandante, e não um soldado raso. Com a insistência de Davi para Urias ir dormir com sua esposa, Urias disse: “A arca, e Israel, e Judá ficam em tendas; e Joab meu senhor, e os servos do meu senhor, estão acampados no campo; hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para deitar com minha mulher? Pela tua vida e pela vida da tua alma, não farei tal coisa.” II Sam. 11.11. Urias poderia ter dito: Que bom que o rei reconheceu meus esforços e agora vou aproveitar esta oferta, afinal ninguém é uma ilha. Que senso de responsabilidade e do dever tinha este homem! O tiro saiu pela culatra do revólver, e Davi ficou na pior.

TERÇA-FEIRA: UM ESTRANGEIRO EM ISRAEL. Urias é referido na Bíblia como o Hitita. Ele era um estrangeiro que se converteu à religião de Israel. Como casou-se com Batseba, que era israelita, tornou-se nacional, e servia o Deus de Israel. Deus deixou instruções muito claras sobre o casamento com pessoas fora da religião. Em Deut. 7:3 encontramos: “Nem te aparentarás com elas: não darás as tuas filhas aos seus filhos, e não tomarás as suas filhas para os teus filhos.” O apóstolo Paulo em II Cor. 6:14 menciona: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis, porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?" A semelhança de outros personagens da Bíblia, Urias foi alguém que, ao se converter a Deus, o fez com toda alma, mente e coração. Rute e Raabe são outros nomes que figuram como estrangeiras, mas que foram aceitas por Deus como prova do Seu amor e misericórdia para com todos os povos e em todas as épocas. Servimos um Deus que arrebanha todos aqueles que aceitam pela fé o sacrifício do nosso Senhor Jesus. Por que, normalmente, os que se convertem para Jesus na fase adulta, demonstram maior fervor e dedicação a Deus do que um cristão nascido na fé? Independente das nossas origens, mediante a fé que exercemos na palavra, e em Cristo, podemos pertencer a família celestial. Tudo vai depender da ligação que tivermos com Jesus.

QUARTA-FEIRA: QUANTO VALE UM NOME? Para construir um nome leva uma vida, mas para destruí-lo basta um momento. Os nomes eram muito importantes para os israelitas. Estudamos na semana passada sobre Nabal. O significado do seu nome era “Tolo” e tinha mesmo tudo a ver com sua personalidade. Dependendo das circunstâncias da vida da pessoa, os nomes até eram mudados: a) Abrão teve se nome alterado para Abraão b)Jacó para Israel e C)Daniel teve o nome alterado para Beltessasar. O nome de Urias significa. “A minha luz é o Senhor.” Embora ele fosse um Hitita por nascimento, por escolha ele pertencia ao Senhor. Hoje é fácil conhecer o significado e a origem dos nomes. Urias honrou o nome que tinha. Ele foi monogâmico. Ele foi fiel ao seu posto de trabalho. Ele recusou privilégios especais em relação aos seus colegas de trabalho. Sua morte foi honrosa. Urias foi punido por ser correcto. Como é connosco hoje? Quando em situações difíceis, somos fiéis a Deus e às pessoas? Alguns escolhem sacrificar princípios em favor de benefícios pessoais, e não se importam em ver o nome na lama.

QUINTA-FEIRA: UM HOMEM DE PRINCÍPIOS. A fidelidade não confere riquezas, mas sim paz de espírito. Urias não recebeu honras humanas; pelo contrário, ele perdeu sua esposa e a vida, por ser fiel a Deus. Ele morreu por ser verdadeiro e íntegro. Morreu por recusar a colaborar com o erro. Morreu por não se deixar manipular. Por você ser fiel a Deus, não é garantia de que tudo correrá bem na sua vida. Servir a Deus; não é sinonimo de aplausos dos homens, pelo contrário. “Aqueles que querem viver piedosamente em Cristo Jesus, sofrerão perseguição.” Quais são as qualidades de Urias a serem ressaltadas? 1) ERA FIEL.”Não farei tal coisa” II Sam. 11:11 2) ERA CORAJOSO. Era valente II Sam. 23:39. 3) ERA DE CONFIANÇA. Não abriu o envelope com o conteúdo da sua morte. II Sam. 11:7 e 14. 4) ERA HUMILDE. Dormiu com seus colegas, pois a guerra não tinha terminado. II Sam. 11:9 e 13.

Davi caiu por causa de sua arrogância e independência de Deus. “Foi o espírito de confiança própria e de exaltação do eu que preparou o caminho para a queda de Davi.” Conflito e coragem, 117

“A obra de Deus requer homens de alto poder moral para empenhar-se em sua divulgação. Procuram-se homens cujo coração seja fortalecido com santo fervor, homens de firme propósito que não sejam facilmente abalados, que possam renunciar a todo interesse egoísta e dar tudo pela cruz e a coroa. A causa da verdade presente está precisando de homens leais à retidão e ao dever, cuja integridade moral seja firme, e cuja energia seja compatível à generosidade da providência de Deus. Qualificações como estas são de maior valor do que riqueza incalculável investida na obra e causa de Deus. Energia, integridade moral e forte propósito pelo que é reto são qualidades que não podem ser supridas com qualquer quantia de ouro. Homens que possuem estas qualidades têm influência em toda parte. A vida deles é mais poderosa do que eloquência sublime. Deus requer homens de sensibilidade, homens inteligentes, homens de integridade moral, os quais Ele possa fazer depositários de Sua verdade, e que representem corretamente Seus sagrados princípios na vida diária.” Testemunhos para a Igreja, v.3, p. 23

Bom estudo.

Luís Carlos Fonseca

6 comentários:

  1. Muito bom esse estudo e tirei proveito dele para uma pregação que nasceu em meu coração. Deus tem feito isso com os seus.
    Louvo a Deus pela sua vida.
    Quando as lutas vierem sobre ti, não olhe para trás e nem pare. Continue. Persevere!
    O melhor de Deus ainda está por vir.

    ResponderEliminar
  2. Preciosos ensinamentos. Muito Obrigado por divulgar, permitindo_nos beber de Vosso esforço.

    ResponderEliminar
  3. Preciosos ensinamentos. Muito Obrigado por divulgar, permitindo_nos beber de Vosso esforço.

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de ser notificada sobre cada estudo que for surgindo.
    Desde já grata. 😉
    Tatiane Fonseca.

    ResponderEliminar