quinta-feira, 7 de abril de 2011

8 DE ABRIL – DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER


Neste dia mundial da luta contra o câncer, lembro-me da citação de Sêneca, o filósofo do primeiro século: “Procura a satisfação de ver morrer os teus vícios, antes que tu morras.”

Qual é a definição de Câncer? É aquilo que destrói e prolifera de forma perigosa. A palavra câncer está associada a um grupo de doenças comuns entre elas.

O que provoca o câncer? Grande parte do câncer na mulher e no homem adultos podem ser provocados pela ação e descuido humanos. Já as crianças e adolescentes, em geral, desenvolvem a doença a partir da hereditariedade. Desde o fumo até o consumo de bebidas alcoólicas, dos erros alimentares à obesidade, da falta de exercícios físicos ao stresse acumulado; todos esses maus hábitos, em conjunto ou isolados, podem contribuir para o enfraquecimento da nossa imunidade e tornarem-nos doentes de câncer e de outras doenças.


A esperança está na prevenção com o cuidado e urgência que a gravidade da situação exige.  De acordo com a Agência Internacional para a Investigação sobre o Câncer, estima-se que em 2030 deverá haver 27 milhões de novos casos de câncer diagnosticados em todo o mundo, com 17 milhões de mortes anuais. Em Portugal, um país pequeno, o câncer mata 25 mil pessoas por ano. São diagnosticados em média 6 novos casos por dia.

Como evitar o câncer? De acordo com as ciências médicas, a melhor forma de evitar morrer de câncer consiste em desenvolver hábitos saudáveis, ter um estilo de vida ativo, fazer uma alimentação equilibrada e não fumar e nem consumir álcool e outras drogas.

Falando da realidade brasileira, e penso que esta realidade reflete outras culturas, a ingestão de fibras é baixa, daí a frequência de câncer de cólon e reto.  O consumo de gorduras é elevado nas regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, locais com as maiores incidências de câncer de mama no país.
Entre os jovens é comum a preferência por hambúrguer, cachorro-quente e batata frita. Esses alimentos possuem a maioria dos fatores de risco alimentares e praticamente não apresentam nenhum fator protetor. Os jovens brasileiros também não consomem, de forma satisfatória, alimentos ricos em fatores de proteção, tais como frutas, verduras, legumes e cereais.

Quais os alimentos que fazem bem à saúde?  Frutas, verduras, legumes e cereais integrais são alimentos ricos em nutrientes (vitaminas, fibras e outros compostos) que auxiliam as defesas naturais do corpo a destruírem os fatores cancerígenos antes que eles prejudiquem as células, além de bloquearem ou reverterem os estágios iniciais do câncer.

Sugestões para comprar na feira: cebola, brócolis, repolho e couve-flor; legumes vermelhos ou amarelos: cenoura, abóbora, batatas, batata-doce etc.;  folhas em geral, principalmente as de cor verde escura; frutas como laranja, caju, acerola, mamão, entre outras

Prevenir  é o melhor remédio.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário