quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

VENCENDO A SOLIDÃO


Vencendo a Solidão

Podemos estar no meio de uma multidão de pessoas, e ao mesmo tempo sentirmos sozinhos. Jesus compreende perfeitamente a nossa solidão, pois Ele foi desprezado e deixado só a morrer na cruz do Calvário: “Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo...e o Seu sangue salpicou nos meus vestidos, e manchei toda a minha vestidura." Isaías 63:3

Deus revelou-Se a Jacó na sua solidão, e assugurou-lhe que cuidadia dele: “Eis que estou contigo, e te guardarei,  por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra: porque te não deixarei, até que te haja feito o que te tenho dito.” Gênesis 28:15

Quando Elias perdeu o ânimo, ele mergulhou nas trevas de uma caverna. Aí Deus lhe falou para o erguer do seu desânimo: “...Deus disse-lhe: Que fazes aqui Elias?... Deus disse: Sai para fora e põe-te neste monte, perante a face do Senhor." I Reis 19: 9-11

Nos momentos de tristeza e desânimo que os filhos de Deus passam, Deus promete nunca esquecer os Seus filhos: “Sejam os vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes, porque Ele disse: Não te deixarei , nem te desampararei.” Hebreus 13:5

Quando em dificuldades ou deixados sós, pelo divórcio, viuvez ou abandono das pessoas, os cristãos podem estar certos de que o próprio Deus preencherá as necessidades do coração. Há uma promessa linda especialmente para as mulheres: “Não temas porque não serás envergonhada, e não te envergonhes porque não serás confundida: antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez...Porque o teu criador é o teu marido...Porque o Senhor te chamou como a mulher desamparada e triste de espírito...Por um pequeno momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei.” Isaias 54: 4-7

Quando vamos a Jesus, Ele enche os nossos corações com a glória da Sua própria presença. Ele adota-nos como filhos e filhas: “Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor,  Todo Poderoso.” II Cor. 6:18

Para vencermos a nossa solidão, torna-se necessário orientar a nossa vida no sentido de fazermos os outros felizes. Para termos amigos e não ficarmos sozinhos, é necessário sermos amigos das pessoas: “A alma generosa engoradará, e o que regar também será regado.” Prov. 11:24 e “O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão."

Ao aproximarmos das pessoas com o coração cheio do amor de Jesus, receberemos sólidas amizades, e sempre teremos boas companhias.

Um abraço,

Luís Carlos Fonseca

13 comentários:

  1. E que dizer da solidão que sente um jovem solteiro que deseja casar-se? Isaque esperou quarenta longos anos no SENHOR e alcançou a Rebeca. Mas como posso pessoalmente vencer a pressão? Sou um jovem perfeitamente normal. Ninguém pressiona-me para encontrar uma companheira mas simplesmente não sinto que a minha família e as minhas amizades preenchem o vazio que sinto por não ter alguém com quem partilhar 99% da minha vida (porque partilhar 100% está reservado ao meu SENHOR).

    Mas sei e compreendo que o SENHOR ensina-me a negar-me a mim mesmo, a carregar a minha cruz e a segui-Lo. Compreendo também que devo primeiro buscar as coisas celestiais e as terrenas ser-me-ão acrescentadas a seu devido tempo. Mas dói. Eu sei que DEUS está aqui e que a SUA graça me basta, mas será que fui eleito para eunuco? É difícil combater esse tipo de pensamentos.

    E eu não falo só de mim. Tenho tido a oportunidade de conhecer ao longo dos anos vários jovens que sentem igual. Principalmente homens mas também mulheres. Quando a vida passa por nós sem que ninguém diga que nos ama e quer passar o resto da sua vida connosco, torna-se complicado combater a vós do inimigo. Essa voz geralmente diz coisas como: "É por seres cristão", ou "é por seres feio" ou pior ainda: "é DEUS que te fez isso".

    A pessoa acaba por passar a maior parte do seu estudo da palavra e de oração a debater esse assunto com DEUS. Passa o tempo a procurar o "versículo mágico" que faz com que apareça um companheiro ou a "oração especial" que "convence" (como se isso fosse possível) ao nosso DEUS que precisamos mesmo muito de um companheiro!

    Há semanas houve uma vigília na minha igreja. Horas depois de começarmos, chegou a altura de fazermos pedidos. Depois de algumas vozes se erguerem em oração foi a vez de uma irmã já com uma idade avançada. Ela tentou ser subtil mas acho que todos os irmãos presentes entenderam que ela suplicou por um companheiro.

    Eu senti uma profunda tristeza por ela, e por vezes fico aterrorizado de medo de "terminar" igual...

    O inimigo sabe aproveitar bem todos estes sentimentos.

    Não demora tempo até que os anjos caídos lancem sobre nós sentimentos de culpa por querermos atrasar a vinda do SENHOR para poder desfrutar desse privilégio aqui na terra.

    A sociedade em que vivemos também não ajuda. O sistema foi desenvolvido de tal modo que as pessoas não mais procuram um companheiro para viver aquela união completa em CRISTO mas para satisfazerem os seus próprios prazeres baixos. Não mais querem um parceiro para agradar ao SENHOR mas para ter fama, dinheiro ou sexo.

    E conheço tantos jovens iguais a mim que dariam tudo para poderem dizer a uma mulher ou a um homem que o amam porque DEUS colocou esse amor dentro de seus corações... e não encontram ninguém, porque ninguém quer esse tipo de relações, nem no seio da igreja.

    Agora que penso nisso, por ironia, encontro mulheres muito mais "Cristãs" fora do seio da igreja do que dentro... e sei que ao contrário é igual, também conheço os casos. Como pode alguém procurar "cá dentro" se não há?

    E por falar em procurar. Devemos procurar ou devemos deixar que o SENHOR "atire do céu"? Como sabemos que é amor verdadeiro? Como confirmar que DEUS escolheu aquela pessoa para nós? Como levar essa convicção à dita cuja? Como, como, como?!

    Quando?

    Peço perdão por desviar-me tanto o assunto inicial que era bem mais abrangente mas não deixo passar esta oportunidade para discutir isto, porque não me sinto sozinho nesta luta e procuro ajudar os meus amigos que também a travam.

    Que o SENHOR vos abençoe.

    ResponderEliminar
  2. Olá Cristiano! Linda exposição e desabafo sobre o tema. Viver na solidão é mais abrangente do que chegar na velhice sem ter se casado. Continue insistindo no seu ideal de encontrar uma companheira para a vida, e ore cada dia para Deus indicar alguém para você. Certamente Deus responderá suas orações. Pode demorar, mas vai chegar a sua vez. Que Deus o abençoe

    ResponderEliminar
  3. Cristiano, fiquei viúva faz 5 meses e hoje, num sábado, encontro-me só em casa. Tenho um filho casado que me ligou agora há pouco e o outro que é solteiro saiu com a noiva para ir à casa de amigos. Na maior parte do tempo passo só, com exceção quando vou à igreja. Mas,depois do culto volta a solidão porque cada um vai pra casa com suas famílias,e eu continuo só. Sei que ainda é muito recente minha viuvez, mas não penso em ter ninguém apesar da solidão que sinto. Mas, vc é ainda jovem, e não deve desistir mas pensar que ainda não chegou a hora. Eu casei com 25 anos, e olha que já estava achando que ia ficar solteira, mas na hora certa o Senhor me concedeu a bênção de conhecer meu esposo e fui muito feliz com ele. Uma coisa que tenho meditado é que nascemos só e só morremos. Algumas vezes isso me machuca mas por outras, penso no Senhor que NUNCA nos abandona e está sempre conosco. É um misto de sentimentos, mas, que eu creio, vai se estabilizar em qualquer momento pois estou buscando em Deus o suprir dessa solidão. Assim como eu, vc um dia terá a resposta do Senhor, e se não tiver conforme você quer, creia sempre que a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável e ele nos poupa de sofrimento quando sabemos obedece-lo e aceitar Sua vontade. Jesus abençoe sua vida, jovem.

    ResponderEliminar
  4. Meu nome é Elias. Vivo o mesmo drama que o irmão Cristiano está vivendo. Eu já tenho 32 anos e ainda não encontrei uma jovem que queira um relacionamento sério.Recentemente me envolvi com uma mulher de 47 anos,mas não deu certo e ela foi apenas um momento... Sei que não fiz o certo,pois conheci essa pessoa pela internet e fiquei disciplinado por três meses. Agora bate em mim uma solidão muito forte,muitas vezes vem pensamentos em minha mente para fazer bobagem,mas lembro que assumir um relacionamento sério com Deus e não devo abrir mão deste compromisso. Hoje estou solteiro e não sei se de fato vou me casar,mas espero apenas na vontade do Mestre...

    ResponderEliminar
  5. Muito legal o que vc escreveu querido. Eu penso que é assim mesmo, e isto tem sido uma luta na vida dos jovens e crentes solteiros...o nosso coração ele verdadeiramente ama e quer agradar a Deus, mas a solidão causa um dano tão terrível que pode acabar afastando um pouco a pessoa das coisas de Deus ou até enfraquecê-la durante a caminhada...Mas o importante é nunca desistir daquele que nunca desistirá de nós, pois a sua misericórdia é grande...Deus!
    Que Deus abençoe a todos e prepare grandes coisas na vida de cada um dos seus servos. ApdD!

    ResponderEliminar
  6. Queridos, já vivi uma situação semelhante quando solteira, mas, ainda que pareça demorado, não atente para esse fato , mas ocupe a sua mente e seus dias com atividades (e oração) que direcione sua vida para o que vem de Deus, somente o que vem de Deus! Deus tem alguém preparado para aquele que espera! A espera não é em vão, creio nisso! A irmã Soninha relatou, e imagino que seja muito doloroso a perda de um cônjuge, mas não creio que "nascemos só e só morremos (no sentido de solitários)", pois o Espírito de Deus, que testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus, nos acompanha em todo tempo, em todo lugar e quaisquer circunstâncias. Acredito que por isso Jesus nos prometeu um Consolador e a Bíblia afirma isso:"para estar para sempre conosco" e não nos sentirmos solitários. Pode ser que temporariamente estejamos sem uma pessoa por perto, mas a presença do Espírito de Deus está conosco pra sempre confirmando a presença de Deus em nós e por nós!!!! Deus nos faça sentir sempre que Nunca estamos sós!!!

    ResponderEliminar
  7. Olá, eu me chamo Ricardo, sou um jovem de 23 anos. Vendo alguns comentários por aqui eu posso.me identificar em que comoa solidão é complicada. Eu estou vivendo um momento de solidão tão confuso desde que me aconteceu algumas coisas, como o rompimento do meu namoro com uma pessoa em que me apaixonei(e não queria que terminasse), acredito que estava melhor antes de conhecer ela. É claro que antes já estava me sentindo um pouco sozinho, já estava naquela necessidade de dar e receber amor de alguém que eu amaria, mas o problema foi que essa pessoa entrou na minha vida e despertou algo tão grande em mim e depois abandonou tudo e não ficou pra preencher, e a aflição e angústia vieram. E agora a solidão é pior, não consigo não me importar, não ligar pra algo que já foi despertado. Além do mais que depois que aconteceu isso, essa solidão parece tao confusa que vai me levando a solidão não só de uma companheira mas também mexe com meus pensamentos em relação a amizade, ter poucas amizades, ser mais conhecido, mais querido... enfim é confuso. Você começa a comparar a sua vida com a de outras pessoas e você se sente tão pra baixo, sem auto-estima, parece que vem sentimentos de derrota. Com certeza pensamentos de inferiodade são lançados nesses momentos, os quais podem ser "não sou muita coisa "sou um zé ninguém" "acho que sou feio"... várias coisas. Eu só tenho a dizer que a solidão machuca e gostaria de vence-lá. Eu tenho colocado tudo isso em oração a Deus, e pedindo que ele venha me trazer, que eu conheça logo aquela que ele tem preparado pra mim e vou continuar orando, porque a solidão está demais. Me perdoem se fugi do foco do assunto tratado!!! Mas é isso.

    ResponderEliminar
  8. Eu também sou solteiro e me cinto só, Sou pregador da Palavra de Deus e compositor para glória de Deus, sou de família bem simples e humilde, sou uma pessoa que quando se trata de ir à casa de Deus não vou com intenção de buscar uma companheira mais de buscar a face de Deus e o adorar. É claro que ninguém aqui vai à casa de Deus para isso mais eu dizend de mim mesmo eu me sinto muito só, por um lado tenho a companhia de Jesus mais por outro lado né sinto mui solitário mais amo muito a beleza feminina. Se eu não acha-la bonita e fizer amizade com a tal eu fico na minha quieto não elogio não falo nada, pois só sinto uma amizade, mais se eu fazer amizades com uma moça bonita ou mais ou menos então eu fico quieto, trato bem tanto a que eu acho bonita quanto a que não acho, mais quando se trata de uma amizade com uma moça que sinto atração, fico na dispensação da oração, se for de Deus ela vai se soltar e falar mais dela quanto eu de mim para ela, ela vai conversar mais comigo e sentir-se bem ao falar comigo e me querer perto devido eu a tratar bem como sempre tratei a todos meus amigos com amor sendo verdadeiro e sincero, se não for de Deus um não sentirá atração de estar perto um do outro mais sim se afastarão e ficaram numa boa amizade até Deus permitir e preparar o melhor para nós. Então amo muito a beleza feminina mais também olho muito para dentro do coração porque se não for uma mulher de Deus que me ajude a fazer a obra de Deus e eu ame e me sinta amado então não sei até quando ficarei solteiro. Deus me mostrou em sonhos qUE a minha mulher vou encontrar na obra missionária, fazendo a obra de Deus então eu entreguei tudo isso nas mãos de Deus, tenho que pensar em resgatar almas e fazer o que por Deus fui chamado e designado a fazeé e pensar nas almas que estão para serem resgatadas que essa necessidade Deus cuidará de me dar, me preocupo em povoar o céu que eu creio que na hora de Deus eu terei a minha fiel companheira adorando a Deus e resgatando almas junto comigo.

    ResponderEliminar
  9. Eu também sou solteiro e me cinto só, Sou pregador da Palavra de Deus e compositor para glória de Deus, sou de família bem simples e humilde, sou uma pessoa que quando se trata de ir à casa de Deus não vou com intenção de buscar uma companheira mais de buscar a face de Deus e o adorar. É claro que ninguém aqui vai à casa de Deus para isso mais eu dizend de mim mesmo eu me sinto muito só, por um lado tenho a companhia de Jesus mais por outro lado né sinto mui solitário mais amo muito a beleza feminina. Se eu não acha-la bonita e fizer amizade com a tal eu fico na minha quieto não elogio não falo nada, pois só sinto uma amizade, mais se eu fazer amizades com uma moça bonita ou mais ou menos então eu fico quieto, trato bem tanto a que eu acho bonita quanto a que não acho, mais quando se trata de uma amizade com uma moça que sinto atração, fico na dispensação da oração, se for de Deus ela vai se soltar e falar mais dela quanto eu de mim para ela, ela vai conversar mais comigo e sentir-se bem ao falar comigo e me querer perto devido eu a tratar bem como sempre tratei a todos meus amigos com amor sendo verdadeiro e sincero, se não for de Deus um não sentirá atração de estar perto um do outro mais sim se afastarão e ficaram numa boa amizade até Deus permitir e preparar o melhor para nós. Então amo muito a beleza feminina mais também olho muito para dentro do coração porque se não for uma mulher de Deus que me ajude a fazer a obra de Deus e eu ame e me sinta amado então não sei até quando ficarei solteiro. Deus me mostrou em sonhos qUE a minha mulher vou encontrar na obra missionária, fazendo a obra de Deus então eu entreguei tudo isso nas mãos de Deus, tenho que pensar em resgatar almas e fazer o que por Deus fui chamado e designado a fazeé e pensar nas almas que estão para serem resgatadas que essa necessidade Deus cuidará de me dar, me preocupo em povoar o céu que eu creio que na hora de Deus eu terei a minha fiel companheira adorando a Deus e resgatando almas junto comigo.

    ResponderEliminar