domingo, 14 de novembro de 2010

RESUMO DA LIÇÃO 8 – JOABE: O DÉBIL HOMEM FORTE DE DAVI

ALVO DA LIÇÃO: Descobrir que por trás de cada ação humana, está o diabo querendo atrapalhar os filhos de Deus, para que não respeitem os mandamentos do Senhor, e nem se entreguem a Ele.

VERSO ÁUREO: “Todo o caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações.” Prov. 21.1

Quem foi Joabe? Ele era sobrinho de Davi; filho de Zeruia, irmã do rei. Absaí e Asael eram seus irmãos. Seu nome significa. “Jeová é pai” Ele foi o comandante do exército de Davi mesmo quando este ainda não era rei. Ele tomou parte direta na morte de Urias, a pedido de Davi. Este homem também matou Absalão. Joabe misturava o lado bom e o lado mal que tem o ser humano; no entanto, ele não buscava a graça de Deus para dominar as suas paixões humanas. Joabe era um grande estrategista de guerra. Quando Davi desafiou o seu exército para invadir Jerusalém, ele prometeu o cargo de comandante para aquele dos seus homens que expulsasse os habitantes de Jerusalém (Jebuseus). O vencedor foi Joabe. Ver I Crônicas 11:6

DOMINGO: UM ASSUNTO DE FAMÍLIA. Como entender este ponto? Aqui encontramos dois exércitos: De um lado estavam Davi e Joabe, e do outro lado estavam Abner e Isbosete. Acontece que com a morte de Saul, Abner que era o comandante de Saul, não aceitaria Davi como rei; pois ele sempre perseguiu Davi, então rapidamente Abner colocou Isboset, que era o 4º filho de Saul para ser o rei em Israel. Passado algum tempo, Abner percebeu que, com Isboset no governo; as coisas não iam bem, então ele procurou fazer alianças com Davi e se ofereceu para unir o reino. Ver II Samuel 3:1-22. Abner, em defesa própria, matou Asael, o irmão mais novo de Joabe, e isto Joabe nunca esqueceu. Ver esta história em II Samuel 2: 17-23. Joabe, por questão familiar(vingança) correu atrás de Abner e o matou na quinta costela também. Ver II Samuel 3:27. Mas as coisas não pararam por ai: “Joabe, pois, e Absaí seu irmão, mataram a Abner por ter morto a Asael, seu irmão, na peleja em Gibeon.” II Samuel 3: 30. A vingança e o juízo pertencem somente a Deus. Quando o homem tenta desempenhar as funções que são pertinentes apenas à Deus, a vida lhe corre mal.

SEGUNDA-FEIRA: O PREÇO DO PECADO. Qual é o preço do pecado? É muito alto, pois um pecado tem a tendência de levar a outro pecado. Podemos dizer que Davi teve uma vida muito infeliz por causa dos seus vários pecados. Tamar foi violentada por amom, Absalão matou Amon, Absalão morreu em guerra, Adonias foi morto por salomão, o primeiro filho que teve com Bate-seba morreu ainda bebé. Abiatar o traiu no final do seu reinado. Etc... Quanta desgraça na sua vida! Davi ficou muito triste com a morte de Abner e repreendeu severamente a atitude de Joabe. Ver II Samuel 3.28-35. Quando Davi presenciou isto em seu reino, ele ficou sem ação também, pois lembrou de seus erros que foram semelhantes. Quando Absalão realizou a conspiração para tomar o reino de Davi, Absalão ficou suspenso numa árvore, pois tinha os cabelos grandes e volumosos então Joabe matou-o. Ver II Samuel 18:14. As consequências dos nossos pecados podem demorar para aparecer, mas serão, em algum dia, serão reveladas. Imagine a dor de Davi em saber que seu comandante de confiança tinha matado o seu próprio filho!

TERÇA-FEIRA : JOABE O POLÍTICO. O reino de Davi é uma mescla de honra e vergonha por tantas coisas ruins que aconteceram. O que fez Joabe? Na lição de hoje Absalão ainda está vivo e o objetivo é mostrar o caráter de Joabe. Em II Samuel 14 menciona a estratégia que Joabe montou para aproximar Absalão e Davi, pois com isso ele tiraria vantagens políticas. Por um lado Davi já estava no fim do seu reinado, e Absalão era um natural sucessor ao trono; e Joabe ficaria bem com os dois. Joabe contratou um mulher sábia da região de Técoa para ir ter com o rei a fim de aproximar pai e filho. E conseguiu! Foi às custas e astúcia, mas conseguiu. Joabe fez o correto, que deveria ser feito, quanto à reconciliação entre Davi e seu filho Absalão, mas, atente, ele o fez com o motivo errado. Ele queria levar vantagem, queria criar condições para, quem sabe, no futuro ser o comandante das tropas de Absalão. Sendo assim, é óbvio que ele não se aconselhou com Deus. Quando se faz algo por interesse próprio, nunca uma pessoa pede conselho a Deus. E aqui podemos aprender algo importante para nós. Fazer o que Deus deseja que façamos, mas com método errado, ou motivo errado, na verdade só dá problemas.

QUARTA-FEIRA: VIVENDO PELA ESPADA. Davi ficou muito zangado com Joabe porque ele havia desatendido às suas ordens e matou Absalão. O que fez Davi? Davi tomou duas medidas misturando administração e política: a) Tirou Joabe do comando das forças militares. Essa era uma decisão administrativa, motivada pela desobediência explícita de Joabe por ter matado Absalão contrariando as ordens expressas de Davi. b) Em lugar de Joabe, colocou Amasa, que era primo de Joabe para ser o comandante das forças militares. Essa era uma decisão política. Como Amasa tinha sido o comandante das forças militares de Absalão, Davi o favoreceu com o posto mais elevado do exército para agradá-lo e trazê-lo para junto de si. Mas Amasa durou pouco. Joabe, com seu irmão Abisaí, o encontrou, e Joabe o matou fria e traiçoeiramente. Ver II Samuel 20:8-10. Joabe atraiçoou Amassa, pois eram primos e tinham boa amizade. Que motivo levou Joabe matar Amassa? Porque ele foi posto de lado por Davi e já não era o número um. Joabe pensava mais nos resultados imediatos e lucros que seus esforços podiam dar, do que nas próprias pessoas. Hoje a lado material fala mais alto para a maioria das pessoas. Que pena!

QUINTA-FEIRA: O ÚLTIMO GOLPE DE JOABE. Qual foi este golpe? Ele apoiou Adonias, o último filho mais velho do restante dos filhos de Davi. Ele pensava que Davi, por ser idoso já podia ser enganado facilmente. Mas Deus mantinha o profeta Natã e Batseba para orientarem Davi. o rei frustrou as intenções de Joabe e Adonias; e anuncia Salomão como Rei. Joabe Ainda continuou no reinado de Salomão, mas realizou uma outra tentativa de golpe, então Salomão perseguiu Joabe. Ele se refugiou no altar do sacerdócio, mas foi denunciado e morto. Ver II Reis 2: 28-35. Joabe é simbolo daquelas pessoas que brincam com Deus. Na vida de Joabe não se percebeu os brilhos da devoção pessoal à Deus. Em Gálatas 6: 7 lemos: “Não erreis; Deus não se deixa escarnecer, porque tudo o que o homem semear, isso, também ceifará.” Antes do julgamento final , há sempre misericórdia. Davi e Salomão demonstraram misericórdia para este homem, mas Joabe nunca se arrependeu verdadeiramente. Se Joabe fosse ter com Deus arrependido, ele seria perdoado. Ele teve a oportunidade de viver e de ser salvo, mas escolheu a morte.

Bom estudo.

Luís Carlos Fonseca

32 comentários:

  1. Paz irmão. Estou preparando uma pregação e falarei sobre Joabe. Teu estudo me ajudou muito. Convido a conhecer http://www.missoes.org Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Que estudo maravilhoso!!! Maravilhoso ter lido para meus filhos num estudo bíblico em família. Amei. Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Estou trabalhando na construção de uma ministração representada de teatro e esse estudo me ajudou bastante. Graça e paz do senhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É facil fazer este teatro. Mostra o resultado pra gente!
      85 988393478

      Eliminar
  4. Estou trabalhando na construção de uma ministração representada de teatro e esse estudo me ajudou bastante. Graça e paz do senhor.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado amigos. Que Deus seja louvado! Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca confio em anônimos. Que não tem hombridade de mostrar a cara e nome verdadeiro principalmente ao falar da Palavra de Deus não é digno de confiança. Em relação a análise do anônimo mor, está equivocada pois o que está sendo analisado na postagem é a postura de Joabe em relação ao Senhor e não suas habilidades políticas, militares e estratégicas. Ele foi um grande general mas a Bíblia não cita nenhuma vez que ele buscou ao Senhor. #pax

      Eliminar
  6. Bom, Joabe foi um dos homens mais fieis a Davi, e conquistou varias vitorias por Davi, se ele quisesse maiores posições ele teria tomado a cidade de Rabá, mas ele escolheu chamar a Davi para tomar a cidade em seu lugar para que seu nome não fosse aclamado sobre ela (2samuel cap.12 vers.27,28) e ele estava a altura para isso, como o próprio Davi admite em (2Samuel cap3 vers39 e (2Samuel cap19 vers7). E tambem Abner buscou aliança com Davi, não porque viu que as coisas não iam bem com Isbosete no reinado, a biblia não fala isso. Mas fala que foi porque Isbosete repreendeu Abner por ter se deitado com uma concubina de seu pai Saul (2samuel cap.3 vers7,10) e por isso Abner se irou. - Concordo que a vingança pertence ao Senhor mas aqueles eram tempos de guerra, como diz em (2samuel cap 3) " E ouve grande guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi", se Davi dissesse= a vingança pertence a Deus e não ao homem, então ele nem iria guerrear para dominar todo o Israel, ou ele teria dito isso a Golias também. Joabe estava sobre o Exercito de Davi e Abner sobre o exercito de Isbosete filho de Saul, Davi não apoiou Joabe na morte de Abner porque Abner lhe seria útil para conquistar os outros reinos de Israel. Joabe matou Absalão também em guerra, pois Absalão mesmo sendo filho de Davi, guerreava contra seu pai para mata-lo e ficar em seu lugar. Joabe matou Amasa a traição, por ele ter demorado a guerrear contra Seba (2Samuel cap20 vers5) tendo Davi então que enviar Abisai e seu irmão Joabe pela demora de Amasa. Joabe foi morto porque Davi pouco antes de morrer deixou esta ordem a Salomão. Logico que Joabe teve varias falhas, assim como Davi, Salomão e vários homens da Biblia, porem ele foi essencial nas batalhas de Davi, e não ha palavra na Biblia dizendo que ele era desoobediente a Deus, e em sua morte a Biblia não fala que ele se escondeu na tenda do Senhor, mas correu ate a tenda no altar e pediu que fosse morto ali. Não é correto pegar a imagem de um homem que foi valente no exercito de Deus e ressaltar só suas falhas, se assim fosse pode se fazer assim com Davi, Salomão, Sansão etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. na minha opinião a morte de Joabe foi injusta!

      Eliminar
    2. na minha opinião a morte de Joabe foi injusta!

      Eliminar
    3. Tambem Concordo contigo apesar das falhas de Joabe analisando o contexto ele era um otimo guerreiro e sempre fiel a Davi mais o que esse estudo quis de fato resaltar é que Joabe nunca teve um coração puro,perdoador ele era um cara que envés de se arrempender pelo seus atos ele tinha remorço.Todos os personagens biblicos que erraram se arrempenderam de coração pelo o que eu li ali Joabe nunca havia se arrempendido realmente.

      Eliminar
    4. A paz, acontece q Davi se arrependeu, e Joabe nao, preferiu a morte. Hj vc lê, Deus t da uma revelaçao, e daqui uma semana se vc tornar lê, ele vai t dar outra revelao.

      Eliminar
  7. Paz amados...Tempos difíceis estes de Davi.
    Mas pensem...Embora eu seja o rei escolhido por Deus, hoje me sinto fraco. Os filhos de Zeruia são homens violentos demais para mim! Que o Senhor castigue esses criminosos como eles merecem!
    2 Samuel 3:39 NTLH
    http://bible.com/211/2sa.3.39.NTLH
    2 Samuel: 16. 9. Então Abisai, filho de Zeruia, disse ao rei: Por que esse cão morto amaldiçoaria ao rei meu senhor? Deixa-me passar e tirar-lhe a cabeça. 10. Disse, porém, o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Por ele amaldiçoar e por lhe ter dito o Senhor: Amaldiçoa a Davi; quem dirá: Por que assim fizeste? 11. Disse mais Davi a Abisai, e a todos os seus servos: Eis que meu filho, que saiu das minhas entranhas, procura tirar-me a vida; quanto mais ainda esse benjamita? Deixai-o; deixai que amaldiçoe, porque o Senhor lho ordenou. 12. Porventura o Senhor olhará para a minha aflição, e me pagará com bem a maldição deste dia.

    Eram gurrreiros,mas um tanto violentos e sangue frio,típico de guerra (lei),matar ou morrer.

    ResponderEliminar
  8. um dos melhores estudos que fiz sobre Joabe. Deus abençoe!

    ResponderEliminar
  9. Estudo e comentarios muito interessante!

    ResponderEliminar
  10. acho que joab foi fiel a david. homem com caracter. erros todos cometemos

    ResponderEliminar
  11. Gostei tanto da lição bíblica, quanto do comentário do Damberges, existem várias formas de ver as coisas e também de interpretação pessoal da bíblia, estão todos de parabéns, pois a mensagem é viva e aberta não fechada e conclusiva. Lembrando que o nosso alvo é Cristo. Um grande abraço a todos.

    ResponderEliminar
  12. Você fez uma péssima comparação das atitudes de Joabe com o pecado.
    Busque mais de Deus o entendimento Bíblico.

    ResponderEliminar
  13. Paz irmão responde uma coisa, Joabe morreu mesmo estando no altar?

    Pois Adonias não morreu por que estava segurando nas pontas do altar, e Joabe morreu mesmo fazendo o mesmo?

    Aguardo resposta!

    ResponderEliminar
  14. Joabe teve falhas
    Ms foi dedicado ao rei
    Somos responsáveis por cada uma das nossas atitudes.
    Colhemos o que plantamos
    Paz do SENHOR a todos

    ResponderEliminar
  15. A paz do senhor meus amados irmãos que estudo maravilhoso. Fiquei feliz de entender um pouco sobre esses guerreiros que fizeram parte do exército de Davi. A diferença dé Joabe e Davi era que Davi tinha um coração segundo coração de Deus se arrependeu de todos os seus pecados.

    ResponderEliminar
  16. Vc fez referência de 2Reis 2:28-35.mas o capítulo 2 só vai até versículo 25

    ResponderEliminar
  17. A Paz Amados(as) Estudo e comentários perfeitos... apenas um comentário meu! Alguém precisava fazer o serviço sujo(Joabe);no caso do nosso Senhor Jesus foi "Judas" logico que existe o arrependimento(perdão) mas nao tiraremos os méritos de Joabe ... Apenas uma observação!!!

    ResponderEliminar
  18. Abner não quis matar Asael. Ele avisou duas vezes para Asael sair de seu encalço pois caso contrário iria atingi- lo. Asael confiou demais em si, ignorou o aviso de Abner que era o comandante experiente do exército de Saul e Abner o matou em legítima defesa. Joabe foi se vingar matando Abner de forma traiçoeira. A imprudência e a autoconfiança de Asael o matou, mas Joabe "preferiu" por a culpa em Abner. Reconhecer os erros é mais difícil. Por a culpa em outros é mais fácil. Apenas uma observação. Algo que me chamou a atenção. Ótimo estudo.

    ResponderEliminar
  19. Muito bom o seu estudo. Aprendi muito sobre Joabe aqui.

    ResponderEliminar
  20. Muito bom mesmo aconselho fazer estudo de Barsílai ×Joabe

    ResponderEliminar
  21. Joabe só matou Absalão por Que sábia que enquanto Absalão vivesse seria uma ameaça real para Davi e seu reinado. Joabe era experiente e eliminou Absalão pois sabia q Absalão mataria Joabe ou Davi pelo Reino.

    ResponderEliminar
  22. A paz a todos, estudo profundo,e comentários com legitimidade, gostei.

    ResponderEliminar
  23. Joabe matou Absalão porque este ateou fogo nas terras de Joabe. Joabe era sanguinário e vingativo. Seja como for era o general de Davi. Esse título único a história jamais irá tirar dele.

    ResponderEliminar