domingo, 14 de Novembro de 2010

RESUMO DA LIÇÃO 8 – JOABE: O DÉBIL HOMEM FORTE DE DAVI

ALVO DA LIÇÃO: Descobrir que por trás de cada ação humana, está o diabo querendo atrapalhar os filhos de Deus, para que não respeitem os mandamentos do Senhor, e nem se entreguem a Ele.

VERSO ÁUREO: “Todo o caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações.” Prov. 21.1

Quem foi Joabe? Ele era sobrinho de Davi; filho de Zeruia, irmã do rei. Absaí e Asael eram seus irmãos. Seu nome significa. “Jeová é pai” Ele foi o comandante do exército de Davi mesmo quando este ainda não era rei. Ele tomou parte direta na morte de Urias, a pedido de Davi. Este homem também matou Absalão. Joabe misturava o lado bom e o lado mal que tem o ser humano; no entanto, ele não buscava a graça de Deus para dominar as suas paixões humanas. Joabe era um grande estrategista de guerra. Quando Davi desafiou o seu exército para invadir Jerusalém, ele prometeu o cargo de comandante para aquele dos seus homens que expulsasse os habitantes de Jerusalém (Jebuseus). O vencedor foi Joabe. Ver I Crônicas 11:6

DOMINGO: UM ASSUNTO DE FAMÍLIA. Como entender este ponto? Aqui encontramos dois exércitos: De um lado estavam Davi e Joabe, e do outro lado estavam Abner e Isbosete. Acontece que com a morte de Saul, Abner que era o comandante de Saul, não aceitaria Davi como rei; pois ele sempre perseguiu Davi, então rapidamente Abner colocou Isboset, que era o 4º filho de Saul para ser o rei em Israel. Passado algum tempo, Abner percebeu que, com Isboset no governo; as coisas não iam bem, então ele procurou fazer alianças com Davi e se ofereceu para unir o reino. Ver II Samuel 3:1-22. Abner, em defesa própria, matou Asael, o irmão mais novo de Joabe, e isto Joabe nunca esqueceu. Ver esta história em II Samuel 2: 17-23. Joabe, por questão familiar(vingança) correu atrás de Abner e o matou na quinta costela também. Ver II Samuel 3:27. Mas as coisas não pararam por ai: “Joabe, pois, e Absaí seu irmão, mataram a Abner por ter morto a Asael, seu irmão, na peleja em Gibeon.” II Samuel 3: 30. A vingança e o juízo pertencem somente a Deus. Quando o homem tenta desempenhar as funções que são pertinentes apenas à Deus, a vida lhe corre mal.

SEGUNDA-FEIRA: O PREÇO DO PECADO. Qual é o preço do pecado? É muito alto, pois um pecado tem a tendência de levar a outro pecado. Podemos dizer que Davi teve uma vida muito infeliz por causa dos seus vários pecados. Tamar foi violentada por amom, Absalão matou Amon, Absalão morreu em guerra, Adonias foi morto por salomão, o primeiro filho que teve com Bate-seba morreu ainda bebé. Abiatar o traiu no final do seu reinado. Etc... Quanta desgraça na sua vida! Davi ficou muito triste com a morte de Abner e repreendeu severamente a atitude de Joabe. Ver II Samuel 3.28-35. Quando Davi presenciou isto em seu reino, ele ficou sem ação também, pois lembrou de seus erros que foram semelhantes. Quando Absalão realizou a conspiração para tomar o reino de Davi, Absalão ficou suspenso numa árvore, pois tinha os cabelos grandes e volumosos então Joabe matou-o. Ver II Samuel 18:14. As consequências dos nossos pecados podem demorar para aparecer, mas serão, em algum dia, serão reveladas. Imagine a dor de Davi em saber que seu comandante de confiança tinha matado o seu próprio filho!

TERÇA-FEIRA : JOABE O POLÍTICO. O reino de Davi é uma mescla de honra e vergonha por tantas coisas ruins que aconteceram. O que fez Joabe? Na lição de hoje Absalão ainda está vivo e o objetivo é mostrar o caráter de Joabe. Em II Samuel 14 menciona a estratégia que Joabe montou para aproximar Absalão e Davi, pois com isso ele tiraria vantagens políticas. Por um lado Davi já estava no fim do seu reinado, e Absalão era um natural sucessor ao trono; e Joabe ficaria bem com os dois. Joabe contratou um mulher sábia da região de Técoa para ir ter com o rei a fim de aproximar pai e filho. E conseguiu! Foi às custas e astúcia, mas conseguiu. Joabe fez o correto, que deveria ser feito, quanto à reconciliação entre Davi e seu filho Absalão, mas, atente, ele o fez com o motivo errado. Ele queria levar vantagem, queria criar condições para, quem sabe, no futuro ser o comandante das tropas de Absalão. Sendo assim, é óbvio que ele não se aconselhou com Deus. Quando se faz algo por interesse próprio, nunca uma pessoa pede conselho a Deus. E aqui podemos aprender algo importante para nós. Fazer o que Deus deseja que façamos, mas com método errado, ou motivo errado, na verdade só dá problemas.

QUARTA-FEIRA: VIVENDO PELA ESPADA. Davi ficou muito zangado com Joabe porque ele havia desatendido às suas ordens e matou Absalão. O que fez Davi? Davi tomou duas medidas misturando administração e política: a) Tirou Joabe do comando das forças militares. Essa era uma decisão administrativa, motivada pela desobediência explícita de Joabe por ter matado Absalão contrariando as ordens expressas de Davi. b) Em lugar de Joabe, colocou Amasa, que era primo de Joabe para ser o comandante das forças militares. Essa era uma decisão política. Como Amasa tinha sido o comandante das forças militares de Absalão, Davi o favoreceu com o posto mais elevado do exército para agradá-lo e trazê-lo para junto de si. Mas Amasa durou pouco. Joabe, com seu irmão Abisaí, o encontrou, e Joabe o matou fria e traiçoeiramente. Ver II Samuel 20:8-10. Joabe atraiçoou Amassa, pois eram primos e tinham boa amizade. Que motivo levou Joabe matar Amassa? Porque ele foi posto de lado por Davi e já não era o número um. Joabe pensava mais nos resultados imediatos e lucros que seus esforços podiam dar, do que nas próprias pessoas. Hoje a lado material fala mais alto para a maioria das pessoas. Que pena!

QUINTA-FEIRA: O ÚLTIMO GOLPE DE JOABE. Qual foi este golpe? Ele apoiou Adonias, o último filho mais velho do restante dos filhos de Davi. Ele pensava que Davi, por ser idoso já podia ser enganado facilmente. Mas Deus mantinha o profeta Natã e Batseba para orientarem Davi. o rei frustrou as intenções de Joabe e Adonias; e anuncia Salomão como Rei. Joabe Ainda continuou no reinado de Salomão, mas realizou uma outra tentativa de golpe, então Salomão perseguiu Joabe. Ele se refugiou no altar do sacerdócio, mas foi denunciado e morto. Ver II Reis 2: 28-35. Joabe é simbolo daquelas pessoas que brincam com Deus. Na vida de Joabe não se percebeu os brilhos da devoção pessoal à Deus. Em Gálatas 6: 7 lemos: “Não erreis; Deus não se deixa escarnecer, porque tudo o que o homem semear, isso, também ceifará.” Antes do julgamento final , há sempre misericórdia. Davi e Salomão demonstraram misericórdia para este homem, mas Joabe nunca se arrependeu verdadeiramente. Se Joabe fosse ter com Deus arrependido, ele seria perdoado. Ele teve a oportunidade de viver e de ser salvo, mas escolheu a morte.

Bom estudo.

Luís Carlos Fonseca

2 comentários:

  1. Paz irmão. Estou preparando uma pregação e falarei sobre Joabe. Teu estudo me ajudou muito. Convido a conhecer http://www.missoes.org Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Que estudo maravilhoso!!! Maravilhoso ter lido para meus filhos num estudo bíblico em família. Amei. Parabéns.

    ResponderEliminar